Hoje em dia, são tantos os livros focados em jovens e adolescentes que fica até difícil escolher. Tem opção para quem gosta de romance, de aventura, de fantasia, de terror, tem opção para tudo!

Mas sempre há aqueles livros que são simplesmente imperdíveis nessa fase da vida. Fizemos uma lista com os 30 melhores livros para adolescentes: não precisa se preocupar, qualquer um que você escolher abaixo, estará muito bem-servido 🙂

Livros de romance para jovens

Começamos com os queridos do público: os romances. Ao contrário do que o nome indica os livros de romance não necessariamente envolvem uma história de amor, mas são sempre histórias longas, muito bem estruturadas e envolventes. Veja o que separamos:

1. Eleanor & Park, de Rainbow Rowell

melhores livros para jovens e adolescentes

Uma história de amizade entre duas pessoas estranhas. Seria comum senão fosse a forma especial como esses adolescentes vão construindo a sua amizade e as aventuras que esperam os dois no início de um romance. É um lindo livro para quem quer se emocionar.

2. Quem é você, Alasca?, de John Green

melhores livros para jovens e adolescentes

O autor que conquistou milhões de fãs no mundo com “A Culpa é das Estrelas” volta neste romance que envolve um pouco de filosofia, história e, como não poderia deixar de ser, dramas adolescentes. É um livro inteligente e com um senso de humor maravilhoso.

3. Americanah, de Chimamanda Ngozi Adichie

melhores livros para jovens e adolescentes

Neste livro acompanhamos a trajetória de uma garota nigeriana que se vê “obrigada” a deixar sua terra para estudar nos EUA, onde se depara com várias crises, de identidade, principalmente.

Ela é apaixonada pelo seu namorado de adolescência e muitos anos se passam até que possa vê-lo novamente. Um livro simplesmente apaixonante!

E sua alegria se tornava inquieta, batendo as asas dentro dela, como quem busca uma chance de sair voando.

Chimamanda Ngozi Adichie (Americanah)

4. As Vantagens de Ser Invisível, de Stephen Chbosky

melhores livros para jovens e adolescentes

Uma viagem por um mundo de livros, poesia, música, milhares de referências da cultura pop, crises de identidade e sexualidade e outras coisas através das cartas de Charlie, um adolescente sensível e inteligente. Fácil de ler, de se identificar e emocionar.

5. A Arte de Produzir Efeito sem Causa, de Lourenço Mutarelli

melhores livros para jovens e adolescentes

Uma viagem que vai te fazer questionar o que é ser normal ou louco através do protagonista Júnior, um cara depressivo que se vê obrigado a “morar” no sofá da casa do pai. É um livro complexo e, justamente por isso, genial. Vale a pena investir umas horas em elevar a sua bagagem literária com essa obra.

6. Dias Perfeitos, de Raphael Montes

melhores livros para jovens e adolescentes

Um romance policial / suspense que vai te causar angústia do começo ao fim. E isso é bom. O protagonista Téo é um psicopata confuso e assustador, que cria uma obsessão por Clarice, uma garota inteligente de espírito livre. Um romance nada usual que, ainda assim, você não vai conseguir largar.

Quem nunca se apaixonou sem ser correspondido? Quem não gostaria de mostrar que poderia ser diferente, que a história de amor poderia dar certo? Ele apenas fazia o que todos já tinham desejado fazer. Havia criado para si a chance de estar próximo de Clarice, de deixar que ela o conhecesse melhor antes do não definitivo.

Raphael Montes (Dias Perfeitos)

Os livros para adolescentes mais lidos dos últimos anos

Toda lista tem seu Top 5. Aqui separamos os Top 6 dos livros para jovens mais lidos e vendidos dos últimos anos. Ler algum dos livros abaixo significa que você terá papo com praticamente qualquer adolescente leitor do mundo. Também significa que você vai passar ainda mais tempo apaixonado por esse negócio chamado literatura.

