Crônica sobre Política

Cerca de 1091 crônica sobre Política

Somente quem tem a vocação da política terá certeza de não desmoronar quando o mundo, do seu ponto de vista, for demasiado estúpido ou demasiado mesquinho para o que ele deseja oferecer. Somente quem, frente a todas as dificuldades, pode dizer "Apesar de tudo!" tem a vocação para a política.

Assim, sob qualquer ângulo que se esteja situado para considerar esta questão, chega-se ao mesmo resultado execrável: o governo da imensa maioria das massas populares se faz por uma minoria privilegiada. Essa minoria, porém, dizem os marxistas, compor-se-á de operários. Sim, com certeza, de antigos operários, mas que, tão logo se tornem governantes ou representantes do povo, cessarão de ser operários e pôr-se-ão a observar o mundo proletário de cima do Estado; não mais representarão o povo, mas a si mesmos e suas pretensões de governá-lo. Quem duvida disso não conhece a natureza humana.

Em máteria de crença religiosa, política ou moral, toda contestação é inútil. Discutir racionalmente com outrém uma opinião de origem afetiva ou mística só terá como resultado exaltá-lo. Discuti-la consigo mesmo também não a abala, salvo quando ela chegou a um grau de enfraqueciemnto tal que a sua força inteiramente se dissiopou.

É PRECISO SABER DESLIGAR

Esqueça o trânsito caótico, a urucubaca política, o tal balancete no final do ano. Deixe de lado a cobrança interna, a dívida externa, a tão eterna dúvida. Viver é assim. Não há como negar. Para ficar ligado é preciso saber desligar. Fácil? Nem tanto. Descobrir qual é o seu tempo é tarefa nobre: exige um grande conhecimento sobre si mesmo. Portanto, esqueça o relógio. Seu tempo está dentro de você. Chega de viver com a ansiedade no colo e o celular na mão. Não deixe a agenda ocupar ? sem querer - o lugar do coração. Respeite sua hora. Desacelere. TURN OFF. Mais do que correr, é preciso saber parar. Não adianta viver no piloto-automático e deixar de sorrir. Nem tirar folga e levar uma enorme culpa dentro da mala. O mundo lá fora exige produtividade e imediatismo. Aqui dentro, corpo e alma pedem menos, muito menos. Como fazer, então, para conciliar tempos tão diferentes? A resposta não está em livros. Mas dentro de cada um. Quer tentar? Respire fundo. Desencane. Perca seu tempo com você!É uma responsabilidade enorme desconectar-se, eu sei. Mas vida ao vivo é pra quem tem coragem. Coragem de arriscar. Cuidado em saber a hora certa de parar. Difícil? Pode ser. É um exercício diário que exige confiança e um amor incondicional por tudo o que somos e acreditamos. Uma aceitação suave dos próprios defeitos, um rir de si mesmo, um desaprender contínuo, um aprender sem fim sobre o que queremos da vida. Não importa se tudo parecer errado e o mundo virar a cara para você. Esqueça. Se esqueça. Hora de se perdoar. RENASÇA. Eu sei pouca coisa da vida, mas uma frase eu sigo à risca: é preciso respeitar o próprio tempo. E eu respeito! Acredito no que diz o silêncio na hora em que a mente cala. E meu silêncio - que não é mudo e também escreve - dita com voz desafiante: confie em si mesma. Quebre a rigidez. Ouse. Brinque. Viva com mais leveza. E - por favor - desligue-se. Só assim você vai transformar vida em letra e letra em vida. E ter coragem e fôlego pra ser VOCÊ, no momento em que o mundo te atropelar sem licença e disser: CHEGOU A HORA!

A HONESTIDADE RENASCERÁ

Honestidade, raridade deste país de espertezas,
Onde política é escola para ficar rico da noite pro dia,
Onde a miséria é inerente nesse país de riquezas,
Onde se pune a verdade e glorifica a mentira.

O que enobrece a nossa elite é a esperteza,
Incentivando aos nossos jovens que roubar vale a pena.
Honestidade neste país é sinal de pobreza,
De quem não terá nada, de quem se apequena.

