Marcial Salaverry

1 - 25 do total de 732 pensamentos de Marcial Salaverry

ACROSTICO DA AMIZADE

A naliso, procuro, pesquiso,
M as não encontro nada
I gual a esse sentimento.
Z angado, só fico quando algum
A migo se afasta. Nunca se
D eve perder de vista
E sses amigos que nos rodeiam...

Marcial Salaverry
38 compartilhamentos

Nas pequenas coisas da vida,
podemos achar uma felicidade perdida...
Vamos olhar com atenção,
e com um simples aperto de mão,
podemos alegrar nosso coração...
Um pequeno gesto de amizade,
uma atitude de solidariedade,
pronto, podemos encontrar a felicidade...

Marcial Salaverry

Marcial Salaverry

O QUE É SER AMIGO

Como será que podemos definir o que é ser amigo.
Mas, amigo, na verdadeira acepção da palavra, ou seja aquele que poderemos considerar como alguém que nos dedica um sentimento de carinho que extrapola qualquer outro sentimento.
Bem, certamente um amigo de verdade não será capaz de solucionar todos os problemas que tivermos, não poderá eliminar todas nossas dúvidas ou incertezas. Mas certamente será capaz de nos ouvir em nossos desabafos, ajudando-nos a pelo menos pensar em soluções, se as houverem. E a amizade só será completa, se houver reciprocidade de nossa parte quando a situação for inversa.
Um amigo não poderá mudar nosso passado, consertando nossos erros, nem acabar com nossos sofrimentos e dores, mas será capaz nos ajudar entender onde foi que erramos, para que mesmos enganos não sejam reprisados. E isso é muito importante, pois nem sempre somos capazes de descobrir porque algo não deu certo. Um amigo o fará, basta que saibamos escuta-lo, e que saibamos corresponder quando for nossa vez de ouvir.
Certamente não será amigo de verdade se nada falar para nos apontar um caminho errado que estamos trilhando. Embora possa nos desagradar, saberá indicar o que nos poderá acontecer de mal, se insistirmos nesse rumo. E deveremos saber discernir sobre seus caminhos também.
Reciprocidade sempre é exigível para a sobrevivência de uma amizade.
Nem sempre ele poderá evitar um tropeço nosso, mas poderá nos amparar quando nos ver caindo, amenizando o impacto da queda. Poderá nos estender a mão para nos ajudar depois, ao invés de simplesmente balançar a cabeça, como que dizendo: “eu te avisei...” Nem sempre sabemos ouvir a voz da razão, e preferimos seguir nosso impulso. E quando for a nossa vez, é lícito que ele espere a mesma atitude de nossa parte.
Um amigo pode não ser o responsável direto nossos êxitos, por nossa felicidade, mas saberá dela compartilhar, regozijando-se com nossa alegria, da mesma maneira que iremos participar de suas vitórias, de sua felicidade.
Não poderá, certamente, tomar decisões por nós. Contudo, poderá emitir sua opinião, poderá nos orientar em nossas dúvidas. Da mesma maneira deveremos proceder, quando a situação for inversa.
Com base na reciprocidade de nossa amizade, estaremos seguros de poder contar sempre com seu apoio e encorajamento, como certamente ele contará com nossa sustentação, se preciso for.
Com base na sinceridade do sentimento, mesmo que não possamos determinar nossos limites, de uma maneira total e completa, poderemos sempre dar-nos espaço mutuamente, possibilitando um crescimento. Permitindo nossa individualidade. Assim se vive com amizade, numa sociedade. Sem tolher movimentos. Sem interferir diretamente. Mas dando sinais de erros ou acertos.
Certamente por mais forte e sincera que seja uma amizade, certas dores não poderão ser evitadas. Nosso coração sempre estará sujeito a certos golpes inevitáveis. Simplesmente um amigo leal poderá, quando muito, nos ajudar a recolher os fragmentos, colocando-os no lugar.
E assim deveremos agir, se for o seu coração que estiver despedaçado. E se for o caso, choraremos juntos. Sempre é melhor contar com um ombro amigo nessa situação.
E essa amizade poderá ser encontrada em um pai, em um filho, em um irmão, num conjugue, ou mesmo em quem, embora não seja da familia, será ainda melhor do que se o fosse, por ser uma amizade sincera.
Amizade apenas exige sinceridade e reciprocidade e, claro, seriedade.
Não interessa muito saber quem e o que somos, basta que possamos nos abraçar, em nome de nossa amizade, e saber que poderemos sempre contar com essa amizade como um bálsamo que nos ajudará a aliviar certas dores, mas que também poderá festejar conosco nossa alegria.
Agora, com a certeza de nossa amizade, esquecendo quaisquer mágoas passadas, presentes ou futuras, vamos imaginar um circulo, dando-nos as mãos, e vamos viver mais UM LINDO DIA.

Marcial Salaverry
4 compartilhamentos

Sempre é importante ir à luta em busca
de algo que é muito anelado.
As vitórias obtidas com muito esforço,
são as mais valorizadas.
Aprenda a lutar por aquilo que quer,
e sempre amar tudo aquilo que conseguir,
sempre valorizando seu esforço, sua capacidade
de viver...

