Poesias sobre rosas
Uma rosa para cada dia
No Domingo lhe ofereço
Uma rosa...
Uma flor...
Uma só é o meu amor.
Para ela uma rosa,
Para ela uma flor,
Por ela todo o meu amor.
Na Segunda-feira lhe ofereço
Duas rosas...
Duas flores...
Para a Menina dos teus olhos.
São elas a razão do meu encanto,
A elas eu me rendo,
A elas eu entrego todo o meu amor.
Na Terça-feira lhe ofereço
Três rosas...
Três flores...
Mui belas e tão desejadas quanto você.
Trago flores de oferenda a minha amada.
Duas delas pelo brilho de teus olhos,
E uma delas pela doçura de teus beijos.
Na Quarta-feira lhe ofereço
Quatro rosas...
Quatro flores...
Não é uma florzinha qualquer.
São rosa vermelhas carregada de emoção
Nascidas no jardim do meu coração.
É o perfume do meu amor nesta rosa devotada a você.
Na Quinta-feira lhe ofereço
Cinco rosas...
Cinco flores...
Elas que tocam o seu coração
Escrevendo meus sonhos nos teus sentimentos.
Faço delas recipientes do perfume desse amor que sinto por você,
Cheirosa rosa vermelha, cores que eu amo em você.
Na Sexta-feira lhe ofereço
Seis rosas...
Seis flores...
Refletem a exuberância e a beleza encantadora que vejo em ti.
São elas adereço perfeito desse anseio
Nos meus olhares afetuosos de delírios por você.
É por você que eu me guardo, é para você que eu as ofereço.
No Sábado lhe ofereço
Sete rosas...
Sete flores...
Em cada um delas minha devoção ao seu amor.
Sete dias tem a semana,
Sete rosas eu lhe dou.
São sete dias que me enlouqueço pelo seu amor.
Edney Valentim Araújo
NÃO SEI
Não sei
O porquê
Da tua altivez.
Da tua barriga
De rei.
Só sei,
Que uma rosa
Com espinhos
É mais apetecível que tu.
Ela,
Tem flor
E espinhos.
Tu,
Só tens espinhos.
(Carlos De Castro, in Há Um Livro Por Escrever, em 04-10-2022)
ROSA RECALCADA
Rosa formosa dos seios grandes
Com cheiros de mar nas axilas
Trazias em ti almoços de sandes
E no coração memórias de pilas.
Nas tuas pernas feitas almofadas
De sal ao sol já tão crestadas
Alapavam outras de estofadas
Peles e espumas contaminadas.
Rosa enjeitada rameira sem nada
Objeto abjeto corpo de diversão
Em que tornaram o teu destino coitada
Mulher viva e tão morta de ilusão.
E um dia na campa ao lerem o teu jazer
Hão de estar sem arrependimento
Todos os que exploraram o sofrer
Do teu corpo de fora para o de dentro.
(Carlos De Castro, In Há Um Livro Por Escrever, em 18-04-2023)
...Antes que a mulher se faça rosa desse meu jardim
E afague a razão da minha louca paixão desenfreada...
Está é a Rosa
Uma pequena flor
Tem espinhos
Que causam dor
Mas o seu aroma
É realmente reanimador
Ela é minha amiga Rosa
Pequena mulher
Grande guerreira,
É preciosa no meu jardim
Onde cultivo minhas amizades
A rosa se oferece ao tempo dos olhos.
Quem colhe, interrompe o que já era dádiva.
No gesto de não tocar, floresce o entendimento.
Rosa de Mel
Por fora, a beleza de uma rosa
Por dentro, especialmente a doçura de um mel
É muito mais do que uma doçura
Somado com uma inteligência
Uma dedicação maravilhosa, perseverante.
Você sabe transformar o obscuro em alegrias e dias irradiantes!
O seu ofício é excelente e nos faz bem
Mexendo com várias emoções
Você não precisa mudar, porque o sol já vem
A cada ano nos surpreendemos com sua doçura
Idas e vindas, uma pura dedicação que se transformou está em canção!