País onde a esperteza nem pensa em ser sutil,
Onde a justiça é cega e não vê esses matreiros.
Onde o lixo vira comida nesse rico Brasil,
Pois a miséria e a fome são do povo companheiro.

Por que essa avareza de brigar pelo poder e riqueza?
Por que não dividir as riquezas que a natureza nos dá?
Pois pertence a todos e não a esses imbecis que usam de espertezas.
A honestidade morta não tardará, ainda renascerá...

As pessoas que, desgostosas e decepcionadas, não querem ouvir falar em política, recusam-se a participar de atividades sociais que possam ter finalidade ou cunho políticos, afastam-se de tudo quanto lembre atividades políticas, mesmo tais pessoas, com seu isolamento e sua recusa, estão fazendo política, pois estão deixando que as coisas fiquem como estão e, portanto, que a política existente continue tal qual é. A apatia social é, pois, uma forma passiva de fazer política.

Em religião e política as crenças e convicções das pessoas são, na maioria das vezes, adquiridas de segunda-mão, e sem examinação, de autoridades as quais elas mesmas não examinaram a questão a fundo mas as adquiriram também de segunda-mão de outros não-examinadores, cujas opiniões sobre elas não valem um peido de peixe.

O "Pão e Circo" foi uma política aplicada na Roma Antiga que provia comida e diversão ao povo com o objetivo de desviar sua atenção de questões relevantes que pudessem gerar revoltas populares. Acho que ainda estamos em Roma Antiga. Mas agora os palhaços estão na platéia, alheios à realidade e contemplando no picadeiro seus times no brasileirão, a rivalidade de Rita e Nina, o tchu e o tcha.

Por que a beleza importa?

Em qualquer tempo, entre 1750 e 1930, se se pedisse a qualquer pessoa educada para descrever o objetivo da poesia, da arte e da música, eles teriam respondido: a beleza. E se você perguntasse o motivo disto, aprenderia que a beleza é um valor tão importante quanto a verdade e a bondade.
Então, no século XX, a beleza deixou de ser importante. A arte, gradativamente, se focou em perturbar e quebrar tabus morais. Não era beleza, mas originalidade, atingida por quaisquer meios e a qualquer custo moral, que ganhava os prêmios.
Não somente a arte fez um culto à feiúra, como a arquitetura se tornou desalmada e estéril. E não foi somente o nosso entorno físico que se tornou feio: nossa linguagem, música e maneiras, estão ficando cada vez mais rudes, auto centradas e ofensivas, como se a beleza e o bom gosto não tivessem lugar em nossas vidas.
Uma palavra é escrita em letras garrafais em todas estas coisas feias, e a palavra é: EGOÍSMO. "Meus lucros", "meus desejos", "meus prazeres". E a arte não tem o que dizer em resposta, apenas: "sim, faça isso"!
Penso que estamos perdendo a beleza e existe o perigo de que, com isso, percamos o sentido da vida.

‪#‎SomosPobresMasTemosConsciênciaPolítica‬:
E se ainda fôssemos uma monarquia estaríamos da forma que estamos hoje? Palhaços são eleitos, corruptos têm apoio do governo, pessoas sem nenhuma condição política e totalmente desconhecedores das causas públicas são representantes de gente, ladrões são taxados de heróis e bandidos enriquecem seus filhos e familiares às custas do dinheiro público que deveria ser investido em escolas, saúde, segurança e bem-estar social (a verdadeira bolsa família que todo o Brasil merece). Precisamos de uma reforma política profunda e urgente... Não precisamos de paliativos e maquiagens do governo para enganar a população. Todos que me conhecem sabem que não gosto de política, no entanto, agora tenho que me manifestar também porque vivo neste país, sou pai de duas lindas filhas e não posso admitir que lhes roube o direito de viver uma vida melhor com direito a todas as riquezas desta nossa tão maravilhosa terra chamada de Brasil! Não sou nenhum famoso ou filiado a algum partido político e nem mesmo tenho retenções políticas, este meu grito é um grito por socorro a nossa gente... O grito de um pai que não quer suas crianças entregues ao infortúnio dos que as querem aliciar com sutileza para os caminhos pérfidos de uma vida obscura e de um padrão educacional que jamais se viu em qualquer país desenvolvido. Sim, escrevo o meu protesto, a minha repugnância, o meu desabafo... O desabafo de um cidadão que cansou desse sistema corrupto que nos rouba o direito a vivermos uma vida de fato melhor... Seja a monarquia parlamentarista, seja um golpe militar, seja uma reforma da democracia republicana... Não importa, queremos um Brasil melhor!
Se você concorda comigo, passe adiante e vamos provar para os nossos governantes que podemos ser pobres e muitos semialfabetizados, porém temos uma consciência política amadurecida para as conquistas que nos são por direito. Sem mais... Abraços e tudo de bom!