Marcial Salaverry

É ASSIM NOSSO AMOR

É intenso, é vibrante,
algo apaixonante...
É assim nosso amor,
que vivemos com ardor...
Sentindo no coração
uma doce emoção...
É assim que vivemos,
é assim que nos amamos...
E, quando nos abraçamos,
sentimos o calor de nossos corpos,
e nossos lábios se procuram...
e se colam, em nosso doce amar,
sem querer se separar,...
É assim nosso amor...

Marcial Salaverry

"Atualmente, existe uma disputa ferrenha para saber quem é o melhor nisto, ou quem é o melhor naquilo, e isto sempre atrapalha o bem viver, já que existe a ânsia de vencer alguém. Mas, quando as pessoas compreenderem que o mundo não é para ser disputado palmo a palmo, mas sim compartilhado, quando deixarem de lado o desejo de ser 'o centro das atenções', talvez entendam que a humildade é privilégio dos grandes, e apenas os medíocres não sabem disso.
Para que essa necessidade de se provar que é melhor do que os outros? Deixe que os outros julguem se realmente somos bons naquilo que fazemos. Façamos nossa parte bem feita, sem a preocupação de aparecer como o melhor, evitando pisar nos outros que talvez possam atrapalhar nossa marcha, para que nosso mérito possa ser reconhecido por realmente, existir.
Devemos nos aperfeiçoar naquilo que fazemos, estudando, procurando sempre melhorar. Fazendo bem feito, não precisamos diminuir a capacidade alheia para provar nossa superioridade, ou melhor, nossa qualidade.
Aprendendo a respeitar as pessoas, as plantas e os bichos como obras da mesma natureza que os fez, o indivíduo cresce espiritualmente, e melhora tanto como pessoa, que não lhe sobra tempo para criticar outras pessoas. Para mostrar que é bom, não precisa tentar provar que outros são inferiores. Basta fazer sua parte bem feita. Faça seu sucesso às custas de sua capacidade, e não graças à incapacidade dos outros. Não existe muito mérito se obtivermos sucesso graças à ineficiência alheia, ou mais ainda, se precisarmos prejudicar alguém para conseguir êxito.
Nunca devemos negar nossos conhecimentos a quem nos procurar. A soberba faz mal para o próprio indivíduo, pois acaba afastando amizades, e pior, provocando inimizades.
Caminhar ao lado de um amigo, sorrir inúmeras vezes por dia, falar sempre de coisas boas, procurar conhecer o lado bom das pessoas, esquecer os erros do passado, cair (mas levantar sempre), sorrir (mesmo diante de uma negativa), irritar-se em certas horas, mas procurar reverter isso imediatamente, repudiar a inveja e a ingratidão são atitudes que tornam nossa vida melhor, porém são extremamente, difíceis de seguir. O ser humano sempre pensa na revanche, na vingança, na represália, ao invés do perdão...
É uma questão de aprendizado, não acontece de forma repentina. Mas, vale a pena tentar. A vida nos correrá bem melhor. Criaremos uma aura positiva à nossa volta... Obter êxito por méritos próprios, atrai admiração... A vida é um espelho, e nos devolve aquilo que fazemos.
O indivíduo que consegue inserir em sua vida a prática cotidiana de atitudes positivas, não se torna apenas o melhor amigo, o melhor pai, o melhor chefe e a melhor companhia. Não faz apenas a felicidade dos outros, mas torna-se verdadeiramente, feliz.
A maioria das pessoas procura a felicidade como um fim, não como um caminho..."

Marcial Salaverry
3 compartilhamentos

A BELEZA DA ALMA
Marcial Salaverry

A beleza da alma, é a beleza que realmente conta.
Ela não precisa de regimes, implantes, botox ou lipoaspiração..
Ela precisa apenas de bondade no coração...
Assim, temos que aprender a nos amar como somos...
Alma não tem excesso de peso, e assim, o que realmente importa,
é bem cultivar A BELEZA DA ALMA...

Marcial Salaverry

Marcial Salaverry
Inserida por Marcial1Salaverry

A BENFAZEJA AMIZADE
Marcial Salaverry

Com toda certeza, amizade é o mais lindo sentimento que pode unir as pessoas...
Contudo, a amizade pode ser um artigo em extinção, e assim sendo, é preciso sabermos cuidar de sua preservação, sendo necessário que se providencie seu "tombamento" urgente,. e para tanto, não podemos jamais esquecer de que carinho, consideração, respeito, não devem ser apenas palavras a serem meramente ditas, uma vez que, na realidade são sentimentos que devem caminhar paralelamente, para que amizade possa permanecer viva e ativa, e o que melhor expressa o sentimento da amizade, é aquele abraço fraternamente apertado, onde a energia possa fluir da um corpo para outro.

Unamo-nos, pois, num fraterno abraço, fazendo nossa parte para que a amizade jamais pereça e nem desapareça...

