Textos Reflexivos sobre Crianças

Cerca de 3893 textos Reflexivos sobre Crianças

PARA UM BOM DIA
Marcial Salaverry

Bem criança querida...
Para se ter um bom dia na vida,
é preciso tão pouco...
Bastaria que, neste mundo louco,
cada qual fizesse sua parte,
e sem qualquer aparte,
para que se pudesse viver em paz...
Mas nem todo mundo é capaz
de assim proceder...
O que mais querem saber,
é como poderão alguém prejudicar...
E se tiverem alguém para invejar,
que tormento fica sua vida...
Basta saber espalhar amizade,
para encontrar a felicidade...
Vamos começar uma corrente de otimismo,
para tirar o amor do ostracismo...
Pegue minha mão,
ponha sobre seu coração,
e vamos sair por aí,
tentando convencer essa turminha
que só gosta de uma briguinha,
que paz e amor
dão à vida mais calor
do que briga e discussão...

Marcial Salaverry

Inserida por Marcial1Salaverry

Comecei isso tudo descendo a ladeira
De manhã ao sol, como toda criança dei uma trabalheira
O rolimã era meio enferrujado mais dava para se diverti
Meu amigo como louco empurrado o carrinho como um guia
Bala, sorvete e pipoca me deixava delirado como eu gostava de me lambuzar
De chegar no fim da tarde cansado de brincar na rua, pipa, pique bandeira e futebol
Pés enodoados chegando em casa, mamãe logo brigava comigo por suja o tapete perto da lareira
Depois do banho e da janta sentávamos no sofá a tv um pouco a desligar
Para uma família conversar
Como era entusiasmante ouvir as histórias do papai, isso me enchia de energia e vontade de ser que nem ele, quando maior
Dávamos risadas até a barriga embrulhar, bons tempos que hoje lembrando me fazem suar pelos olhos
Não volta mais que saudades da comida da mamãe, do seu beijo agridoce
Do sorriso do papai e dos seus abraços apertados
Até de maçar minha irmã, quando ela trancava a porta com seus namoricos noite a dentro
E nós sábados de manhã, passear com vovô pela praça encontrar novas aventuras desbravar
Tempos que o conceito de união era diferente, não se apegava a alguém com que ela tinha e sim com que ela era
Nunca era hora de desanexação, o aperto estava sempre presente
Pela lareira queimava o fogo da nossa harmonia
Família lá em casa tem vez.

Inserida por rmatos

Quando criança admirava-a por saber que ela era a mulher mais linda , por ver seu empenho em me ver feliz !Quando cresci observei que nem tudo eram flores, que também havia em seu rosto lindo marcas de dias de luta , de aflições , de noites mal dormidas !Vi em seu olhar que muito dos seus sonhos ficaram esquecidos , para que assim eu tivesse a chance de realizar os meus ! Se não o fiz não foi por sua culpa e sim minha ,por não ter compreendido o quanto você também buscou isso por mim !
Quantas vezes te vi atenta ,pronta a me defender fosse como fosse !Hoje compreendo e agradeço todo esse amor , dedicação e abdicação!Hoje entendo que sem você nada na minha vida faria sentido , pois é você que faz ela ter o brilho que tem !
Quero agradecer hoje por tudo o que fizestes em minha vida , pedir desculpas se em determinado momento te magoei , pelas noites mal dormidas que eu causei , quero te agradecer por toda a luta para fazer de mim um ser humano melhor e mais "humano" na sua essência !Muito obrigada por todo esse amor !

Inserida por RaquelSantana

E terna criança

O sentimento diz: continue!
Minha razão diz: recue!
Vou indo e voltando em pensamento
Desse brincar de sofrimento
Brincando de balança
Com a pureza da criança
Despejando esperança
E sofrendo no final
Como se esperasse um brinquedo
E ele não chegasse
Debochando o segredo
Mas o brinquedo então ficasse
Ficasse onde era cômodo
Onde se era tranquilo e sossegado
Na prateleira sem um dono
Total medo de ser amado
Por um instante se abalou
Mas percebeu que viveria sem aquilo
Então falou:
Meu caminho? Irei segui-lo!
Não me abalarei com as perdas
Nem com as pedras no caminho
Viverei esperançoso
Acompanhado ou sozinho
Só então eu descobri
Que o brinquedo e a criança vivem aqui
Também dentro de alguns coraçõeszinhos.

Inserida por kevinmartins6

"Vi ontem na televisão

Crianças sem apostilas e um país que prioriza a educação?

