Milton Santos foi o mais importante geógrafo brasileiro que viveu. Escreveu 40 livros, mais de 300 trabalhos científicos, deu aulas em universidades europeias, norte-americanas, latino-americanas e africanas, e recebeu o título de doutor honoris causa em mais de 20 universidades pelo mundo. 

Selecionamos 30 frases ditas em sua carreira sobre a desigualdade, política e outros temas relevantes para a sociedade. 

As frases célebres de Milton Santos 

Reconhecido e elogiado internacionalmente pelas suas reflexões acerca da evolução da dinâmica geográfica, do modo de viver e das implicações sociais das alterações do mundo, são muitas as frases de Milton Santos que fazem refletir a nossa existência no mundo. Selecionamos algumas delas. 

frases de milton santos

A força da alienação vem dessa fragilidade dos indivíduos, quando apenas conseguem identificar o que os separa e não o que os une.

Milton Santos

Eu me considero um intelectual "outsider", coisa que é raro no Brasil: não pertenço a partido, grupos intelectuais, não respondo a nenhum credo, não participo de qualquer militância. 

Milton Santos

A má índole associada a falta de educação, leva ao racismo, preconceito, e até a marginalidade.

Milton Santos

O mundo é formado não apenas pelo que já existe, mas pelo que pode efetivamente existir.

Milton Santos
   

A evolução do homem: na pré-história o homem das cavernas vivia em bandos para se defender dos predadores, hoje o homem vive em bandos para depredar.

Milton Santos

Jamais houve na história um período em que o medo fosse tão generalizado e alcançasse todas as áreas da nossa vida: medo do desemprego, medo da fome, medo da violência, medo do outro.

Milton Santos

O tempo somente é porque algo acontece, e onde algo acontece o tempo está.

Milton Santos

frases de milton santos

O terrível é que, nesse mundo de hoje, aumenta o número de letrados e diminui o de intelectuais. Não é esse um dos dramas atuais da sociedade brasileira?

Milton Santos

A clarividência é uma virtude que se adquire pela intuição, mas sobretudo pelo estudo e tentar ver a partir do presente o que se projeta no futuro.

Milton Santos

Eu creio que é difícil ser negro e é difícil ser intelectual no Brasil. Essas duas coisas, juntas, dão o que dão, não é? É difícil ser negro porque, fora das situações de evidência, o cotidiano é muito pesado para os negros. É difícil ser intelectual porque não faz parte da cultura nacional ouvir tranquilamente uma palavra crítica.

Milton Santos

Esse é o grande mistério das cidades: elas crescem e se modificam, guardando porém sua alma profunda apesar das transformações do seu conteúdo demográfico, econômico e da diversificação de suas pedras. 

Milton Santos

frases de milton santos

O geógrafo é, antes de tudo, um filósofo, e os filósofos são otimistas, porque diante deles está a infinidade. 

Milton Santos

Eu acredito que a gente deveria abandonar a linguagem da faculdade, o “facultês”, o “universitês” e, se possível, tentar representar a realidade, os fatos como um enredo. 

Milton Santos

A intuição precisa ser comandada pelo saber. Ela, só, não chega.

Milton Santos 

A menor descrição que eu faço de uma parte da terra, também é uma descrição política. Não dá para falar em nada sem falar de política, sobretudo hoje quando os instrumentos de poder se aperfeiçoaram.

Milton Santos 

Toda interpretação tem um conteúdo político. 

Milton Santos

Frases de Milton Santos sobre a desigualdade social

Tendo sempre afirmado que não é possível ser humano no mundo sem ser político, um dos assuntos mais presentes na fala de Milton Santos era a pobreza, as desigualdades sociais, o que ele acreditava ser a perversão do mundo capitalista e globalizado. Vamos às suas frases sobre o assunto? 

frases de milton santos

O que estamos vivendo hoje é que o homem deixou de ser o centro do mundo. O centro do mundo agora é o dinheiro. 

Milton Santos 

Nunca na história da humanidade houve condições técnicas e científicas tão adequadas a construir o mundo da dignidade humana, apenas essas condições foram expropriadas por um punhado de empresas que decidiram construir um mundo perverso. 

Milton Santos 

Cabe a nós fazer dessas condições materiais a condição material da produção de uma outra política. 

Milton Santos 

No Brasil existe um tipo de apartheid: não é feio ser racista, é feio dizer que você é racista. 

Milton Santos 

Talvez esses 50 anos (de globalização) criaram também uma multidão de excluídos, ajuda a fazer eu crer na oposição aos que têm e estão tranquilos por isso e aos que não tem e estão permanentemente intranquilos. 

Milton Santos 

frases de milton santos

Existem apenas duas classes sociais, a dos que não comem e a dos que não dormem com medo da revolução dos que não comem.

Milton Santos

Consumismo e competitividade levam ao emagrecimento moral e intelectual da pessoa, à redução da personalidade e da visão do mundo, convidando, também, a esquecer a oposição fundamental entre a figura do consumidor e a figura do cidadão.

Milton Santos

Frases de Milton Santos sobre os efeitos da globalização 

Como um geógrafo urbano, que discute as cidades, e dos grandes nomes da revolução da geografia do Brasil, ocorrida na década de 1970, Milton Santos era um grande crítico que chamava de “globalização perversa”, que utilizava-se da ciência e modernidade para benefício de poucos e raros. Selecionamos as frases do autor que refletem esta questão moderna. 

frases de milton santos

A globalização mata a noção de solidariedade, devolve o homem à condição primitiva do cada um por si e, como se voltássemos a ser animais da selva, reduz as noções de moralidade pública e particular a um quase nada.

Milton Santos

A informação sobre o que acontece não vem da interação entre as pessoas, mas do que é veiculado pela mídia, uma interpretação interessada, senão interesseira, dos fatos.

Milton Santos

O que é transmitido à maioria da humanidade é, de fato, uma informação manipulada que, em lugar de esclarecer, confunde.

Milton Santos

Antigamente as grandes nações mandavam seus exércitos conquistar territórios e o nome disso era colonização. Hoje as grandes nações mandam suas multinacionais conquistar mercados e o nome disso é globalização. 

Milton Santos

Um dos traços marcantes do atual período histórico é, pois, o papel verdadeiramente despótico da informação.

Milton Santos 

As técnicas são implantadas nas sociedades e nos territórios a partir de uma política. Hoje, a política das empresas globais. Amanhã, a partir da política de Estado, impulsionados pelas Nações.

Milton Santos