Coleção pessoal de Marcial1Salaverry

1 - 20 do total de 1776 pensamentos na coleção de Marcial1Salaverry

O amor verdadeiro, não é apenas elogiar as qualidades,
mas também apontar eventuais defeitos, é saber dialogar,
sabendo como ouvir, e o que falar...
Osculos e amplexos,
Marcial

O QUE PODEMOS CHAMAR DE AMOR VERDADEIRO
Marcial Salaverry

Com certeza, algo que não se pode negar, é que quando amamos alguém, fica dificil enxergar seus defeitos, pois aos olhos de quem ama, tudo parece perfeito. A tudo estamos dispostos a perdoar, ou quase tudo, e assim, sempre será dificil tentar corrigir algum defeito eventualmente encontrado, porque poderemos pensar que ele poderá ficar magoado, se apontarmos algum defeito seu, quando a realidade é que deve sempre haver um diálogo sincero, para que algo possa ser corrigido, uma vez que mostrar os defeitos, os pontos em que a pessoa amada está errada, é o passo mais importante para que eles sejam corrigidos, certamente isso, se houver reciprocidade no amor. O diálogo sempre será importante, seja para realçar as qualidades, seja para apontar defeitos, sendo esse o verdadeiro amor.

O estado de amor eventualmente não nos permite ver defeitos na pessoa amada, mas se os enxergarmos, deveremos apontá-los, ao invés de nos calarmos. Se ele não conhecer nosso ponto de vista, jamais irá corrigir-se. Ou somos nós que podemos estar errados, e lhe daremos a oportunidade de mostrar que está certo, corrigindo nosso erro.

Tememos tocar em suas feridas, pois poderemos estar maximizando sua dor. Mas se não as tocarmos, não poderemos delas cuidar. Mesmo que sejam feridas d'alma. O diálogo é o ponto mais importante para que um relacionamento perdure, e seja saudável. Elogios e críticas devem ser expostas e conversadas, tendo presente que não deveremos tentar impor nosso ponto de vista, pois nesse caso, já não será um diálogo...Saber o que dizer, e como ouvir, a base para um bom entendimento.

Amar consiste em contemplar a Natureza Divina que existe por trás da pessoa amada, a imagem verdadeiramente perfeita que se encontra atrás dos defeitos aparentes e mentalizar para que o ser amado se desenvolva cada vez mais. Esta é uma belissima forma de amar, mas é incompleta, pois se apenas procurarmos ver os pontos positivos, e até nos defeitos vermos qualidades, não estaremos ajudando nosso amor a crescer. Não se deve apenas relevar os defeitos, mas sim, revelá-los, dando-lhe a possibilidade de corrigi-los, como poderemos observar em algo colhido na Internet:

"O verdadeiro amor não cobra... doa".
Uma doação total, pode tirar o estímulo para a luta. É preciso que a doação seja mútua. Se for unilateral, o amor é falho.

"O verdadeiro amor não questiona... ensina."
Não se deve dar o peixe, mas sim ensinar a pescar...
O importante é saber ensinar, e saber receber os ensinamentos a serem recebidos. Reciprocidade é a base.

"O verdadeiro amor não levanta a mão... acarinha."
Mas também deve saber castigar, quando o castigo for necessário. Não se deve deixar de punir em nome do amor. São lições a serem aproveitadas.

"O verdadeiro amor não julga... compreende."
Se houver um erro, deverá ser julgado sim. Esta será a verdadeira prova de amor. Mostrar o erro cometido, dando-lhe a chance de se arrepender. E corrigir-se.

"O verdadeiro amor não prende... é liberdade."
Sempre o amor deve ser deixado em liberdade, principalmente de escolha. Assim, se se mantiver a nosso lado, é porque nos ama de fato. Em total reciprocidade.

"O verdadeiro amor não impõe... respeita."
Estre é o ponto básico para o amor. O Respeito, e deve ser mútuo. "Meu direito termina onde começa o seu, e vice versa".
A possibilidade de um amor sobreviver, reside no respeito a essa máxima. E isso se consegue com muito diálogo, e muito respeito.

São estas as máximas de um verdadeiro amor. Sempre lembrando que será incompleto se, em nome do amor, deixarmos de enxergar e de apontar aquilo que acreditamos estar errado. Assim, estaremos dando-lhe a chance de se corrigir, ou de que ele nos corrija, mostrando que nossa premissa estava errada.

É assim que tudo poderá ser acertado e teremos todos um LINDO DIA, que poderá ser sempre repetido nos dias que estão por vir em nosso porvir...

Vamos tentar contar as estrelas que Bilac ouvia,
com este soneto, procuro prestar uma homenagem
ao nosso Príncipe dos Poetas.
Osculos e amplexos,
Marcial

OUVIR ESTRELAS
Olavo Bilac

"Ora direis ouvir estrelas! Certo
Perdeste o senso!! E eu vos direi, no entanto,
Que, para ouvi-las, muita vez desperto
E abro as janelas, pálido de espanto...

E conversamos toda a noite, enquanto
A via láctea, como um pálio aberto,
Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto,
Inda as procuro pelo céu deserto.

Direis agora! "Tresloucado amigo!
Que conversas com elas? Que sentido
Tem o que dizem, quando estão contigo?"

E eu vos direi: "Amai para entendê-las:
Pois só quem ama pode ter ouvido
Capaz de ouvir e de entender estrelas".

*************

ESTRELAS AO LUAR
Marcial Salaverry

Em noites enluaradas,
até o brilho das estrelas é maior,
inspirando almas apaixonadas,
para viver o amor melhor...

Não amar, seria o pior,
e com as carícias desejadas,
uma lição que sabemos de cór,
é bom amar em noites estreladas...

Além de amar, vamos estrelas contar,
parafraseando Bilac que as ouvia,
melhor para a paixão controlar...

Contá-las, para melhor o amor viver...
Ao lado da pessoa que amamos,
Contá-las para melhor as saber...

Marcial Salaverry

Se é verdade que o Romantismo é realmente um artigo em extinção,
podemos e devemos fazer algo para evitar que tal aconteça,
e para tanto existem alguns romanticos
que resistem heroicamente à realidade implacável da vida...
Vamos participar desse esforço, porque vale a pena...
Que tal ensaiar respiração boca a boca????
Osculos e amplexos,
Marcial

CERTAMENTE PODEMOS RESSUSCITAR O ROMANTISMO
Marcial Salaverry

A realidade da vida nos mostra que o romantismo parece ser mais um desses artigos em extinção, e é preciso fazer algo para dar-lhe uma sobrevida. É preciso não esquecer de que na teoria, o romantismo é a melhor maneira de se viver um amor, devendo sempre fazer parte da vida de uma parceria, para que sempre o amor seja renovado, seja ressuscitado, se estiver fenecendo... E para ressuscitá-lo, nada melhor do que a respiração "boca a boca", algo que vale a pena ser bem praticado...

Infelizmente nem sempre é o que acontece, pois por incrível que pareça, algo que muitas vezes determina o fim do clima romântico entre um casal, é o casamento, mormente quando o casal se deixa levar pela rotina da vida em comum, quando o que poderia e deveria aumentar o clima romântico entre o casal, acaba sendo o responsável pelo seu desaparecimento. Pode parecer ilógico, mas é o que muitas vezes ocorre, quando os parceiros não sabem o quanto é bom ser romantico...

Para tentar entender, vamos analisar por partes...

Quando os parceiros se conhecem, existe aquele clima de sedução, quando ambos precisam caprichar na arte da conquista, é quando capricham no visual, e sempre procuram saber do que a parceria gosta, e assim, procuram seduzir-se mutuamente. E haja clima de sedução, sempre cheio de carinhos e atenções, que deveriam prosseguir pela vida afora... Mas...

Quando a conquista está feita, vem um relaxamento natural, e é quando ela acha que já não precisa mais se enfeitar tanto, caprichar no visual, e muitas vezes esquece até aquele perfume francês que ele tanto gostava de cheirar no cangote. Por sua vez, ele já acha que não precisa mais levar flores, e nem aquele presentinho de surpresa, pois agora nada disso é necessário, acreditando que essas pequenas atenções são inúteis, pois ela já está conquistada, e agora é só o vai da valsa.
Não esquece do chopinho com os amigos, (e que raiva ela tem disso), mas em compensação, ela não esquece o bingo com as amigas, (o que ele detesta), e assim a coisa vai ficando chata, pois começam a se ver cada vez menos, e essas “ausências” podem determinar o fim daquela intimidade gostosa que havia no começo.

Mais tarde, então, começam a surgir os filhos, o que pode ser um tremendo contratempo, se não estiverem bem preparados para o evento, pois é quando começam as queixas... "Não temos tempo nem para aquele sexo tranquilo e descontraído, pois no melhor da festa, aquela coisinha começa a chorar...".