Sobre política

O que penso hoje pode não ser o que pensarei amanhã; dinâmica, aderente, parasita, impostora; arena de leões, que disputam o representar. Confundiram tudo; representam como atores e não como representantes. Política é um altar que se deveria chegar pra dar voz a verdade e não um palco para atuar com a ficção. Acreditarei na política quando pararem de dividir a sociedade em raças, credo, classe econômica, classe intelectual, classe sindical... Quanto mais dividido melhor a quem é menor... A política diminui o povo pra tentar alcançar seu controle, porque tem medo do seu tamanho e de sua força. Não tenho medo do dia que o povo acordará sozinho, sem o canto da sereia mandar-lhe pintar a cara, mas a cara pintar-lhe a vergonha no coração.

Cidadãos ativos:
Não se pode governar um país como se a política fosse um quintal e a economia fosse um bazar. Ao avaliar um regime de governação precisamos, no entanto, de ir mais fundo e saber se as questões não provêm do regime mas do sistema e a cultura que esse sistema vai gerando. Pode-se mudar o governo e tudo continuará igual se mantivermos intacto o sistema de fazer economia, o sistema que administra os recursos da nossa sociedade. Nós temos hoje gente com dinheiro. Isso em si mesmo não é mau. Mas esses endinheirados não são ricos. Ser rico é outra coisa. Ser rico é produzir emprego. Ser rico é produzir riqueza. Os nossos novos-ricos são quase sempre predadores, vivem da venda e revenda de recursos nacionais.
Afinal, culpar o governo ou o sistema e ficar apenas por aí é fácil. Alguém dizia que governar é tão fácil que todos o sabem fazer até ao dia em que são governo. A verdade é que muitos dos problemas que nós vivemos resultam da falta de resposta nossa como cidadãos ativos. Resulta de apenas reagirmos no limite quando não há outra resposta senão a violência cega. Grande parte dos problemas resulta de ficarmos calados quando podemos pensar e falar.
(E se Obama fosse africano?)

POÉTICA POLÍTICA

Poética política
pô! Ética política?
Crítica!

Tu, esquerda ou direita?
Ex-querda, agora direita.
Troca feita.

Nesta troca de partidos,
como fica teu coração?
-Partido que não.

Ano de eleição:
sorriso para foto,
parece prostituição;
tudo por um voto.

Bob Dylan

"A política mudou. O tema mudou. Na década de 60, havia um monte de gente saindo de escolas onde haviam aprendido política com os professores que eram pensadores políticos, e estas pessoas ocuparam as ruas. A política que aprendi, aprendi nas ruas, porque era parte do meio." (Bob)


Hoje falar sobre ela nos causa nojo, ira e vergonha . Os professores não falam, não ensinam. Eles tentam, nos impor aquilo que "eles" acreditam, e a maioria acredita em um nanico. Se pudesse ouvir, se pudesse escutar nosso sentimento de pesar

