Texto de Conscientização
A escravidão continua..
Medo, a raiz de toda e qualquer forma de preconceito. Quando não temos o conhecimento sobre algo ou um certo domínio sobre ele ficamos receosos, e aplicamos a ele características ruins e inferiores as nossas, e isto é algo natural do ser humano.
O preconceito inicia-se assim, e acabou sendo fruto de muita injustiça e ódio pelo mundo todo como a escravidão de negros e índios, a crença na superioridade da raça ariana por Hitler, e hoje em dia ainda permanece um restício deste estigma em forma de xenofobia, a luta para impor uma religião, desvalorização da mulher, negro e índio.
Em nossa sociedade há outro exemplo que já devia ter sido acabado a anos, a escravidão. É difícil como em pleno século XXI, num mundo que a tecnologia está ultrapassando limites cada vez mais, ainda existem pessoas sem liberdade e vivendo em condições subhumanas.
Carvoarias e canaviais são os exemplos mais fortes dessa prática, na qual crianças e jovens entram na lista. Fazendeiros e donos de carvoarias impunes e a falta de fiscalização, tanto nas condições de trabalho como na idade destes trabalhadores são a grande causa deste horror.
(O preconceito)
Desprovido de pré-intenção, a uma análise digna e desprovida de maus olhares daquilo que se fala, o preconceito nasce. Sentem-se, relativamente, ofendidos automaticamente por algo – seja o que for -, e nisso fazem conclusões precipitadas e pejorativas, desviando-se, assim, do real caráter daquilo que se fala. Julgam todo um meio por uma, ou algumas de suas maçãs podres, onde, de fato, todos os meios às possuem, principalmente daquele que acusa, mesmo que em silêncio.
QUE DEUS CONSIGA CONSCIENTIZAR O GLAUCO DE SEU ERRO!
Em nossa lide como psiquiatras temos convivido de forma muito preocupante com os amantes do Daime, em suas 'seitas', a nosso ver já um desequilíbrio mental, mesmo que o escondam sob seitas.
O Daime é um alucinógeno perigoso, que pode despertar delírios e alucinações a partir da primeira dose e o faz com frequencia, levando muitos indivíduos com uma formação de personalidade defeituosa, a se apegar a esta prática, acreditando que o Chá de Daime abre a mente. Creio que abre sim, para o vício, a dependência. Mesmo que seu uso se limite a sessões 'religiosas', muitas vezes embusteiras, como comprovei com clientes que compravam garrafões de chá do Daime para uso caseiro constante, em várias doses diárias, vendidos a preços de cocaína ou crack.
Suponhamos que o 'genio' Glauco chegasse a um ponto de crer que sua seita seria a salvação para muitos. Ele era no mínimo um equivocado sobre o assunto.
Depressivos e com personalidade próxima aos psicóticos são os piores prejudicados com esta prática, que produz dependência, mesmo que utilizada nos rituais 'religiosos', e isto é um crime, permitido por Lei, sem uma avaliação científica, com a mera justificativa de não intervenção, ou liberdade de expressão religiosa. Quiça influenciada por algum juiz ou político acostumado a estas práticas, não posso afirmar, apenas supor, pois a idiotice escondida por trás deste uso é tão mortal como a de um suicida.
Tenho condições de provar minha acertiva, com uma visita a diversos hospitais psiquiátricos, onde as Stas. Terezinhas, os Jesus salvadores e os 'perseguidos pela sociedade' já não podem mais ter o convívio social, tal o estrago causado pelo Daime e outros alucinógenos.
Sabemos que um gênio de qualquer arte, como era o caso do meu admirado Glauco, pode ter este fulgor de inteligência, para compensar depressões mal avaliadas e quadros mais graves, que o indivíduo camufla.
Lanço um repto: Quem conseguir provar que minhas afirmativas são falsas ou sensacionalistas, entrem em contato comigo e me rebatam.
Para a Lei só tenho um recado: querem liberar o chá do Daime, pois que liberem as outras drogas e transformemos o mundo num 'paraiso de tresloucados'.
Sem estras drogas graves, incluo o álcool e o tabagismo, já temos uma anarquia e conflito, ou mesmo compactuações com maus policiais de sobra, imagine se abrirmos as porteiras: teremos que nos trancarmos e não sairmos para a violência que se instituirá.
