Poemas sobre Livros

Cerca de 3544 poemas sobre Livros

⁠Momentos de deleites:

A Bíblia Sagrada, os livros edificantes, gatos manhosos, pássaros que cantam, e voam; as diversidades das flores que nos inebriam; e as bênçãos celestiais derramadas profusamente sobre nós... Tudo ao nosso dispor; graça diária abundante repleta de amor.

Inserida por servamara

⁠Dica para quem gosta de ler:

Não descarte todos os livros lidos. Mantenha sempre alguns exemplares para aqueles momentos em que você não quer ou não pode gastar. Desta forma, poderá relê-los e não ficará sem o prazer da leitura.

Inserida por josue_josue

Não Deixem que as Folhas dos Livros se Apaguem

Vocês que chegarão depois, escutem: os livros não são apenas tinta e papel, são ventrículos de mundos que respiraram antes de vocês. Cada página guarda o suor de quem pensou, o tremor de quem duvidou, a coragem de quem imaginou o impossível. São mapas de sonhos e cicatrizes, e seu silêncio é um sussurro ancestral.

Não permitam que a pressa do futuro transforme essas folhas em pó. Cuidado com as telas que brilham, mas não aquecem; com as palavras que voam, mas não criam raízes. A tecnologia pode armazenar dados, mas não sabe traduzir o cheiro de um livro antigo, o peso da história na palma da mão.

Se as folhas se apagarem, seremos órfãos de nós mesmos. Cada livro esquecido é um véu rasgado no espelho da humanidade. Toquem as páginas, sublinhem frases, emprestem histórias. Façam dos livros pontes, não relíquias.

O futuro será árido se enterrarmos a voz dos que vieram antes. Lembrem-se: um mundo que despreza suas narrativas é um mundo que perdeu a alma.

Não carreguem apenas o amanhã nas costas. Carreguem o fogo das palavras. Assim, quando o vento soprar, ele não apagará as folhas apenas as fará dançar.

Inserida por CesarKaabAbdul

⁠Na cadeira onde Deus inscreveu Seu nome, ninguém se assenta,
Uma faculdade sem livros, onde o conhecimento é farto.
Em lugares errados, buscamos as respostas certas,
E somos enganados por mentiras que se vestem de verdade.

Nós queimamos sem chamas, vivemos sem almas,
Em um mundo onde a essência se perde entre palavras vazias.
No presente amargo de um futuro incerto, enfrentamos momentos inesperados,
Navegando pelos rios da vida, onde as correntezas nos desafiam a ser fortes.

Para onde vamos com os ensinamentos que temos, o que faremos?
A vida é a sombra da morte, a doença a ausência de saúde.
Tudo se desenrola em seu tempo próprio, tudo tem sua hora,
O mel tem sua doçura, assim como o fel cumpre seu amargo propósito.

Inserida por davi_martins_2

⁠O ENIGMA
Eu já li muitos livros,
estudei muitas ciências,
Observei comportamentos,
explorei arcabouços do saber.
Mas o maior enigma,
que encontrei em vida,
foi você !

Inserida por helioenay_alves

⁠O livro dos livros 📚


A Bíblia,
É o livro 📖
Dos livros,
É a supremacia,
Das Escrituras,
Do conhecimento,
Que veio das alturas.
Um livro 📖
Inspirado inerrante,
Cheio de vida,
A todo instante,
Um livro infalível
E constante.
Pois sua mensagem
É incomparável
E incorruptível,
Nesse meio acessível.
Nessa leitura diária,
De uma eternidade imaginária,
Em cada palavra
Que não pode ser anulada,
Que por Deus foi inspirada,
Em nosso meio de jornada.
Essa verdade divina,
Que o livro ensina,
A vida que destina.
Nessa revelação
De transformação
De mente e coração ❤️.
Esse livro 📖
Que tem autoridade
Na vida do cristão,
Esse livro 📖
Que é divinamente
O nosso meio existente.
Esse livro 📖
Tem a lei e os mandamentos,
Para o ser humano
Conhecer os seus sentimentos,
De vida e momentos.
Esse livro 📖
É a aliança para um
Mundo de esperança,
De quem acredita
De quem tem fé
E confiança.
A Bíblia
É o livro da verdade
Que cura um ser humano em cicatriz,
Em sua perversidade.
Revelando que é possível ser feliz,
Por tudo o que diz,
E nada o contradiz.
Esse livro 📖
Que contém a bem aventurança,
De um sonhar que se alcança,
Sem perder tempo
Esse livro fala de livramento,
Para o ser humano
Que tem arrependimento,
No olhar do seu conhecimento.
Esse livro 📖
Tem o plano perfeito
No coração Regenerado
Ele é aceito,
No dizer de seu conceito.


