Velha

Cerca de 1518 frases e pensamentos: Velha

Barra Velha

Caminhando pela praia....
nesta orla deste meus Estado
Sim, em Santa Catarina
onde o mar a seduz
serpenteando com suas linhas
linda beleza sublime
Barcos ao largo da baia
gaivotas e outras aves marinhas
na calmaria, rara beleza
As ondas se chocam
arremessam-se no costão
e nas branca areias
Um cheiro único de maresia
completam essa paisagem
Esse belo mosaico
da mãe-natureza
É um lugar belíssimo
fica bem situado
encrustrado ao norte
desta Bela e Santa
eterna Catarina
(30/07/2018)

Inserida por DiCello

Floração

A delicada beleza da floração teria apreciado
mas não pôde uma última vez sentir os ventos que traziam primavera
morreu por si próprio imolado,
sem certezas, apenas repleto da contemplação das estrelas.
À semelhança do pintor, eu cantaria
não me interessa teorias.
Minha alucinação, meu delírio é o mesmo tocado no rádio
suportar o dia a dia e viver a experiência de coisas reais.
Por entre magnificat e ave-marias, castração
salpica o sangue na navalha
e quanto aquela velha roupagem do passado
essa, deveras, não nos serve mais.

Inserida por warleywaf

O vento que apaga a vela é o mesmo que espalha o incêndio. O vento que derrete a cera, purifica o ouro.

Inserida por arruda_elvio

GARRAFA VAZIA

Encontrei uma velha garrafa vazia jogada na areia
Trazida pela maré
Aquela garrafa um dia trouxe felicidade a alguém
Talvez tenha participado de uma festa
Comemorado um nascimento
Ou alegrou boas conversas entre amigos

Agora desprezada
Triste
Sem serventia

Em minha utopia resolvi tirá-la daquele triste fim
Escrevi um poema em um papel
Enrolei
Coloquei dentro da infeliz garrafa
Lancei-a ao mar

Quem sabe um dia ela chegue em alguma praia
Presencie novamente o sorriso de alguém.

Inserida por elis_barroso

A pergunta foi:
Porque homens mais velhos buscam mulheres mais novas?
Perguntinha capciosa esta proferida, mas busquemos uma alternativa complacente que nos tire dessa incógnita, e sendo um estudioso de relacionamentos humanos além da teologia, a questão se aprofunda quando ao mesmo tempo se questiona o porquê homens não se relacionam com mulheres da mesma idade? Lembrando que muitas mulheres mais velhas são mais belas e atraentes que muitas chamadas de novinhas. Bem, vamos lá. Existe um fetichismo da simetria de idade que se acham que daria mais certo, porém lhes digo que uma mulher mais velha é muito mais autônoma, e pensa muito mais em si própria, ela já tem maior interesse em outros assuntos como artes, história, quer mais o aconchego da família, se preocupa com cada membro de sua clã, quer saber muito mais da sua saúde e suas dores do que ficar pensando em sedução e sexo propriamente dito, para alguma algumas mulheres o ato de envelhecer se torna até uma maldição, dito isso, basta notarmos que muitas não falam a sua idade, algo meio sem nexo para nós homens, mas é coisa de mulher. E as com mais idade, tem o poder da sabedoria e principalmente econômico que as afasta de qualquer ser encostado, desde que a sabedoria seja algo real em seu ser.
Agora direcionando ao homem, porque das mulheres mais jovens? Porque, talvez que ainda haja um glamour universal pelo amadurecimento masculino, onde ainda há no universo feminino mais jovem a figura do apelo de que uma pessoa mais velha no caso o homem seja mais comparado ao chefe, professor, conselheiro, um alguém que sabe a direção a ser tomada e que decide com maior clareza, e por incrível que pareça ser, é sistemático na cabeça das mais jovens, algo irresistível, igual ao gato que não resiste ao fio mexendo as mais novas são atraídas por essa magia. Voltando ao homem, este por sua vez, está ancorado em sua virilidade, e poder de sedução, lembrando que um homem de 40/50/60 ou mais, dependendo de sua capacidade física, pode ter o mesmo desempenho que um de 20 só que com mais maturidade, e sabe respeitar seus limites, e mais além, não precisa provar performance como os mais novos que querem se auto afirmarem. Outro ponto, é que como podem ter o mesmo desempenho, sua mente também funciona dessa forma, e mulheres mais velhas o infantilizam de maneira de por vezes causar certo constrangimentos nele, seja em qual nível cultural, profissional e financeiro ele esteja. E homem nenhum gosta de ser comparado a outro, e com a mulher mais velha seu poder de sedução se reduz ao mínimo, pois esta já não cai em armadilhas do amor, a não ser que ela queira, e isso será uma vez ou outra, e as mais jovens estão mais abertas a esse tipo de relação. E mulheres mais velhas destroem facilmente o poder de controle de um homem, e isso gera negatividade ao relacionamento, tanto isso é verdade que casais que estão a muito tempo juntos, se afastam de certas situações para não terem conflitos, e quando isso ocorre com muita frequência, o divórcio acontece, pois ela não aceita mais um homem que ainda tem infantilidade em seus atos, sendo que essa premissa que faz o homem se sentir homem e conquistador, não de mulheres, mas de território, resumindo, macho alfa para mulher mais velha não tem valor algum, pois ela é capaz de solucionar qualquer problema sem sua ajuda. Então como escrevi no início, a simetria de idades, não se compara a equalização de pensamentos de um homem mais velho e uma mulher mais jovem, que por essa forma se atraem com maior facilidade.
Claro que homem e mulheres de mesma idade acima de 40/50 ou mais podem dar certo, depende do objetivo e certas renuncias do casal que se encontram.