Perdoe-me caro Glauco, Perdoe-me Raoni e todos os seus, mas voces precisavam de um pouco mais de bom senso e julgamento das realidade.
Tenho um amigo muito radical que fala que se engarrafarmos fezes cujo cheiro possa ser camuflado e anunciarmos como salvação do Universo, em breve teremos ETs vindo buscar a 'solução fantástica'.
Meu apelo urgente: Senhores representantes da Justiça cega, surda e muda, busquem rever seus conceitos. Nós psiquiatras estamos pondo nossas vidas em risco, diuturnamente, como fez o Glauco.
Acordem! Vejam a Realidade! Discutam o problema com os mestres da Toxicologia e provem que estou certo.
Parem de se enganar.
"Dura lex, sed lex!" Ou já mudou o conceito?
Se duvidam, peçam às Tvs, para reapresentarem o enterro do Glauco e vejam quantos indivíduos com aspecto e sinais de usuários, lá velavam o Pai Glauco?
Como será a conversa dele com Deus, depois de ter se convencido da burrice que cometeu?
Vejo um quadro:Deus triste, dizendo para ele: "Devia ter buscado ajuda, pois seus personagens, embora irreverentes, já estampavam seus pensamentos carentes".
_____________________________
pinfo@drmarcioconsigo.com
Evangelho que Causa Divisão?
Evangelho que Faz Mal a seu Próximo?
Evangelho que é Preconceituoso?
Evangelho que discrimina Sexos, Raças, Etc...
O Verdadeiro Evangelho Trás AMOR, Não Maltrata, Não olha a posição do outros e sim, quer levar somente a Verdadeira Palavra que Muda e Não é Posta como Ditadura Evangélica a mudança; é simples e Gradativa. Pois Jesus tem Poder pra tal Ação.
Estilo muda caráter?
Hoje em dia, as pessoas julgam muito as outras, há o preconceito, não só por cor, religião ou afins, mas também por estilo. Se uma pessoa têm uma tatuagem já as chamam de drogada, se passam maquiagens fortes as chamam de revoltadas, se tem piercings, idem. Em que mundo estamos? Acham mesmo que qualquer coisa que nos façam sentir bem muda o nosso caráter? Acho que uma pessoa não devia julgar a outra pela sua aparência... hoje em dia já se tornou um clichê. Todos devem ser do jeito que gostam, que se sentem bem, e que para si é uma coisa normal. As pessoas devem agir da maneira que lhe agradam, e não agir conforme a sociedade a pede. Se cristo não te julga, quem pode te condenar?
Preconceitos, um monstro ainda entre a Sociedade
O que é muito preocupante e vergonhoso esse ato tão desumano na sociedade. Existe uma máscara de que o preconceito acabou entre os povos de várias nações,mas acontece de forma tão natural entre nós que chega ser cruel com as vítimas do preconceito e ainda pior é que fingimos de cegos para mascará tudo.
Falo de preconceitos de um modo geral,porque esse ato de violência tem acontecido bruscamente e deixando graves sequelas em pessoas que são agredidas não só fisicamente, e sim também emocionalmente.
Se fosse para todas as pessoas serem iguais em aparência e outros, Deus teria feito as pessoas tudo da mesma cor e agindo do mesmo modo, o que seria completamente chato, porque no mundo existem as diferenças que são importante e depende de cada um fazer a diferença acontecer, mas contando de fazer essas diferenças para o mundo se tornar melhor e não encher o mundo com crueldade violenta que agride uma nação inteira. O que adianta dizer que o preconceito não existe que foi banido, se continua descaradamente sobre nossos olhos?
A vida em todos os grupos de diferentes etnias depende de repensar os valores como ser Educado para respeitar o Ser, um Ser que está sendo injustamente massacrado por ter nascido diferente, terem vidas diferentes, viverem em uma razão social diferente, isso é uma vergonha para nós pessoas que usamos a razão como ser humano, e cometemos tantos delitos como este o preconceito.
Muitos na sociedade diz não ter preconceito, mas já parou para pensar como pode ter feito alguma vítima do bullying e sem saber cometeu uma injustiça com seus colegas e familiares, deixando problemas sérios para o resto da vida? Tem que haver consciência do que seja mesmo bom e o repeito pelo seu próximo é que conta muito e isso transforma uma gente mais humana.