Marcial Salaverry
Inserida por Marcial1Salaverry

A ARTE DA AMIZADE
Marcial Salaverry

É preciso que se ensine a arte de amar,
para ver se conseguimos este mundo melhorar...
Quem sabe, se a todos pudermos ensinar,
e se os conseguirmos conscientizar,
de como é bom amar e brincar de poetar,
conseguiremos diminuir um pouco essa violência
que tanto nos assusta e acaba com nossa paciência...
É preciso que todos aprendam a não causar sofrimentos,
e assim, com amor e amizade imperando,
não ouviremos tantos lamentos...
É preciso aprender a olhar nosso vizinho,
seja do lado ou distante, com um pouco mais de carinho,
e talvez seja esse o caminho...
Aprender a cultivar uma sincera amizade,
podendo sentir a grande felicidade
que daremos a nosso entristecido coração,
podendo sentir a tão quente e gostosa emoção
de despertar pela manhã com um sorriso na alma,
sabendo que existe lá fora uma paz que acalma...
Seja no transito, ou no elevador,
vamos cultivar o amor...
É preciso procurarmos desenvolver a Paz,
pois só assim o mundo será capaz,
de poder viver em paz...
É preciso diminuir as intrigas,
acabando assim com a origem das brigas...
É preciso que se aprenda a estender a mão
oferecendo e recebendo um aperto, de coração...
É preciso, e realmente muito importante,
que se aprenda a amar bastante...
Vivemos num mundo global,
e não devemos nos odiar ou querer mal...
Tudo, seja o bem ou o mal, é como uma avalanche...
Começando, não há o que a desmanche...
Então, formemos uma bola de neve de amizade,
iniciando assim uma avalanche de felicidade...

Marcial Salaverry
Inserida por Marcial1Salaverry
1 compartilhamento

A IDADE IDEAL - LA EDAD IDEAL
Marcial Salaverry

Perguntaram-me qual seria nossa idade ideal.
Depois de um ligeiro meditar, descobri que bom seria estar com o pique dos dezessete,
mas com a experiencia de hoje...
Para manter o equilibrio, devemos sentir a adolescencia na alma,
deixando a envelhescencia para o fisico...
A idade ideal, é a idade que levamos na alma.

Marcial Salaverry


_____________-

Me preguntan cual podria ser la edad ideal.
Después de pensar un poquito, percibi que lo bueno seria tener la disposición de los decisiete,
pero con la experiencia de hoy... Nada malo...
Para mantener el equilibrio,
devemos llevar la juventud en el alma,
y dejar la vejez para el cuerpo...
La edad ideal,
es la edad que en el alma la llevamos...

Marcial Salaverry
Inserida por Marcial1Salaverry

SENTIMENTOS REAIS
Marcial Salaverry

Amor e Amizade são sentimentos reais, e que devem ser respeitados.
A realidade, é aquilo que temos, ou que transformamos em real,
usando pensamento, imaginação.
Não se deve brincar com os sentimentos.
Tanto o amor como a amizade é algo que é preciso ser encarado com seriedade,
pois poderá deixar mágoas por seu caminho...

Marcial Salaverry
Inserida por Marcial1Salaverry

PENSAMENTOS DE MENTE DEMENTE
Marcial Salaverry

Era simplesmente
tanta coisa de mente,
e tão demente,
e dizendo abertamente,
que por ser uma aberta mente,
entende-se mais facilmente,
numa facil mente...
Para entender simplesmente,
como simples mente,
aquilo que uma poetal mente,
falou poetalmente,
e que talvez só mente,
aquilo que fala sómente,
acreditando apenasmente
que apenas mente
se preciso for faze-lo naturalmente,
como faria uma natural mente...
Vamos encerrar totalmente
este papo, com este finalmente...

Marcial Salaverry

Marcial Salaverry
Inserida por Marcial1Salaverry

Carnaval pode servir de estímulo para certas experiencias que é melhor não serem feitas...
Na maioria dos casos os jovens experimentam drogas pela curiosidade.
Por influencias de falsos amigos, daí entra num ciclo vicioso.
Mas... cada pessoa é livre para escolher seu próprio caminho.
Não se esqueça de que o "Pó dos Sonhos" faz da vida um pesadelo...

PÓ DOS SONHOS
Marcial Salaverry

Pó dos sonhos...
tristes sonhos...
em pesadelo se transformando,
vidas vão levando...
juventude se acabando...
energias vão findando...
Pó do pesadelo...
Pó, que se solidificando,
vão em túmulos se transformando,
e as vidas vão ceifando...
Triste juventude mal vivida...
mal iniciando, acabam, com a vida...
Triste ilusão,
que leva à total consumição,
destruindo vidas,
que mal começam a ser vividas...
Pó da ilusão, que poda a vida...
Uma fuga da realidade,
mas que de verdade,
deixa a vida destruída...

Marcial Salaverry

Marcial Salaverry
Inserida por Marcial1Salaverry

Todos levamos em nosso interior uma boa dose
de energia, que não deve ser desperdiçada.
Vamos aprender a usá-la sempre para o bem...
Ela é que governa nossa vida, e para que a vida
tenha sentido, é preciso saber usar o tal do bom senso...
Propinas e corrupção colaboram ativamente para
apagar essa luz, que deveria estar sempre brilhante...
Osculos e amplexos,
Marcial

BOM SENSO PARA QUE A VIDA TENHA SENTIDO
Marcial Salaverry

É preciso saber o que é bom senso, para entender que ele é muito necessário para para que possa ser bem sentido o verdadeiro sentido da vida, e assim, é preciso saber que algo que precisa ser bem entendido, é que todos temos nossa energia interior e precisamos saber usá-la, pois por qualquer coisinha, ela é usada inadequadamente, já que muitas vezes permitimos que outros a desliguem quando agimos em discordância com o que mandaria nossa consciência, se ela estivesse acordada.

