Tenho um ser que Mora dentro de Mim
Na sempre controversa percepção sobre a brevidade
da vida, o mais pertinente questionamento a ser feito
não será: porque partimos...
E sim, para que viemos!
Diz a 'filosofia do espírito'
ser mais aconselhável permitir que
os homens sejam como são e vivem - e por
própria conta e risco possam
livremente caminhar; do que forçá-los
a serem aquiloquebem pouco compreendem
e possam viver; esob a ameaça
de um provável tropeço
e dolorosassequelas!
A existência
é uma espécie de ser ativo:
às vezes circunstância; outras vezes, deslavada arrogância, com leves, quanto breves vestígios de altivez; e mesmo turbulenta,tenta em algum
momento ser justa,
consigo mesma!
Coisas comuns
podem ser roubadas...
As verdadeiras nunca!
Existem coisas inestimáveis
em nossas almas,
que jamais serão
tiradas!
Dessa nossa vida
nada se perde; diversamente
muito se ganha, conquista-se!
A não ser aquilo que,
por alguma razão, não nos
pertença!
A estupidez,
malandra, incorrigível,
se sentará na primeira fila
para ser notada...
Já a coerência,
confortavelmente,
se acomodará na última;
e discreta, recatada, tudo
observar!
A corrupção
que contamina o poder,
muito antes de ser sugerida
como prerrogativa do cargo,
refere-se a uma particular e abjeta
qualidade de quemo
ocupa!
O conceito de caridade
deve ser compreendido como
algo vasto, irrestrito; poiso gesto que
prontamente sacia, nem sempre se soma
ao que também necessário, por ação espontânea,possa instruir e
transformar!
Ser próspero
é possibilitar que o outro igualmente
exista;e livre, siga sua estrada;
viva suas desimpedidas verdades;
escreva sua respeitável história!
Sobretudo porque, o senso próspero
se revela imune aos insidiosos
estatutos e às amarras
da manipulação!
Nenhuma realidade
naturalmente estabelecida
podeser abruptamente refeita,
diz o escritor Philip Roth...
Logo, aceite-a quando e como vier;
considerando que sempre serávocê
e não essa realidade que
serevelaa tua frente,o objeto
a serpasso a passo
transformado!
Não apenas tente
resolver o que ora te aflige, constrange...
Busque as causas!
O que pode ser feito
diferente!
... o tão desejado bem viver
é uma disposta política de resultados, onde as boas ações devem ser espontaneamente
praticadas...
E não presunçosamente
contabilizadas!
Ser
pleno em Deus,
nas lições e exemplos do Cristo,
sobretudo é ser participativo,
realizador...Sabedor de que sobrevém
da nossa sinergia e não de prováveis
milagresou facilidades gratuitas,
as atitudes que transformam
mundose vidas!
Diz a 'filosofia do espírito'
ser apropriado buscar aprender
não só com os próprios erros,
mas em proporções iguais, com
os erros dos outros...
Sobretudo porque não haverá
tempo suficiente para
cometê-los por si
mesmo!
A graça do viver
é que nadanascerá pronto;
pois tudo deverá serdesperto,
como resultadodo nosso
próprio esforço e entendimento...
E quandojáseguros dos seus
benefícios, desfrutarmos
de sua luminosa
serventia!
Busques ser justo,
oportuno em teus argumentos
e pontos de vista...
Algo que, como já sabes, agradará
a poucos; mas certamente
surpreenderá a
muitos!
- Relacionados
- Poemas de aniversário: versos para iluminar um novo ciclo
- Frases de efeito que vão te fazer olhar para a vida de um novo jeito
- Você é especial para mim: frases que tocam o coração
- Frases para falsos amigos: palavras para se expressar e mandar um recado
- Frases de perda de um ente querido para encontrar conforto em palavras
- Textos de volta às aulas para um começo brilhante
- 31 mensagens de aniversário para a melhor amiga ter um dia incrível