7. O Mundo De Sofia , de Jostein Gaarder

melhores livros para jovens e adolescentes

O livro que que dá aulas de filosofia, dos pré-socráticos aos pós-modernos, de uma forma impressionante. A gente acompanha a aventura da adolescente Sofia neste thriller acessível e obrigatório para qualquer pessoa (adolescente ou não!).

8. O Caçador De Pipas, de Khaled Hosseini

melhores livros para jovens e adolescentes

Amir e Hassan são dois meninos da mesma idade, mas de personalidades e classes sociais muito diferentes, vivendo no Afeganistão de 1970. Os momentos que compartilham, especialmente um envolvendo Pipas, muda da vida deles e definitivamente vai marcar a sua, leitor. Prepare o coração e os lenços.

9. A Saga de Harry Potter, de J. K. Rowling

melhores livros para jovens e adolescentes

Uma mistura de fantasia e aventura genial, não à toa é a saga de bruxos mais famosa do mundo. Se ainda não deu a chance, tente! Em pouco tempo você estará se perguntando porque nasceu “trouxa” e ainda não recebeu a sua carta de Hogwarts.

O mundo não se divide em pessoas boas e más. Todos temos luz e trevas dentro de nós. O que importa é o lado o qual decidimos agir; Isso é o que realmente somos!

J.K. Rowling (Harry Potter)

10. A Menina Que Roubava Livros, Markus Zusak

melhores livros para jovens e adolescentes

Uma cativante história que envolve a garota Liesel Meminger que, depois de uma série de eventos trágicos, vai morar com uma família adotiva em meio à Alemanha nazista. Narrada pela própria morte, esse é daqueles livros que assim que a gente termina já quer ler de novo.

11. A Rainha Vermelha, de Victoria Aveyard

melhores livros para jovens e adolescentes

Esse livro de fantasia e romance tem angariado fãs no mundo inteiro. Mare Barrow vive em um mundo dividido pelo sangue: vermelho ou prateado. Plebeus e realeza. Acontecimentos fantásticos, magia e amor acabam por mudar tudo na vida da protagonista e do reino. Uma aventura de amor e ódio imperdível.

Para adolescente ler: os livros mais legais

Procurando emoção? Aventura? Histórias que fazem o seu coração parar algumas vezes e outras acelerar de tanta ansiedade? Então pode pegar em qualquer um dos romances abaixo. São títulos que qualquer leitor seria capaz de classificar no mínimo como “legais”. Mas a gente acha incrível mesmo!

12. Assassinato No Expresso Do Oriente, Agatha Christie

melhores livros para jovens e adolescentes

Um grande clássico da maior escritora de romance policial do mundo. Um homem é assassinado a bordo do trem e Poirot, o famoso detetive, tem que desvendar o assassinato, que só pode estar entre os doze passageiros. Se você acha que consegue adivinhar quem matou o homem antes das últimas páginas, não sabe de nada.

13. Persépolis, de Marjane Satrapi

melhores livros para jovens e adolescentes

Marjane Satrapi tem apenas 10 anos e é obrigada a lidar em um Irã que, de repente, se transforma em república islâmica conservadora. O livro em formato de quadrinho é autobiográfico e, de tão lindo, por dentro e por fora, é desses que vale muito a pena ter na estante.

Na vida você vai encontrar muita gente idiota. Se te ferirem, pensa que é a imbecilidade deles que os leva a fazer o mal. Assim você vai evitar responder às maldades deles. Porque não tem nada pior no mundo do que a amargura e a vingança... Seja sempre digna e fiel a você mesma.

Marjane Satrapi (Persépolis)

14. Alta Fidelidade, de Nick Hornby

melhores livros para jovens e adolescentes

O protagonista Rob tem 35 anos, acaba de ser dispensado de um namoro e tem uma loja de discos onde vive com seus amigos “estranhos”. Em forma de conversa, o protagonista vai compartilhando com o leitor suas opiniões, anseios, busca por autoconhecimento e, o melhor, suas músicas.