Ele chega do trabalho, e a encontra toda descabelada, irritada com os problemas do cotidiano, e ele por sua vez, vem irritado com seu chefe, com problemas de seu serviço, com o trânsito infernal, com as contas a pagar. Quem não sabe quais são os problemas do dia a dia?

Existe clima para romantismo? Pode existir romantismo nessas condições? Se encararmos friamente a questão, realmente será impossível. Mas é preciso que algo seja feito, pois o amor continua latente, apenas encoberto pelo clima que vai se criando.

Assim, desse caos sempre poderá se criar alguma coisa, que vai exigir certamente um esforço mútuo. Ambos deverão se lembrar de como era gostoso e aconchegante antes, e é importante que se recupere, nem que seja parcialmente, esse clima gostoso.

Ela está atarefada e azucrinada, mas, sabendo a que horas o marido vai chegar, sempre poderá dar, quando não, uma ajeitadinha no cabelo, uma maquiagem leve, um sorriso, mesmo que amarelo, procurando enfim, ser um pouco sedutora. Afinal, o parceiro já foi conquistado, mas a conquista precisa ser mantida. Principalmente, quando chega em casa, pois qualquer um gosta de encontrar um ambiente melhor do que o do serviço, mais desanuviado, e não carregado e cheio de reclamações.

Por outro lado, ele deverá deixar na porta (do lado de fora), as preocupações e os problemas que encontrou lá fora, jamais permitindo que tais problemas entrem em casa, procurando não levar para dentro de casa o pacote completo. Por que não levar um vaso de flores, ou ramo de rosas, como fazia antigamente? Ela passou de namorada para esposa, mas ainda gosta dessas coisinhas, e sente falta. Há que se considerar que SEMPRE ela será a namorada. É importante manter esse clima de namoro, mesmo depois alguns anos de vida em comum.

Claro que essas atenções não devem ser unilaterais. AMBOS devem encarar a coisa dessa maneira. É muito mais difícil e complicada a manutenção da conquista, do que ela propriamente dita.

Quando um dos parceiros notar que o outro está "pisando na bola", ao invés de agredir, dizendo que antes era assim, e agora é assado, deve chamá-lo para uma boa conversa, bem calma e tranquila, sem brigas e nem agressões, apenas expondo como a coisa está, e como gostaria que fosse.

Diálogo, crianças, é a melhor arma para combater o virus da indiferença que infecta grande parte dos casamentos de hoje. E respeito, muito respeito, e deve ser mútuo. Uma doação de sentimentos é o que se impõe fazer, e essa é uma das melhores maneiras de fazer com que um relacionamento seja duradouro, e que os parceiros sejam "Eternos Namorados...”

E é preciso tão pouco, apenas, carinho, atenção, respeito, ROMANTISMO.

Sempre é preciso dizer ao pé do ouvido de seu amor: EU TE AMO, mas dize-lo bem sussurrado, bem gostoso, bem suave, bem sincero. E sempre, mesmo depois de muitos anos de união, olhar bem nos olhos, e dizer com sinceridade: EU TE AMO HOJE... MAIS DO QUE ONTEM... MENOS DO QUE AMANHÃ...

E sejam felizes, tendo, é claro UM LINDO E ROMANTICO DIA... Garanto que essa receita funciona de verdade...

Já estamos quase desistindo dessa busca, que
está se mostrando infrutífera, mas para atende-Lo,
não podemos desistir...
Ósculos e amplexos,
Marcial

PAZ NA PÁSCOA AOS HOMENS DE BOA VONTADE
Marcial Salaverry

Queremos crer que ainda existam esses tais "homens de boa vontade", e esperando que o utópico desejo de Paz Universal se concretize nesta Páscoa, quero aqui fazer um apelo à consciência familiar. O importante é que cada qual faça sua parte, e procure manter em seu lar pelo menos, um ambiente de Paz, de Amor, de Compreensão, e mais ainda, de Perdão, que são os principais ensinamentos de Jesus.

Partindo de cada lar esse facho de luz, podem haver outros mais, e que assim possamos ter aquele ambiente de tranquilidade tão necessário para nossa vida.

Ainda mais que somos, em nossa vida profissional, cada vez mais exigidos por causa do adiantamento tecnológico que está cada vez mais intenso, requerendo aprendizado constante, provocando dessa maneira um estressamento cada vez maior, e tirando nossa paz de espírito, tão necessária para que possa haver esse clima de Paz e Amor. Assim sendo, é imperioso que consigamos ao menos em nossos lares, manter um ambiente calmo e de muito diálogo, para que assim possamos resistir às crises e pressões externas.

Que esta Páscoa possa ser o início disso tudo, e que consiga trazer para todos os lares tudo que for benéfico. Utopia? Talvez, mas se cada qual fizer sua parte, certamente poderemos criar condições para que essa Paz seja encontrada, e possamos espalhar em nossa volta, um gostoso clima de Paz, Amor, Amizade, Fraternidade.

Vamos imaginariamente nos darmos as mãos, pelo menos nós, que realmenrte desejamos que essa Paz exista, para que nosso Amigão possa ver que não sofreu em vão, que pelo menos um certo grupo de pessoas de boa vontade, quer que as coisas se modifiquem, e que o bicho Homem deixe de causar tantas tragédias, tanta infelicidade.

E com um clima de uma gostosa Paz, de muito Amor, de bastante Amizade, e total Fraternidade, tenhamos UMA LINDA PÁSCOA. Sonhar, não custa nada... Sonhemos pois... Oremos, pois...

Efetivamente devemos saber como é bom curtir a Natureza,
e nos comprazer em saber curti-la com prazer...
Algo como sentar-se à beira de um regato,
fechar os olhos e escutar o "chuá, chuá, das água a corrê..."
Osculos e amplexos,
Marcial
TEXTO PUBLICADO EM 02/04/2012.
SEMPRE VALE A PENA DEFENDER A NATUREZA...

VAMOS NOS COMPRAZER EM SENTIR COM PRAZER A NATUREZA
Marcial Salaverry

Algo que vale a pena conferir, é o fato de que qualquer feriado sempre será um tremendo estímulo para entrarmos em contato com a mais linda dádiva que o Amigão nos proporcionou, ou seja, a Natureza e suas belas belezas...
Chega a ser verdadeiramente inenarrável o enorme prazer que as coisas mais baratas do mundo podem nos proporcionar.
Por exemplo, num passeio no campo, de manhã, sentir o contato da grama orvalhada sob nossos pés descalços. Prazer maior é difícil de encontrar, não acham?
Assim como olhar as flores do campo, e entrar no mato, procurando curtir os pequenos animais que se encontram em um bosque.
Alguém poderá dizer que tambem existem mosquitos, ora, também eles são criaturas da Natureza, e tambem existem nas cidades, e há que se considerar que existem os repelentes...
E também podemos considerar os mosquitos como parte da familia, afinal são "sangue do nosso sangue"...

E como é lindo apreciar o nascer e o por do sol no campo, o céu parece ser muito mais estrelado do que na cidade, e no campo, temos mais tempo para curtir essas belezas.
Para quem prefere curtir uma praia, as belezas a serem aproveitadas são também altamente apreciáveis. Caminhar descalço na areia, na beirinha da água, é algo que deve ser feito com verdadeiro deleite. Esse contato com a areia e a água do mar chega a ser desestressante. Uma caminhada em uma praia, é algo bom demais.
E voltamos à velha tecla do maior espetáculo da Terra, ou seja o por e o nascer do sol.
Se for numa praia isolada e semi deserta, então, a beleza é muito maior.

Deve-se salientar ainda a beleza que encontramos ao escalar uma montanha. Temos a impressão nítida de um contato mais estreito com o Amigão. Estamos mais perto.
O panorama que se visualiza do alto de uma montanha, nos permite apreciar como é lindo tudo que existe a nosso alcance. Experimentem fazê-lo. E, novamente, "aquele" espetáculo deslumbrante: o nascer e o por do sol vistos lá do alto. É simplesmente divino.

Se alguém ainda não teve tempo para curtir essas belezas que estão ao nosso alcance, deve fazê-lo e com urgência, pois está perdendo tempo de vida.
Se por qualquer motivo não tiverem oportunidade de sair para conferir se é verdade o que afirmei, pelo menos façam uma coisa. Percam alguns minutinhos para apreciar o nascer ou o por do sol. É verdade que na cidade não é tão belo como no campo, na serra ou na praia, mas sempre será belo.
E aplaudam, pois é sem dúvida, O MAIOR ESPETÁCULO DA TERRA.

São pequenas coisas a que nem todos dão o devido valor. No afã de "ganhar a vida", deixamos de aproveitar seus momentos mais preciosos. Muitas vezes, mesmo em feriados ou férias, não aproveitamos para curtir devidamente os momentos de lazer e que deveriam ser de prazer, de contato com o que de mais belo existe no mundo. E poucos sabem curtir devidamente tais momentos.

