Crônica sobre Política
A política é um xadrez, só bons jogadores permanecem por longas datas.
Não é obrigatório que nenhum cidadão entenda todo jogo, basta uma pequena noção rasa para que o sistema siga seu propósito tirano. Fazer política é complexo e suas estradas são traiçoeiras, logo cautela em cada movimento do jogo.
Filósofo Nilo Deyson Monteiro Pessanha
Eu acredito na evolução política direcionada ao bem-estar da população.
Toda ideia, deve ser avaliada racionalmente antes de qualquer descarte, e considerada um diamante em seu estágio rústico.
Enquanto realizamos nossas atividades sem o sentimento da cooperação, toda luta pelo bem poderá estar em risco.
POLÍTICA E DEMOCRACIA
Em nossos corações e nas atitudes de vários representantes da política brasileira, percebemos que é chegado o momento de termos representantes honestos e realmente interessados no Brasil e no desenvolvimento de nosso povo.
Na política há um desencanto generalizado que aconteceu em algum momento de nosso passado. Nossos representantes políticos se perderam.
Sem bons partidos, é impossível produzir bons políticos.
Temos que ter a participação diária, séria e engajada dos cidadãos nos assuntos da vida pública nacional.
Sair da apatia, começar a ter engajamento direto e olhar para a frente, é construir o futuro com decência e coragem nas atitudes do presente.
A vida tem tudo a ver com ESCOLHAS E CONSEQUÊNCIAS. O amanhã se faz com nossas ações de AGORA, com o rompimento da inércia improdutiva. Por isso, temos que parar de esperar qualquer coisa da política se não nos mexermos a favor da democracia.
A campanha política começou...
Já podemos ver guias de calçadas e faixas de pedestres sendo pintadas, matos sendo carpidos, canteiros e praças sendo bem cuidadas...
"Amigos" que não te procuram há anos, começam a "dar o ar da graça"...
Que bom seria se, por essas e outras razões, as eleições fossem anuais.
Não é mesmo?
Lembre-se sempre pra fazer uma boa política:
Ser bem-sucedido como um vereador ou prefeito não é escrever um decreto único, e sim atuar bem dia após dia, ajudando e lado a lado com quem lhe apoiar, porém, dê atenção a todos, um cada vez. Escutar a quem você deve servir é o melhor ponto de partida para o sucesso político.
Licença poético política
Não quero ser presidente,
"mamãe não quero ser prefeito"
como poderia eu lidar?
lidar com o dogma neoliberal
lidar com falácia libertal e tal qual?
lidar com a democracia bacanal
Quem quer carregar o peso?
Quanto mais conforto mais eu tô
ileso
e leso, lesado
Não podemos olhar pro outro lado
mas é tudo tão ligado
tá ligado?
pobre de direita
rico de esquerda
a revolução dos grupos
é a revisão da empresa
muita gente ilesa
muita gente lesada
antes fosse tudo isso
falácias.
Na dor, a leveza voa
Verborragia que sustenta o vazio
Política do Cancelamento: Cultura, documento
O “não importar-se”, já se importando, o representante
A voz, a cor, a raça, a cega religião, o sexo, a carne
É corpo em movimento, alma em aflição, morte em silêncio.
O batom vermelho, magra, alta, loira, olhos em chamas
O perceber do cantar dos pássaros nem é mais música
Morte em vida, um ser finito, o amor em falência
Ufa! Uma janela, mas o vizinho não é social, ele é chefe
Uma porta, a música, a dor, a dança, tudo cansa.
O outro que completa, o inimigo sempre à espera
O silêncio que faz gemer, o doloroso ser sem ter
Gritar, correr, seguir... Ao passo que sou mulher
Existe vida, em demasia, no excesso do calar
O tu, nós, vós, a força de um todo em ação.
Política é para corajosas mentes que articulam o medo ao invés do amor.
Um governante precisa ser temido para ter respeito e dominar o poder.
Se ele quiser ser amado, será traído e corre risco de ser um fracasso.
Não é opinião minha, é a lei da polis.
Viver a política é ser uma figura pública que poderá terminar solitário ou numa solitária, ou por sorte divina, talvez escape o curso normal.
Nilo Deyson Monteiro Pessanha
"Ainda" somos um país democrático, logo não é exatamente a má escolha política de um eleitor, na visão do outro, o que mais causa indignação ou desânimo, pois trata-se de um direito individual e constitucional. Porém, o que realmente frustra e promove a desesperança é o conforto, há décadas, das pessoas de se manterem no desconhecimento, é a facilidade de acreditarem nas mentiras que elegem covardes e desumanos para os poderes, pois estes sempre falam, sempre pregam, o que elas gostam de ouvir. É a facilidade delas caírem nas armadilhas, especialmente as materiais e de ralizações fantásticas, para desqualicar o intelecto delas e, pior, é a total falta de interesse das pessoas de procurarem se informar para qualificarem o seu conteúdo de conhecimento geral a fim de que este ajude nas suas escolhas quanto cidadãos eleitores.