APRENSENTAÇÃO POLITICA

Alienação:ato ou efeito de alienar; perturbar-se mentalmente; alucinação; processo de alienar.
Boa Noite ! Pra quem não me conhece, muito prazer meu nome é Alienação, pra quem não sabe o que faço vou dar um breve discurso. Me auto-retrato como uma arma obscura usado pela poder(conferido a uma minoria) pra desvincular a visão da sociedade para os erros que eles próprios cometem,usam os meios de comunicação em massa,principalmente a mídia para ludibriar a sociedade dando as pessoas falsas sensações,e vocês caem em todas as nossas armadilhas. Ficou claro ? mais pra ser mas preciso vou fazer uma analogia do meu trabalho a qui, e um outro que eu fiz a muito tempo atrás, lá em Roma, um política chamada por muitos historiadores de política de pão e circo, Foi um dos projetos mais brilhantes no qual eu já trabalhei consistia no seguinte, prestem atenção povinho feio: O povo queria uma condição de vida melhor, mais saneamento, saúde, educação e bla-bla-bla-bla... só que o governo fingia que não estava vendo nada,que legal, daí foi quando eu entrei em cena, quando o povo começava a ficar revolto o governo promovia festas,espetáculos teatrais, com gladiadores etc.. nos intervalos eram lançados pães e alimentos para a multidão, que não percebeu o bloqueio que eu faço em suas mentes e em sua visão. A mesma coisa acontece a qui no brasil hoje, só com uma jada da mídia, quando a população começa a acordar, do transi que eu provoco, ela é bombardeado com informações emotivas que mexem com o sentimento e chegam a chocar a nação, caso da menina Izabela Nardone morta pelo próprio pai. Casos como desvinculam a visão de todos para tudo que acontece ao seu redor.
Bom vocês já perceberam o poder persuasivo da mídia influenciando no modo de vida das pessoas que caem no modismo que a mídia impõe,os programas de tv que ensinam os seus filhos a se prostituirem e se drogarem.
A verdade está bem na frente do seu nariz só que por causa de mim você não vê, tente se libertar !


Boa Noite ! Muito prazer caros cidadõe pra quem não me conhece sou a corrupção, o local onde atuo e sou mais conhecido, são nos ramos da política, tenho como parceiros mais de 99,999999% dos políticos em geral,a parti que falta para completar 100% são políticos que entraram agora e não tiveram contato com o dinheiro publico ainda, mais eu quero dar enfase a esse ainda, então Por favor todos repitam comigo em alto e bom tom, AINDA...
Bom todos nós sabemos, o que seria do povo sem a política e o que seria da política sem mim am ? Nada vocês já viram um peixe fara d'água ? Não, já viram um feijão sem arroz ? Éééé não respondam ta. Mais esse paísinho vou te contar ô povinho conformista, eles são tão alienados que não questionam nada, aceitam tudo e não encheram nenhuma das minhas artimanhas para roubar o dinheiro que seria destinado a melhoria de varias arias como saúde e educação,(falar tipo chorando) caraca que mal eles, tirando o sonho de varias criancinhas de estudar e ter uma vida digna, só pra gastar em viagens e carros extremamente caros. Em quanto pessoas estão por ai morrendo de fome sem ter um lugar para morar, que triste ! Não é ? kkkk mais a vida é assim, como diria aquela musica de nação zumbi “a cidade não para a cidade só cresce e o de cima sobe e o de baixo desce” é isso mesmo e pode ter certeza que em quanto pessoas como conformistas e presunçosas sem perspectivas para questionar as coisas e acima de tudo sem opinião própria estiverem ai em suas casas sem fazer nada olhando a vida passa em quanto a rebordosa entrar, heheh, e homens de má fé e de pouca indoli governando esse pais eu estarei presente até os últimos dias de suas vidas. Tenham uma boa noite !sou a corrupção.

O que vemos na realidade é uma visão distorcida e sul real do que seria a convivência humana,pois na realidade só o que queremos é uma vida digna e mais justa para todos,onde o que vemos é uma intensa disparidade social, poder concentrado em uma minoria que de certa forma com uma ajuda da midéia aliena e desvincula a visão de todos para tudo o que está acontecendo o a redor, como se nos colocassem redias, pois só vemos o que nos é permitido e dito.
Somos banidos de informações vivemos a merce da própria sorte ...

Política por política, é louvar o erro de quem está no poder ocultando assim os nossos próprios erros. A auto-análise é fundamental e questionar a nós mesmos sobre nossas ações é uma das poucas formas de "auto-ajuda" que ainda funciona.

E se de fato política por política é trocar os atores e continuar a historia, o que seria a solução? Kant já dizia a mais de 200 anos atrás: "Faça para os outros o que gostaria que todos fizessem para todos", e se reparar, ele diz: "FAÇA", e não ao contrario, "NÃO FAÇA", logo, ele antecipa o poder do verbo na ação, potencializando assim a força da vontade.