Poeta Mbra ✍️
Direitos Autorais Reservados .
D.A.9610/98
Brasil🇧🇷

Inserida por marcos_brasileiro_

⁠BIOGRAFIA

Nasci em um lugar qualquer,
Compondo versos para velhos conhecidos.
Vendi mil livros para a Terra de Ninguém.
Fui premiado com o Troféu Abacaxi.
Fundei a Academia de Letras
Do povoado Cafundó do Além.
Fui traduzido para todas línguas mortas
E lido por fãs imaginários.

(Guilherme Mossini Mendel)

Troque o vídeo game por academia
Troque a Netflix por livros
Troque alimentos gordurosos por saudáveis
Troque festas semanais por projetos para vida...

Inserida por Plattinno

⁠La Agenda Roja - Sofia Lundberg

Foram todos esses livros fantásticos os que me ensinaram muitas coisas sobre a vida e o mundo.

O amor sempre encontra caminho sempre que está destinado a acontecer.
Todo mundo tem um amor que nunca esquece (...) Alguém que se meteu e ali ficou.

Não há nada tão perfeito como o amor perdido.
Não será mais que tua alma.

O amor não entende de gênero(...) E não é o gênero que importa tampouco deveriam fazê-lo as pessoas.

O sol é o suficiente para iluminar teus dias, a chuva o suficiente para que aprecies o sol.

A alegria para fortalecer tua alma.E a dor é suficiente para que aprecie os pequenos momentos de felicidade e os encontros são suficientes para que possa dizer adeus de vez em quando.

Inserida por lucijordan

⁠Nessas horas,
Nesses dias,
As linhas dos livros,
As músicas através de streaming,
As reflexões noctâmbulas,

Inserida por Madasivi

Caminhou pelo mundo em busca de saber,
Das folhas dos livros ao céu a ler.
Cada página, um vislumbre, uma chama,
Mas também um sussurro: "Tua busca é um eterna."

Nas palavras dos mestres, verdades tão claras,
Mas nas estrelas, dúvidas raras.
Por cada resposta que encontrou na estrada,
Mil novas perguntas surgiam caladas.

Subiu montanhas, olhou para o horizonte,
Viu o cosmos girar, estrelas saltitantes.
E percebeu, enfim, com assombro profundo,
Que o saber era vasto, maior que o mundo.

“Sou pó no vento, um grão na amplidão,
Um ser frágil na imensidão.”
Quanto mais aprendia, menos entendia,
Num universo sem fim, que tudo envolvia.

Então sorriu, em sua humildade,
Pois entendeu: na simplicidade e verdade
Está a essência do verdadeiro saber:
Não é tudo saber, mas saber viver.

Inserida por VitorMassita

⁠No mundo da leitura, um abraço acolhedor, Livros leves e fáceis, um prazer sem temor. Histórias que fluem, como um rio a correr, Em cada página, um sorriso a nascer.

Sem enredos complexos, nem palavras difíceis, A mente relaxa, a alma se embevece. Em cada linha, um escape da rotina, Uma viagem sem fim, sem pressa, sem sina.

Então abra um livro, deixe a mente voar, Em histórias simples, que te farão amar. Um presente para a alma, um refúgio a encontrar, Livros fáceis de ler, para sempre recordar.

Inserida por dacio_souza_oliveira

⁠Eu coleciono livros que nunca li
Moedas que jamais gastei
Amores que não vivi
Sonhos que não realizei.