Integrar-se com fidelidade irrestrita à grupos que seguem a mesma linha de pensamento é fazer a manutenção do aprisionamento do próprio intelecto, consequentemente é agir, reagir e repetir como um robô. Somente a diversidade de ideias exercita e expande a mente, e proporciona um alicerce mais eficiente na construção de um pensamento mais livre de impurezas como, por exemplo, a incoerência, bem como mais sólido no saber, o que nos leva a termos mais independência na interpretação dos fatos.
Se buscando a informação estamos sujeitos a erros, na ignorância é mais fácil ainda entregar o país nas mãos dos charlatões políticos e/ou nas mãos dos charlatões políticos religiosos.
Não terceirize a sua massa cinzenta. Defenda o que é seu começando pelo seu intelecto, pois é a partir dele que você realmente vai poder ajudar o país como um todo, e não o entregue de bandeja para quem depende da sua ignorância e da sua fragilidade emocional para se tornar, com a sua própria ajuda, o seu algoz.
POLITICA DA VANTAGEM PESSOAL.
A politica se resume em tirar vantagem- Nomear parentes, amigos, cabos eleitorais, até porque na próxima eleição os eleitores já esqueceram e acaba votando no mesmo candidato - um agrado aqui outro lá. Isto e a politica nas cidades pequenas. Ganha quem tem o maior poder aquisitivo. Como mudar. Temos que mudar a mentalidade dos eleitores. Só assim talvez melhore. Mas não tenho esperança
O jogo em tablados diferentes.
Na mar a experiência do marujo.
Na terra.
Na política jogo sujo.
Oh céus
Oh terra.
Oh mar.
Estrela infinita.
Esperança aflita.
O tempo passa.
Eu preocupo.
Diria que poderia.
Deixar minha herança.
Mas percebo que entrei na dança.
Cada passo dessa valsa eu fui envolvido.
Minha vida.
Minha emoção.
Meu pranto.
Minha dor.
Quanta dilaceração.
Percebo meu povo cansado.
Fadado.
Acomodado.
Onde está o grito.
Tá preso.
Povo manipulado.
Ou não.
As lágrimas de liberdade quer emergir.
Mas.
O que fazer.
Pode Onde começar.
Como proceder.
Atos.
Fatos.
Relatos.
Povo águia, pardal ou pato.
Não, não, não.
Eu vejo aquela porta abrir.
Adentrando a multidão.
Com a espada na mão.
A vontade da mente.
A liberdade da gente.
Que se foge da ignorância.
Que dia.
Que horas.
Olhei.
Calei.
Colaborei para o desastre.
Então.
Viva quem pode.
Quem não grita morde.
Engole cada palavra.
Mas ao enterrar a esperança.
Mesmo assim.
Pode nascer de repente.
Um jogo em tablados diferentes.
A vida.
O Deus que pulsa em cada gente.
Giovane Silva Santos
POLÍTICA COM NILO DEYSON
É inegável que a sociedade está muito mais politizada que outrora e os cidadãos mais atentos às deliberações políticas, como também é inegável que a maciça maioria ainda fica à mercê dos políticos corruptos por falta de conhecimento técnico. Nessa esteira é que periódicamente estarei trazendo temas sobre política de forma imparcial, sem vínculo a agendas político-partidárias —, para tornar acessível a todos a Ciência que corrobora não apenas com a formação política dos cidadãos, mas e principalmente, com a oportunidade de exercerem seu civismo na plenitude.
Contudo, continuem seguindo nossas mídias sociais, Facebook e Instagram Nilo Deyson Monteiro Pessanha, onde estarei trazendo periodicamente além de conteúdos educativos e culturais, irei trazer também conhecimento político para melhorar sua visão e seu entendimento, assim como seus direitos como cidadão.
Nilo Deyson Monteiro Pessanha
Uma conhecida me perguntou hoje
Se eu gosto de política e se eu sei minha missão no mundo .
- Sim gosto de política , mas não de politicagem .
Quanto ao que vim fazer aqui ,
minha missão .
-Aprender e compartilhar saberes , ajudar no que posso os outros , trazer beleza e amor para o mundo .
Me reconectar com a criação divina .
Desejo de eleitor/munícipe de Fátima/BA a partir de 2021:
Que não haja perseguição política aos servidores públicos que não aderirem ao plano de governo da gestão eleita e, havendo, que o servidor busque seus direitos no que dispõe a estratégia 12.4 da Meta 12 do Plano Municipal de Educação - PME:
12.4) Lotar os professores e demais profissionais de educação, nas unidades de ensino de forma que impeça, a rotatividade do local de trabalho, sem o consentimento do profissional, garantindo a estabilidade após 4 anos de exercício na referida unidade núcleo de ensino.