Feito Fibra e Pedra
Nasceste para o sol
És mocidade
Em plena floração
Rosa que enfloreceu
Sobre teu rosto soberano
A vida em ti, que é sumo alegria
Em plena floração, fruto sem dano
Numa severa afirmação da luta
Uma impassível negação da morte
Feito pó, feito pólen
Feito fibra
Feito pedra
Areia Fria Sobre Pés
A cabeça enterrada nos ombros
Qual a escura rosa sem aste
Não há saudades mais dolorosas
Do que as das coisas que nunca foram
Foi tão bom, tão bonito, tão completo,
Que a gente nem fotografou
Nem localizou, nem postou,
Apenas viveu
Pensei que o amor era um mar de Rosa então mergulhei de corpo e alma e me esqueci que toda Rosa têm espinhos
Ass
CICERO LYRA
Vivi em um mundo de escuridão por ironia do destino conheci a mais bela rosa clareou as minhas noites escuras trazendo um brilho com seu jeito de menina mulher me conquistou com seu olhar meigo doce os meus dias abrilhantou
Ass: Cicero Lyra
No jardim do amor, tu és a flor mais rara,
A rosa mais bela, que o destino me deu.
Teu sorriso é o sol, que ilumina meu dia,
E teu amor, é o refúgio, onde eu me escondo
Ass Cícero Lyra
Rosa, rainha do jardim,
Teu esplendor é único, como um sonho divino.
Tuas pétalas dançam, ao vento suave,
E teu perfume, é a música do amor.
És a rosa mais bela, que o meu coração vê,
Um símbolo do amor, que eternamente será.o meu amor
Teus espinhos são suaves, como o teu olhar,
E o teu perfume, é o aroma do nosso amor.
Ass Cícero Lyra
No meu jardim de sonhos, tu és a rainha,
A rosa mais bela, que o amor cultiva.
Teu perfume envolvente, como um abraço divino,
Me leva ao paraíso, onde o amor vive.
Ass Cícero Lyra
Tudo é uma questão de tempo, assim, como o desabrochar de uma rosa.
Nós também desabrochamos para a vida, quando libertamos nossas mentes: do medo, do preconceito e principalmente da opinião alheia.
Não adianta SER LIVRE, se a mente continua cativa.
Te dei uma Rosa...
Não foi por acaso que te dei aquela rosa,
Enquanto caminhávamos no meio daquela serração o teu abraço falou comigo,
instantaneamente ocorreu uma explosão de sentimentos em mim,
Quando te dei aquela rosa, me colocastes dentro do paraíso, percebi como o teu olhar mudou, você apreciou o momento com a tua voz trêmula, se emocionou com um sorriso tímido, e eu pude escutar o som acelerado das batidas do teu coração,
Com este mesmo sentimento, com esta mesma apreciação tua pelo momento, e com esta mesma emoção que tu absorveu do amor que se apossou do meu coração, te prometo um amor, belo, intenso, verdadeiro e único!
Tenho a impressão de nos conhecermos há tempos, há vidas atrás.
Nas mãos do futuro
A rosa está tão muxa, talvez o meu calor tenha à aquecido demais, ou quem sabe o teu solo não era tão fértil,
Um louco vivia em mim tentando açoitar o silêncio com o barulho do sopro de uma pesada ventania, tentei cavalgar em cima da recusa, mas o som que ecoava era o de um coração morrendo lentamente,
Parei de olhar para trás, enxuguei minhas lágrimas e agora me sinto forte e preparado, segurando firme nas doces mãos do futuro.
“Comparo a Vida a um botão de rosa, em que a raiz frágil;
Representa o nosso início de vida e o seu talo intercalado por espinhos,
a nossa evolução, que tempos depois ainda;
Podemos compartilhar com o próximo uma linda flor e Exalar
o perfume que encanta, se de a oportunidade de se evoluir”.
“Nunca será tarde para se fazer presente nossa evolução””
Semelhante ao desabrochar de uma linda rosa,graças a Deus, revelas o que tens de melhor, um sorriso belo como um sinal de força, de um amor caloroso, oferecendo assim mais do que a tua beleza física mesmo sendo esta tão notória, tendo um viver valoroso.
Entre outros atributos, tens o poder de encantar com teu caráter, tua postura atrevida, tua sagacidade, teu jeito de lidar com as adversidades da vida, deste modo, é nítido que tens uma essencialidade ardente, um fogo impetuoso que renasce das cinzas como uma fênix.
Por conseguinte, vejo que, graças ao Senhor, tens uma rica profundidade na tua vida, a qual não pretendes desperdicá-lá com superficialidades, com pessoas rasas que não contribuiem com a tua maturidade, não por pensares que és perfeita, mas
por não quereres que fomentem as tuas falhas.