Inserida por valdirventuri

Entre os espertos sabe se que nasce um novo otário querendo levar mais vantagens de forma fácil por cima dos outros a cada minuto.

Inserida por ricardovbarradas

"Uma velha e sábia árvore, quem me dera ter sua sabedoria, sua mansuetude e sua fortaleza."

Inserida por amaraantara

A Cruz é a fronteira entre a nova e a velha vida.

Inserida por Eduklein

Essa velha alma cada vez mais entusiasta, que ao se alimentar das incertezas deste constante imprevisível, está cada vez mais deslocada e incoerente com a inércia a qual a vida lhe atribui...

Inserida por FranciscoFontes

Aquela velha rua me trás saudades de velhos momentos que ali aconteciam.
Aquela velha rua, com a velha simpática, falastrona e cheia de boas histórias e estórias sentada à calçada.
Aquela velha rua, cheia de velhas casas com toda a simplicidade de um lar cuidado com carinho, onde o amor reinava.
Aquela velha rua, com os velhos de hoje, sendo crianças brincando com as velhas brincadeiras.
Aquela velha rua me faz querer trocar o novo pelo velho.
Trocar o atual pelo antigo.
Quem dera poder voltar ao velho tempo, naquela velha rua, com os velhos de lá, com as velhas brincadeiras e as velhas casas, mas com todos aqueles momentos que não ficam velhos em minha memória.

Inserida por Jerclay

A nova mente,
Mente,
Novamente,
Como a velha.

Inserida por victorsbrana

É preciso acabar com a velha lenda da infalibilidade dos homens que nos dirigem. Como qualquer outra superstição, esta deve ser destruída". (Hovstad, um jornalista)
(Um inimigo do povo)

Inserida por Filigranas

Nunca a alma de Sofia pareceu convidar a dele, com tamanha instância, a voarem juntas até às terras clandestinas, donde elas tornam, em geral, velhas e cansadas.

Machado de Assis
Quincas Borba (1891).
Inserida por Filigranas

Ao relento da existência
Caminha ao léu, pensamento lento, olhar fixo ao céu do eterno firmamento, o velho, sentindo a brisa suave e lisa a deslindar-lhe novo linimento na breve lufada dum divino vento. E nessa brincadeira, ideias mensuradas filosofam fatos verídicos ainda que sejam derradeiras. O velhote andarilha sobre a estrada de poeira com muita idade, sobre o sábio cangote com o qual já não mais parvoeira de cima de seu camarote. São anos de estradas, montes, mares, filhos e netos, e mais encruzilhadas e outros motes a lhe conferirem preciosos dotes. Ninguém sabe de sua sagacidade vivida em grandes cidades. Torna-se tão importante que; já ninguém lhe nota a invisibilidade. Fica leve mais que a brisa, não mais sofre das dores ignóbeis, pois, é apossado de espírito nobre. Não sente mais medo, tampouco da morte em seus intrincados segredos, se vai dormir tarde, ou levantar mais cedo. Torna-se atemporal ao ter ciência de sua impaciência de ser mais um ser mortal. Seus valores mudam como mudam os dos demais importantes senhores, ao se tornarem jograis de seus próprios estertores.
Nasce frágil o iluminado, com muito cuidado cresce pela vida em flor, forma-se doutor, erra, acerta, porém, aprende a dizer amém. E isso não é pra quem quer, e sim pra quem tem a ação de fazer acontecer o bem. Angaria muitos bens, muito além de seus ideais, mas o tempo assola, a ferrugem rola, a traça o seu diploma enrola, resta-lhe uma velha e cansada carcaça por esmola, a qual lhe enche de tamanha graça, pois, dos seus bens se desvencilha. Assim continua sua feliz jornada, além desta ilha, enquanto o tempo avança além do aquém ao qual o nirvana lança sua grande maravilha.
jbcampos