Há que saber separar as coisas. Temos que batalhar pela vida. Mas também temos que curtir as belezas da natureza, o que sem qualquer sombra de dúvida ajudará a prolongar nossa existência, e assim, de um domingo preguiçoso, para segunda mais ainda, TENHAM UM LINDO DIA.

⁠Se não soubermos bem vive-lo, por vezes o
amor pode nos levar a insondáveis abismos,
cuja saída nem sempre saberemos encontrar...
*************
ABISMO DE AMOR
Marcial Salaverry

Se em pensamentos num abismo afundamos,
sempre dominados pelos sentimentos,
reagindo por sobre as dores saltamos,
e vencedores no amor mergulhamos...
Depois, contemplando as estrelas,
soltamos o que temos n'alma,
buscando ainda que estranhas,
as rimas para nossos poemas...
E então, vencemos nossos medos,
libertando-nos de todos anseios,
com desejo sentindo o amor na carne...
Esquecemo-nos dos momentos adversos,
que nos viraram do avesso,
escrevendo nossos lindos versos...

É importante fazer com que a alma resista ao
envelhecimento da matéria...
Osculos e amplexos,
Marcial

DEVEMOS SEMPRE TENTAR MANTER O ESPÍRITO JOVEM
Marcial Salaverry

Com certeza é preciso entender que fatalmente a passagem do tempo irá provocar o envelhecimento da matéria, algo que é um fato indiscutível, e assim, é preciso encontrar meios para que o espírito não seja igualmente atingido em sua essência por esse tempo inclemente, e que não espera. Certamente a matéria sempre ficará desgastada não apenas pela passagem do tempo, mas também pelo tratamento que a ela for destinado, e assim, se em tempo hábil tomarmos os devidos cuidados, as marcas do tempo ficarão amenizadas, e seus efeitos serão minimizados.

E se o corpo mostrar os sinais do tempo, deveremos considerar apenas como um ligeiro contratempo, que apenas pelo corpo será sentido. Apenas pelo corpo, pois poderemos conservar o espírito um tanto distante desse envelhecimento, procurando manter a alegria de viver dentro de nossa alma... Para tanto, é muito importante fugir da inércia, do sedentarismo, pois se nos mantivermos em movimento, estaremos ajudando, não apenas o corpo, mas também o espírito. Procurando sempre manter a mente, o físico, e principalmente a cabeça em atividade, poderemos aproveitar melhor o tempo em que aqui estivermos, resistindo às mazelas do tempo que insiste em passar...

Sempre é interessante fugir de certas preocupações, que poderão conduzir-nos a um estressamento desnecessário e perigoso para a saúde. Não podemos confundir senso de responsabilidade com uma preocupação excessiva. É preciso saber observar até onde essa preocupação poderá nos conduzir, eis que a ansiedade, o estressamento sempre causam danos a importantes orgãos do corpo, podendo afetar a mente, o coração, e outros orgãos vitais...

Apenas temos que nos conscientizar de que estamos em uma viagem por aqui. E durante esta nossa passagem, precisamos saber curtir a paisagem que se descortina na janela da vida, que é muito bela, se a soubermos ver, fugindo de certos fatores que poderão encurtar a viagem, ou provocar danos a nossa saúde, impedindo-nos assim de aproveitar tudo que de belo existe lá fora.

"Temos que nos manter em atividade, procurando curtir ao máximo este passeio, entendendo que a vida é nossa felicidade... Aproveitemo-la, pois. Mas sabendo aproveita-la, vivendo cada dia em que estivermos vivos, como se fosse o último, pois poderá sê-lo mesmo. Então, saibamos vive-lo."
L'Inconnu me passou esta linda citação, cheia de verdades... Se sentirmos o corpo cansado, saibamos descansar o espírito, para que ele sempre possa nos ajudar a reagir quando o corpo quiser parar. A grande verdade, é que a idade é algo relativo para quem se mantém ativo, tendo sempre disposição para amar a vida, e principalmente, para amar na vida, entendendo que para bem viver, é necessário ter amor no coração, mas ter Amor, sendo amor de verdade. Aquele amor que nos dá coragem para tudo, que renova nossa fé em Deus e na Natureza. Esse é o grande segredo, que poderá nos tirar o medo da velhice, dando-nos coragem para enfrentar quaisquer problemas que ela possa trazer, ou tentar trazer para nosso corpo.

Saibamos manter a alma jovem, e em permanente estado de amor, nunca deixando de amar a vida, de amar na vida, e principalmente, de amar durante toda a vida, é importante sobretudo, que saibamos nos amar, mantendo nosso espírito encantado, em permanente estado de amor, não o deixando envelhecer, e para tanto, vamos curtir a vida, procurando sempre algo para nossa diversão, desde um plácido passeio no campo, até um cruzeiro pelo Caribe. Saibamos apreciar o vento que nos fustiga o corpo, a chuva que nos molha, o sol que nos aquece, pois são dádivas da Natureza. Saibamos apreciar uma presença amiga, seja um amigo, seja o Amigão, que sempre está ao nosso lado, nunca nos deixando sentir as agruras da solidão. Vamos enfim, viver esta nossa vida, porque é a única que temos, e não a podemos desperdiçar.

E claro, que a melhor maneira de faze-lo, será tendo UM LINDO DIA, que poderá sempre ser reprisado, enquanto tivermos essa alegria de viver em nossa alma...

É realmente triste chegar-se à conclusão de que a carencia afetiva
é um dos males que mais afligem a humanidade, e é provocada pela falta de humanidade,
pela falta de bom senso, pela falta de amizade...
Osculos e amplexos,
Marcial


E COMO É TRISTE A CARENCIA AFETIVA
Marcial Salaverry

Podemos realmente dizer ser a carência afetiva, como o mais efetivo mal do século, pois com toda a certeza, algo de que a humanidade realmente anda carente, é de afetividade, algo que realmente é para se lamentar, pois é provocada diretamente pela falta de humanidade. Para quem não sabe, afetividade está diretamente ligada à solidariedade, e parece que atualmente ambos os artigos estão mesmo em falta no mercado, e sem dúvida, o artigo mais em voga é o umbigo. Não falo dos umbigos que as jovens generosamente expõem, com as roupas em moda atualmente, mas sim dos umbigos que algumas pessoas preferem egoisticamente contemplar, esquecendo-se de que existe muita gente em seu redor, e toda essa gente também tem umbigo. O grande problema é que parece que também essa turma toda só gosta do seu (quer dizer do seu, dele) umbigo. Vai daí que, a expressão favorita é o tradicional "quero que ele se dane", para não dizer outra coisa, porque "o que interessa é eu me dê bem."

Parece que ninguém mais pensa em sentido coletivo. A individualidade tomou conta de tudo. O velho esquema de "Cada qual por si", é que está imperando, e que Deus se incomode com os outros. Da mesma maneira que os problemas alheios não nos interessam, pensamos que só os nossos são importantes. Nosso problema é que tem de ter sua solução urgenciada. Se os outros não pensarem da mesma maneira que nós, estão errados. A coisa chega a um ponto em que não nos interessa mais sequer ouvir argumentos alheios. Se não pensa como nós, está errado e pronto.

E é exatamente essa maneira de pensar que está errada, pois com todos pensando e agindo assim, dá pra imaginar a baderna que vamos ter. Cada qual tentando resolver seu problema de qualquer maneira, custe o que custar, não importando se irá prejudicar alguém. Tem que curar sua dor de barriga e pronto. Claro está que temos de resolver nossos pepinos, pois precisamos solucioná-los e assim, algo que esteja nos atrapalhando, precisa sair de nosso caminho. Porém, temos de pensar um pouco num sentido coletivo, pois se nossa solução criar outro problema, será apenas uma transferência e é aí que entra o "fator umbigal". Cobrimos o nosso, e descobrimos outro. Há que se pensar um pouco no fator "solidariedade". Vamos procurar respeitar essa parte. Pensar que devemos observar a velha regra de bem viver, que diz que nossos direitos terminam onde começam os alheios, e vice versa.

Ainda há que se mencionar o tipo mais curioso de carência afetiva, e que é algo que faz muita gente sofrer, pois são pessoas que tem vergonha de admitir que tem sentimentos, considerando a emotividade como um pecado quase mortal. Assim, mascaram seu interior, colocando uma capa de frieza que assusta qualquer um que tente se aproximar. Afugentam qualquer criatura que tente demonstrar amizade, ou qualquer outro "sentimento perigoso". Tais indivíduos, em casa, são um tormento, uma vez que desde que levantam pela manhã, apenas rosnam, ao invés de sorrir. Limitam-se a um "grunf", ao invés de Bom Dia. Sempre estão de cara amarrada, e são incapazes de dizer "Eu te amo", para o conjugue, muito menos para os filhos, ou ao restante da familia... É capaz de morder o cachorrinho de estimação e pisar no rabo do gato, só para mostrar que esta é sua vontade. São pessoas que parecem estar de mal com o mundo. De trato difícil, são incapazes de usar palavras tão eficientes, como "Por Favor", ou "Muito Obrigado". Quem já chegou a conviver com alguém assim, sabe do que se está falando, de quão dificil é a convivencia com criaturas assim, e que afinal, sempre irão acabar sozinhos pois ninguém tolera sua companhia...

