No dia 25 de julho comemora-se o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha e, para celebrar a data, selecionamos algumas das frases mais inspiradoras de mulheres negras do nosso Brasil.

Porque já que é pra tombar… 😉

A consciência em ser negra: frases potentes sobre o racismo 👊🏼👊🏾👊🏿

Se você faz parte dos 25% da população do Brasil que é representado por mulheres negras, ou dos 54% da população que é negra, então essas frases podem gerar identificação contigo. Caso não, não tem problema: é mesmo para refletir, absorver e compartilhar!

Precisamos ser criadas para a liberdade. O mundo é grande demais para não sermos quem a gente é. Elza Soares - Cantora

A gente é criada para ser assim, mas temos que mudar. Precisamos ser criadas para a liberdade. O mundo é grande demais para não sermos quem a gente é.

Elza Soares - Cantora

Ser mulher, ainda hoje, é saber e ter a consciência da luta pelo respeito e dignidade como uma pílula diária. Ser mulher negra, é um tanto mais intenso, porque a dose desse remédio diário se faz mais necessária pela possibilidade de se manter viva

Mônica Custódio - Secretária da Consciência Negra da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB)

As crianças negras de menos de cinco anos já veem a boneca branca como a linda e a boazinha e a boneca negra como a feia e má. Por quê? Eles nascem com ódio deles mesmos? Claro que não. A sociedade cria este ódio.

Alexandra Loras - Ex-consulesa da França no Brasil

Eu não sou a culpada pelo estupro, a pedrada, pelo meu sangue que vaza, pela minha pele que racha, por estar sexualizada, por ser comercializada.

Nina Oliveira - Poeta e musicista

Não existe feminismo se você não defender a vida das mulheres negras e não defender a vida das mulheres trans, que são as que mais morrem no Brasil.

Bia Ferreira - Cantora e poeta

O imaginário brasileiro, pelo racismo, não concebe reconhecer que as mulheres negras são intelectuais.

Conceição Evaristo - Escritora

Sou eu quem carrega essa bandeira há anos no Brasil, durante toda a minha trajetória. Não tem ninguém mais que fale de mulher, de negritude. E não falam porque é uma doença, uma doença chamada “medo”.

Elza Soares - Cantora

entre esquerda e direita, continuo sendo preta.

Somos seres humanos como os demais, com diversas visões políticas e ideológicas. Eu, por exemplo, entre esquerda e direita, continuo sendo preta.

Sueli Carneiro - Fundadora do Geledés – Instituto da Mulher Negra

Quando tem um guarda me seguindo no supermercado do Pão de Açúcar, eu posso sentir o que é o racismo. Porque lá, não sou consulesa, sou uma mulher negra. Então eles me seguem pra ver se vou roubar alguma coisa

Alexandra Loras - Ex-consulesa da França no Brasil

Aqui no Brasil, como se criou esse mito da "democracia racial", de que todo mundo se ama e todo mundo é legal, muitas vezes o próprio sujeito negro tem dificuldade para entender que nossa sociedade é racista.

Djamila Ribeiro - Filósofa e ativista

Status: mulher negra. Frases inspiradoras para espalhar nas suas redes

Frases impactantes sobre a negritude brasileira que encontra nas mulheres negras uma força desde muito tempo! É para espalhar autoestima e força para todas as pessoas negras que você conhece 😉

Se a coisa tá preta, a coisa tá boa.

Se a coisa tá preta, a coisa tá boa.

Monique Evelle - Jornalista e empresária

A partir do momento que você, mulher, assumir o seu black, você está construindo sua identidade e a de outras mulheres.

Nátaly Neri - Influencer Digital

Nunca compare o seu início com o de ninguém

Monique Evelle - Jornalista e empresária

E nem venha me dizer que isso é vitimismo. Não bote a culpa em mim pra encobrir o seu racismo!

Bia Ferreira - Cantora e poeta

Não dá para falar em consciência humana enquanto pessoas negras não tiverem direitos iguais e sequer forem tratadas como humanas.  Djamila Ribeiro  - Filósofa e ativista

Não dá para falar em consciência humana enquanto pessoas negras não tiverem direitos iguais e sequer forem tratadas como humanas.

Djamila Ribeiro - Filósofa e ativista

O racismo escarra na minha boca enquanto me beija.

Nátaly Neri - Influencer Digital

O pessoal da orientação sexual não vai retroceder em suas lutas, as mulheres não vão recuar nas suas agendas; nós não vamos voltar para a senzala. E isso está colocado. Vai ter luta!

Sueli Carneiro - Fundadora do Geledés – Instituto da Mulher Negra

Mulheres negras: empoderem-se! ✊🏽✊🏾✊🏿

Muito se fala hoje em dia de ser “empoderada”. Mas, o que é empoderamento? A arquiteta e ativista negra Joice Berth já respondeu em um livro lançado em 2018, mas basicamente, é tomar consciência de si para sair da condição de inferioridade. O que você tem feito para se amar mais? E espalhar autoestima aos seus iguais?

As frases abaixo falam um pouco sobre isso.

O meu texto é um lugar onde as mulheres se sentem em casa.   Conceição Evaristo  - escritora

O meu texto é um lugar onde as mulheres se sentem em casa.

Conceição Evaristo - Escritora

Precisamos ter consciência de que muitas mulheres morreram para que pudéssemos ficar vivas, termos liberdade de escolher e fazer o que quisermos.

Elza Soares - Cantora

Os padrões de beleza são totalmente nocivos para a construção da autoestima da criança negra e por isso é importante outros referenciais, entender que pessoas negras também pensam o mundo e que fazem parte da construção da sociedade.

Djamila Ribeiro - Filósofa e ativista

Eu desejo que meninas negras e indígenas possam sonhar com outros futuros e não só aqueles que estão socialmente dados para nós.

Eu desejo que meninas negras e indígenas possam sonhar com outros futuros e não só aqueles que estão socialmente dados para nós.

Silvana Bahia - Jornalista, cineasta e ativista

Nós, mulheres negras, somos a vanguarda do movimento feminista nesse país; nós, povo negro, somos a vanguarda das lutas sociais deste país porque somos os que sempre ficaram para trás, aquelas e aqueles para os quais nunca houve um projeto real e efetivo de integração social.

Sueli Carneiro - Fundadora do Geledés – Instituto da Mulher Negra

A única saída que eu encontrei para superar alguns problemas foi ser a primeira aluna da sala. É aquela história, “ela é pretinha mas é inteligente”.

Lélia Gonzalez - Intelectual, professora e cofundadora do Movimento Negro Unificado

Eu acho muito interessante como o Brasil me deu um palco para falar deste assunto, como se eu fosse mais válida a falar sobre isso porque sou estrangeira e mulher negra da elite. É interessante ver isso porque vejo muito mais mulheres brasileiras militantes, ativistas, que são muito mais experts na causa negra do que eu, mas elas não estão presentes na mídia. Estão basicamente ausentes.

Alexandra Loras, ex-consulesa da França no Brasil

Gosto de dizer ainda que a escrita é para mim o movimento de dança-canto que o meu corpo não executou, é a senha pela qual eu acesso o mundo.

Conceição Evaristo - Escritora

O Quilombo é memória, que não acontece só pros negros, acontece pra nação.

Beatriz Nascimento Historiadora e escritora brasileira

Representatividade para mim é disputar sentido, criar referência, narrativa. O mundo em que vivemos é muito plural e cada vez mais a gente vai ter que lidar (ainda bem) com essa questão. Não vai dar para impor padrões goela abaixo sem alarde, sem luta!

Silvana Bahia - Jornalista, cineasta e ativista