Quando eventualmente compactuamos com suborno, (seja ativo ou passivo), quando permitimos que outros dominem nossa personalidade, comandando nossos atos e atitudes, quando, enfim, deixamos de agir por nós mesmos, limitando-nos a uma função de "vaquinha de presépio", anuindo com atos contrários ao que é direito e correto, e pior ainda, quando permitimos atitudes desonestas, desde que nos sejam convenientes, ou seja, isto ou aquilo, pode ser errado, mas se me trouxer vantagens, embora prejudique outrem, deixa rolar, quem se prejudicar, que se dane, como por exemplo é o que o que geralmente pauta a atitude da grande maioria dos politicos, para não generalizar dizendo que são todos...

O interessante nesse fato, é que todos nascemos honestos, sinceros e com bom coração, e nossa energia interior deixa bem acesa o que poderemos chamar de nossa Luz Interior, que quando está acesa ilumina bem nosso caminho. Mante-la acesa ou não, dependerá de nosso livre arbítrio, e tais sentimentos nos são inatos, mas com o passar do tempo, segundo nossas necessidades de vida, os vamos relegando a plano secundário. Sempre surgem ocasiões em que somos "obrigados" a agir contra esses princípios.

As desculpas, perdão, os motivos para tanto são incontáveis, seja na vida familiar, seja na profissional. Quantas vezes mentimos, seja porque precisamos manter um emprego, seja porque nosso conjugue não pode saber onde fomos, seja porque passamos um farol vermelho, seja porque... Bem todos conhecemos um sem número de desculpas, perdão, motivos para irmos apagando nossa Luz Interior.

E convenhamos, é impossível ser-se absolutamente correto. As exigências da vida moderna sempre nos colocam diante de situações, em que a única solução é "sair pela tangente". Algo que é preciso observar com muito carinho e atenção é que tais atitudes incorretas devem ser repensadas quando percebemos que vamos atrapalhar a vida de alguém. E não é justo prejudicar outras pessoas, para obter algum benefício ilícito, mas acontece que tal atitude já é comum demais.

Da mesma maneira que a Luz Interior não se encontra à venda em lugar nenhum, ela não pode ser vendida, nem trocada. Portanto, ao ceder às tentações de vantagens desonestas, não estamos "vendendo" nossa Luz Interior, a estamos perdendo, pois ela vai se apagando, até não restar sequer uma fagulha.

Daí, restam apenas as vantagens auferidas, as propinas conseguidas, e fica em princípio a satisfação pessoal de que conseguimos enrolar todo mundo, e que somos mais espertos, mas nosso íntimo, que está na escuridão, eis que sabe a maneira com que tal posição foi conseguida e, mais cedo ou mais tarde, nesta vida ou em outra vamos olhar para dentro e ver que nossa Luz Interior, tão brilhante em seu início, inexiste. E aí... fazer o que?

Para evitar chegar a esse ponto, vamos procurar manter o que ainda resta de nossa Luz Interior, repensando atitudes. Na realidade, crescer prejudicando outros, não é mérito nenhum. No fundo, não deve dar aquela satisfação íntima do dever cumprido, eis que falta o brilho da Luz Interior.

É muito mais gostoso poder desfrutar do êxito conseguido tendo nossa consciência tranquila, com nossa Luz Interior brilhando ao máximo, ofuscando as vistas de quem tentou nos prejudicar, e sem duvida é muito gratificante olhar-se no espelho, e perceber dentro dos olhos o inequívoco brilho de nossa Luz Interior, e assim, saber que não desperdiçamos nossa energia interior, apenas a usando com boa intenções, para o bem. Que ao invés de prejudicar outras pessoas, as ajudamos, ou ao menos procuramos ajudá-las...

Esse o verdadeiro sentido da vida, e sabendo bem entende-lo, procure sempre fazer de seu dia, UM LINDO DIA.

Marcial Salaverry
Inserida por Marcial1Salaverry
1 compartilhamento

NÃO PODEMOS DEIXAR A LUZ INTERIOR SE APAGAR
Marcial Salaverry

Desde que nascemos, temos nossa luz interior acesa, e é certo que todos levamos em nosso interior uma boa dose de energia, que não deve ser desperdiçada.
Vamos aprender a usá-la sempre para o bem, uma vez que ela é que governa nossa vida, e para que a vida tenha sentido, é preciso saber usar o tal do bom senso,
jamais permitindo que essa luz se apague, pois deixará nossa alma em escuridão total...
Propinas e corrupção colaboram ativamente para apagar essa luz, que deveria estar sempre brilhante, e são tramoias que sempre devemops evitar, mas são poucos
os que o fazem...
Quando eventualmente compactuamos com suborno, (seja ativo ou passivo), quando permitimos que outros dominem nossa personalidade, comandando nossos atos e atitudes, quando, enfim, deixamos de agir por nós mesmos, limitando-nos a uma função de "vaquinha de presépio", anuindo com atos contrários ao que é direito e correto, e pior ainda, quando permitimos atitudes desonestas, desde que nos sejam convenientes, ou seja, isto ou aquilo, pode ser errado, mas se me trouxer vantagens, embora prejudique outrem, deixa rolar, quem se prejudicar, que se dane, como por exemplo é o que o que geralmente pauta a atitude da grande maioria dos politicos, para não generalizar dizendo que são todos...