Estudando na fábrica de farinha

Sem paredes, cadernos ou canetas

Vai ver é pra aprenderem desde cedo

Que o que querem de seu futuro é que sejam

Trabalhadores conformados
da fábrica de pó.

Que saibam usar as máquinas
E só."

Inserida por carolmanzoli

Escorre pelo meu rosto a esperança, esperança pelo sorriso de uma criança faminta, esperança de que se vá a enfermidade dos homens que vivem a penitência de habitar salas de hospitais, esperança de que os perdidos se reencontrem, esperança de que os animais abandonados encontrem um lar, esperança na poesia oculta, esperança na música anônima, esperança na verdade de cada ser, esperança em um mundo livre, livre da fome, do preconceito, da crueldade, de toda maldade.
Esperança essa que de muitos escorreu pro ralo, mas a minha se mantém viva.

Inserida por HigorKauai

Às vezes paro e me pergunto: "Porque vivemos tanto para o futuro ?" Desde criança, vivemos para estudar e chegar à faculdade, depois pra conseguir um bom emprego, depois pra ter filhos, depois pra educar nossos filhos à viverem exatamente como vivemos, preocupando-se somente com o que vem depois ...
Isso de maneira nenhuma pode ser visto de forma negativa, mas é sempre bom também pensar no agora, nossas atitudes no PRESENTE podem moldar o futuro que tanto almejamos. Apenas esperar o tempo responder, seja lá o que for ..., a conquista do sonho, a cura de uma dor, a chegada do inesperado, etc, pode até ajudar de alguma forma, mas em algum momento você vai pensar em como seria se tivesse arriscado algo, em como seria a diferença, se poderia valer ainda mais a pena ... Tenho certeza que essa dúvida se passa na cabeça de todo mundo que deixa pra trás uma oportunidade de experimentar o novo.
Viver o agora sem medo do incerto futuro ainda é minha maior força, eu não sei o que serei daqui dois meses, sei o que sou hoje e o que quero buscar ser mais à frente ! Hoje eu vou viver esse dia e esse momento, afinal, se for pra entrar na onda de pensar apenas no futuro, um dia eu também imaginei estar exatamente do jeito que estou aqui !

Inserida por mjr

Sinto a palavra no ar.

Apaixonada por crianças e literatura infantil procuro resgatar em mim a criança que fui ou ainda sou... Procuro não deixá-la ir embora, a alegria do simples e do natural me encanta. Gosto de criar poesia da coisa mais banal, onde não se percebe nada captura-se muito.
Quando quero poemar e historiar sinto a palavra no ar, pelo cheiro, pelo som, pelas cores, pelas formas e até sabores. Percebo com olhar de criança usando todos os meios do sentir. Prefiro as ideias das crianças que fazem sentido na ingenuidade.

Inserida por sanferadich

Pobre criança que sonha demais,
Pobre jovem que sonha com o amor,
Pobre mulher que pensa no futuro sem ao menos ter vivido o passado,
Pobre idosa que não sabe o que a vida lhe ofereceu.
Então do que adianta a vida sem ao menos termos a chance de sermos livres,
De não poder fechar os olhos e ir para o nosso mundo....

Inserida por sophiazoca

Simples é ser criança.

Eu quero aprender com as crianças de que a vida é ser livre
Livre e não pensar demais, correr de braços abertos a cada ponta, a cada quina
A cada buraco que me dê um start, encarando riscos e medos.
Quero o choro breve do tombo e logo me distrair com o próximo
Quero não ter desejos longos, mas sonhar com meu carrinho de lata
Rodar pião, girando mundo em minhas mãos.
Quero Não pensar reto no amanhã, mas acreditar numa manhã
Inchada de aventuras.

Pois ser feliz é saber que ser simples é ser criança.

Rodrigo de Jesus.

Inserida por RodrigoJesus

Trago comigo a lembrança
Do tem que eu era criança
Do tempo que o povo tinha esperança
A palavra tinha valor
Tudo tinha outro sabor
O mundo chorava menos de dor
Naquele tempo tinha mais amor
Hoje está tudo diferente
É só dor e sofrimento
É só pranto e lamento
Mas um dia espero tudo mudar
Que as pessoas de novo possa se alegrar.