15. Comédias para se Ler na Escola, de Luís Fernando Veríssimo

melhores livros para jovens e adolescentes

Um dos cronistas mais amados do Brasil envolve mais uma vez o leitor em suas histórias hilárias, dessa vez sobre a escola. Que fase! É para rir, se divertir e se aproximar um pouco desse gênero literário delicioso que é a crônica.

16. Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis

melhores livros para jovens e adolescentes

Machado de Assis? Divertido? Sim! Considerado um dos melhores livros da língua portuguesa este é um dos romances obrigatórios da vida. Sem a pressão das listas de vestibular e das provas, apenas dê uma chance para este morto superdivertido que é Brás Cubas. Uma aula de literatura em forma de romance.

No dia que a universidade me deu um diploma e uma ciência que estava longe de carregar no cérebro. Confesso que me senti ao mesmo tempo enganado e orgulhoso.

Machado de Assis (Memórias Póstumas de Brás Cubas)

17. Fortaleza Digital, de Dan Brown

melhores livros para jovens e adolescentes

Famoso pelo seu livro “O Código da Vinci”, Dan Brown é desses escritores capazes de misturar mistério e história de um jeito que não dá vontade de parar de ler. Este foi o primeiro livro do autor onde acompanhamos Susan, uma matemática genial, tentando desvendar um código que nem o computador da Agência de Segurança Nacional americana consegue quebrar. Fascinante da primeira à última página.

18. O Ódio Que Você Semeia, de Angie Thomas

melhores livros para jovens e adolescentes

Depois que presencia a morte de seu melhor amigo, negro, por um policial, branco, a vida de Starr vira de cabeça para baixo. Uma garota normal do subúrbio norte-americano que vai te levar para uma viagem acerca de tensões raciais, relacionamentos e as essências de amizades verdadeiras.

Literatura juvenil: para quem está começando a pegar gosto por ler

Você até queria ser aquela pessoa que lê 4 livros por mês, participa de clubes de leitura, tem uma estante enfeitada de títulos e tal… Mas bate a preguiça? Com esta seleção você vai nos agradecer e pedir mais. Estes são os livros que vão te deixar com gostinho na boca para se dedicar ainda mais aos títulos bacanas.

19. Maus — A História de Um Sobrevivente, de Art Spiegelman

melhores livros para jovens e adolescentes

A primeira história em quadrinhos a ganhar um Prêmio Pulitzer. Nazis são gatos e judeus são ratos nessa história de um sobrevivente do regime nazista. A convivência entre gerações após o holocausto e tudo que isso representada é contada de forma genial. Outro livro incrível para ler e ter na estante.

Amigos, seus amigos?... Se trancar elas em quarto sem comida por um semana... Aí ia ver o que é amigo. 

Art Spiegelman (Maus)

20. O Segredo De Jasper Jones, de Craig Silvey

melhores livros para jovens e adolescentes

Um romance que mostra o crescimento de Charlie, que passa a refletir sobre tudo depois que acompanha o marginal da cidade, Jasper Jones, em uma pequena aventura. É um livro original, emocionante e intrigante com dúvidas que todo adolescente tem nesta fase da vida.

21. A Droga da Obediência, de Pedro Bandeira

melhores livros para jovens e adolescentes

O primeiro livro da série “Os Karas” que certamente fez parte de muitos adolescentes nascidos na década de 90. Neste primeiro volume, acompanhamos Miguel, Crânio, Magrí, Calu, e Chumbinho tentando desvendar o mistério por trás do desaparecimento de vários alunos em escolas de São Paulo. Um clássico!

22. Ás Águas-Vivas Não Sabem De Si, de Aline Valek

melhores livros para jovens e adolescentes

No fundo do mar, cinco pessoas com habilidades e responsabilidades distintas trabalham individual e coletivamente para finalizar um estudo que busca achar vida inteligente no oceano. É uma história sobre a imensidão humana com a alegoria do mar através da interessante protagonista, Corina.

A experiência da solidão podia levar uma criatura a fazer coisas inesperadas, pouco prováveis, até extremas.