Marcial Salaverry

Marcial Salaverry
Inserida por Marcial1Salaverry
1 compartilhamento

TROVA ANTI ALZHEIMER
Marcial Salaverrry


Para o Alzheimer combater,
muito bom será trovar...
Vamos trovas escrever,
e alegremente poetar...

Marcial Salaverry

Marcial Salaverry
Inserida por Marcial1Salaverry

COMPROMISSO COM A PAZ
Marcial Salaverry

De assumir um compromisso com a Paz,
qualquer um é perfeitamente capaz...
Basta saber em paz amar,
e assim ter condição para criar
um clima de diálogo e compreensão,
algo que faz bem para alma e coração...
Não existe nada melhor para encerrar uma discussão,
pois assim nada é preciso ser dito,
sendo mais fácil deixar o dito pelo não dito...
Basta abrir os braços,
acolhendo com beijos e abraços...
Para que falar, para que brigar,
se basta apenas em paz amar...
Amar assim a humanidade,
podendo espalhar felicidade
a quem estiver por perto,
sentindo bem desperto
o sentido de PAZ E AMOR...

Marcial Salaverry
Inserida por Marcial1Salaverry

Se a esperança é a ultima
que morre,
deixemo-la sobreviver...
Si la esperanza es el
que por ultimo se muere,
dejemo-la vivir...

A ESPERANÇA É A ULTIMA QUE MORRE
Marcial Salaverry

Não se acomode no aparente fracasso. Faça da experiência um aprendizado e dê os primeiros passos. Os demais virão com o sucesso que irá alcançar na mudança.
Use como apoio o sentimento chamado Esperança. Não se entregue. Mesmo que as adversidades lhe pareçam insuperáveis, respire fundo e recomece tudo de novo se preciso for. Afaste a tristeza, a repetição do que já foi. Na Esperança reside a Vida. Coloque-a em ação e chegará à vitória.

Marcial Salaverry

********************
LA ESPERANZA ES LA ÚLTIMA A MORIR
Marcial Salaverry

No te acomodes en el aparente fracaso. Haz de la experiencia un aprendizaje y dá los primeros pasos. Los demáis vendrán con el suceso que irá alcanzar en el cambio.
Puedes apoyarte en el sentimiento llamado Esperanza. No se entregue. Mismo que la adversidad te parezca insoportable, respire hondo y simplemente hay que recomenzar si es necesario. Aleja la tristeza, o la repeticion de aquello que pasó. En la Esperanza habita la Vida. Pongala en acción, y asi llegarás a la victoria...

Marcial Salaverry

Marcial Salaverry
Inserida por Marcial1Salaverry
1 compartilhamento

Algo que não deixa margem a nenhuma dúvida, é que realmente a felicidade
é algo muito bom que todos desejam, mas nem todos conseguem encontrá-la.
Talvez por não saberem procurá-la.
Osculos e amplexos,Marcial

A FELICIDADE É O OBJETIVO DE TODO SER VIVENTE
Marcial Salaverry

Algo que não deixa sequer uma sombra de dúvida, é entender que a felicidade é a principal fonte de desejos de qualquer ser vivente, eis que certamente não existe ninguem que não deseje sua cota de felicidade na vida, e para conseguir, inicialmente é preciso entender o que vem a ser essa tal felicidade, pois realmente, o real significado dessa palavrinha é por demais ambíguo, uma vez que existe mais de uma receita para que alguem possa se considerar feliz.
Existem criaturas que são felizes com um amor e uma cabana, contudo outros querem que além do amor e da cabana, também venha um iate, uma apartamento de cobertura, uma sólida conta bancária (cheia de zeros à direita) e, claro, bastante saúde para poder desfrutar de tudo isso, fazendo-nos descobrir que realmente, tem gente que se contenta com pouco...

Nesse caso, cabe perguntar se realmente a felicidade, simplesmente é representada pelos bens materiais que se possui, lembrando que existe um velho ditado que diz: "O dinheiro não traz felicidade", mas a ele sempre costumamos acrescentar: "manda buscar"... Então podemos deduzir que a felicidade é ter dinheiro. Bem, não é só o dinheiro, convenhamos, eis que existem alguns complementos que são necessários, e o mais importante, com certeza é ter boa saúde, pois sem saúde não poderemos desfrutar de bens materiais que tivermos.