Esse ato monstruoso e desumano tem que acabar, sumir do planeta, só causa prejuízo emocional, moral entre as pessoas, as vítimas do preconceito sentem muito mesmo e ficam deprimidas para o resto da vida ou até já ouve casos de morte e suicídio, ou quem foi vítima do Bullying fazerem outras vítimas, muito doloroso esse fato.
Bullying
Toda forma de preconceito é horrível, cruel e sem sentido...
Não aceitar, criticar, desrespeitar, ofender, odiar, menosprezar ou maltratar o outro por causa da sua cor, raça, religião, sexualidade, visão política, situação financeira, deficiências físicas (mentais ou intelectuais), medidas, etc..., é simplesmente patético!
Somos pessoas únicas, apesar de sermos semelhantes e termos muitas coisas em comum uns com os outros... A diversidade é grande e grande também é a nossa necessidade de compreender isto. Ainda não estamos "preparados" para lidar com o diferente.
Na verdade, penso que não deveríamos nos preparar para essas coisas, pois a ideia de preparar-se para algo geralmente está ligada às coisas negativas ou ruins. O ideal seria olharmos uns para os outros e não notarmos as diferenças, nos relacionando apenas pelas igualdades que nos unem.
As crianças, devido à pureza de seus corações, são ótimas em amar o amor genuíno, o amor incondicional. Todos nascemos com este amor... Pena que a gente cresce...
Mas, se tem ao menos uma coisa boa em crescer, é saber que um dia fomos aquela criança que não enxergava a maldade dos crescidos, que sorria e abraçava todo mundo, que após se chatear por uma simples bobeira não perdia tempo em perdoar, perdoava e ia brincar... Aquela criança cresceu, mas ainda está dentro de nós, talvez um pouco perdida... Mas está!
Crianças não se preparam para nada... Elas simplesmente vivem e convivem! E apesar de não podermos voltar a ser crianças, podemos reaprender com elas tudo aquilo que ficou confuso em nós enquanto crescíamos e íamos aprendendo com o mundo a buscar sentido em tudo que não faz sentido.
Não faz sentido ter de falar tudo isso... Não faz sentido ter que procurar um sentido... Crescer não faz sentido!
Por que a gente tem que sofrer tanto para entender que a única coisa que faz todo o sentido na vida é o amor?
"Preconceito"
Edificil acreditar que em pleno seculo XXI ainda exista o preconceito que é um farto que confunde o passado, ameaça o futuro e torna o presente inacessível, os preconceituosos são os que ouvi apenas uma voz, a sua e esquece plenamente da razão e da liberdade, eles querem que todos sejam parecidos, com eles logico, mas o mundo seria sem graça e chato. Se cada pessoa tivesse achasse de escolher seu modo de viver, sem ser criticado, seria um mundo melhor, porém o preconceito caminha nos passos da humanidade.
As pessoas tem medo tem medo de se mostrar como são realmente, suas diferenças e tudo porque sabemos que o preço que se paga por ser diferente é o julgamento, porém nunca é muito tarde para abandonar nossas diferenças e começar aceitar os outro do jeito que elas são.
Preconceito
No preconceito se constitui muita ignorância,
Ao ouvi-lo se busca renunciar toda liberdade.
Nossas verdades têm amparo nas estâncias,
Do comportamento individual com autoridade.
O grande fardo é querer confundir a cor da pele,
Numa comparação do caráter e do bom costume.
Fazendo do homem o ser mais maléfico de todos,
Os animais existentes na terra, fruto da burrice!
Nunca é muito tarde para nós abandonarmos,
O preconceito que causa sofrimento às pessoas.
Seja ele de pele ou de comportamento mesmo,
Isso dará a todos o direito merecido de resposta.
A minoria que clama quer ser vista como todos,
No caminhar da vida, simples e livres cidadãos.
Eu me pergunto o porquê do preconceito
Seja de raça, cultura ou crença
É algo que não serve de nada
Nem tampouco nos acrescenta
Além de nos causar dor
Guardamos assim tanto rancor
Levamos essa dor ao mundo
E carregamos no peito esse sentimento imundo
Um sentimento tão ruim no peito
O coração do homem que inventou
Por que não abusar do respeito
E assim demonstrarmos o amor
Temos tão pouco tempo
E muitas são os que sofrem com isso
Então sai do teu acento
E deixa de lado teu egoísmo
Preconceito pra quê?