O triste da história, é que tipos assim fazem sofrer quem estiver a sua volta, principalmente os familiares, e sofrem também, pois em seu íntimo, o desejo é abraçar e beijar os entes queridos, mas tem que ser durão. Não pode vacilar. Demonstrar seus reais sentimentos será sinal de fraqueza. Muitas vezes, ao serem abandonados por quem os ama e que eles amam também, são incapazes de pedir para ficar. Seu orgulho não permitiria isso. Sofrem, mas jamais chegam a "dar o braço a torcer". E não é fácil vestir essa armadura o dia inteiro. Acaba desgastando o espírito, e sua tendencia é viver em solidão, pois conseguem afastar quem realmente poderia gostar delas e nunca é bom para ninguém transformar-se em uma ilha. Passam a se julgar os eternos incompreendidos, esquecendo-se de que esse fosso separando-o do convívio de todos foi cavado por eles mesmos.

Nunca podemos nos esquecer de que vivemos numa Sociedade. Existem pessoas a nosso redor. Pessoas que tem problemas. Como nós, que somos essas pessoas para elas. Assim sendo, temos que ter um certo sentido de coletividade em nossa vida, sempre é preciso imaginar que, para os outros, nós é que somos "os outros, cujos problemas não nos interessam..."

É melhor e mais coerente pensar em respeitar os direitos alheios, para que os nossos também o sejam. Vamos pensar um pouco mais nesse sentido? Talvez seja a solução para evitar que a carência afetiva seja o mal do século.

E com essa idéia de coletividade, que tal, novamente., darmo-nos as mãos em volta de uma árvore imaginária, desejando-nos mais UM LINDO DIA... não é uma boa idéia?Quem estiver de acordo, que seja benvindo nesta roda imaginária, onde ninguém sentirá carência afetiva...

Consegue ser chato aquele alguém que tem
o dom de chatear a todos...
E como existem chatos...
A melhor defesa contra os chatos internetários,
é a famosa TECLA DEL...
Osculos e amplexos,
Marcial


NEM SEMPRE É FÁCIL LIVRAR-SE DOS CHATOS
Marcial Salaverry

Existe uma certeza absoluta, ou seja que, sem qualquer sombra de dúvida, não há nada que nos incomode mais do que sermos incomodados por pessoas que apenas desejam incomodar, sem que possam tirar proveito algum disso, alem do prazer de serem incômodas... E vem a pergunta crucial: Por que o fazem? Por que esse estranho prazer em ser incomodativo? Em ser chato?
Convenhamos que é difícil de entender o porque de atitudes semelhantes, mas é algo que ocorre com muita constância, sem que se possa encontrar uma explicação plausível para tais atos.
As táticas são as mais variadas possíveis. Podem ser telefonemas anônimos, naquele tradicional liga, a pessoa atende, e desliga em seguida sem falar nada. O autor sabe que a pessoa não poderá saber quem está ligando (atualmente é mais difícil, graças ao BINA...), e restará apenas a satisfação íntima de estar chateando o “oponente”, que atendeu ao telefone, e também podemos incluir no rol dos "chatos telefonicos", os e as operadores de telemarketing, que sabem ser incomodativos.
Podem ser as tão nefastas “cartas anônimas”, que tantos dramas já causaram, pois muita gente acaba acreditando nelas. Quem já não foi vítima de algo semelhante?
Agora, com a evolução da tecnologia e a “descoberta” da Internet, são os tais de "spam", que lotam as caixas de entrada obrigando-nos a gastar a tinta da tecla Del, assim como existem os tradicionais “vingadores incomodativos” (sempre existe uma possível vingança “justificando” tal atitude) dedicam-se a passar e-mails insultando, caluniando, inventando histórias, enfim fazendo tudo que sua imaginação sempre fértil sugere, muitas vezes apenas enviando e-mails, com a única finalidade de procurar irritar alguém, tentando tirar sua tranquilidade.
Podem conseguir no primeiro momento. Depois, a tecla Del resolve lindamente a situação, que sempre será incomoda. Nem sempre desistem e continuam a faze-lo, muitas vezes se dando ao trabalho de criar e-mails fantasmas para tanto, e procurando usar computadores diferentes para não deixar pistas a um possível rastreio.
E prossegue a pergunta: Por que esse alguém não se dedica a fazer algo mais útil para si mesmo, do que tentar perturbar a paz alheia? Conheço algumas pessoas amigas que foram vítimas de coisas parecidas, de mentes mesquinhas que ao invés de procurar viver em paz, fazendo algo de útil em seu próprio benefício, dedicam-se a incomodar pessoas, pelo simples fato de não gostar delas.
Ora, ninguém é obrigado a gostar de todo mundo. E se alguém não aprecia alguém, a atitude mais coerente a tomar, é ignorar esse alguém, e ponto final. De que valerá ficar tentando incomodar e irritar? Apenas poderá provocar um acirramento de ânimos, sem benefício nenhum para nenhuma das partes.
L’Inconnu tem uma citação genial, que se aplica muito bem para o caso...
"Meu espírito agradecerá a paz que eu lhe possa proporcionar, e mais ainda a paz que poderei proporcionar a outrem."
Com certeza, não existe nada melhor do que a paz de espírito. E a melhor maneira de consegui-la, é viver em paz, sem ódios, sem rancores, sem idéias de vingança. Principalmente, sem prejudicar a ninguém.
É muito mais interessante para nossa paz espiritual, espalhar amizades, procurar sempre fazer amigos, ou pelo menos, não fazer inimigos, viver de maneira a que ninguém possa nos desejar algum mal. Pelo menos tentar fazer uma oferta de paz. E não é procurando incomodar e irritar pessoas que vamos conseguir essa tão sonhada paz interior. Nunca se pode esquecer que uma ação violenta sempre poderá acarretar uma reação mais violenta ainda. Mas uma ação pacifica, poderá pelo menos desarmar espíritos. Então, se não desejar mais a amizade de alguém, o melhor caminho será ignorá-lo, e não procurar perseguições ou vinganças.
Vamos tentar seguir esse caminho?
Certamente sua alma agradecerá a paz que lhe for ofertada.
Se não quiser uma amizade, não queira também uma inimizade. Será suficiente ignorar a existência de alguém de quem não desejamos compartilhar nada.
Esperando ser bem compreendido, resta-me desejar a todos, sem exceção, UM LINDO DIA, sempre com pensamentos de paz e amor...

ENTENDENDO A PÁSCOA

Marcial Salaverry



Perdoai-os Amigão,

peço de coração,

pois realmente eles não sabem

realmente, o que fazem...

Fizeram uma grande confusão,

não sabem mais o que é Páscoa,

o que representa a Semana Santa...

Sempre alguém tenta explicar, mas não adianta...

Acham que é pra entregar-se à gulodice,

e isso, não sei quem foi que disse,

que a Semana Santa é apenas pra comer,

principalmente chocolate...

Não entendem que ao invés de reflexão,

de uma boa meditação,

de entender o que realmente aconteceu,

do porque Jesus morreu,

é um tal de presentear,

e de ao pecado da gula se entregar...

Nada tenho contra... Até gosto,

mas não é bem por aí, né Amigão?

Mas não vamos brigar com eles, não...

Perdoai-os, Pai... eles só se esqueceram...

Afinal... até que temos algo pra festejar...

Pelo menos se lembram de seu Nome glorificar...

Nem todos... mas tem quem se lembre...

Aquele abraço amigo, querido Amigão...



Marcial Salaverry

06/04/2004

Vamos reconhecer o valor da presença feminina a nosso lado, sempre com uma mão forte oferecendo-nos apoio no piores momentos...
Há mais de 60 anos venho sentindo o valor dessa mão forte ao lado...
Ósculos e amplexos,
Marcial

TEXTO PUBLICADO EM 03/03/2012,MAS QUE SEMPRE VALE A PENA REEDITAR.


O QUE É O DIA INTERNACIONAL DA MULHER
Marcial Salaverry

Perguntaram-me o porque de haver o Dia Internacional da Mulher, e o porque de não haver o Dia Internacional do Homem, e depois de profunda meditação, descobri os dois porquês, e não é uma mera questão de preconceito sexual, pois na realidade, existe uma explicação bem explicativa para esse fato, pois realmente não é necessário existir um Dia Internacional do Homem, pela simples e única razão de que esse Dia sempre é comemorado quando, desde que nascemos, temos a presença de uma mulher ao nosso lado.