Como é um tema polemico e realmente muito controverso, e considerando que cada um tem suas idéias próprias, vou expor as minhas, para ver se chegamos a alguma conclusão sobre o que é a felicidade, e como consegui-la.
Na minha concepção, para que alguém possa sentir de perto o que vem a ser felicidade, o primeiro requisito é conseguir gostar de si próprio, é olhar no espelho e poder dizer: você merece ter um bom dia. Merece, porque não deseja mal a ninguém. Merece, porque procura ajudar aos outros. Merece, porque não tem maus pensamentos a respeito de quem quer que seja. Merece, porque vive em paz com voce mesmo, e procura viver tambem com os demais.
Esse é um dos requisitos básicos, ou seja não podemos sentir o que é felicidade, se as pessoas à nossa volta, parentes, amigos não estão bem, estão infelizes. Não quero dizer que devemos sofrer com os sofrimentos alheios, mas sim que devemos procurar entender, e fazer o que estiver a nosso alcance para diminuir tais problemas.
Daí, pode se deduzir que a felicidade plena é muito difícil de ser alcançada, pois sempre existirá alguém sofrendo, sempre teremos problemas para resolver. Para se chegar ao nirvana, teremos que ser criaturas especiais, que consigam ser imunes à dor, ao sofrimento, às mazelas do mundo. E isso, convenhamos, é algo utópico...

Então fica aqui minha maneira de pensar. Na verdade, felicidade é o momento presente.
É sabermos viver o agora, tirarmos proveito do que de bom pudermos desfrutar neste momento. Se a conta bancária está boa, vamos aproveitar e viver o momento. Se estiver baixa, temos que ver o que dá para fazer no sentido de engordá-la, e procurar viver com o que for possível, sem nos amargurarmos pelo fato de estarmos "em baixa". São coisas da vida. Se estamos com saúde boa, maravilha vamos curti-la. Caso contrário, vamos procurar tratamento para poder curtir.
É saber entender quanto de verdade existe num velho ditado: "Se não tenho tudo o que amo, devo saber amar tudo aquilo que tenho..."

Enfim, o conceito de felicidade basicamente é o seguinte: procurar aceitar o que a vida está nos oferecendo no momento e desfrutá-lo. O que não adianta, é nos amargurarmos com vicissitudes, lamentando eventuais azares. O que pudermos fazer para consertar a situação, faremos. Se nada puder ser feito, deveremos procurar aceitar a situação, e tentar minimizar os problemas. Sem, porém, fazermos dos contratempos motivo para infelicidade, fazendo um drama daquilo que de mau aconteceu, fazendo-nos algum mal...

É preciso saber viver, enquanto estivermos vivos, pois depois ficará mais dificil, com certeza.

Com estas sábias (e modestas) palavras, só espero que todos possam aproveitar a oportunidade, fazendo de cada dia, sempre UM LINDO DIA.

Marcial Salaverry
Inserida por Marcial1Salaverry
1 compartilhamento

CHAMADO DE PAZ
Marcial Salaverry

Campos de concentração,
acabando com a razão...
Guerras religiosas,
produto de mentes odiosas...
Guerrilha urbana,
e a vida se embanana...
Preconceito racial,
algo que só faz mal...
Guerras, revoluções,
crueis perseguições...
Para que na humanidade
nunca mais se repita tanta crueldade,
seria preciso que a inconsciência,
desse lugar à real consciência...
Que os homens usassem mais o coração
do que sua desmedida ambição...
Que esquecessem a sanha do poder,
pensando mais em apenas VIVER...
Procurando espalhar mais amor,
ao invés de tanta dor...
Que pensassem mais nas almas,
e se esquecessem das armas...
Que fosse capaz,
de ao menos pensar em PAZ...

Marcial Salaverry

Marcial Salaverry
Inserida por Marcial1Salaverry

O AMOR PODE SER ETERNO, ENQUANTO É TERNO
Marcial Salaverry

Quando o amor existe de verdade, não permite dúvidas, pois um amor mal resolvido, sempre será como um espinho no coração, e precisa ser arrancado com um bom diálogo, comprovando que o amor pode ser eterno, enquanto é terno...
Tentando defini-lo, podemos no máximo dizer que amor, na verdade, se é que se conhece algo sobre ele, é encontrar em outro alguém tudo aquilo que faça feliz, é sentir-se bem na presença desse alguém, e na verdade, não precisa haver a presença física. Pode ser até por telefone, ou mesmo na net, e até por telepatia. Pode ser virtual ou real. O importante, é aceitar os defeitos desse alguém, é querer tudo compartilhar, seja os momentos felizes ou os tristes, é ter sempre um pensamento para esse alguém, é sentir-se triste de verdade quando algo de ruim lhe acontece, é estar em uma grande festa e não ver graça em nada, apenas porque a pessoa amada não está ao seu lado. É adormecer pensando nela, e acordar com o primeiro pensamento voltado para ela, é pedir todos os dias em suas preces pelo bem estar desse alguém tão amado.
Quando se ama alguém de verdade, nos entregamos de corpo e alma, mas se por alguma razão, o amor-paixão deixar de existir, pode ficar o respeito, pode restar uma amizade, um companheirismo, depois de uma vida juntos. Se isso não acontecer, o melhor mesmo seria um afastamento, antes que surjam desentendimentos. Mas isto deverá ser muito bem pensado e resolvido, pois por vezes, o amor pode esfriar com a convivência, ou com problemas que surgem durante a vida, mas sempre estará lá enraizado, pronto a eclodir novamente, se não permitirmos que ele feneça. Esse é o ponto crucial. Não permitir que um sentimento de amor e carinho, seja substituído por brigas e discussões. Diálogo é a melhor maneira para se dirimir dúvidas.
O amor, sendo terno, sempre merece uma nova chance para que seja eterno...

