Poemas sobre Livros
Teia invisível
Em seu altar de livros e esperanças,
A mestra urdia, com mãos pacientes,
Uma teia feita de longas tranças,
Ligando almas a mundos diferentes.
Seus gestos eram como suaves brisas,
Que moldam dunas sem deixar sinal.
E suas palavras, em curvas precisas,
Desenhavam rotas num mapa ancestral.
Os alunos partiam em várias direções,
Com sonhos que ela ajudou a nutrir.
No Brasil profundo ou em novas nações,
Levavam seus ecos, prontos a florir.
Cada encontro era um fio entrelaçado,
Que o tempo cuidava de esticar além.
Mesmo longe, o elo jamais apagado
Resistia ao sopro dos dias que vêm.
A mestra sabia que a sala vazia
Guardava histórias que não têm final.
Pois o saber plantado um dia
Flui como rios num curso imortal.
E assim, sem alarde, deixou sua marca,
Com passos firmes, mas quase sem som.
Uma cátedra viva que nunca se apaga,
E nos corações ressoa como um dom.
As escrituras sagradas com 66 livros são e devem ser a verdade de Deus, que alimenta a nossa vida espiritual. Mais do que isso não, nem menos do que isso.
Podemos ler tudo um pouco. Mas sempre com uma atitude crítica. Pois só a bíblia é a verdade.
Verdadeiros
Existem muitos mitos verdadeiros e Livros Apócrifos verdadeiros. Mas porque não estão ao nível da palavra de Deus, não são verdade do Cânon bíblico. Mas ainda assim, são verdadeiros mitos.
Não quero lançar livros,
pro leitor não entender
o meu lirismo e nem para
promover noite de autógrafos,
precisamos refletir sobre isso.
Qual o caminho do seu coração?
Eu não sabia, mas procurei em todos os livros, em todas as frases, nas mais singelas palavras, na melodia da música, no frio do vento no rosto, nas sensações que o corpo me fez sentir.
Eu nunca desisti, apenas entendi que não poderia entrar ao encontrar.
Aaah 2021!
Te espero com muita gratidão!
Para Ano novo...
Termine de ler os livros que começou;
Faça exercícios físicos,
Anote suas idéias, sonhe, realize,
Coma com mais presença,
Tire férias,
Saia da zona de conforto,
Mergulhe, aprenda, evolua,
Suba uma montanha,
Defina uma frase que te motiva... e
Use-a todos os días,
Ame seu trabalho,
Simplifique o que puder,
Reduza sua jornada de trabalho,
Dê bom dia a alguém com amor,
Dance, movimente seu corpo,
Ore, medite, silencie,
Ande descalço,
Tome banho de chuva,
Pergunte a sua criança interior o que ela gostaria de fazer e faça,
Vá a praia, a cachoeira,
Olhe nos olhos e pratique a verdade com você,
Diga a si mesmo com um sorriso no rosto o quanto te ama,
Observe as Estrelas, a Lua, o Sol,
Abrace e converse com uma árvore,
Beba mais Água,
Use protetor solar,
Ouça um idoso amorosamente,
Faça uma horta,
Durma bem todos os dias,
Fotografe os momentos com o olhar,
Faça terapia,
Diminua o ritmo,
Plante, colha o que plantou,
Perca o medo, a insegurança,
Firme sua fé e esperança,
Embarque numa Jornada sem medo, deixe a coragem entrar,
Faça o bem sem olhar a quem,
Acredite mais em você,
Agradeça a tudo, todos momentos da sua vida,
Seja luz por onde for,
Seja ainda mais feliz,
Se desfaça, renasça,
Termine o que começou e recomece tudo de novo!
Seja o ano novo que você deseja!
Este texto é um embrulho de presente, compartilhado com amor, selado com um sorriso e enviado com um forte abraço para VOCÊ com a alegria de um Feliz Ano Novo de Novo!
Gratidão todos os días!
Escolha com sabedoria
o que servirá de
alimento para sua mente
Livros, músicas, programas, filmes, habitos, conversas…
Você é fruto de tudo aquilo que consome
Se a gente observar
De maneira friamente
Melhor estudar o homem
Do que os livros da gente.
Santo Antônio do Salto da Onça RN
Terra dos Cordelistas
16/12/2024
Você não pode aprender
sobre amor em ...
- livros
- vídeos
- filmes
Você só pode aprender
sobre o amor ... amando.
Amor não é bom nem ruim.
Amor é Amor.
Equilíbrio entre:
Perder e Ganhar
Dor e Felicidade
Liberdade e Companhia
Ir e Vir
Coisas loucas que só se
aprende na prática.
A vida é tão passageira, tão fugaz. Muito se aprende com os livros , mas tem coisas que só a vida ensina.