Aline Valek (As Águas-Vivas Não Sabem De Si)

23. A Marca de uma Lágrima, de Pedro Bandeira

melhores livros para jovens e adolescentes

Qualquer adolescente que está iniciando nessa coisa complicada que é o amor vai amar este livro que acompanha Isabel, uma menina que se acha feia, cheia de questões sobre a vida. Sua paixão por Cristiano que namora a sua melhor amiga, Rosada, é um clássico da literatura juvenil brasileira. Um livro inesquecível.

24. Sozinha no Mundo, Marcos Rey

melhores livros para jovens e adolescentes

Órfã e sozinha, Pimpa tem apenas 14 anos e se vê jogada na selva de pedra que é São Paulo a procura de um tio distante. Uma aventura que vai fazer você querer ler muito mais livros do gênero só para encontrar outra personagem tão apaixonante quanto essa garota.

Livros femininos e masculinos para adolescentes

Em vez de dividir a literatura entre o que é para homens ou para mulheres, juntamos nesta lista livros que têm uma narrativa mais neutra em termos de gênero e são capazes de cativar tanto garotas como garotos. Pode apostar em qualquer um, eles têm tudo para te oferecer uma leitura inesquecível.   

25. O Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde

melhores livros para jovens e adolescentes

Um clássico da literatura que ensina muito sobre vaidade e o poder da influência. A forma como Dorian vai se tornando uma pessoa totalmente diferente do que dizia admirar é incrível e a originalidade da obra faz jus à fama do livro. Merece ser lido por todo mundo!

Os que amam só uma vez na vida é que são superficiais. O que eles chamam de lealdade e fidelidade é a meu ver letargia do hábito ou falta de imaginação. A fidelidade é para a vida emotiva o que a coerência é para a vida intelectual: simplesmente uma confissão de insucessos.

Oscar Wilde (O Retrato de Dorian Gray)

26. O Apanhador no Campo de Centeio, de J.D. Salinger

melhores livros para jovens e adolescentes

Holden Caulfield precisa decidir se cresce ou não. Suas paranoias e viagens acabam por tornar o leitor um confidente. Temas polêmicos como álcool, sexo e prostituição aparecem na história que mexem com a cabeça de qualquer pessoa. Um romance difícil de largar.

27. O Diário De Anne Frank, de Anne Frank

melhores livros para jovens e adolescentes

Anne tinha apenas 13 anos quando se viu obrigada a se esconder com a família e amigos em um porão, para fugir dos horrores da Alemanha nazista. É um livro para conhecer sem lentes ficcionais a cabeça de uma garota comum, só que confinada a um destino terrível.

28. A Revolução dos Bichos, de George Orwell

melhores livros para jovens e adolescentes

Um clássico para se divertir aprendendo muito. Animais de uma fazenda decidem se rebelar contra o sistema em que vivem e acaba nos ensinando muito sobre as ambições de poder, sobre política, hierarquia de governos e outras coisas.

Qual é a natureza desta nossa vida? (…) Nascemos, recebemos o mínimo de alimento necessário (…) e os que podem trabalhar são exigidos até a última parcela de suas forças, (…) trucidam-nos com hedionda crueldade. (…) Nenhum animal é livre.

George Orwell (A Revolução dos Bichos)

29. Mulheres Que Correm Com os Lobos, de Clarissa Pikhola Etés

melhores livros para jovens e adolescentes

Garotas e garotos em formação: rendam-se! Um livro que reflete muito sobre as posições sociais impostas a ambos os sexos, e aborda 19 mitos clássicos que contam como as mulheres foram domesticadas ao longo da história, perdendo seus instintos.

30. Bonsai, de Alejandro Zambra

melhores livros para jovens e adolescentes

São minicontos que, juntos, contam uma história de amor, de dor e de reflexão. Um pequeno livro (dá para ler em apenas algumas horas) sobre os fins e começos de dois amantes, Júlio e Emília. No fim, dá raiva de ser uma história tão genial, mas curta. Precisava mesmo acabar?