Existe um velho ditado que diz: "Sempre atrás de um homem de sucesso, existe a presença de uma mulher." Endosso, e assino em baixo, mas acrescento: "bem cansada". Fácil é entender como é importante a presença feminina ao nosso lado. Quantas vezes estamos a ponto de desabar e a mão forte a nosso lado é da nossa companheira. Alguns homens, não sei porque, não dão o devido valor à pessoa ao seu lado, e que sempre lhe deu apoio e conforto. Quando a perdem, é que começam a ver que poderiam ter dado a importância que merecia àquela presença tão marcante. Enfim, nem todos têm a sensibilidade de perceber o quanto de vida estão deixando em segundo plano, por essa atitude machista.

Creio que tudo o poderia ser dito em homenagem às mulheres, já o foi. Sobre a importância da maternidade, existem laudas e mais laudas a respeito, e é pouco para que se possa dar ênfase à realidade do que é o "milagre da maternidade", desde o nascimento até todo o sempre.

Para as mães, os filhos nunca crescem, sempre precisam de um colinho, de um apoio, e como eles usam e abusam dessa prerrogativa. E na realidade, precisam mesmo. Basta dizer que, em situações de perigo, instintivamente, sempre exclamamos: Minha mãe. É a primeira palavra que vem à nossa mente em todas nossas necessidades.

Exceções existem, é claro. Mas são tão poucas, que não merecem sequer ser consideradas. Lembremo-nos sempre da regra geral, ainda mais que: a exceção justifica a regra...

Poderia ficar horas falando sobre o que representa a figura da mulher, não só na nossa vida, como também na importância delas para o mundo. Sim, apesar das restrições que até a bem pouco tempo sempre foram impostas às mulheres, sempre houve vultos femininos de grande destaque na história e que, de tão conhecidos, seria cansativo repetir seus nomes. Só quero salientar que, justamente por causa dessas restrições tiveram que mostrar seu valor de uma maneira muito irrefutável para serem consideradas. Isso, sem dúvida alguma, aumenta em muito seu mérito. Madre Teresa de Calcutá, Anita Garibaldi, Joana D'Arc são prova disso, entre muitas outras..

Na atualidade, apesar delas terem que matar um leão por dia, para provar sua competência, ainda existe um certo preconceito. Ainda escuto alguém dizer: "É, apesar de ser mulher, tem capacidade". Confesso que não consigo resistir, e sugiro ao indivíduo que faça com toda urgência um implante de cérebro, e um curso para aprender a usá-lo. É verdadeiramente inconcebível que ainda existam pessoas que achem as mulheres menos capazes do que os homens. Quem ainda acreditar nisso, experimente a "fácil" tarefa de cuidar de uma casa, e a isso acrescentar o que muitas fazem, ou seja, além de cuidar da casa, levar as crianças à escola, à academia, ao balé, trabalhar fora, depois ir buscar quem levou, isso sem falar em outras coisas, tais como cabeleireiro, manicura (sim, porque além de tudo, tem que estar sempre bonitas). Puxa, cansei só de escrever tudo isso... Coisas assim começam a me fazer pensar que, para existir a famosa "igualdade entre os sexos", nós é que temos que melhorar muito...

Assim sendo, quero parabenizar a TODAS as mulheres, sem qualquer exceção pelo DIA INTERNACIONAL DA MULHER que realmente merece ser muito comemorado e, para tanto, desejo a todas muitas felicidades, e meu muito obrigado por serem essas criaturas maravilhosas que são.

UM GRANDE BEIJO NO CORAÇÃO! E, claro, tenham UM LINDO DIA. ⁠

A verdadeira beleza é a alma que a mostra...
Para o físico, uma recautchutagem pode dar um jeito,
mas para a alma...
Osculos e amplexos,
Marcial
Texto publicado em 04/03/2002, mas sempre vale ser repetido...
Afinal, como piadas antigas, sempre tem alguém que ainda não leu...

SEMPRE A BELEZA FEMININA
Marcial Salaverry

Muito se fala sobre a "beleza feminina". Li um pensamento que achei sensacional:
"Ser bela, é ser bela por inteiro, no continente e no conteúdo, no exterior e no interior. Ser sábio, é saber valorizar o todo."

Quantas mulheres conhecemos que tem uma beleza física esplendorosa, mas no interior são vazias. Elas passam, e não deixam marcas. Mas aquelas que deixam marcas profundas e perenes em todos nós, são as mulheres cujo interior é digno de nota.

Exemplificando: porventura, existiu mulher mais linda do que a Madre Teresa de Calcutá? do que Anita Garibaldi? do que Joana D'Arc? Existem tantos exemplos que seria difícil enumerar todas. Essas mulheres, de extraordinária beleza interior marcaram sua passagem pelo mundo, e serão sempre lembradas. Em contraponto, existiram milhares de mulheres formosíssimas de quem jamais ouvimos falar. Marcaram sua época e nada mais.

A beleza física é herdada pela genética. A beleza interior é adquirida com o passar do tempo. Recomendo às belas jovens, que procurem rechear seu interior, pois a beleza física fenece com o tempo, e se vocês não cuidarem do espírito, não terão mais nenhuma maneira de atrair a atenção sobre si. Na mesma medida que a beleza física fenece, a maturidade vai revelando a beleza interior das mulheres. E é exatamente essa beleza que prende os homens, pelo menos os sábios. A melhor maneira de se ver e sentir a beleza feminina é pela Internet, pois primeiro conhecemos o conteúdo das pessoas. De minha parte, tenho conhecido virtualmente mulheres belíssimas (pelo menos no meu ponto de vista). As mensagens delas recebidas são dignas de nota; algumas são poetas (tenho lido coisas lindas), outras são mulheres de ação, que se dedicam à criação de sites, ou então à arte da formatação, embelezando textos dos escritores, outras, são pessoas que simplesmente gostam de se comunicar (e o fazem muito bem). A companhia virtual de todas elas, sem nenhuma exceção, é uma das melhores coisas do dia a dia. Então, amigos, é essa a beleza que conta. Claro é que, quando à beleza interior, se alia a física, fica agradável tanto à mente quanto à vista.

A grande maioria concorda com minha opinião sobre a REAL beleza feminina. Lógico que haja vozes discordantes. Afinal, toda a unanimidade é burra, ou falsa.

Aos que acham que a beleza física é fundamental, posso dizer que concordo em parte, pois como fonte de atração, claro que a beleza física é mais chamativa. Todavia, um bom observador sempre procurará ver além do físico. Procurará descobrir, digamos, uma chama interior que denuncie um bom conteúdo, se aquela beldade será capaz de prender a atenção por mais do que uma noite.

Claro, para os que procuram apenas uma companhia eventual, o físico é primordial (até que a rima não ficou mal). Um encontro, um adeus. Nesses casos tem, que haver a atração física. E é só o que importa.

Vamos ver a passagem dos anos. Aquela jovem tão bela, agora é uma senhora de meia idade, menopausada. Se ela só cuidou do físico, sem preencher seu interior com algo de bom, será uma frustrada a se olhar no espelho, lamentando a juventude perdida.

Todavia, se ela se preparou internamente, se tem um conteúdo bom, certamente ao se olhar no espelho, vai admirar cada ruga, cada adiposidade, sabendo que é querida por muita gente, por ter sabido manter através dos anos o seu brilho interior. Aquela que foi uma “jovem luminosa”, agora é uma “senhora luminosa”, admirada por sua capacidade, por seu “brilho interior”. E continuará linda aos 40, aos 50, aos 60, aos 70, aos 80 e mais anos.

O importante, crianças, é manter a beleza espiritual intata. Ela perdura para sempre. Portanto, minhas lindas “coroas”, nunca lamentem a beleza juvenil que se foi. Ela foi substituída, e com vantagem, pela beleza que vocês souberam manter através dos anos, ou seja, a beleza de seu espírito, que permaneceu jovem e lindo. Esta mensagem é dedicada a TODAS as mulheres que, ao olhar no espelho, souberem dizer: VOCÊ É LINDA, EU TE AMO, TODOS TE AMAM.

E assim, a elas, lindas jovens idosas, e a todas as mulheres sem exceção, bem como aos homens que sabem apreciar o que realmente é belo, desejo UM LINDO DIA, que poderá ser lindamente vivido por toas as criaturas que saibam viver a vida, e viver na vida sabendo usar o tal do bom senso...

