Coleção pessoal de Gracaleal

1 - 20 do total de 875 pensamentos na coleção de Gracaleal

Um dia a gente amadurece a ponto de entendermos a diferença entre terem cuidado conosco e terem o controle sobre nós. Passamos a diferenciar o amor da posse e descobrimos que para "sermos" não dependemos do "termos", pois tudo que precisamos para a nossa identidade está disponível na alma. Passamos a nos certificar que para sonhar não existem regras, idade, nem tema basta-nos o desejo, e que para realizar qualquer coisa na vida a vontade é pouco, precisamos acreditar na nossa capacidade e investirmos muita dedicação.
Um dia a gente amadurece ao ponto de entendermos que não entender nada também faz parte do nosso autoconhecimento e que descobrir-se um eterno aprendiz na arte de recomeçar a entender tudo que, supostamente, já foi compreendido é de uma sabedoria elevadíssima.
Um dia a gente amadurece e descobre o quão recém-nascidos somos.

Graça Leal

A curiosidade leva à descobertas. As descobertas levam ao conhecimento. O conhecimento estimula novas curiosidades e, consequentemente, à novas descobertas. Neste infindável ciclo, no mínimo, nos tornamos mais maduros e ampliamos a nossa capacidade de lidar com a vida e com as nossas relações. Então, permita-se desbravar novos horizontes, tudo, sempre, é aprendizado.

Graça Leal

Evite a todo custo, mas se não te restar outra alternativa, minta honrosamente e não troque olhares. Segredos e mentiras não resistem aos olhos de caçadores de verdades. Mantenha-se concentrado e com um sorriso largo no rosto. Dá trabalho, melhor, mesmo, é evitar mentir, mas se for o mal menor minta, sim!
Quem nunca fez este bem a si, e ao outro?!

Graça Leal

Não represe os sentimentos ou desejos dentro de si "apenas" por achar que eles não terão chance de fluirem, certifique-se, antes de sentenciar o aprisionamento deles na sua própria insegurança e medo, se os caminhos que desejas que eles percorram não estão pavimentados, justamente, para recebe-los. Há sempre plaquinhas de sinalização na estrada, e o bom condutor, que tem o objetivo de chegar ao seu destino, sempre prestar atenção nelas. Sempre sabe quando deve seguir em frente ou retornar e mudar o percurso. A sinalização na estrada salva vidas e sonhos.

Graça Leal

Fugir
Não olhar. Não dizer
Não desejar. Não sentir
Fugir
Fugir pra dentro
Que é lugar seguro
Confiável e protetor
Mas é lá, também
Que estão sufocados
Os olhares não praticados
As palavras que não devem ser ditas
Os desejos que não podem ser divididos
O amor proibido de ser sentido
Fugir
Fugir do íntimo. Fugir do Eu
Fugir pra me esconder de ti
E de tudo que é seu

Graça Leal

Há riscos que temos a obrigação de correr. Há medos que são necessários perder. Há atos que são fundamentais serem praticados. Há fugas que devem ser abortadas por serem inúteis. Há sonhos que devem ser investidos por terem potencial de realização. Há verdades que devem ser desconsideradas, porque não passam mentiras mascaradas, bem como há mentiras que são vitais para a sustentação de uma história. Há liberdade que não precisa ser experimentada para não aprisionar a alma. Há coragem que precisa ser ignorada para não promover derrotas, porque ser fraco é sinal de sabedoria e conquista.
Há tanto o que fazer, e não fazer, na vida, há tanta insegurança em nós quanto ao que dizem ser certo e/ou errado, que a melhor opção para os mais acomodados é deixar que as regras decidam o seu comportamento, já para os mais ousados a saída é tentar encontrar uma saída para não se encaixar nos rótulos e sobreviver sob as impossibilidades impostas de uma maneira imune às frustrações.

Graça Leal

Impossível definir a vida sem levarmos em conta a morte, que é a primeira informação que o mundo tem sobre cada um de nós, sobre a nossa passagem por esta esfera, que independe do nosso registro de nascimento, do nosso DNA, tipo sanguíneo, da família a qual faremos parte, de sermos alfabetizados, ou não, do nosso caráter, da nossa conduta na sociedade, do amor que sentimos, ou não, pelo próximo e das condições financeiras que permearão a nossa qualidade de vida durante esta hospedagem.
Tudo nesta vida é passível de ser incerto, exceto o fim dela. Já as condições que efetivam o encerramento do ciclo, é outra reflexão.

Graça Leal

Considerando que muitos de nós não acordam para a vida, o despertar no amanhecer nem sempre significa um novo dia.

Graça Leal

Quisera as dúvidas fossem meras transeuntes nas nossas mentes quanto pessoas em metrópoles.

Graça Leal

Ouça, cuidadosamente, o que eu não digo, pois é, exatamente, quando eu mais me explico.

Graça Leal

A fuga tem dois perfis - a necessária e a covarde. Em ambos os casos, o medo é o seu grande aliado, inclusive, quando se trata dos primeiros movimentos do amor

Graça Leal

Quanta realidade produtiva deixamos de incorporar à nossa vida quando investimos arrojadamente nas sedutoras fantasias e mentiras ineficazes que apesar de serem úteis emocionalmente, porque preenchem vazios interiores, são extremamente prejudiciais ao nosso desenvolvimento intelectual, bem como, em algum momento, pesarão nas nossas consciências. Mas se tudo é aprendizado, perder tempo também é lição.

Graça Leal

A natureza não nos deve explicações de nada, mas, ainda assim, ela sempre se explica.

Graça Leal

Somos conduzidos a crer no invisível, no impossível e no inexistente, mas vivemos questionando a realidade, o óbvio e o visível.
Nos aproximamos do mistério e fugimos da verdade a tal ponto que dispensamos a reflexão e nos dispersamos da coerência existente entre estes opostos.

Graça Leal

Só a verdade preenche a vida, a mentira é o cativeiro do vazio

Graça Leal

Quando permitimos que o Tempo passe devastando as futilidades que permeiam os nossos valores a realidade ganha espaço no cenário do que, verdadeiramente, é essencial, para a nossa vida, e a moldura deste cenário é a libertação da dependência de relações e comportamentos superficiais tidos como os grandes vetores da nossa estabilidade e satisfação interior .

Graça Leal

No jogo da vida, o esperto sempre se dá bem e o otário sempre ganha

Graça Leal

Na vida, perder ou ganhar são ciclos que se sucedem constantemente num processo natural de aprendizado. Perder não é o fim, tampouco ganhar é o eterno regozijo existencial. O que pode não ser cíclico, e de fato inalterável na sua proposta, só é possível encontrarmos na continuidade das tentativas - a nossa vontade.

Graça Leal

A composição básica e natural doTempo é a utilidade, mas o ser humano, com a sua peculiar inteligência, tratou de acrescentar o desperdício.

Graça Leal

De onde estiveres, espere o sol se esconder para que, sob o mistério da presença da lua na imensidão do breu que inspira, o infinito das estrelas possa dimensionar as vezes que te desejei o bem e te dediquei amor durante o percurso transcendente do Tempo universal.
O hoje é um detalhe, contudo não é um detalhe não estares mais aqui.

Graça Leal