Com o fim da última temporada, os fãs de Game of Thrones terão que esperar até 2019 para finalmente assistir ao desfecho da trama em Westeros. 

Até lá, para evitar a "ressaca", selecionamos alguns livros que também trazem terras fantásticas, histórias sangrentas, intrigas políticas, conflitos familiares e, claro, alguns dragões. Esses são ingredientes básicos para conquistar qualquer fã de Guerra dos Tronos.

1. O Gigante Enterrado (Kazuo Ishiguro)

o gigante enterrado

Uma misteriosa névoa surge para apagar a memória dos habitantes da Grã-Bretanha, logo após um longo e sofrido período de grandes guerras. A mistura de elementos fantásticos com a vibe "anti-guerra" pode soar familiar para os fãs de GoT. 

Este romance épico arturiano se aproxima bastante do universo criado por George R. R. Martin e Tolkien, abordando temas que são bastante sensíveis à humanidade, como o amor, a guerra e as lembranças.

2. Iron Council (China Miéville)

iron council

Este é o terceiro volume da Trilogia Bas-Lag, do autor de "weird fiction" (ficção estranha) China Miéville. O criador desta série introduz New Crobuzon, uma cidade onde histórias sangrentas, fantasia e conflitos políticos e sociais se misturam - algo que não se diferencia muito do que vemos em Westeros.

Todos os livros desta trilogia rodeiam esta metrópoles onde habitam diferentes tipos de raças inteligentes, mas o destaque da lista vai para Iron Council, principalmente devido aos embates políticos intensos que são travados neste capítulo. Com certeza os fãs de Guerra dos Tronos irão se entreter com a mágica trama desta obra do steampunk.

3. Ciclo Terramar (Ursula K. Le Guin)

ciclo terramar

Na sétima temporada de Game of Thrones os dragões de Daenerys tiveram finalmente uma maior participação, o que deixou os fãs das criaturas em delírio. Mas, se não foi o suficiente, então esta série de Ursula Guin era o que você estava precisando. 

Os dragões são elementos essenciais na história criada pela autora. Além de poderosos, também são misteriosos, espertos, perigosos e belos.

Para os fãs que adoram a diversidade de personagens e tramas que habitam em Westeros, Terramar será um prato cheio!

4. Os Reis Malditos (Maurice Druon)

Reis madltiso

O próprio George R. R. Martin disse que a série de Druon era o "Game of Thrones original" - só que sem dragões. 

A série d'Os Reis Malditos é composta por sete livros que narram as intrigam sanguinárias da realeza francesa e inglesa ao longo do século XIV. 

A paixão por contos históricos de Maurice Druon, membro da Academia Francesa, se assemelha bastante a de Martin, fazendo desta obra uma sugestão imperdível para quem é verdadeiramente fã das Crônicas de Gelo e Fogo.

5. O Urso e o Rouxinol (Katherine Arden)

o urso e o rouxinol

Assim como os personagens de Westeros sofrem para sobreviver contra a ameaça dos Caminhantes Brancos, demônios de olhos azuis congelantes também aterrorizam na história criada por Arden. 

Em O Urso e o Rouxinol acompanhamos a jovem Vasilisa, uma garota russa que vive nos limites das selvagens terras de seu país, onde o inverno se prolonga por longos períodos. A trama aborda desde batalhas familiares e políticas até ameaças de criaturas folclóricas, como os terríveis Gelo, espíritos que lembram bastante os White Walkers

6. A Rainha Branca (Philippa Gregory)

a rainha branca

O conflito entre a Casa Stark e a Casa Lannister em Westeros se assemelha bastante ao que foi vivido durante a verdadeira Guerra das Rosas, que ocorreu em meados do século XV.

Este romance é o primeiro volume de uma trilogia que se baseia justamente na luta dinástica pelo trono da Inglaterra ao longo de 30 anos (que ficou conhecida como Guerra das Rosas).

