Poemas sobre Livros
"Os melhores amigos
são como os livros: não se
preocupe em ter muitos,
basta selecionar
os bons..."
Livro: Pare, Reflita & Inspire-se...
demodê
um editor que disse
ser o meu estilo do século xx
ainda edita livros
enquanto este poema
é lido na internet.
Livros são passagens secretas para outros mundos.
(Edileine Priscila Hypoliti)
(Página: Edí escritora)
O livro que nunca li
Entre livros uma página
Palavras distorcidas que me chamavam
Partes rasuradas, como se não quisessem que eu lesse
Pulava partes por desinteresse
Interessada, lia rápido mesmo sem entender
Eu nunca li esse livro
Ele nunca me cativou
Lia por distração
As vezes por diversão
Nunca por querer
Uma vez fui obrigada
Por outra chegou de mansinho e perguntou se eu queria
Eu nunca li esse livro
Não por completo
Nunca diretamente
Mesmo tendo como pauta algo super importante
Algo que eu obviamente leria
O livro era legal
Só não fazia o meu tipo
talvez, eu não esteja falando de um livro.
Talvez eu já tenha o lido
Mas eu nunca li esse livro
- @Duda_kally
Mudanca vida afora,
Num ilimitado de ruas
Escuras
Rústicas,
Perdi livros,
O livro de mão em mão ,nasce.
O mesmo acontece com a vida!
NÃO POSSO PARTIR.
Ainda tenho muitas músicas para ouvir
muitos livros para ler
muitas frases para escrever
muitos sorrisos, beijos, abraços para dar
muitos GOSTO DE VOCÊ para falar
muitos desafios para enfrentar
muitas vitorias para comemorar
muitas desculpas para pedir
muitas amizades para fazer
muitas viagem para fazer
muitos obrigados para falar
Ainda tenho muita vida para viver!
“Como tulipas desajeitadas
orquídeas perfumadas
roseiras encantadas…
Como livros empoeirados
papéis amarelados
cordéis musicalizados…
Como a vida bonita
a bela cantiga
a voz estremecida.
Assim vivo eu
obstante
como uma eterna poetiza.”
Cresci em meio aos livros, fiz amigos imaginários, contruí meu próprio mundo, delineei minhas próprias regras, hoje trago nas mãos o cheiro dos livros e na mente as lembranças das histórias. Elaborei minha própria história e sob ela defini minhas regras:
Art 1 - Ser completamente feliz.
I - Não me influenciar com opinião alheia.
II - Seguir o coração.
III - Caminhar sempre na direção dos meus sonhos.
IV - Amar o que já possuo, sem esquecer do que desejo.
V - Ser o melhor no que faço, indiferente ao que for.
VI - Viver o hoje aprendendo com o ontem deslumbrando o amanhã.
VII - Ser fiel aos relacionamentos.
VIII - Manter-se ocupado. Pessoas envolvidas em mudar sua história são os vencedores do futuro.
IX - Jamais me comparar com ninguém. Cada um é o protagonista de uma história única, de problemas únicos, de batalhas únicas.
X - Pensar positivo. Você é aquilo que você pensa, compartilha, fala e sonha.
XI - Abrace, ame, beije, sonhe, cante, grite, brinque, seja criança, seja você mesmo.
São três e meia da manhã
deixe os livros e o café de lado,
só precisamos de um bar aberto,
afogar nossas magoas
relembrar os velhos tempos
Mais um cigarro
mais um whiskey pra acompanhar,
a noite é nossa mais uma vez,
ninguém vai nos parar
Na velha vitrola
ainda ouço o nosso som
Paixões por ventura
amores e rock a'n' roll...
Longe de você nada fica bem,
nenhuma roupa dá certo, os livros
pedem o encanto quando as únicas
palavras que desejo ler são as tuas, em
meio de muitas pessoas o sentimento
é de solidão, o que me falta é você.
