Texto em verso

Cerca de 2757 texto verso Texto em

FIZ DA DOR UM POEMA

Fiz da dor um poema
Do vento fiz um verso
Da tempestade um amor
Do teu corpo a minha casa
Dos teus ramos os meu braços
Das tuas folhas a minha pele
Das minhas lágrimas um rio
Dos meus sonhos a saudade
Da minha liberdade as palavras
Das letras escritas uma poesia
Do meu solto coração o tempo
Do teu amor uma louca paixão
Fiz da tua, da minha vida, uma aventura.
2015

Inserida por IsabelMoraisRibeiro

In: Verso

Inverso
-Em verso!
Avesso
-Há vêr sô!
Diverso
-De verso!

As palavras se invertem de certo.
Transformam o enredo em um acervo de melodias.
Uma biblioteca imensa de sentidos e vividos.

Vive o autor da melancolia,
A vagar pelas entrelinhas da cólera,
Do suspiro,
Apego e desprezo.
Do aqui ou agora,
Do de certo e outrora.

Invertem-se os papéis:
A Dama desce do seu trono,
O Rei perde a majestade,
O Maestro, a maestria de fato.

O silêncio, que se torna o grito ecoante.
A escuridão, que é vencida pelo brilho da luz celeste.
A morte, que é superada pela vida no constante alvorecer.

A dor,
A necessidade,
A angústia,
A dinastia,
Anarquia,
Falsa profecia!
Tudo caiu por terra.

Inserida por talylasouza

Superlativo

Ainda farei um verso nobre,
Que seja leve como a folha outonal,
E saboroso como as frutas do quintal.

Que atropele do caminho a escuridão.
Que seja rápido como raio que se fez.

Que não tema a morte,
E que se acomode nos braços da vida e da paz.

Que seja superlativo como sonhos infantis,
E real como a geleia é.

Que seja a estrada da busca
E o melhor ancoradouro de destinos.

Que não tenha serventia se não puder ter,
Que não seja jardim nem rosas se não der pra ser,
Mas que contemple em cada um
O fascínio encantado de um novo amanhecer.

Inserida por MoacirLuisAraldi

TOCAR NA ALMA

No tocar dos teus lábios
Cresce inseguramente um verso
No tocar do teu olhar
Nasce a confusão da carne
No tocar dos teus dedos
Sobe a ferocidade e o gosto
No tocar da tua alma
Cresce seguramente um poema
No tocar do teu corpo
Nasce a uva esplêndida de bagos maduros
No tocar do teu coração
Cresce a grande paz exterior do nosso amor
No tocar do nosso amado silêncio
Nasce o regaço dos corpos genuínos e inalteráveis.

Inserida por IsabelMoraisRibeiro

(...)"Desculpas peço agora
em verso e prosa,
À tristeza e ao mal querer.
Planta morta,
No jardim da minha vida
não aflora.
Em minha poesia
tristeza existe,
sentimento ausente ,
Que ainda assim,
Tanto teimo em escrever.
Ahhh pobre tristeza...
Tenho pena de ti.
Caminhas apressada
e não te aproximas de mim.
A felicidade reina soberana
em meu viver.
Peço-lhe sinceras desculpas,
Mas não me há tempo
pra sofrer..."

Inserida por angellaventura

Você vai sempre está, em cada verso que eu cantar
Em cada letra que eu falar, cada saudade que sentir
Você vai sempre está...em cada retrato que eu olhar
Cada momento que passar, você vai sempre está.
Em cada noite que chegar, cada tarde que findar,
Você vai está em mim, pra sempre vai estar.
Não adianta eu querer, esquecer...
Você vai sempre está,
No sorriso, no olhar
Na música que tocar
No poema que eu escrever
No sonho, que eu sonhar,
Você vai sempre está.
Pra que tentar me iludir
Tentando te esquecer,
Se está em mim...
Pra sempre vai está.

Inserida por LeoniaTeixeira

Epifania.

Vida é isso:

O verso,
O inverso,
O universo.

Aquilo que foi,
que é
E nunca será.

Aquilo que não foi,
Não é
E que será.

Que na verdade,
Não há verdades,
Há sonhos.