Em A Rainha Branca, especificamente, acompanhamos a ascensão de Isabel Woodville, uma plebeia que usa de sua beleza e tenacidade para se juntar à realeza.

7. Os Pilares da Terra (Ken Follett)

os pilares da terra

Este romance de ficção histórica se passa no século XII, narrando o embate entre dois possíveis sucessores ao trono britânico. No entanto, o que chama atenção na obra é o relato da construção de uma catedral gótica e toda a intriga que se forma ao redor. 

A fusão dos eventos históricos e fictícios é o que vai prender a atenção dos fãs de Guerra dos Tronos!

8. Discworld (Terry Pratchett)

discworld

Comparado a história de Martin, Discworld apresenta um mundo fantástico muito mais exagerado e surreal do que Westeros - uma terra que fica "flutuando" nas costas de quatro elefantes e que, por sua vez, estão equilibrados no casco de uma tartaruga gigante!

Mas, mesmo o tom sendo tão diferente entre Game of Thrones e a obra de Pratchett, os fãs de Guerra dos Tronos se interessarão pela visão impressionante da cultura humana e das suas fraquezas que o autor apresenta. 

9. A Espada de Shannara (Terry Brooks)

a espada de shannara

Assim como Martin, Brooks foi massivamente influenciado por J. R. R. Tolkien, principalmente pela saga do Senhor dos Anéis. 

A trilogia de Shannara é uma das obras de alta fantasia mais aclamadas dos últimos tempos e que não pode passar batido por quem curte histórias do gênero, especialmente se for fã das Crônicas de Gelo e Fogo. 

10. Dragonriders of Pern (Anne McCaffrey)

dragonriders

A obra de McCaffrey vai conquistar principalmente os fãs de Daenerys Targaryen e seus dragões. Como o título sugere, Dragonriders of Pern é uma série que se centraliza nessas criaturas fantásticas cuspidoras de fogo. 

Anne McCaffrey foi a primeira mulher a ganhar os prêmios Nebula e Hugo, considerados os mais importantes para o gênero de ficção-científica. E foi justamente esta série de livros que lhe garantiu as premiações, portanto é definitivamente uma obra que não pode passar batida.

11. The Half-Drowned King (Linnea Hartsuyker)

the half

Os Greyjoys são uns dos clãs mais perversos de toda a Westeros. A obra de Hartsuyker tem como pano de fundo todo este ambiente de guerreiros Vikings, conflitos familiares e donzelas. Tudo isso (e mais um pouco) é misturado a uma luta sangrenta pela total supremacia!

12. A Roda do Tempo (Robert Jordan)

roda do tempo

Uma longa e icônica série de livros de alta fantasia que desde 1990 tem conquistado os fãs do gênero. 

Para quem gosta de uma história muito bem amarrada e com um vasto mundo imaginário, como em Game of Thrones, então vai estar bem servido com este magnum opus de Jordan. 

A mistura das diversas mitologias que são baseadas em crenças religiosas reais, como o hinduísmo, budismo, daoísmo e cristianismo, representa um dos pontos mais interessantes de A Roda do Tempo.

Os 14 volumes que compõem a série completa vão te distrair até o retorno de Game of Thrones em 2019, isso é certo. Mas, infelizmente, nem todos ainda foram lançados no Brasil... 

13. Mistborn - Nascidos da Bruma (Brandon Sanderson)

mistborn

Esta é outra série épica de alta fantasia que tem conquistado os fãs mais aficionados pelo gênero, entre eles os de Game of Thrones

A trama aborda a submissão de um povo perante o terror de um soberano imortal, que controla uma sociedade amedrontada que é dividida por classes. Ao longo dos livros vamos acompanhando a ascensão de um "nascido da bruma", que lutará para resgatar a terra de Luthadel da escuridão sufocante.