Inserida por oziasbarbosa

Qual é seu papel?
De criança inocente vítima dos pais.
Esposa que se sacrifica.
De pai, que se mata para manter o lar.
Trabalhador explorado pelo patrão, pela vida, etc...
Vítima do destino.
Todo drama, quanto mais forte, mais próximo fica do cômico.
Qual é? Vítima? Dramático?
Pare de ser coitado...só.

Inserida por ClaudioMazaropi

Amor maduro, o que pode se dizer sobre amor maduro?
Digo que amo alguém com o meu lado criança.
Criança é sincera, se ama, ama!
Essa coisa de amor de adulto é meio complicado.
Adulto que sofre de adultice procura um tal de amor que compense, recompense e que e não peça muito em troca.
Cada um ama da forma que sabe, que pode e que quer. Será isso amor?
Hummmmmmmmm
Cada um que responda por si!

Inserida por Liciaazeredo

Ser criança é pensar que
o mundo é um parque de diversão.
Ser criança é devorar sorvetes,
chocolates,doces,pipocas...
sem medo de ganhar peso
Ser criança é não saber disfarçar,
mudar de assunto por medo
de ser surpreendido mentindo.
Num mundo onde papai noel
vai chegar,o super-herói vai pegar
o vilão.
Ser criança é falar tudo o que sente.
A inocência de uma criança
está estampada na sua sinceridade.

Inserida por MariaVitaPereira

Já fui criança,
Agora adulto sou;
Fui as vinte mil léguas submarinas,
Sentindo uma adrenalina,
Pra pegar uma bola
Que lá no fundo ficou.

Minha mente era estranha,
Eu me sentia criança
Que lá no fundo ficou.

Entusiasmado com os adventos,
Criava meus próprios inventos;
Cheguei até consertar um helicóptero
Que em Nárnia ficou.
Subi numa árvore
E vi uma lua girando entorno de mim,
Eram meu Aforismos,
Que se diziam meus amigos;
Mas que no passado os esqueci.

Desde a infância
Já era uma criança
Que com esperança
Ia do início ao fim.

Hoje cresci,
E meus pensamentos
Ficaram segmentados,
Corro de volta ao passado;
Mas já atormentado,
Não sei se é o início ou fim.

Inserida por iagolira

Seja ridículo
Volte a ser criança, brinque rabisque faça coisas engraçadas.
Não tenha de ser medo de você
Seja como o Quasimodo, saia em um dia de folia, se mostre como você é, não tenha medo de ser o ridículo
Não tenha medo do ridículo, aliás quem te disse que você é ridículo?
Isso é apanas um rotulo, pra quem se preocupar com isso?
Rótulos saem com água e sabão, então esqueça
invente e se reinvente sempre!
Não imposta quem você é, sempre seja você , seja original
Seja como criança que faz coisas estranhas, esquisitas
Aprenda e reaprenda a ser feliz com suas imperfeições ou perfeição, pois tudo é uma questão de opinião, então pare com essa discutível Perfeição,
Quando nós mostramos como somos sem essa armadura forçada pela sociedade, aprendemos a viver aprendemos a correr riscos.
Aprende a sair em um dia de folia e se permitir a ganhar a coroa do ridículo, sabe porque?
Porque assim aprendemos a ser nós mesmo e não á coisa melhor que isso
E quem sabe quando passamos a ser nós mesmo talvez, só talvez nós inspiramos outros a serem eles mesmos
Seja ridículo o mundo precisa de mais pessoas assim!

Inserida por SophiaAGrimm

O amor e a criança...
(Nilo Ribeiro)

Foi fogo, foi paixão,
um belo enredo,
era feliz o coração,
uma criança com brinquedo

comparar nosso amor,
chega a ser sofrido,
passamos por tanta dor,
que eu preferia ter morrido

hoje só há lembrança,
não há mais esperança,
foi tanta desconfiança
que quebrou o brinquedo da criança

não dá para resgatar,
dois lados inseguros,
a criança vai ficar sem brincar,
tadinha, ela vai para o quarto escuro

não é poesia lúdica,
é relato sem hipocrisia,
ficamos sem a nossa música,
a criança ficou sem alegria

criança e amor,
não vejo comparação,
tente explicar meu nobre escritor,
a que ponto vai sua imaginação

não sou persuasivo,
nem mesmo convincente,
só penso que o amor é tão divino,
quanto criança inocente

o poeta precisa amar,
para se sentir mais verdadeiro,
como pra criança brincar,
ela precisa de brinquedo

para ser feliz uma criança,
ela tem que viver de brincadeira,
para o poeta viver de esperança,
ele tem amar a vida inteira

amei de verdade,
isto não é segredo,
hoje verso a saudade,
ela virou meu brinquedo...