Somos todos de carne e osso
Então vamos na paz viver
E por mais amor no mundo, eu torço
Emagreça os seus preconceitos
Há 06 anos, bolei por conta própria uma dieta pra mim, que me tirou do corpo quase 40 quilos. Nada de muito específico, mas deu certo!
Por conta disso, respondi uma enxurrada de perguntas, em que posso definir em três principais e repetitivas:
- Podia comer de tudo?
- Tinha que fazer exercício?
- Em quanto tempo?
Eu soube ali, que estava acabando de conhecer a segunda parte onde o “serumaninho” gosta mais de estar na vida: descobrindo ATALHOS.
Logicamente, antes é a ZONA DE CONFORTO - seu habitat preferido.
Nossa espécie atual é apaixonada por fabricar felicidade. Tomar pílulas para esconder tristeza e paga o valor que for para estar inserida na sociedade.
Eu rodei muito tempo para encontrar algo que adequasse ao meu estilo de trabalho em duas jornadas e vida pessoal. Como não sou fã de doces, comigo funcionou bem. Mas, havia uma série de pessoas com diversas particularidades de gostos, vontades, preguiças e disposições que variavam do zero a mil em poucas horas.
Então não deu certo para elas, e por fim, fiquei na minha e toquei minha vida, sem tá passando formulas e nem nada. Até porque há quem se considere gordo, muito, gordo, cheio, cheinho, fofinha e precisando perder só “três quilos”.
De verdade mesmo, ninguém admite nada.
Eu pensei nesse assunto, porque li de um conhecido, um monte de reclamações por conta do Dia da Raça Negra, que não foi lá muito comentada pelos faceboqueanos.
Eu puxei pela história e lembrei que o preconceito é bem mais antigo e não escolhe somente a cor. Mas, também estatura, peso, origem, condição social e uma infinidade de coisas.
Os hebreus que depois viraram judeus, já tinham sido escravizados pelos egípcios, pelo menos três mil anos atrás. Os chineses pelos japoneses. Depois um terço da humanidade pelos romanos, os indianos pelos ingleses, e os judeus pelos alemães com o aval da Itália, Hungria e França.
Não nos esqueçamos, que durante 1880 – 1930 os chineses trabalhavam por comida e água nas construções de ferrovias americanas. Por onde você estude de fato a história da humanidade vai encontrar alguém tentando desumanizar outra raça, outra pessoa.
Ser obeso na nossa época é ter um atestado permanente de “DESLOCADO”. Pois os cinemas, restaurantes, roupas, carros e demais coisas não foram feita para nós. Imagino o dia nacional do Gordo. Deveria ter um também. O bullyng praticado é horroroso e cruel. Segue por toda infância e culmina nas escolhas para namoro das mulheres e rapazes, que afoitos pelo modelo perfeito, dão ombros para quem não tem a forma vigorosa e “gostosa” do padrão atual.
Mas, de minha parte, - tô cagando para quem queira se colocar como vítima! A gente tem de passar por cima ou o rolo compressor do preconceito acaba por atropelar. Por isso fico de saco cheio do ser humano que gosta de atalhos para conquistar suas mudanças pessoais. A gente pega a vida pelo braço e dança ou não dança – não há meio termo. Ficar esperando que alguém diga que você é feio ou bonito, não te leva à lugar algum.
“Tem um rosto lindo”,” se não fosse gorda”,” Meio cheinho, né“. Quando não querem machucar, tentam relativizar as aparências, com suavidades nas colocações.
Não há mocinhos ou mocinhas no filme real da vida. Quando você sai, alguém vai falar de você, mas torça que seja pelo menos para o bem, se tiver sorte. Os pais, amigos e famílias, estão preocupados mais com quem você trás de importante para casa. Ter atitude significa estar consciente do meio ambiente, mas ter posições claras e pensadas, do que quer – como quer ou com quem quer, sem levar uma ou outra opinião baseada em aparências.
Preconceito
Porque não olha para o seu umbigo?
Não enxerga um palmo além do nariz.
Não fique triste porque eu lhe digo,
É muito ruim esquadrinhar o infeliz!
A análise de um momento ruim,
Não pode ser determinante na vida.
Pessoas erram e acertam também,
Mas o caráter é maior do que isso.