Marcial Salaverry
Inserida por Marcial1Salaverry
1 compartilhamento

FRASES DE AMIZADE
Marcial Salaverry

A alma mostra sua real beleza, quando praticamos a gentileza...

Um gesto amigo, um carinho, para sentir-se bem, é o melhor caminho...

Atos como carinho e gentileza, mostram como é a alma das pessoas...

Uma atitude amiga, deve ser acompanhadas de sinceridade e um bom espirito de solidariedade...

Para viver o dia a dia, com um sorriso e alegria, basta ter amor no coração, e ao amigo, estender a mão...

Um aperto sincero de mão é algo mágico que toca o coração...

Um gesto de amizade, é um gesto amigo e delicado, um gesto de paz ofertado...

Marcial Salaverry

Marcial Salaverry
Inserida por Marcial1Salaverry

Um beijo no coração de cada mulher que ler
esta crônica que vem bem do coração de
um poeta romantico...
Osculos e amplexos
Marcial

MULHERES... ESSAS CRIATURAS MARAVILHOSAS
Marcial Salaverry

É sempre com muita satisfação que presto homenagem às mulheres, pois em todos os sentidos, são elas as responsáveis pelos nossos melhores momentos, desde nosso nascimento. E não falo somente em nome dos homens, mas em nome de todos os seres viventes.
Nosso primeiro contato é com nossa mãe. Nosso primeiro alimento também. Os primeiros cuidados que recebemos desde a mais tenra infância, sempre são prestados por mulheres. Vocês já repararam que nas maternidades são quase sempre enfermeiras que atendem. Para lidar com crianças e com parturientes, sempre são mulheres. Há que se ter uma sensibilidade especial para esse atendimento.
Depois, nos bancos escolares, para o ensino das primeiras letras, é a sensibilidade feminina que mais uma vez se destaca. A grande maioria do professorado primário é composta por mulheres. Claro, para se lidar com crianças, sempre a sensibilidade feminina é mais confiável. Afinal, é nas escolas primárias que se molda a personalidade dos futuros adultos. E essa é uma responsabilidade muito grande, que cabe às nossas heroínas.
Na sequencia da vida, as mulheres continuam sempre com a maior dose de trabalho.
Em priscas eras, as mulheres eram criadas apenas para cuidar da casa, dos filhos e do marido, a quem se devia obediência cega. Em algumas regiões, era obrigação tratar o marido como "Meu Senhor". Pode? Era assim...
Felizmente para todos, a situação mudou radicalmente. Mas a luta que as mulheres tiveram que manter para conseguir tal mudança, foi enorme... A resistência masculina à perda dos privilégios adquiridos há tanto tempo foi muito grande.
Torna-se desnecessário relembrar a quantidade de passeatas, de protestos que elas tiveram que fazer. Passaram por muitas humilhações. Mas ei-las agora, vencedoras e rainhas absolutas...
Bem, nem tanto, pois, por incrível que pareça ainda hoje existe resistência contra a ação das mulheres. Já conseguiram galgar posições importantes, mas ainda tem que vencer muitas restrições. Ainda existem homens e, por incrível que pareça, até mulheres, que acham certos trabalhos "essencialmente masculinos”, bem como para a prática de certos esportes, como o futebol, por exemplo, existe muita resistência quanto a sua prática pelas mulheres.
E sempre será um lindo espetáculo o futebol feminino, como todo e qualquer esporte praticado por mulheres.
Gente... Estamos no século 21, já notaram? Temos que abrir os olhos, e ver que as mulheres têm tanta capacidade quanto os homens para a execução de qualquer tipo de trabalho, para a prática de qualquer tipo de esporte. E ainda apresentam uma vantagem que cada vez se torna mais perceptível, pois elas tem uma sensibilidade muito apurada, que lhes permite tomar decisões mais acertadas em situações delicadas.
Temos que reconhecer isso, acabando com essas restrições que verificamos ainda existir. Por exemplo, não consigo entender o porque, que para um mesmo tipo de trabalho, o salário da mulher seja inferior ao do homem. Não dá para entender.
Não resta a menor dúvida que para o DIA INTERNACIONAL DA MULHER, em boa hora criado, (bem... não é hoje o Dia Internacional da Mulher? Discordo, pois todos os dias do ano devem ser o Dia da Mulher...) temos que prestar a mais significativa das homenagens, oferecendo uma rosa a cada uma delas. São muitas? Ora, também somos muitos a oferecer...
A vocês, criaturas maravilhosas, um GRANDE BEIJO NO CORAÇÃO.
E para todos que sabemos agradecer a presença sempre maravilhosa de nossas queridas companheiras, vivamos a seu lado, mais UM LINDO DIA.

Marcial Salaverry
Inserida por Marcial1Salaverry
1 compartilhamento

VAMOS EMBARCAR NA ONDA DA PAZ
Marcial Salaverry

Vamos nessa onda embarcar,
procurando a paz espalhar...
Vamos fazendo nossa parte,
sem permitir qualquer aparte,
fazendo tudo com arte
e muito carinho,
pois é esse o caminho
para problemas evitar...
Se a paz podemos divulgar,
por que as coisas complicar?
É melhor abraçar do que bater,
é melhor beijar do que morder...
Para ter paz no coração,
é melhor o exercício do perdão...
É mais gostoso pensar com amor
do que com rancor...
É melhor sua energia doar,
do que a dos outros sugar...
Então, crianças, com bastante amizade,
vamos nessa onda de Paz rumo à felicidade...