Inserida por NILOCRIBEIRO

É Natal!

Os sinos repicam alegremente,
Crianças brincam contentes,
E esperam, ansiosas, pelo melhor momento:
A hora de abrir seus presentes.

É Natal!

As estrelas de seu melhor brilho se vestem,
Os homens aos céus por tudo agradecem humildemente.
Uma criança solitária faz sua prece:
Ao lado da cama quer encontrar um presente.

É Natal!

Pinheirinhos enfeitados,
Festas pra todo lado...
Presentes, presentes e mais presentes...
É tanta celebração que tantos do mais importante se esquecem
Jesus...
A razão de o Natal ser comemorado:
pra própria festa Ele não é convidado.

E na sua festa... Jesus entrará!?

Inserida por RosangelaCalza

ENTÃO VEM O NATAL
Em nosso tempo de criança
Esperar pelo Natal era uma alegria
A árvore era um sonho, uma esperança
De que o Papai Noel existia.
Depois a gente ia crescendo
E já nele não mais acreditava
Mas fingia bem me lembro
Senão presente não ganhava.
O presépio sim era importante
Pois a cada ano que passava
Vinham ideias mais interessantes
E com criatividade a gente o montava.
Agora com os tempos já idos
Nosso coração continua exultante
São os netos que nos deixam comovidos
Com esta expectativa contagiante...

Inserida por MelaniaLudwig

Quando eu era criança, costuma brincar com minhas amigas com uma espécie de jogo em que "prevíamos" o futuro. Funcionava da seguinte maneira: desenhávamos um quadrado em um papel, dentro dele escrevíamos a idade com que iríamos casar (sim, porque com 7 anos, você acha que a vida vai achar lindo e super colaborar com seus sonhos matrimoniais), em cima d o quadrado ficava a primeira letra dos pretendentes; de um lado, a quantidade de filhos; do outro, se iria ser menino ou menina e embaixo, a cidade onde a família de comercial de margarina iria morar e ser feliz para sempre. Depois que o "tabuleiro" estivesse pronto, era ir contando de acordo com o número dentro do quadrado e, claro, ele sempre iria parar naquilo que seria o seu futuro.
Não preciso nem dizer que a vida contrariou todas as expectativas. Eu não casei com 20 anos, felizmente! (Nem com 24 e acho que não rolará nem com 30). Não tive 2 filhos, mas fui morar no Rio de Janeiro. Nem muito menos, nenhum daqueles meninos catarrentos virou o amor da vida (Graças!).
Ontem, eu completei 1/4 de um século de vida. Pode parecer pouco para muitos, mas pareceu inatingível para mim, um dia. Com 7, 8, 15, 18 anos, você acha que com 25 vai ser muito adulto e vai estar, no pior das hipóteses, sofrendo em Paris. Que no alto do seu apartamento de cobertura ou nos voos altos de primeira classe, estará imune a todo e qualquer problema.
Hoje, tudo parece meio ridículo. O dia a dia nos mostra com suas doses cavalares de realidade dura que não é bem assim. 80% das pessoas que eu conheço com 25 anos ou mais não está nem perto dessa idealização. São pessoas normais, que dormem tarde estudando e acordam cedo para trabalhar, que usam os finais de semana com cursos chatos (e tão necessários) de pós-graduação ou de idiomas, que possuem relacionamentos normais, cheios de altos e baixos, que juntam um dinheirinho suado para passar um finalzinho de semana na praia, que vivem vidas comuns e não hollywoodianas.
Reproduzir Legião Urbana e dizer que o futuro não é mais como era antigamente, nunca fez tanto sentido. Bem antes dos 21, percebi que existia uma linha muito tênue entre livre arbítrio e destino. E queria usar desesperadamente apenas o primeiro, como se fosse possível. Mas com 23, admiti que é perda de tempo tentar diferenciar um do outro. Você simplesmente acorda e parte para vida para dar o seu melhor.
Não tive alguns sonhos realizados, mas sempre tive além do que preciso. Tenho família, que seria até uma luta injusta contra meu vocabulário limitado tentar descrevê-la, de tão incrível que é. Uns amigos maravilhosos, que me pergunto todos os dias se mereço. Porque quem me conhece sabe que não sou fácil, nunca fui.
Obrigada a todos pelo carinho de ontem, de sempre! ♥

Inserida por Limajhani