Não busque sempre o culpado,
Onde se pode tudo consertar...
Ninguém vive errando de fato,
Só para a sua atenção chamar!
Uma frágil queda na infância,
É como uma topada adulta.
As duas lhe jogam para frente,
E sem você querer lhe machucam.
O preconceito anticatólico está tão profundamente arraigado na mídia, no sistema educacional e em grandes faixas da opinião pública, que qualquer autor católico, só pelo fato de sê-lo, já é considerado "a priori" suspeito de parcialidade quando tenta desmantelar, mesmo com base em sólida documentação, algum mito anticatólico consagrado. Só autores não-católicos têm alguma chance de ser ouvidos quanto a esse ponto. Felizmente, eles são muitos hoje em dia. Três, que recomendo especialmente, são:
Rodney Stark, "Bearing False Witness: Debunking Centuries of Anti-Catholic History", Daniel Dalin, "The Myth of the Hitler's Pope", e Henry Kamen, "The Spanish Inquisition". (texto de Olavo de Carvalho- publicado a meia noite horário Brasilia.. Olavo fez essa publicação direto do seu FB em Richmond - EUA
"Somos vítimas, mas também vitimamos.
Não estamos fora dos preconceitos do mundo.
Costumamos habitar a indesejada guarita de onde vigiamos a vida.
Protegidos, lançamos nossos olhos curiosos sobre os que se aproximam, sobre os que se destacam, e instintivamente preparamos reações, opiniões.
O desafio é não apontar as armas, mas permitir que a aproximação nos permita uma visão aprimorada.
No aparente inimigo pode estar um amigo em potencial.
Regra simples, mas aprendizado duro."
Preconceito
Negra, a sua beleza é sem igual
Não ligue para o preconceito
Não ligue para a discriminação racial
O seu cabelo não é ruim
O seu cabelo é incomparável
Black Power, cachos e dreads
Onde chega é notável
Por favor, nos tragam a paz
Eu imploro pelo amor
O preto e o branco foram feitos
Pela mão do Criador.
A sombra do branco é igual a do negro
A cor do sangue é sempre vermelho
Quando o branco e o preto morrer
Qual a diferença que vamos ver?
O autor descreve os preconceitos de uma sociedade desigual. O rico é sempre considerado bom, educado, culto e digno de respeito; o pobre é sempre tido como preguiçoso, sem valor, imoral, um peso que não merece ser levado a sério. Quem se dá ao trabalho de conferir tais preconceitos, acaba descobrindo que as coisas são exatamente o contrário. É no confronto social que ricos e pobres podem compreender o porquê de sua própria situação.
(nota de rodapé - Eclesiástico 13)
Falam-se tanto em luta contra o preconceito, mas seguem esta luta a um único seguimento. Acham que preconceito só atinge os homossexuais, os negros, os índios, os pobres, os analfabetos.
Não! Preconceito atinge a tantos que se formos contar, não haverá fim tal o tamanho.
É tanta gente que precisaria ser mais honesto consigo mesmo e estender a mão á um cadeirante na rua, um vego que precisa atravessar a rua, uma criança autista, que é muitas vezes inquieta e esta inquietude pode ser sim uma revolta por ser deste jeito,por não entender nada à sua volta.Mas, na verdade, eu penso que o autista entende tudo. O que ele não consegue é alinhar seus pensamentos.Mas tudo isso poderia ser amenizado se tivesse escolas próprias com todos os requisitos necessários pra que ele se integue à sociedade, pra que ele aprenda a chutar uma bola, desenhar rabiscos, exercitar sua mente.
É preciso tão pouco. O que falta é um país menos displicente, que cobra dos políticos, mas não exige deles.
É preciso exigir, colocar as cartas na mesa e quebrar a banca se necessário, apostando todas as fichas.
Há muito o que se fazer e nesse muito é tão pouco, como disse. O que se precisa é vestir a carapuça de que pode acontecer a qualquer um.
Quando a sociedade for menos hipócrita e mais sensível, talvez haja um espaço pra se observar que o sofrimento de um deficiente é algo surreal, é imenso, é gritante, é presente.
Que a gente pense em mudar o mundo. Mas antes, mudemos o nosso coração.
(Heloisa Helena)A vida de um deficiente físico daria milhares de livros com narrativas das mais impressioantes, até às mais fracassadas.