A série vai prender a atenção dos fãs de GoT devido a complexidade da estrutura social e mágica que existe neste universo. Não é sempre que "nasce" uma obra tão completa como esta, portanto não deve ser ignorada!

14. As Brumas de Avalon (Marion Zimmer Bradley)

as brumas de avalon

Dividido em quatro volumes, As Brumas de Avalon é uma série arturiana bastante diferente da tradicional, pois mostra toda a história narrada do ponto de vista das mulheres. As protagonistas desta versão das lendas do Rei Artur são a rainha Genebra (esposa de Artur) e a Fada Morgana, principalmente.

Devido a significância que as personagens femininas têm em Game of Thrones, a trama criada por Marion Zimmer Bradley vai conquistar muitos fãs das Crônicas de Gelo e Fogo.

15. Crônicas Saxônicas (Bernard Cornwell)

cronicas saxonicas

Consiste numa série de livros que narram eventos sobre a Grã-Bretanha durante os século IX e X, uma ambientação que é bastante semelhante ao que estamos acostumados em Game of Thrones

As Crônicas Saxônicas contam a história do lorde saxão Uhtred de Bebbanburg (baseado no histórico Uhtred o Ousado). Toda a trama se passa durante o período da invasão da Dinamarca à Grã-Bretanha.

Assim como GoT, os dois primeiros livros desta série foram adaptados para a TV, com o nome de Last Kingdom, e distribuída pela BBC.

16. A Saga do Bruxo Geralt de Rívia (Andrzej Sapkowski)

the witcher

Esta sangrenta saga se popularizou como uma franquia de videogames (The Witcher), contando a história de um poderoso assassino e da criança que este jurou proteger. Isso não te lembra nada? Pense em Arya Stark e em alguns de seus antigos mentores em assassinato. 

Wiedźmin (título original da série) é dividido em cinco romances e, mesmo após devorar todos os livros, ainda temos quadrinhos, filmes, séries para TV, jogos de cartas e videogames para nos distrair enquanto GoT não regressa! 

17. Lion of Ireland (Morgan Llywelyn)

lion of ireland

Esta saga sobre a vida do rei (e herói) irlandês Brian Boru explora a história da Irlanda ao longo do século X. Toda a descrição vista na obra de Llywelyn proporcionou uma grande influência para a construção dos cenários selvagens de Westeros.

Portanto, se você também é fã de toda a ambientação geográfica de Game of Thrones, vai se sentir em casa ao ler a obra de Morgan.

18. O Rei Deve Morrer (Mary Renault)

o rei deve morrer

Uma das coisas que mais gostamos em Game of Thrones é a mistura de motivações e emoções humanas reais em meio ao mundo de fantasia que a série propõe. 

Neste aspecto, Martin seguiu os mesmos passos de Mary Renault, que narrou a lenda de Teseu dando destaque para as falhas humanas que fizeram deste um dos maiores heróis gregos da história.

19. O Poder da Espada (Joe Abercrombie)

poder da espada

Este é o primeiro livro da trilogia A Primeira Lei, que narra a história de uma terra assolada por conspirações e que vê a iminente guerra se aproximando. 

Abercrombie, que é conhecido por seus premiados livros de fantasia, apresenta personagens com personalidades marcantes e muito interessantes, como guerreiros, ex-prisioneiros de guerra decadentes e, claro, magos. 

20. The Stormlight Archive (Brandon Sanderson)

the stormlight

Assim como Westeros segue atormentada por verões e inversos instáveis, em Roshar a ameaça são as terríveis tempestades.

Em meio a este ambiente perigoso, esta épica série criada por Sanderson (que já é cultuado pela famosa Mistborn) também traz um embate pela recuperação do mítico legado dos Cavaleiros Radiantes e suas lendárias Shardblades. 

Como pano de fundo, The Stormlight Archive conta também com guerras devastadoras e conflitos entre legados familiares sufocantes. É ou não é tudo o que um fã de Game of Thrones procura?