(Parte III)
Minha ingênua opinião da sociedade e política
A princípio considero ingenuidade, pois nossa sociedade é por completa maliciosa, a política medonha, deixa a integridade com vergonha sob atitudes desonrosas, e eu, mero e simplório nesse jogo de palavras, apenas expresso minha agonia, de talvez um dia o saber vir a tona, enquanto isso vejo meu estado lona, Brasil vulnerável, uma multidão de miseráveis e quem diria se fosse apenas pelo pão, a consciência, a fatídica carência pela consideração, desestrutura familiar, uma burguesia gananciosa, a desigualdade social, que avança e ganha vida criando um verdadeiro chiqueiro, ai de nós, se não pegar a espada e ir ao combate, bem sabe que o sistema é covarde, que ata e cala a razão, uma ditadura embrulhada, na mais ríspida fantasia, uma liberdade comedida, a vida vai ficando aflita, será meu Deus, meu pai, que o grito decente, de quem realmente olha por essa gente, não ganhará vida, vamos gente deixa a esperança ser atrevida, deixa a razão ganhar vida, pois é sangrenta e cega essa guerra oculta, sociedade crua, precisa deixar a política nua e ai sim um novo padrão revesti com exatidão, livre, real uma possível exemplo de nação.
Giovane Silva Santos
Não há caminho fora da política e da democracia. Em todas as instituições e formas de relacionamentos a política está presente, somos políticos por natureza, seja na administração de um condomínio, na relação afetiva, nas relações sociais, profissionais. Seja nas instituições religiosas, educacionais etc, pois se não houvesse a influência política que há dentro de um contexto democrático em cada indivíduo as relações não se sustentariam, por menor que seja o tempo da sua duração; quando ocorre de se sustentarem sem o jogo político é porque deixou de ser uma relação democrática e trata-se de uma ditadura onde não há política, há ordem a ser cumprida, submissão, e a relação se mantém devido às fraquezas da grande maioria, ou da parte mais dependente, seja por medo, seja pela desunião, seja pela apatia, seja por impotência, por acomodação, seja pela covardia dos que podem ajudar a reverter o quadro e se omitem entre outras diversas razões humanas. Agora, o que faz com que a politica séria efetivamente resulte em ações positivas para todos os envolvidos é a honestidade com que ela é conduzida pelos seus atores, o que não quer dizer que tudo será perfeito, mas se o resultado for minimamente justo a política já terá cumprido o seu papel.
Política não é exatamente um jogo para alguém se dar bem, política é o caminho para que tudo possa ficar bem para todos
Não é tempo de paixão política e sim de amor a vida, de conscientização, solidariedade, de salvar vidas, de ficar em casa, e quem tem muito ajuda quem não tem nada, que absurdo essas manifestações com aglomerações na luta pelo ouro, enquanto a vida vale mais, a pandemia ainda pode durar por causa dos tolos, benditos sejam todos os trabalhadores da senda, fazendo doações aos famintos, benditos os profissionais de saúde e todos aqueles que não podem parar de trabalhar, benditos os governantes que se preocupam com a vida de seu povo, que Deus os abençoe, pois estes estão escutando as vozes dos céus.
Esperem um novo sol nascer para um novo renascer em si mesmos, é hora de deixar o amor entrar dentro do peito e fazer moradia na alma.
(REFLEXÃO)
A função política
A palavra política foi criada pelo filosofo Aristóteles, na mesma obra em que criou o conceito da ética.
Definiu a ética como as qualidades que permitem alcançar o maior bem comum.
Definiu a política como a escolha ética de prioridades para conduzir os destinos da comunidade. (Fonte: Wikipedia)
Logo, o papel de um bom político é buscar meios que permitam alcançar o bem comum de todos. Alguns defendem a causa "a" outros "b" mas na verdade o que fazem é beneficiar um grupo seleto ou determinada tribo.
O bom político não trabalha para "a" ou "b" ele trabalha para todos.
Ah, a velha política, que cega e coloca uns contra os outros, mesmo em tempos de pandemia...
Eu escolho um lado e o defendo com unhas e dentes, meu candidato ganha e não importa mais o presente, pois agora sou o seu inimigo, sua opinião é indiferente...
Eu perdi e não concordo com o que aconteceu, por isso vou atacar o seu lado eternamente, seja por qualquer escolha diferente, Vereador, Prefeito ou Presidente...
União de ideias? Nem pensar! É muito mais fácil e divertido, com palavras chulas atacar...
Puxa para cá, puxa para lá, eu é que estou certo, você tem é que lutar...
Ah, como seria bem mais fácil, bem mais útil, sentar e conversar, debater ideias de crescimento, ajudar o mundo em seu desenvolvimento e nunca mais brigar...
Mas creio que é apenas uma utopia, ilusão, pois faz parte da velha política, onde todos nós queremos e exigimos ter a única opinião...
Pois o desenvolvimento e o bem de uma cidade, Estado e Nação, só poderá acontecer se for feito por alguém que eu votei, do contrário, não terá nunca a minha atenção...
Ignorância
A periculosidade da situação política mundial agora agravada pelo corona vírus é ignorada por uma grande parcela da população.
Pelos ignorantes.
Vivemos no “fio da navalha”, sobre uma tênue linha que separa a paz da guerra, a vida burguesa da extrema pobreza, a vida da morte.
O otimismo exacerbado é exaltado sob pena dos realistas serem considerados pessimistas.
A grande maioria do povo, não por vontade própria, é obrigada a viver à custa de migalhas mal distribuídas pelo governo que parte, reparte e fica com a maior parte.
E o povo ignora e não sabe reagir porquê é ignorante.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp
