Dia da Consciência Negra

Cerca de 17019 frases e pensamentos: Dia da Consciência Negra

Não precisamos de um dia da consciência negra, branca, parda, amarela, albina... Precisamos de 365 dias de consciência humana.

Thiago Saraiva
1.7 mil compartilhamentos

Olha de novo: não existem brancos, não existem amarelos, não existem negros: somos todos arco-íris.

Ulisses Tavares
1.5 mil compartilhamentos

Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito.

Albert Einstein
10 mil compartilhamentos

A mais perigosa criação no mundo, em qualquer sociedade, é um homem sem nada a perder.

Malcolm X
780 compartilhamentos

Enquanto imperar a filosofia de que há uma raça inferior e outra superior o mundo estará permanentemente em guerra.

Haile Selassie
1.1 mil compartilhamentos

O preconceito da raça é injusto e causa grande sofrimento às pessoas.

Voltaire
288 compartilhamentos

Dia da consciência negra

Parabéns aos negros do nosso planeta;
Parabenizo-os porque são guerreiros, batalhadores, objetivos cada dia mais provam suas capacidades, obtendo grandes conquistas.
Parabéns para aqueles que não ficam presos em um mundo de preconceitos para com eles mesmos; não se vitimam por sua história, preferem erguer a cabeça e continuar lutando.
Grandes homens negros fazem parte dela e se destacam de uma forma especial, desde Zumbi dos Palmares a Martin Luther King Jr.
Foram idealizadores de grandes revoluções; contra a escravidão, contra o racismo, a favor da liberdade de expressão e pregando que cada um tivesse seus ideais.
Porque todo dia é dia do ser humano independente de sua cor de pele, religião ou classe social.
Não quero chover no molhado mas a verdade é que o racismo é ridículo, mais ridículo ainda é ter que conviver com pessoas racistas em pleno século XXI.
Não estamos em 1608, o mundo evoluiu bastante, e espero bem que as pessoas sigam esses parâmetros.
Creio que os negros não precisam de cotas nas universidades e sim que a população abra os olhos e vejam que eles fazem parte da sociedade tanto quanto qualquer outro 'branco'.
Há inúmeros negros talentosos; atores, atrizes, cantores, cantoras, políticos, atletas, ativistas, modelos, produtores, diretores, enfim, pessoas que se destacam por terem talento.
Já foi eleito o primeiro negro ao cargo de maior destaque da política internacional com nome muçulmano e valores próprios temos de nos conscientizar que somos mais que isso, orgulho e alegria de muitos ver um então senador se tornar o presidente dos Estados Unidos da América.
Ou recentemente no concurso de Miss Universo a eleita foi nada mais nada menos que uma linda mulher negra de origem Angolana.
Mais que um costume de anos atrás que permaneceu na cultura de alguns, devemos mostrar nossas capacidades também aceitando que a cor da pele não altera o carácter de uma pessoa.
Que podemos viver melhor estando na realidade.
E a realidade é que vivemos em um planeta de etnias diferentes, negros, brancos, asiáticos, índios, latinos... falamos línguas diversas, assim como a cultura, porém somos todos seres humanos.

Kely Oliveira
87 compartilhamentos

Existe um tal dia da consciência negra. Dia este em que as pessoas querem dar uma de que não tem preconceito contra as pessoas denominadas Negras. Negra é a consciência das pessoas, que não reconhecem a beleza das tonalidade, da cor da pele humana. Quando Deus criou a pele humana, a fez basicamente marrom, variando da amarelada; nunca branca, até marrom bem escura, nunca preta. Portanto esta raça branca e raça negra não existem. É apenas uma forma preconceituosa de algumas pessoas de tonalidade mais clara quererem ser melhores que as mais escuras. Os amarelos que se dizem brancos, para desfazer dos marrons, chamam eles de negros.

Manoel Ferreira
Inserida por matheuscostha

BOM DIA MEUS BONS AMIGOS!
Hoje estabeleceu-se que é o dia da Consciência Negra, e com feriado.
Mas deveríamos sim comemorar todas as raças, seja branca, negra, amarela, ou o índio, também os nordestinos, nortistas, sulistas, imigrantes e tantos retirantes!
Seria sim, um dia de agregação de nosso povo, uma união para acabar com todo o tipo de preconceito existente em todas as classes sociais.
Vocês concordam?

melanialudwig
Inserida por MelaniaLudwig

Proclamação da República, independência do Brasil, descobrimento do Brasil, Dia da consciência negra... precisamos conhecer melhor nossa história e parar de celebrar a hipocrisia...

Ana Julia
Inserida por juliajulhinha

Eu concordo SIM, com o dia da Consciência Negra!

Não porque somos de etnia diferente, e sim porque somos ESPECIAIS.

Somos de descendências que foram escravizadas, e essa libertação foi importante SIM... ganharmos um dia relembra o mundo desse mínimo detalhe.

Não encaro esse dia como preconceituoso, como destacam alguns negros. Creio que quem é contra esse dia é o mais preconceituoso.
O mundo é preconceituoso, e antes de apontar seu irmão, olhe pro seu umbigo. Se aceite como é!

De que adianta você ser Preto ou Branco? Amarelo ou Vermelho? Se seu comportamento diante das DIFERENÇAS é dos piores?
Pois é gente! Vamos acabar com nosso próprio PRÉ CONCEITO das coisas diferentes, vamos amar incondicionalmente como se não houvesse amanhã, que seja rico, pobre, preto ou branco, brasileiro ou estrangeiro... como diria um grande poeta "A ALMA NÃO TEM COR"!

Por isso agradeço o dia de hoje! E lembre-se meu povo: DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA! SIM! POR QUE NÃO?

Lindo dia a todos e aproveitem que podem usufruir deste dia de folga hoje. Use-o para AMAR E PENSAR!

Juliana Fernandes
Inserida por Juligessiger
1 compartilhamento

Eu trocaria o dia da consciência negra pelo dia da consciência social.

Cleiton Robson
Inserida por CleitonRobson

Homenagem ao dia da consciência negra: combatermos os estereótipos redobrando a qualidade da vida!

Jorge Sunny
Inserida por RITAMENINAFLOR

Todos devemos nos conscientizar de uma coisa: o ser humano está nesse mundo para buscar crescimento espiritual e para isso deve aprender a conviver e aceitar as diferenças. Devemos reconhecer que somos todos iguais em direitos e deveres, em nossas qualidades e defeitos, erros e acertos. Alguém uma vez já disse e eu concordo: só existe uma raça... a raça humana.

Giovanni Dulor Chagas
Inserida por giovannidulorchagas

Se o muro que me impede de avançar é o racismo, vou derrubar com minha consciência negra.

Eli Odara Theodoro
451 compartilhamentos

O dia em que pararmos de nos preocupar com Consciência Negra, Amarela ou Branca e nos preocuparmos com a consciência humana, o racismo desaparece!

Morgan Freeman
2 compartilhamentos

O dia da consciência negra deveria se chamar de O dia do racismo. É uma data que ridiculamente enfatiza a desigualdade racial a partir do momento que criam um dia exclusivo e ingenuamente a seu favor, quando na verdade, só o excluem, tratando com diferença perante outras raças.

Felipe Magister
Inserida por FelipeMagister

20 de novembro- Dia da Consciência Negra.

Palavra de educadora:
Como professora nunca esperei menos ou mais de um aluno pela sua COR. Isso não tem nada a ver. Isso é um olhar racista e preconceituoso. Como supervisora, também nunca esperei menos ou mais de um funcionário pela cor. Isso seria uma atitude racista e preconceituosa. E aqui pra nós, porque esperar mais ou menos de alguém? Nossa missão é acreditar no potencial de todos. É claro que ao realizar a avaliação da aprendizagem e do desempenho de trabalho, saberei potencializar aqueles que precisarei suprir alguma necessidades e aqueles que precisarão de mais desafios. Isso é trabalhar a diversidade, tão presente numa sala de aula e numa equipe de trabalho. Além da Consciência Negra, pois os negros ficaram historicamente em prejuízos de oportunidades. Temos que ter a Consciência do ser humano. Vejo muitas discriminações associadas, a pessoa não apenas negra, mas se for pobre, de classe baixa, ai o sofrimento é incalculado. Quantas vezes temos ir fazer uma compra como se estivéssemos indo para uma festa, para quê? para que não nos ofereçam apenas as liquidações. Isso é pré-julgamento. Mas voltando a falar da Consciência Negra, tantos casos já tive que resolver ... xingamentos sai facilmente: macaco, chimpanzé, sujo, etc... (e muitas vezes são crianças negras, que xingam, ora por defesa, ora por não se autoafirmarem negras, ora por sofrimento mesmo). Lembro de uma aluna relatar que conversava com a avó que a criava que quando fosse ser mãe se a criança fosse negra deixaria lá no hospital. E qual era sua cor? Porque ela já pensava isso? Isso não lhe incomoda, não lhe choca?? A mim sim!!! Meu pai é negro e sempre fala que não precisa de favores para ser o que é. Nem preciso descrever o que ele é. Em resumo: um intelectual nato. Um negro de orgulho!!! Um dia quem sabe, tudo seja naturalmente visto e naturalmente respeitado. Olhe o ser humano além da cor, além do dinheiro, além do que ele esbanja de argumentos. Olhe para o ser humano pela essência, pelo riso, pelas ações, pela inteligência, isso é racionalmente lindo. Ontem meu esposo viu uma reportagem e falou, esse cara já está velho, e minha filha ao lado retrucou: Ah pai é a vida. Como aquilo era natural para ela, como o negro é natural para ela, como o pobre é natural para ela, (natural aqui significa que ela entende e compreende o sentido de cada condição) isso é uma FORMAÇÃO CIDADÃ. Que cada um de nós possamos contribuir NA NOSSA FAMÍLIA E NO ESPAÇO DE TRABALHO para acabar com o racismo em todas as suas formas. Em especial ao negro neste dia de Consciência Negra.

Andrea Carla Agnes e Silva Pinto
Inserida por andrea_agnes
1 compartilhamento

Dia da Consciência Negra é uma data importante para termos orgulho do que somos, é preciso garantir igualdade por um povo que sofreu muito e hoje merece o nosso respeito.

Matheus Pedrosa
Inserida por matheuspedrosa

CONSIDERANDO O FERIADO DO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA...POR UMA QUESTÃO DE IGUALDADE, ACHO QUE ESTÁ NA HORA DE PLEITEARMOS POR FERIADOS PARA CADA COR DE PELE, NÃO É MESMO? "SIRPAUL TAVARES"

Sirpaul Tavares
Inserida por SirpaulTavares