Essa é uma grande verdade, vamos descobrir o porque desse
desconhecimento de nosso mundo interior...
Vamos tentar nos conhecer...
É muito importante faze-lo...
Osculos e amplexos,
Marcial

PRECISAMOS APRENDER A NOS CONHECER
Marcial Salaverry

Pode mesmo parecer algo muito estranho, mas essa é uma grande realidade, por mais paradoxal que possa parecer, pois a pessoa que nós menos conhecemos, é aquela com a qual nós temos um convívio mais estreito, qual seja, nosso outro eu. Aquele que vive em nosso interior, e do qual pouco sabemos, apesar de conhecermos muito bem seu aspecto exterior, algo feito a cada vez que nos olhamos no espelho, mas nossa alma consegue manter-se oculta...

Assim sendo, sempre será muito difícil aquilatarmos nossa real potencialidade. Muitas vezes julgamos estar em nosso limite, já tendo feito tudo aquilo que pensávamos ser capazes de fazer, e eis que, seja por alguma circunstância fortuita, seja por necessidade imperiosa, tiramos mais um ás da manga, e verificamos que nosso limite ainda não era aquele, e conseguimos realizar algo do qual não nos julgávamos capazes.

O importante em nossa vida, é jamais desistir, sempre tentando alcançar algum objetivo, seja qual for, sempre procurando conhecer qual será nosso limite, imbuidos da certeza de que sempre há algo que desconhecemos e que podemos aprender.

O limite orgânico é fácil de ser constatado, pois nosso organismo estipula até onde poderemos abusar de sua resistência, e quando a extrapolamos, sentimos as consequencias de nossos atos.

Contudo, ainda não conseguimos reunir condições para avaliar a real potencialidade de nosso “eu” interior. Ainda não foi possível definir quais os reais limites do cérebro, e nem da alma. Até onde poderemos suportar certas situações. Até que ponto nossa alma pode tolerar de felicidade ou de sofrimento. Até onde e o quanto somos capazes de amar. Até onde poderá ir nosso desenvolvimento intelectual. Até onde poderemos suportar, mesmo as mais simples situações de nosso cotidiano.

E uma das provas mais irrefutáveis, é o constante progresso tecnológico, sempre em evolução, sempre com novas descobertas, sempre o hoje muito superior ao ontem, e inferior ao amanhã, sendo essa a prova mais cabal que ainda não se chegou ao limite do conhecimento humano, pois, a exemplo do organismo que nos diz quando devemos parar, fatalmente isso ocorrerá com nosso interior, quando esse limite for conhecido. A cada nova descoberta, constatamos surpresos que de nada sabemos, e tudo ainda temos para aprender.

Enquanto isso não acontece, e enquanto os cientistas e os experts, que estão mais adiantados na busca desses limites, ainda não mostram sinais de fim da evolução, devemos pelo menos tentar acompanhar esse ritmo alucinante, “na busca de nosso conhecimento total”.

Apenas exemplificando, podemos citar um dos maiores “milagres” da mente humana, que é a Internet. Ainda não se conhece sequer uma pequena parte de seu real potencial, e talvez seja por isso que fazemos tantas besteiras tentando entende-la, e faze-la funcionar como desejaríamos que ela funcionasse. Ocorre que ela já começa a superar nosso conhecimento, e está nos deixando para trás. Como pode ser possível que algo criado pela mente humana possa supera-la? Mas o que ocorre é justamente isso. Sempre aparece algo de novo dentro desse “monstro devorador de conhecimentos”, que nos surpreende, por mais conhecimentos que tenhamos sobre o assunto. Quantas vezes os técnicos mais capazes ficam sem saber o que fazer diante de certos problemas que surgem nessa “maquininha de fazer doidos”.

No campo da medicina, com todo o incrível desenvolvimento atingido, com todas as descobertas que a ciência já produziu, muitas vezes os médicos apenas diagnosticam: “Uma crise viral”. Ora, que raio de vírus é esse? Será que os virus do computador produzem gripe e resfriado também?

Desde que nascemos, sempre teremos essa incógnita, sobre o conhecimento de nossos reais limites. É interessante, pelo menos tentar desenvolver nosso conhecimento até chegar ao ponto máximo, que jamais será atingido. A única certeza que poderemos ter, é a certeza de que jamais saberemos qual é nosso conhecimento total sobre nós mesmos. Chegar a esta conclusão, já é um passo para essa descoberta. Possivelmente restem ainda mais uns mil passos para tanto, sendo certo que dificilmente os conseguiremos dar.

Sempre haverá pessoas que conseguirão chegar mais perto desse conhecimento, mas sempre haverá algo de novo para ser conhecido, algo que precisaremos aprender, provando cabalmente que o limite ainda não foi atingido.

Vamos continuar tentando? E enquanto isso, sem esquentar muito a cabeça com essas idéias de autoconhecimento total, vamos ter UM LINDO DIA, porque isso está em nossos limites, embora cada dia sempre poderá ser melhor que o anterior... Ou não...
Quem sabe o que nos reserva o futuro?

Um beijo no coração de cada mulher que ler
esta crônica que vem bem do coração de
um poeta romantico...
Osculos e amplexos
Marcial

MULHERES... ESSAS CRIATURAS MARAVILHOSAS
Marcial Salaverry

É sempre com muita satisfação que presto homenagem às mulheres, pois em todos os sentidos, são elas as responsáveis pelos nossos melhores momentos, desde nosso nascimento. E não falo somente em nome dos homens, mas em nome de todos os seres viventes.
Nosso primeiro contato é com nossa mãe. Nosso primeiro alimento também. Os primeiros cuidados que recebemos desde a mais tenra infância, sempre são prestados por mulheres. Vocês já repararam que nas maternidades são quase sempre enfermeiras que atendem. Para lidar com crianças e com parturientes, sempre são mulheres. Há que se ter uma sensibilidade especial para esse atendimento.
Depois, nos bancos escolares, para o ensino das primeiras letras, é a sensibilidade feminina que mais uma vez se destaca. A grande maioria do professorado primário é composta por mulheres. Claro, para se lidar com crianças, sempre a sensibilidade feminina é mais confiável. Afinal, é nas escolas primárias que se molda a personalidade dos futuros adultos. E essa é uma responsabilidade muito grande, que cabe às nossas heroínas.
Na sequencia da vida, as mulheres continuam sempre com a maior dose de trabalho.
Em priscas eras, as mulheres eram criadas apenas para cuidar da casa, dos filhos e do marido, a quem se devia obediência cega. Em algumas regiões, era obrigação tratar o marido como "Meu Senhor". Pode? Era assim...
Felizmente para todos, a situação mudou radicalmente. Mas a luta que as mulheres tiveram que manter para conseguir tal mudança, foi enorme... A resistência masculina à perda dos privilégios adquiridos há tanto tempo foi muito grande.
Torna-se desnecessário relembrar a quantidade de passeatas, de protestos que elas tiveram que fazer. Passaram por muitas humilhações. Mas ei-las agora, vencedoras e rainhas absolutas...
Bem, nem tanto, pois, por incrível que pareça ainda hoje existe resistência contra a ação das mulheres. Já conseguiram galgar posições importantes, mas ainda tem que vencer muitas restrições. Ainda existem homens e, por incrível que pareça, até mulheres, que acham certos trabalhos "essencialmente masculinos”, bem como para a prática de certos esportes, como o futebol, por exemplo, existe muita resistência quanto a sua prática pelas mulheres.
E sempre será um lindo espetáculo o futebol feminino, como todo e qualquer esporte praticado por mulheres.
Gente... Estamos no século 21, já notaram? Temos que abrir os olhos, e ver que as mulheres têm tanta capacidade quanto os homens para a execução de qualquer tipo de trabalho, para a prática de qualquer tipo de esporte. E ainda apresentam uma vantagem que cada vez se torna mais perceptível, pois elas tem uma sensibilidade muito apurada, que lhes permite tomar decisões mais acertadas em situações delicadas.
Temos que reconhecer isso, acabando com essas restrições que verificamos ainda existir. Por exemplo, não consigo entender o porque, que para um mesmo tipo de trabalho, o salário da mulher seja inferior ao do homem. Não dá para entender.
Não resta a menor dúvida que para o DIA INTERNACIONAL DA MULHER, em boa hora criado, (bem... não é hoje o Dia Internacional da Mulher? Discordo, pois todos os dias do ano devem ser o Dia da Mulher...) temos que prestar a mais significativa das homenagens, oferecendo uma rosa a cada uma delas. São muitas? Ora, também somos muitos a oferecer...
A vocês, criaturas maravilhosas, um GRANDE BEIJO NO CORAÇÃO.
E para todos que sabemos agradecer a presença sempre maravilhosa de nossas queridas companheiras, vivamos a seu lado, mais UM LINDO DIA.

A real beleza da mulher madura,
está em sua alma... em sua sensualidade...
E como são belas...