Somos um best-seller de vendas de nossas decepções e de tudo o que temos que enfrentar dia a dia pra sobreviver.
Sim! Sobreviver!
Muitos nascem sem sequer poder tocar os pés no chão, outros vítimas da taledomida, outros fora do tempo, vitimados pelo autismo, pela sindrome de down.
Engraçado como colocaram tantos nomes científicos à todos os tipos de deficiência, mas não trabalham para fazer a nossa vida mais digna.Porque do momento que somos excluídos, e na maioria das vezes somos, perdemos a dignidade não de essência, mas de poder participar de uma sociedade sem ser olhado de lado como aquele que precisa de cuidados especiais. O coitadinho que nasceu assim ou se tornou.Uma vítima da vida!
Não! Nós não somos vítimas da vida, nem tão pouco coitadinhos. Temos limitações, mas não somos insconscientes. O olhar de um autista esconde por trás sonhos, sonhos de que a vida lhe mostrasse exatamente como ela é.
As pessoas precisam parar de colocar os deficientes como pessoas anormais. Nós somos diferentes, mas iguais em direitos.
Podemos trabalhar, podemos estudar, podemos nos divertir.Mas, é ai que entra toda a dificuldade.
Quando abre uma vaga pra um emprego, um cadeirante será reprovado, pois vai competir com uma pessoa dita perfeita.
Na escola, é a separação por classes, porque uma criança deficiente visual, auditiva ou que não fala, tem que ficar em classe especial. Por que? Porque para os ditos educadores, eles vão atrapalhar quem é normal. E isolam num mundinho único , estas crianças que poderiam através de uma vivência compartilhada com alguém normal, ir muito longe no seu aprendizado e na sua evolução como pessoa que precisa ser adaptado no mesmo espaço de todos. Mas, não é.
Frusta e entristece ver que quando chegamos na portaria de um prédio comercial, somos levados para o elevador de carga. Que mundo cruel é este?
Sei que talvez demore anos pra que a sociedade sinta que é preciso ingressar o deficiente, seja ele de quaisquer síndrome, como um ser legal, bacana, diferente sim, mas nunca deficiente. A maior de todas as deficiencias é ver que o mundo parou e não olhou para estes que precisam não apenas de apoio, mas muito mais de se sentirem vivos.
A vida foi dada a todos. Portanto, que respeitemos aqueles que precisam sobreviver;
De onde eu vim.
Eu vim do Nordeste da peste,
da sêca, abandono do preconceito e solidão,
Terra de mulher rendeira, mulher guerreira.
mulher macho , sim senhor.
Terra que no mapa tem forma de coração,
e que seu lamento virou canção.
Terra de cabra da peste, cabra valente
e forte, que foi entregue a propria sorte
e sua arma é a enxada na mão.
Terra das noites enluaradas,
luar que não há outro igual , o luar
do meu lugar, da minha terra, o luar do
meu Sertão.
Sandra Lima
(Dedicado a Malu Alves)
Viver é prazeroso, o defeito é a inversão do mesmo. Vamos conscientizar-nos.
Vamos deixar de lados as críticas. Afinal, cada um opta pelo o que quer, o essencial é não julgar e aplicar esse lema.
Vamos viver, a vida é tão rápida para ficarmos avaliando o que não nos pertence, não desperdice sua passagem com outros, a não ser que você queira externar amor por onde transitar.
Desproveito de vida, é viver a vida que não lhe pertence. Avante!
De onde flui seu preconceito com o Cristianismo Carlos?
-Não tenho preconceitos para o Cristianismo, tenho críticas. E elas se baseiam numa única sensação que ele propicia: O encontro consigo mesmo. As pessoas não seguem a Jesus por medo da morte, isso também ajuda, mas seguem por não se encontrarem durante a vida. Não sabem quem são, por isso aceitam explicações fúteis de sua história - de onde vieram - e promessas para seu futuro - para onde vão. É só por isso.
- Relacionados
- Frases sobre a Consciência Negra que fortalecem a luta e inspiram
- Frases de Preconceito
- Dia da Consciência Negra: Frases de resistência e orgulho
- Frases sobre preconceito e discriminação racial
- Poesias sobre Preconceito
- Preconceito
- Frases sobre o meio ambiente de grandes filósofos e pensadores para conscientizar