A regra é clara: Quanto mais necessário é o surgimento de leis rigorosas, menos capacitados estamos para viver em sociedade.

Leis para seres humanos, é como maquiagem para pessoas feias. Usa-se afim de disfarçar o que esta atrás.

JANEIRO

Enquanto esperava por ela
Passavam crianças empinando pipas
Homens comentando política
Mulheres falando de moda
Cachorros latindo
Mendigos pedindo esmola
Padres rezando
Putas vendendo o corpo
Promessas vendendo a alma.

Enquanto esperava por ela
Crianças viravam adultos
Homens se desiludiam
Mulheres dormiam maltrapilhas
Cães adoeciam
Mendigos morriam de fome
Padres se perdiam de Deus
Putas apodreciam
Promessas entregavam a alma ao demônio.

Enquanto esperava por ela
Adultos envelheciam
Homens morriam
Mulheres também morriam
Cães nem mais existiam
Mendigos jaziam em covas rasas
Padres renegavam a fé
Putas se suicidavam
O demônio sorria.

Um dia, enfim, ela resolveu vir.
Bateu a porta, mas a porta se calou.
Chamou meu nome e o silêncio se fez saber.
Adentrou a casa tateando o escuro
e o escuro não me deu a ela.
Procurou minha cama e a encontrou arrumada.
Vasculhou cômodo por cômodo e,
diante da inexorável ausência,
atordoada,
sentou-se na poltrona empoeirada e,
enquanto revivia lembranças,
eu vagava por onde me fora dado não ser:
agora fazia parte do cosmo.

Eu tenho a minha opinião formada.
Das quais inclui: Política, música, futebol e religião.
Não falo muito sobre elas, também não há muito o que falar.
Se te deixa feliz achar que vai me influenciar. Tudo bem. Pode tentar... Pois as vezes quando a idéia é boa as opiniões mudam. Mas por enquanto elas são minhas, somente minhas.

Ah, meu caro Rubião, isto de política pode ser comparado à paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo; não falta nada, nem o discípulo que nega, nem o discípulo que vende. Coroa de espinhos, bofetadas, madeiro, e afinal morre-se na cruz das ideias, pregado pelos cravos da inveja, da calúnia e da ingratidão...
Machado de Assis, in Quincas Borba

Desabafando sobre a realidade...
OBS: Leia até o fim e NÃO, NÃO é sobre política, é sobre VIDAS!
Tento entender e acabo não entendendo: Porque pessoas vivem meramente para viver sem se importar com o próximo? Porque jovens estragam as suas vidas com drogas e bebidas? Porque a mãe gravida pensa em aborto e porque o pai que tanto quer ser homem não é homem para assumir seu filho? Mundo egoísta, seres humanos ameaçados por questões políticas, pessoas baleadas nas ruas, pessoas morrendo nas filas dos hospitais, hoje crianças amanhã adultos analfabetos, A QUE PONTO CHEGAMOS NESSE MUNDO? Cidades com nem 10 mil habitantes e o tráfico está dominando a juventude, MEU DEUS, onde chegaremos, quem fará algo?
E antes que você venha falar que estou falando de política, eu falo que NÃO, NÃO é política, isso é aquela briga em família que muitos filhos estão cansados de ver, aquela separação de pais que estressou a criança, a falta de educação de qualidade, a falta de vontade de educar de alguns pais, ESSE É O MUNDO SENDO CRUEL COM QUEM "MERECE" CRUELDADE, a dor será eterna, muitos de nós já perderam ou esqueceram alguém por causa de alguma idiotice desse mundão ao inverso, O CERTO É ERRADO E O ERRADO É CERTO...
++MAIS AMOR
-MENOS ÓDIO
+++MAIS HUMANIDADE
-MENOS ÓDIO
++++MAIS VIDA
-MENOS ÓDIO
+++++MAIS DEUS
-MENOS ÓDIO
++++++MAIS SAUDADE
----MENOS ÓDIO, MENOS, MENO, MEN, ME, M,........ #PAZ
Recomeçar, o ser humano precisa entender que é necessário um novo começo com menos ÓDIO, e mais AMOR!