Inserida por ocharlesjunior

⁠É noite, fria escuridão em meu peito
À frente livros em pilha nada dizem
Em suas páginas palavras não há, são como telas
Telas brancas aonde desenho o sorriso quente de seus olhos
Perdendo-me dolorosamente na contemplação
As horas voam madrugada adentro e continuo amortecido
Ouço no fundo, débil, a voz da consciência
Ela protesta, impõe; mas, diante da minha impassibilidade, capitula
O sol desponta e nem assim sinto aquecer-me
Diria a obrigação: - outra madrugada perdida
Diz meu coração: - feliz estou, pois, ainda que em pensamento, de novo a tive do meu lado
O telefone, mudo, insiste em não tocar
Por mais que o mire, por mais que deseje, nega-me o direito de poder lhe falar
Tua lembrança, como uma febre, me acompanha em tudo que faço
A cada minuto, junto à batida do coração, sinto sua presença
Uma dor sólida trespassa todo meu ser
Sinto-a correndo nas veias, como se de mim fosse parte
As vezes chego a invocá-la, como um mantra
Receoso de que, sem ela, o sangue congele e a vida pare
Saudades, suspiro, são tantas que não consigo quantificar
Saudades de você, inteira e completa
De onde vem essa necessidade premente? Este reflexo meu que em ti vejo?
Não sei, não posso e não quero explicar
Só preciso sentir, isto me basta.

Inserida por gilfleming

⁠Já vi no mundo ao meu redor,

Um colorido de encantar,

Li tantos livros, tantas histórias

Incríveis contos, de amor, de amar


Ao te encontrar e olhar teus olhos

No coração, o palpitar,

Aqueceu antes, o que estava frio

Meus sentimentos fez aflorar


Agora eu sinto o quanto importa

Gestos, palavras, momentos lindos


Nós dois, nós quatro, Deus nosso amigo

O amor reina, tudo é tão lindo



Basta acreditar que tudo é possível

A gente aprende com nossos erros

Recebemos e damos honra

Bênçãos vêm, como vem a chuva

Então sabemos o quanto Deus nos ama

Também amamos como somos amados

Tudo podemos, tudo aprendemos

Amar é o exemplo, pra que dia a dia nos perdoemos.

Inserida por mauricio_barbetta

⁠Livros

Eu adoro ler e escrever.
Aquele suspense ou terror; o que aconteceu com o vovô?
Talvez um drama; o que tem debaixo da cama?

Mas eu prefiro livro de fantasia ou será magia?
Amo ler um romance, me encanto com esses lances.
Acho que me dou bem com o livro de figura, pois é melhor para minha leitura.

Quero um livro de aventura, combina com as minhas loucuras.
Gosto de um livro de poesias, ele alegra meu dia.
E os livros escolares, que estão em todos os lugares.

Mais também tem o livro de:
ficção cientifica, astronomia, gastronomia, teatro, xadrez; cultura, arte, dança e criação...

Tantos livros ainda não citados, que até fiquei desnorteado.
Inúmeros livros podemos ler.
E eu não sei qual escolher.

Inserida por AnthonyMark

A educação de nossos filhos vem dos nossos exemplos e não de livros.
Livros lhe dão conhecimento!
Os exemplos ⁠lhe educam!

Inserida por shaolyn_gomes

⁠EU

Aos meus olhos o mundo é diferente
e eu não suporto mais disfarçar.

Somos como livros postos sobre uma estante
esperando que alguém venha a se interessar.

Investimos em nossas capas e ideias superficiais
na tentativa de agradar sempre e em tudo,

mas os livros não podem ser todos iguais
e as aparências não importam mais que o conteúdo.

Tenha orgulho de ser um livro autêntico,
as diferenças são seus mais belos detalhes.

Crie sua própria história sendo um livro único
e jamais deixe que te comparem aos milhares.

Alguns de nós foram escritos em línguas difíceis de traduzir
e talvez não sejam tão simples de entender

o que importa é que sempre estamos dispostos a evoluir
mesmo que em histórias que poucos estão dispostos a ler.