Há esperança,
Há mentiras,
Que há crença.

Só a criança
Sabe viver
Porque não sabe.

Não sabe
Das sombras
E das bombas.

Mas sabe que nas bombas
Há luz e há luz
Nas sombras.

Mas só há luz
Para as crianças
Que não sabem.

E neste instante,
Exatamente,
Sei que não sei.

Inserida por FrancismarPLeal

Minhas armas?

Caderno...
Caneta...
Pensamentos que trago
Armados
No coração.
Cada verso
Trás comigo
Dores e emoções
Que a vida me fez passar.
Não tenho nada
A reclamar
Eu só quero buscar
O que é meu
E irei conquistar
Escrevendo poemas
Nas madrugadas escuras
Sózinho...
Sózinho?
Não, meus pensamentos tão lá comigo, e também,
Alguns amigos.

Valeu
Vamos enfrente
Quebrando a tristeza
Passando dificuldade
Vencendo às correntes.

Ler um bom livro
E pensar como mudar
O ódio em amor."

Inserida por AllissonSanttos

UNIVERSO






Queria ser o universo

Mesmo vazio

Mas embriagado de verso.




Um universo

Que não abalaria uma alma apaixonada,

Maleável até a madrugada;




Um universo recheado de cor

que não censurasse as declarações dos enamorados,

Que deixasse-os ficar embriagados,

Não de vinho, mas de amor.




Lindo e irradiante

Seria o meu universo

Admirável como diamante;

Cujo arco-íris brotaria

No carburador dos amantes,

Florescendo o presente

Derrubando o antes.




Deveras confesso,

Queria ser o universo.

Inserida por pauloisaac1993

Em cada riso uma esperança
Em cada lágrima uma saudade
Em cada verso uma poesia
Em cada letra uma canção
Em cada flor um perfume
Em cada onda o mar
Em cada olhar um encontro
Em cada música te cantar
Em cada tarde um desejo
Em cada palavra um segredo
Em cada noite sonhar
Em cada silêncio tua voz
Em cada dia te amar.

Inserida por LeoniaTeixeira

E nesse verso não te disse
O que se passa no meu coração
Você não vai querer saber
Vai por mim, lá tá uma confusão
Mas se quiser seguir em frente
Não sou mais "eu" e nem "você "
Podemos ser "a gente"
E a ortografia ? não esquece
Porque a gente junto,
Tem mais história que o agente 007 [...]

Inserida por DuarteBrisa

Garoto pobre da zona sul,
de roupa e alma rasgada
tecia seu verso, incerto
em seu velho caderno azul.

O telhado tinha uma goteira,
o madeirite tinha uma fresta,
Pela fresta assistia o universo,
A lua, as estrelas, que linda festa.

O dinheiro que o pai trazia,
dava pro pão, mas faltava pra vida.
A mãe dizia menino larga esse caderno
que isso não dá futuro, só ferida.

O garoto da favela nunca esqueceu a viela,
o povo, a dor, a sirene e o caderno.
Foi pro mundo muito cedo,
comprou um livro, vestiu um terno.

Nunca contestou as palavras
afiadas de sua querida mãe.
Desobedeceu ela até o fim da vida.
Em seu jazigo um poema:

Morreu o poeta da viela,
Venha estrela e venha lua,
espiar por entre a fresta.
Venham cear nessa rua,
Chorar a morte, fazer uma festa.
Cantar seus versos, contar seu amor
Fazer com que saibam que poetas
também nascem do calor da favela.

Roney Rodrigues em "Poeta da Viela"

Inserida por RoneyRodrigues

Ri do riso
???
da amiga
Cantei o verso
Já escrito
Declinei o verbo
Qual?
Amar...
Passado
Presente
Se tiver sorte
Futuro
Sou ré?
Só matei a tristeza
Senhor
Salvei a alegria
Afoguei a maldade
Senhor
Salvei a bondade
Absolvida pela verdade?
Felicidade!
Voarei!
Passarinhei!
E a sinceridade?
Na inocência da criança!
Suave
Intensa
Antônimos?
Sim
Não é o fim
Sol e lua
Tanta beleza
E a criatura
Reza
Pela riqueza
Quanta pobreza
É a vida,
Perfeita
Inquieta
Pouco importa
Viva
Pra vida.