A BELA MULHER MADURA
Marcial Salaverry

Para ver a real beleza da mulher,
há que sua alma conhecer,
há que saber analisar
o ela traz na alma, no olhar...
Há que se ter sensibilidade,
para entender seus momentos de felicidade,
entendendo que seu encanto
está em seus momentos de pranto,
como está nas horas de alegria,
mesmo que na rotina de todo dia,
percebendo assim como é verdadeira
sua beleza feiticeira...
Por vezes a languidez de uma gata
em seu espreguiçar cheio de sensualidade,
que pode se transformar em fera
se ferida em sua sensibilidade...
Há que saber despertar essa beleza interior,
pois será fácil embelezar o exterior...
Mas a beleza interior vemos no olhar,
que consegue traduzir o que a alma está a levar...
E o olhar da mulher madura
tudo consegue mostrar,
principalmente quando está amando,
e nessa felicidade vai se embalando...
Para seu amor conquistar,
basta saber seu amor despertar...

Marcial Salaverry

Vamos tentar entender os conceitos da Páscoa,
e a diferença em como era no passado, e como
está sendo vivida no presente.
Vamos aproveitar que está chegando, e assim
não custa deixar um lembrete do real significado da Páscoa...
Osculos e amplexos

VAMOS ENTENDER O REAL SIGNIFICADO DA PÁSCOA
Marcial Salaverry

Na verdade, parece ser meio desgradável falar nisso, mas as atribulações da chamada "vida moderna", e a grande capacidade de marketing, conseguiram transformar a outrora tradição da Páscoa, num dia eminentemente comercial, e assim, a Páscoa transformou-se, de uma festividade religiosa, para um feriado comercial.

Para tirar a dúvida, basta perguntar a qualquer criança o que é a Páscoa, e com certeza, de cada 10, pelo menos 12 saberão dizer que é o dia de ganhar presentes, e, principalmente, dia de comer muito, mas muito chocolate, possivelmente até conseguir uma bela dor de barriga, e dessa maneira, as antigas tradições a respeito da Páscoa estão sendo pouco a pouco esquecidas.
As famílias mais se preocupam com o Almoço de Páscoa, do que com o real significado da data.

Na verdade, ao invés de comer e beber tudo o que tem direito, e mais alguma coisa, deveriam aproveitar a reunião familiar para acertar diferenças porventura existentes, procurar no real significado da Páscoa, a meditação, o diálogo em paz. E, principalmente, a harmonia e o perdão, pregados por Cristo.

Atualmente o comércio conseguiu transformar TAMBÉM a Páscoa numa festa comercial. Estimula-se a troca de presentes. Por que troca de presentes na Páscoa? Na verdade, para se comemorar a Ressurreição, o importante seria procurar a Paz, o Amor, a Amizade, a Confraternização, o Perdão, jamais a comilança desenfreada, e a troca de presentes, eis que com essa idéia comercial, mais se acentuam as diferenças sociais, contrariando os reais preceitos cristãos.

Lembrar o que realmente vem a ser a Semana Santa não deve ser necessário, já que todos devem, pelo menos conhecer a saga do martírio de Jesus e sua Ressurreição, apenas o que se pode lamentar é o esquecimento das reais tradições e a consequente transformação em mais um feriado comercial, portanto, seria necessário que se fizesse uma reconscientização do verdadeiro significado dessa data.

Não haveria a necessidade de se abandonar os novos conceitos que já estão muito arraigados. Mas que apenas nos voltássemos um pouco mais para os verdadeiros significados da data, que procurássemos pensar mais no espírito do que na matéria, e que pelo menos agora, na Páscoa, fizéssemos uma tentativa de atingir os ideais de Paz, Amor, Compreensão e, principalmente, Perdão.

Claro que não é somente na Páscoa que devemos ter esses pensamentos. Eles deveriam fazer parte de nosso dia a dia. Mas da maneira como o mundo se apresenta, isso é pura utopia. Em tese, a Páscoa poderia ser um pretexto para que ao menos se falasse nisso.

O mundo inteiro está em pé de guerra. Se não é guerra fratricida entre irmãos de raça, é guerra religiosa (é o cúmulo, guerreia-se em nome de Deus). Ou então é guerra nas cidades, (com a violência das ruas, vive-se em pé de guerra). Em nosso dia a dia, estamos sempre assistindo cenas de uma violência inaudita. Ultimamente, a maldade humana tem se esmerado em demonstrações de autêntica barbárie...
Enfim, assim caminha a humanidade, querendo apressar seu fim...

Pelo menos, então, no recesso de nossos lares, vamos procurar essa comunhão espiritual, ao menos nestes dias, procuremos esquecer a violência externa, e, com muita paz no coração, vamos fazer vibrações de amor para todos.
Convoco os amigos e amigas internautas a um aperto de mãos simbólico. Imaginemos ouvir a música de Lennon, e com muito Amor, muita Paz no coração, prestemos nossa homenagem a Jesus.
E com esse ideal em meu coração, espero que todos tenhamos UM LINDO DIA, e que esta Páscoa possa ser o símbolo de um renascimento de humanidade...
Podemos nos lembrar durante todo este ano, procurando fixar bem em nosso coração essa idéia de LUZ, PAZ, AMIZADE, AMOR, algo extremamente necessário para viver bem...Pelo menos tentar podemos...


"Depois da tempestade vem a bonança..."
Depois de uma dor, a felicidade se alcança...

DEPOIS DA TEMPESTADE
Marcial Salaverry

Depois da tempestade,
vem a bonança...
Vem a felicidade,
no lugar da saudade...
Vem o amor,
trazendo seu calor...
Vem o amor,
no lugar da dor...
A dor de perder,
que traz o sofrer...
O amor, é da vida o amanhecer...
A dor, é o seu anoitecer...
Amanhecer, com o brilho do sol...
Anoitecer, com o escuro após o arrebol...
Vamos viver o amor enquanto existir,
Vamos viver com sinceridade, sem fingir...
Não deixemos que essa tempestade
abale do amor, a felicidade...

Marcial Salaverry

É importante entender a sabedoria da natureza...
Entender a importância da água em nossa vida,
não permitindo que todas as recomendações sobre
seu bom uso, simplesmente sigam por água abaixo...
Ósculos e amplexos,
Marcial

É CERTO QUE DEPENDEMOS DA ÁGUA
Marcial Salaverry

Considerando que realmente dependemos da águia para nosso bem estar, é preciso bem entender a importância que a água representa em nossa vida, não podendo jamais nos esquecer de que ela, a água, é uma das maiores bençãos que a natureza nos deu, se não for a maior de todas.

É preciso lembrar que a sabedoria da natureza sempre inspirou os homens em suas descobertas. Podemos facilmente concluir que todas as grandes invenções, foram fruto da curiosidade e da mente inventiva de alguns iluminados que, observando a natureza com a curiosidade de uma criança, conseguiram descobrir os meios para desenvolver seus inventos.

Senão vejamos. Foi observando os pássaros em suas evoluções que surgiu a ideia de que poderíamos também voar. E Ícaro foi o precursor dos jatos de hoje.
Foi observando o castor a represar a água, que o homem descobriu que poderia usar a força da água em seu benefício.
E não podemos nos esquecer de que a calma da tartaruga nos ensina o segredo de uma longa vida, e que o espírito de organização das formigas ensina como viver em mundo global, com cada qual cuidando de sua parte.
Mas na verdade, nem tudo é bem entendido, pois a história do galo mandar no galinheiro, foi mal assimilada pelos homens, provando que nem tudo é perfeito.

É importante sabermos nos harmonizar com os elementos da natureza, com a terra, o fogo, a água e o ar, pois sabemos que o desequilíbrio de um deles pode destruir todo o sistema. A natureza tem seus meios de controle, e se o homem não souber usa-los pode por tudo a perder.

Uma das maiores forças da natureza, senão a maior de todas, é a água, e é justamente ela que nos dá as maiores lições de vida, e que deveríamos muito bem assimilar.

Vejam como a água enfrenta os obstáculos que encontra em seu caminho, analisando o percurso de um rio. Em sua nascente, um fiozinho de água, correndo placidamente, saltando sobre pedras, pulando obstáculos, e não tem medo de dar grandes saltos para prosseguir em sua caminhada. Sabe aliar-se a outros que vão surgindo. Não se preocupa em saber quem é o mais forte, pois sabe que é a união que faz a força, e aproveita bem todo o seu poder, e se unifica ao encontrar qualquer porção semelhante.

Sabe receber mais água, seja vinda do céu ou das terras distantes. Não tem preconceito com este ou aquele tipo de água, assim servindo de exemplo para certos governantes... Seja da chuva, seja de rios barrentos, seja de rios poluídos, as águas se encontram e se diluem, movimentando-se pela terra em perfeita harmonia. É capaz de se amoldar a qualquer ambiente, congelando-se para suportar o frio, ou gaseificando-se quando o calor for muito forte. É capaz de enfrentar e dominar o fogo. E finalmente quando chega até o mar, não cria barreiras pela diferença “racial” existente. Apenas une-se ao mar, formando a grande massa líquida que domina o mundo.