Eu me sinto bem simplesmente sendo quem sou,
vivendo aquela história que ninguém entendeu.

Sou apenas mais um livro que não se encaixou,
aos olhos do mundo o diferente sou EU.

- emersomgold

Inserida por emersomgold

⁠O que os livros de história nos contaram, gerações a fio, sobre os índios?
Para um texto bem resumido, trago uma reflexão em dois aspectos.

Dentro do olhar capitalista, que os índios são preguiçosos, não gostam de trabalhar. Dormem o dia inteiro e tem uma vida sem responsabilidades.

Dentro do olhar religioso, um povo pagão, que não conhecia a Deus e não rezava a doutrina católica. E precisava ser catequizado.

Isso ainda perdura pelo Brasil afora.
Reforçado ainda mais por falas excludentes e escrotas a que ouvimos nos últimos tempos.

Mas, quem são os índios?

Debruçar-se sobre eles é debruçar-se sobre o aprendizado da contemplação e do respeito à natureza em todas as suas formas e manifestações.
Onde os índios colocaram os pés, vemos o uso da terra com responsabilidade porque sabem que todo contexto natureza tem interligações de seres em equilíbrio.
A contaminação se dá quando os povos que por aqui atracaram, carregados de seus apetrechos consumistas, diminuíram os povos que aqui já estavam numa referência de posses, considerando os índios como primitivos, de valores insignificantes.

O que vemos, hoje, é a continua tentativa de diminuição da cultura, dos conhecimentos práticos e da religiosidade concreta desses povos pelos direitos à terra e à vida que lhes foi roubada.

Os índios sabem que a vida tem uma curta duração e que não adianta acumular bens e riquezas, porque tudo fica aqui quando partem.
E que é mais rico quem faz a passagem integrado numa mística de reencontro com a divindade que tudo criou e confiou, à criatura, a responsabilidade de cuidar e proteger.

Os índios preservam a natureza.

O homem branco,
e branco no sentido de pensamento e não cor de pele, ganancioso que é,
destrói tudo por onde passa.

É isso!

Inserida por verinha_sfalsin

⁠Corpos Promovidos

De que vale a promoção? Do corpo a validação? Livros de rostos, mas não livres de restos. Corpos desnudados. Egos inundados. Números sem donos e bocas mundanas. Poderia listar os múltiplos benefícios, mas vale um copo vazio tal ofício? Da novidade ao momento propício? Momentos estes que, tão precipitados nasce um resquício? De atenção ao clichê fictício? Tudo por um prazer orifício? Trocaram a conquista pela praticidade, e muito se engana quem não confunde o casual com banalidade. Ela deu no primeiro encontro. Ele a comeu, se vestiu e pronto. Daria um belo conto, mas não houve emoção, por isso nem te conto. Ela foi esquecida com outra após o segundo encontro. Ele havia sido mais um entre tantos, por isso largou o amor no canto. Conheceu numa festa que dividiu a boca com mais dez e você sequer lembra o que fez. Bebeu, encheu a cara e deu. Teceu um comentário numa roda de amigos o que fez e como a fodeu. Tudo em prol da tal liberdade. O problema é que ninguém nota que esta se disfarça de libertinagem. A mesma que quando afetada culpam a sociedade. Conheceu, passou pro próximo e esqueceu. Usou, se apegou e cedeu. Juliana não fazia o tipo de André, mas André só queria se esvaziar, e Poliana pra esquecer o ex, deitou-se com o primeiro para se saciar. A vantagem é que ninguém tem o que o cobrar, mas daqui há dez anos o que vai sobrar? Prazer rima com lazer. O problema é que lazer custa caro, e no final, até você precisará de amparo. A arte de “Beber, que amar está difícil” gerou uma criança carente de vícios - Que apoia-se as coisas pequenas para suprir o vazio, mesmo sendo elas amenas feito um pavio. Mas cá entre nós... Nesta geração de corpos promovidos, é um legado que até eu viveria embriagado.

Inserida por FelipeAzevedo942