Marcial Salaverry

Marcial Salaverry
Inserida por Marcial1Salaverry

Existem belas mulheres... existem mulheres belas...
A verdadeira beleza é aquela que está no interior...
Todas as mulheres são belas, cada uma, à sua maneira...
O importante é saber compreende-las, e amá-las...
Ósculos e amplexos,
Marcial
TEXTO PUBLICADO EM 04/03/2002 PARA O DIA DA MULHER,
QUE SÃO TODOS OS DIAS DO ANO...

A VERDADEIRA BELEZA DA MULHER
Marcial Salaverry

Falou-se, fala-se e falar-se-á demais sobre a beleza da mulher. Não estou falando sobre a beleza das mulheres, mas sim da mulher, como um ser especial, como o maior presente que o Amigão deu para a humanidade, porque não se pode dizer que foi um presente para os homens, apenas...
Existem detalhes que ressaltam a beleza da mulher, tais como os famosos banhos de salão, e banhos de loja.
Uma linda mulher artisticamente produzida, ficará mais bela ainda. Claro, belas roupas, um penteado artístico feito por habilidosas mãos de um bom cabeleireiro, mãos e pés bem cuidados, um bom perfume, não necessariamente francês, pois já temos excelentes perfumes nacionais, são ingredientes que ressaltarão de maneira marcante a beleza natural que toda mulher tem, aquela beleza especial com o Amigão as aquinhoou...
Toda? Sim, todas, mesmo aquelas que podem ser fisicamente consideradas como feias, sempre terão sua beleza interior. E mesmo uma aparente feiúra, ficará bela, ou pelo menos bonita após os banhos de salão e de loja.
Acontece que a verdadeira beleza de uma mulher não está nas roupas que ela usa, na imagem que ela carrega, ou na maneira que ela penteia os cabelos, mas sim em seu interior. Está no brilho de seu olhar. Daquelas mulheres que sabem ser belas, que sabem manter eterna a beleza de sua alma...
A principal porta de entrada para o interior de uma mulher são seus olhos. Sim, a beleza de uma mulher pode ser vista a partir dos seus olhos porque essa é a porta para o seu coração, o lugar onde o amor reside. É a porta de entrada para sua alma, que mostra a riqueza de seus sentimentos, que mostra a força de seu amor.
Claro que tudo não será válido, se for uma mulher incapaz de amar, uma mulher que só carregue ódio dentro de si. Essa, mesmo que seja fisicamente bela, será sempre uma pessoa feia. Não terá essa beleza interior, que é apanágio daquelas que sabem amar. Pode-se dizer que infelizmente, existem algumas que são assim, são as exceções que justificam a regra...
E como as mulheres sabem amar... Geralmente conseguem expressar e sentir seu amor de uma maneira mais intensa e declarada do que os homens, normalmente mais comedidos, menos capazes de escancarar seus sentimentos, e isso se deve a um inexplicável "orgulho machista" que não consegue ser natural em sua capacidade de amar...
A medida que o tempo vai passando, mais vai se acentuando essa beleza feminina, pois a beleza de uma mulher está nas marcas do seu rosto. Nas rugas, que um sorriso sempre acentua favoravelmente. Sabendo olhar, sabendo avaliar, é fácil constatar que cada ruga que vai surgindo, vai tornando mais belo aquele rosto, pois sua alma vai acumulando mais amor, mais carinho, pois a verdadeira beleza numa mulher está refletida na sua alma, está no amor que ela tem no seu interior.
E assim, a beleza de uma mulher com o passar dos anos, apenas cresce, desde que ela saiba desenvolver sua capacidade de amar.
Apenas deveremos saber apreciar a verdadeira beleza feminina. Não deveremos nos ater apenas na apreciação de seus atributos físicos, deveremos faze-lo através de seu sorriso, através do brilho de seus olhos, quando poderemos enxergar o amor que ela tem em seu interior. Seja amor por seu parceiro, seja o amor pela Natureza, seja o amor pela humanidade. O importante é saber usar a capacidade de amar. É saber amar.
A propósito, você já notou como está bonita hoje? Está amando? Então certamente estará bela.
Veja seu sorriso, veja seus olhos brilhantes. É aí que está sua real beleza, que está apenas refletindo sua beleza interior.
Não ligue para sua idade cronológica, nem tampouco para suas rugas, e mesmo sua celulite ou adiposidades. Cuide de seu interior, pois ele não precisa de operações plásticas, nem tampouco de cuidados médicos, precisa apenas de amor, principalmente se for amor por Deus ou pela humanidade... Basta que seja um amor real, autêntico, verdadeiro.
Assim, amorosamente, desejo a todas sem exceção, que façam de cada dia de sua vida, sempre UM LINDO DIA.
"Para sempre bela estar,
é preciso saber amar...
do coração sempre cuidar."
Marcial Salaverry"

Marcial Salaverry
Inserida por Marcial1Salaverry
1 compartilhamento