Já está mais do que na hora de sermos como a água, aprendendo a grande lição que ela nos oferece, esquecendo preconceitos e diferenças raciais, sociais ou sejam quais forem, pois somente com uma boa e sólida união poderemos realmente descobrir como bem viver e sobreviver. Precisamos aprender a deixar passar certas coisas, ao invés de sempre querer provar que somos os melhores em alguma coisa, e assim, precisamos aprender a mudar de rumo e contornar obstáculos, sem permitir que o desespero e o desalento nos dominem. Quando preciso for, adquirir a dureza de um iceberg, ou então saber subir ao céu para uma eventual purificação, e voltar como uma chuva benfazeja.

O importante é aprender a grande lição, seguir em frente, até chegar ao grande objetivo da vida, até o nosso “mar particular”. Obstáculos existem para serem transpostos, e deveremos saber transpo-los, sem procurar "passar por cima" de ninguem, respeitando nossos semelhantes, como o rio respeita todos seus co-irmãos...

Tristezas que nos congelem a alma, poderão ser vencidas quando de novo o sol raiar, provocando seu degelo. Raiva que nos faça ferver, acaba se evaporando, e poderá voltar ao caminho antes trilhado. E além de tudo, nossa amiga água sacia nossa sede, e realmente nos dá a vida.
Por vezes ela se excede e causa desgraças com suas enchentes? Basta buscar as reais causas, e veremos que algo feito pelo homem provocou essa tragédia.
Cumpre salientar que se não fosse a água, a raça humana não existiria mais. Aliás, não existiria qualquer tipo de vida no nosso planeta.

E diante de um belo copo de água, pois jamais poderemos nos esquecer de que a ingestão de alguns copos d'água diariamente são extraordinariamente benéficos para nossa saúde, desejo a todos UM LINDO DIA, que deve ser brindado assim, com um copo d'água, a melhor de todas as bebidas...

⁠Amor, amizade, são sentimentos que são, ou não são...
Não se ama muito ou pouco, ou se ama, ou não se ama...
Assim como a amizade, ou é amigo, ou não...
Meio amor, ou meio amigo, não existe...

AMOR POR INTEIRO
Marcial Salaverry

Pedaços de amor inexistem,
o amor é total,
se existe, é amor,
se inexiste é desamor...
Nem pedacinhos,
nem pouquinho...
É, ou não é...
Sem a presença,
é amor ausente,
mas sentido presente,
quando existe
e insiste,
mesmo se a distancia persiste...
Amemo-nos, por inteiro,
jamais aos pedaços...
Sem perguntas ou respostas,
amando-nos, simplesmente...
Total e incondicionalmente...
Assim é o amor por inteiro,
amor verdadeiro,
que pode atravessar décadas,
num clima de luz, paz, amizade, amor...

As mulheres não abrem mão de seu desejo de
"liberdade, igualdade, fraternidade" e muito respeito.
É seu mais lídimo direito, e uma luta que merece
ser devidamente respeitada...
Osculos e amplexos,
Marcial

FELICIDADE E LIBERDADE, LÍDIMOS DIREITOS FEMININOS.
Marcial Salaverry

Desde tempos imemoriais este é um desejo sempre sufocado por um machismo irracional, e verdade seja dita, hoje as mulheres podem ir busca de sua felicidade, de sua liberdade, mas até algum tempo atrás, elas sofriam uma castração violenta, pois não tinham direito de escolher seu caminho, pois estavam como que submetidas ao jugo masculino, e assim, deviam uma cega obediência, quando jovens, a seus pais, ou quando casadas, a seus maridos.

Não eram donas de escolher seu destino. Os seus “donos” escolhiam por elas. Pouquíssimas profissões estavam abertas às mulheres. Professoras, enfermeiras, donas de casa, eventualmente operárias. Nada além disso. Foram séculos de submissão total e completa, até que o desejo de sair dessa situação começou a dominar a alma feminina.

Mas, as heroinas que tentavam alguma coisa, eram discriminadas, perseguidas, e até queimadas vivas, e essa situação parecia que não iria acabar jamais, mas com a evolução do tempo, as coisas foram mudando lentamente. Contudo, irritadas com a lentidão dessa evolução, foram à luta e conseguiram alguma melhoria. E foram galgando certas posições eminentemente tidas como masculinas, num notável progresso, se formos considerar o que ocorria até a metade do século passado. Até o fim dos anos 60, meados dos anos 70, quando a chamada “Revolução Feminina” conseguiu grandes vitórias.

Atualmente pode-se notar que as mulheres estão acordando, e já saíram completamente da letargia, e foram à luta, e conseguiram chegar bem perto da famosa igualdade de direitos e deveres, tão reivindicada nos anos 60 e 70.

Vamos destacar alguns aspectos do que vem a ser essa busca da felicidade, lembrando que hoje, as mulheres descobriram que já podem se expressar, que já tem direito a opinar sobre tudo, que já podem decidir sobre seu Destino.

Sem dúvida alguma, as mulheres estão participando muito ativamente em todos os campos de atividade, sendo excelentes profissionais liberais, executivas, políticas, enfim em todos os segmentos nota-se a presença feminina cada vez mais atuante. Sempre com inteira liberdade para escolher seu campo de ação.

Contudo, muitas mulheres ainda se dizem insatisfeitas nos seus relacionamentos, pois ficam presas a um casamento, dizendo depender do marido para se manter, sendo que essa era a situação geral das mulheres antigamente. Hoje, contudo, só pode atribuir-se a um acomodamento de situação. O não querer ir à luta, por ser conveniente permanecer sob o jugo do marido castrador. É preciso “sacudir a poeira”, vencer os preconceitos, e acabar com essa situação. Penso que o ideal é procurar-se um diálogo para definir posições, para fazer valer sua opinião. Claro está que para haver um diálogo o marido tem que participar e é importante que isso ocorra, para o bem do relacionamento, e nem sempre o lado masculino está de acordo com esse diálogo, pois iria perder muitas de suas prerrogativas.

Analisando bem a situação, é fácil inferir que as mulheres só tiveram ganhos com a emancipação, não devendo jamais se arrepender das coisas que fizeram com esse objetivo, arrepender-se, só do que ainda não foi feito. Na realidade, o homem também agradece à mulher que trabalha fora e o ajuda. É um ganho também para o masculino, ajudando decisivamente para o sustento da casa.

Sem dúvida que as mulheres tiveram ganhos com essas mudanças conseguidas, bastando citar a descoberta de suas reais possibilidades, de sua real capacidade. Basta observar que as mulheres descobriram que podem viver sozinhas, que conseguem se manter sem precisar estarem subjugadas a situações que seu interior não aceitava. E o homem inteligente tem mesmo que agradecer essa nova situação, não apenas pela ajuda que o trabalho feminino representa para o orçamento, mas também por ter descoberto que é muito melhor ter uma companheira andando a seu lado, do que aquela antiga escrava doméstica correndo atrás e abanando o rabinho...

Antes a mulher sequer se olhava, e a emancipação só é verdadeira, se vier de dentro para fora. Se a mulher, ao se olhar no espelho, ver que prefere se arrastar penosamente pela vida, por não querer arregaçar as mangas e viver a vida por ela, nada valeu a pena. Nada pode ser por obrigação. Ela tem que se conscientizar de que realmente quer definir sua situação perante o mundo.

Claro. A pessoa, seja mulher ou homem, tem que, ao se olhar no espelho, gostar daquilo que vê, e certamente tem que saber enxergar a luz interior brilhando, e indicando o caminho. Caso contrário, é melhor voltar para a cama e esperar a morte chegar. É importante encarar tudo com disposição e vontade. Tem que vir de dentro para fora.

Essa mulher moderna tem que saber se valorizar, e tem que dar o devido valor às suas conquistas, não podendo se acomodar a situações.

Claro é que essa nova mulher apesar da desejo de reverter a situação, do que mais vem sentindo falta, é do famoso “amante à moda antiga”, que abre as portas, dá precedência, cede lugar e, principalmente, que ainda manda, ou melhor, que leva em mãos flores para sua amada. E que romanticamente lhe beija a mão.

Em suma, apesar de tudo, o romantismo ainda é o grande sonho de todas as mulheres.

Amigos... vamos atende-las? Com uma rosa nas mãos, vamos desejar UM LINDO DIA, pois sem a presença feminina, o mundo fica mais feio...

“Numa relação as pessoas tem que entrar por inteiro, se não, você coloca o outro como seu complemento. E se ele sai, você fica pela metade? Ninguém é de ninguém nesse sentido”. L'Inconnue