Inserida por camposcampos

"E livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão" (Hb 2:15).
Jesus, o Amor que vence o medo.
Por medo do diabo, mesmo depois de conhecer Jesus, ainda há crentes escravos do medo.
O verdadeiro Amor, Jesus, lança fora todo o medo. Portanto, fé; não sejamos mais meninos na fé, mas firmes na fé de que Jesus é o nosso Salvador que nos livra de qualquer tipo de morte e do medo de qualquer morte. Para isso, retenhamos firmes nossos pensamentos em Jesus que nos fortalece diariamente.
O Senhor é o nosso Pastor que não nos deixa faltar nada, Ele está conosco e assim a sua paz.
Eis que somos novas criaturas em Jesus, e, portanto, não cabe mais ficarmos presos aos medos do passado, às histórias pagãs do passado, às crendices do passado, às superstições do passado; não podemos permanecer presos ao passado, como escravizados por ele, depois que Jesus nos libertou das trevas para a sua maravilhosa luz.
Cada vez que se comenta sobre os costumes do passado, se não for para testemunho da glória de Deus, estaremos simplesmente incutindo ideias antigas de velhas caducas que acabam assolando mentes inocentes, amedrontando-as, tirando-as de Jesus pelo acréscimo do medo em suas ações.
"Porque pela palavra de Deus e pela oração é santificada.
Propondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Jesus Cristo, criado com as palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido.
Mas rejeita as fábulas profanas e de velhas, e exercita-te a ti mesmo em piedade" (1 Tm 4:5-7). REJEITA!
Você não é velha criatura!
Por que, depois de conhecer Jesus, continuar enfatizando as práticas do passado que já deviam estar definitivamente enterradas? Mas não! Cada vez que se comete esse tipo de ação, estamos crucificando novamente o Senhor Jesus que se fez sacrifício uma vez por todas. Agir dessa forma é estar em contradição aos ensinamentos do Mestre. Como evangelizar desse jeito, levando palavras de medo de lembranças antigas de práticas ritualísticas contrárias às verdades escriturísticas ao invés de levar palavras de conforto aos necessitados de ouvir a verdade divina que vai contra toda essa parafernália espiritual desnecessária?
"E livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão" (Hb 2:15).

Inserida por MonicaCampelloAutora

A saudade é uma velha cadeira de balanço
De qualquer idade
A saudade é o pão que eu não fiz
Por você não estar aqui
A saudade é a letra da MPB
E do Jovanotti
A saudade nem nota que eu existo
Habituada em ser ausência
Nunca chega a ser dor
Ela é pior do que isso
Quando eu acordo
Sem te ver de novo.

Saudade - Peixes da Terra

Inserida por AlexandraBarcellos

⁠VELHA PORTEIRA

Pela velha porteira da estrada
Passou o passo, passo a passo
De afã, sonho, pressa, cansaço
Todos com sua singular toada
Por ela a vida passa, meada
Passo crasso, leve e pedaço
De ser, em um tal compasso
De sensação, sem ter parada

Ó velha porteira no vai e vem
As secas, invernadas, ir além
Vendo a história, fase, tolice
Afinal, no tempo está contido
O que divisa o destino vivido
E hoje passo por ti na velhice...

© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
31 janeiro, 2022, 15’16” – Araguari, MG

Inserida por LucianoSpagnol

⁠A VELHA RUA

Passou o tempo, ligeiro, distante
e a lembrança ainda uma guria
guardou aonde brinquei bastante
aquela velha rua... terna poesia!
Então, encanecido e inquietante
saudoso quis revê-la. Tão vazia
suas calçadas. Estreito instante
velhos momentos, velha alegria

Achei, por ali, tudo tão desigual
outrora garrida, agora com danos
avelhada, cansada, quase casual
Casas idosas, calçamento mordaz
iguais a mim, se foram os anos
e a velha rua, por fim, contumaz!

© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
08 de maio, 2022, 16’34” – Araguari, MG

Inserida por LucianoSpagnol

⁠A VELHA POESIA

Modificou o tempo meu, está distante
Mas a velha poesia teima na saudade
Guardou cada rima dante e o instante
Daquele tempo, de poética felicidade
E agora, a velha poesia, claudicante
Passada... poetisa tudo sem vaidade
O sentimento, nos versos, arquejante
De tanto que penou e tanta soledade

Acho a velha poesia, então, tão igual
Mesmo envelhecida todos estes anos
Não perde aquele suspiro n’alma, real
De sensação cheia, cheia de fantasia
Ela peleja, ela nubla, tem desenganos
Mas, glorifica o amor, a velha poesia!

© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
18 fevereiro, 2023, 18’46” – Araguari, MG

Inserida por LucianoSpagnol

⁠Meio que penso que preciso de você, pra poder viver e parar de sobreviver. Aquela velha história de poder mostrar meu real ser e fazer valer cada hora, sem deixar o tempo se perder. No pior dos casos, utopia para toda a vida, sob nenhuma hipótese, distopia.

Inserida por EmilyVarjak