Viver é um risco ! E a duras penas aprendemos isso .
Mas,uma hora tudo passa . Tudo tem seu tempo e seu lugar . Pode não ser agora ,mas uma hora tudo vai melhorar.
Aprendemos tanto , mas às vezes parece que não aprendemos quase nada .
Permito-me no divã
devo falar do que atormenta
livros que não li
fotos que não fiz
vezes que sorri
do ressentimento
da decepção
das palavras ditas
benditas as que não falei
a gota que faltava eu expulsei
Leia!
Leia livros
leia gente
leia história
leia estória
leia o filho e a mãe
leia o cão
o gato e o gavião
Leia as flores
a chuva
o inverno e o verão
Leia sonhos
leia os medos
a vontade, a superação
Leia o riso
Leia lágrimas
A coragem, a emoção
Leia o feio
o belo e o coração
Leia os olhos
as mãos
as pegadas e a direção
Leia estrelas
O sol e a lua cheia
Leia os rios correndo ao mar
E o mar abraçando a areia
Leia as matas e o céu azul
Leia o estranho
Um amigo e um amor
Leia o mundo e o espelho
Leia-se de fora para dentro
De dentro para fora
Leia com letras ou sem elas
Mas leia...
Leia a vida e a morte
No dois sentidos
do sul ao norte
Leia na reta e na curva
O verbo é som
e é silêncio
É vibração que lê
e também é lido
Leia, mas aprenda a interpretar!
Quem conta
Quem conta livros, conta histórias, conta poesias, canta músicas, canta mulheres. Quem canta desencanta por pessoas que se faz de conta.
VIDA DIDÁTICA
Eram pilhas de livros: problemas um, problemas dois, problemas três;
Tinha as coisas do arquivo pra se guardar todo mês,
O controle do estoque; do que foi gasto com limpeza,
Nossa vida didática não era assim uma beleza.
Afora a solidão, tinha o Gandhi, espesso e de letras pequeninas
Nunca tive coragem de ler tanta filosofia;
Me encantava mais com os seios e as pernas das meninas
Da confecção, meu coração sozinho perdido nos decotes,
Vida sem perspectivas a fazer e desfazer pacotes
Fui sempre tão romântico na minha solidão,
Fui sempre tão sozinho no meu sonhar
Sempre sonhei na simplicidade de ser feliz por amor, de ser livre por viver...
Gandhi, não aprendi filosofia não, minha vida era didática demais
Os livros que não li empacotei e enchi caminhões
Que conduziram aos ricões mais distantes deste meu país
Minha filosofia era lutar; porquê? eu não sei...
Talvez por Aquela força sutil do amor...
Aquela força sutil e irrefreável do amor...
Aquela força inabalável que soprava na brisa
Depois de um dia de trabalho pensando no baralho
E na companhia fraterna e palavras suaves de ternas filosofias...
Um beijo vale mais que mil palavras.
Ai de mim,
lábio seco,
com todos os livros do mundo.
Bom para o surdo de balada,
boca grande,
vocabundo.
Livros são portais onde almas navegam, histórias acariciam, onde corações se abrigam. A arte é o eco de sentimentos profundos em telas, palavras e notas, que revelam-se em segundos.
Melodias, como fios de um tecido celestial, tecem a trama do refúgio, um abraço musical. Cada nota é um suspiro, um consolo na solidão, onde a alma encontra paz, como em uma canção.
A melancolia, doce como um vinho envelhecido, é a tinta que colore o quadro, sutil e destemido. Na paleta da vida, sentimentos se entrelaçam, e na tristeza, a esperança, como uma chama, abrasa.
Assim, a arte sussurra segredos ao coração, recorda que, na melancolia, talvez haja renovação. Entre páginas, pincéis e acordes em sintonia, descobre-se que, na tristeza, floresce a poesia.
Ele amava tanto os livros
e a leitura,
que os seus malucos pensamentos,
criavam na sua doce imaginação,
uma parceira e uma canção,
e saia dançando nos seus devaneios!
Vou repetir minha frase:
"A grande faculdade é a vida,
os livros são as pessoas."
E com certeza, dois livros ficam
lado a lado na minha cabeceira, a Bíblia pra leitura e oração,
e tua poesia pra minha reflexão!...🤩
Ainda estou cursando
a faculdade da vida,
se as pessoas são livros,
estou te folheando
e lendo
a distância,
e estou prestes a me formar
em "olho clínico"...
***
Um dia
escrevi uma poesia,
que dizia: "A grande faculdade
é a vida, os livros são as pessoas."
E eu aqui nessa ingenuidade,
simulando a entrega de um diploma.
***