A televisão torna-se barulho de fundo
enquanto as lembranças me levam a
você, vou roendo meu esmalte, em
soluços vou colorindo aos poucos os
meus
dentes. Como se isso fosse me levar
até você ou trazê-lo até mim. Tudo em
vão, só me resta desejar que você
esteja por perto logo, porque eu não
aguento mais ficar assim.
É como se eu dependesse dos livros agora,
das palavras poéticas,
das frases clichês,
e dos autores para me entender.
Viajar o mundo
Provar as pessoas
Sentir os perfumes
Ler os livros
Viver os amores
Viajar os livros
Provar o mundo
Sentir os amores
Ler os livros
Viver os perfumes
Viajar os amores
Provar os amores
Sentir os amores
Ler os livros
Viver os perfumes
Enquanto uns choram, outros vendem lenços...
...ou velas, caixões...
...livros de auto-ajuda...
...ou madeira para construir marombas.
Revirando coisas, foleando livros.
Revendo fotografias...
Tudo que um dia, antes não havia valor.
Amigos, afetos e os destinos cruzados.
Sentimentos revelados em cada lembrança.
Por isso é tão importante esquecer.
Estou preso e não posso seguir em frente.
Tudo que quero era...seguir adiante.
Nesse mundo estagnado é difícil ser movimento.
Isso tudo me entristece.
Penso em você e me demoro a dormir.
Me sinto grato e ao mesmo tempo com medo.
Nem sempre é bom carregar esse fardo.
Pois nem todos os pilares fazem jus sua força.
Eu vejo as lacunas nessas palavras,
Bem como o vento que destrói as montanhas.
E o seu pó, levado pra longe.
É estranho e ao mesmo tempo engraçado.
Tudo se faz belo...
Pois só depende de quem olha.
DIETA LITERÁRIA
Compro livros.
Livros têm palavras.
COMO palavras.
Palavras são comidas.
Livro - refeição.
Eu olho aos cantos, mentalizo meus muitos livros, escritos ao longo dos anos. Em alguns, visualizo as imagens de uma figura derrubada, os tropeços em pedras, das mais diversas, em pés de outros, e às vezes nas próprias pernas.
Penso que algumas páginas poderiam ser arrancadas, jogadas em algum lugar que ninguém fosse ver, principalmente as que contam dos tombos, das vergonhas, ou qualquer situação que valha como vexatória. Mas ao ler a página seguinte, a figura que estava ilustrada caída, está se levantando; descubro que se arrancar a página que tem o tombo, terei que apagar também a página seguinte.
O livro não é uma página, é uma história, cuja alegria de se levantar só existe pelo fato de se ter sentido a dor da frustração e dos tombos. Todas as páginas valem de alguma forma, as particularidades são suas marcas, um dia feliz, outro não tão feliz assim, um dia pra se lembrar, outro pra esquecer.
O livro vai indo, virando páginas, algumas apenas com desenhos, outras cheias de poesias, outras demagogas, outras irônicas, sem contar aquelas cheias de contradições; mas todas reunidas, pra que a vida seja acrescida de aprendizagem.
Mentalizo meu livro, minha coleção, que insisto em escrever, rir de mim e dos outros, das coisas que lembro e das que esqueci, dos conhecidos e dos que nem vi, o melhor livro é o que eu escrevo de mim.
Ironia é ler
centenas de livros, e
não conseguir interpretar os textos
da vida que nos cercam a cada momento.
Os livros que li
Foram tijolos na parede
Do castelo que construí para mim
Na imaginação da minha mente
Passei minha vida inteira estudando nos livros, revistas, artigos de opiniões sobre os sistemas políticos, econômicos e as várias formas de Estado até os sistemas civilizatórios do Brasil e do mundo.
Constatei que um joga a culpa no outro, um sistema econômico e político tenta fazer uma nefasta ruptura com os antecedentes e o caos para os subsequentes.
Síntese: o melhor de todos é o que proporciona ao menos uma dignidade mínima para sobreviver e não disfarçar escravos com pele de cidadão, poisa apenas será um disfarce.