Inserida por marabarboza12

VERSO OCULTO

Que humana, então, fosses de amor?
Adverso à tua paz e à tua glória
Vem-me teus sorrisos a memória,
Vem-me tua saudade à minha dor!

Que de imenso fosse seu esplendor
Aos meus versos plenos de história,
Que de paixão imensa e notória
Fosse-me a mais imensa de ardor!

Então, contudo, compulsiva e triste
Fosse a mim o que de hoje existe
Nesse meu honrado coração perdido!

Que desejo, então, fosses de arder?
Que de palavras se põe a perder,
Amor, dentre um verso nunca lido!...

Inserida por acessorialpoeta

"Verso despido"
Cai das estrelas um verso,
no sentimento avesso,
na candura desse universo,
de poemas lindos abstratos puros,
com a graça de um anjo,
que da linda canção...
dança com a lua,
beija um cometa,
namora um planeta.
cai,cai...
cai na real
era sonho,
que componho,
bem risonho,
cai cai !
cai o verso
cai avesso
cai nu.!

Inserida por Macfller

Passos da caminhada

Quão insondáveis são os dias.
Indissolúveis em seus mistérios.
Verso marginal de uma poesia
Esquecida num canto de escrivaninha.
Rabiscos mal traçados,
Jogados em lata de lixo.
Assovio nos recônditos da escuridão.

O amor não é praça pública.
Não é pra todo mundo.
Alguns não tiveram sua senha sorteada.
É sina pungente e aflitiva.
Aceitar é o caminho da resignação.

Gotas de passado não fazem tempestades
no inviolável limite do futuro.
O silêncio é sentença fúnebre.
É frio de inverno.
Túmulo do arrependimento.
Viver é a melhor forma de dizer:
Oi, eu vim ao mundo.

Inserida por dohrds

A CONVERSA COM VERSO...
- Ta apaixonado?
- Nunca me apaixonarei de novo!
- Só que você não tem que querer!
- Só quem já Se apaixonou sabe o quanto errou e quem erra duas vezes e porque não sabe o que e burrice!
- No dia que você conhecer a pessoa certa vai entender porque as outras deram errado!
- Pessoas certas São como a perfeição, não existe, pois todos temos defeitos!
- Pessoa certa e a que te faz feliz mesmo com todos os defeitos a te oferecer...!!!!

Inserida por DFIgorMC

ERAM NOITES DE PIRILAMPOS

Era um baião de dois
Eu mais você
O verso e reverso
Água de moringa
Galope de dez mil léguas
Eu de pardo, era agora todo
esbranquiçado de poeira
Pegava do bojo, sacava a viola
e descosturava um repente
Eu era o rei das quermesses
Um poema com nada de hipérboles,
sem metáforas e nem superlativos.
-Ganhei vosmecê com muita prece.
E, confesso, nunca soube o que era isso
Fazer poema é bonito, mas difícil.
E com a noite descia a lua,
e no nosso quarto morava o paraíso

Inserida por MartaGuim

GARIMPAR ESTRELAS

Procurando o verso no peito
eu sou como um garimpeiro
cravado no ventre da terra
– em suor e solidão –
buscando sua salvação.

Tal qual esse homem de fé
não me falta esperança na lida
nem me tem o amor de partida:
a palavra é meu tesouro
e meu verso, meu ouro.

Cada dia é uma despedida
e cada queda uma ferida,
mas quem vive da busca não morre
– em tempo Deus socorre –
vai garimpar estrelas.

Inserida por purapoesia

Verso e Poesia

Cobriu-me com teu corpo
Fizeste de tua pele minhas vestes
Aceitei teu acalanto
Teu calor
Teu doce manto...

Me deixei ficar
Como uma parasita
Bebendo da tua seiva
Respirando do teu ar
Em total dependência
Quase uma não existência...

Uma doença
Uma dormência
Um alheamento de mim.
... Quando despertei do torpor
percebi que o que eu sentia já
não era amor.
Era analgesia

Que piedade!
...Era tão tarde.
Eu já não era eu
Tu eras
em mim
verso e poesia.

Inserida por ElisaFlor1973