Poesias sobre rosas

⁠Vida que purifica o meu ser
Internas juras de amor
Linda como pétalas de rosa
Inesquecível como Deus
Não consigo viver um dia sem a lembrar
Grato fica a minha alma de eterna alegria
Amor por ti sou eternamente feliz!

Inserida por CafuandaBongue

⁠Quem não admira uma rosa!
Simples, mas dotadas de uma elegância incomparável .
Suas pétalas aveludadas , ramos protegidos por espinhos .
Espinhos que a tornam especial.
Colocados ali estrategicamente também como a dizer : “sou bela e perfumada , mas preciso de cuidados . Não devo ser tratada de qualquer forma . Eu estou viva !”
Seus espinhos são a força que a protegem .
Rosas , tão delicadas e ao mesmo tempo tão agressivas.
Tão belas , mas mesmo assim por muitos rejeitada pelos seus espinhos .
Mesmo não sendo admirada de forma abrangente, acaba por ser uma das espécies mais escolhidas para presentear alguem querido.
E quem as recebe se encanta e se alegra . Interpreta o presente como um belo gesto de carinho e amizade.
Rosas belas , aveludadas e perfumadas . De galhos espinhosos que a tornam imperfeitas .
Assim são as pessoas : boa aparência , gestos delicados . Mas possuem falhas.
Muitas vezes, em defesa própria mostram os espinhos . Nem por todos são admiradas .
Mas como as roseiras, também florescem e encantam . Nem todos vão apreciar seus dotes . Mas sempre haverá alguem a lhe reconhecer seu valor .
Rosas nos ensinam que mesmo na imperfeição temos nossos valores .
Nossas qualidades devem superar nossas imperfeições.

editelima /Setembro/2021

Inserida por editemendes

Alba

⁠Alba, no canteiro dos lírios estão caídas as pétalas de uma rosa cor de sangue
Que tristeza esta vida, minha amiga…
Lembras-te quando vínhamos na tarde roxa e eles jaziam puros
E houve um grande amor no nosso coração pela morte distante?
Ontem, Alba, sofri porque vi subitamente a nódoa rubra entre a carne pálida ferida
Eu vinha passando tão calmo, Alba, tão longe da angústia, tão suavizado
Quando a visão daquela flor gloriosa matando a serenidade dos lírios entrou em mim
E eu senti correr em meu corpo palpitações desordenadas de luxúria.
Eu sofri, minha amiga, porque aquela rosa me trouxe a lembrança do teu sexo que eu não via
Sob a lívida pureza da tua pele aveludada e calma
Eu sofri porque de repente senti o vento e vi que estava nu e ardente
E porque era teu corpo dormindo que existia diante de meus olhos.
Como poderias me perdoar, minha amiga, se soubesses que me aproximei da flor como um perdido
E a tive desfolhada entre minhas mãos nervosas e senti escorrer de mim o sêmen da minha volúpia?
Ela está lá, Alba, sobre o canteiro dos lírios, desfeita e cor de sangue
Que destino nas coisas, minha amiga!
Lembras-te, quando eram só os lírios altos e puros?
Hoje eles continuam misteriosamente vivendo, altos e trêmulos
Mas a pureza fugiu dos lírios como o último suspiro dos moribundos
Ficaram apenas as pétalas da rosa, vivas e rubras como a tua lembrança
Ficou o vento que soprou nas minhas faces e a terra que eu segurei nas minhas mãos.

Rio de Janeiro, 1935

Inserida por igor_cabral

⁠Você é a rosa que me encanta
Com sua beleza e seu perfume
Você é a flor que me faz bem
Com seu sorriso e seu carinho

Você é a flor que me fascina
Com seu aroma e sua luz
Você é a flor que me alegra
Com sua graça e sua paz

Você é a flor que eu quero sempre
Ao meu lado e no meu peito
Você é a flor que eu amo tanto
Você é o meu amor perfeito

Inserida por Duerre

Poema Uma rosa para mim

Numa tarde de primavera, olhando o horizonte sem fim...
Olhando o céu azul, e as rosas do meu jardim.
Entre o jardim florido você apareceu...
Com um sorriso nos lábios, uma rosa para mim, colheu...
Uma rosa perfumada com doce carinho me deu...
Plantou em meu coração um amor que nunca morreu...
Em cada, pétalas de rosa eu vejo...
VOCÊ E EU.
Nas tarde de primavera, eu fico sempre a janela...
Olhando as rosas amarelas e comtemplando o jasmim...
O jasmim envolve a rosa a rosa envolve o jasmim...
São dois apaixonados por esse mundo sem fim...
No suave perfume que solta..
A rosa por ti medita...
O amor por ti é grande porem o jasmim não acredita...
Assim com o a rosa e o jasmim...
É meu amor por você...
A rosa que tu me deste doce muito carinho guardei...
Plantei a no mais lindo jardin...
Esperando a primavera chegar...
Para então a você entregar a chave do meu coração.
O tempo passou...
À rosa murcho...
Meu amor nunca acabou.
Cada primavera que se aproxima...
Eu jogo uma pétala para cima...
Ofereço ao meu grande amor.
O amor de primavera que toda mulher espera...
Conquistado com a rosa amarela...
Transformado em fogo e paixão.
Ficou somente a rosa vermelha plantada em meu coração

Inserida por Marylucy

Trazias nas Mãos a Rosa do Infinito⁠

Trazias nas mãos a rosa
Do infinito.
Plantaste em mim
A eternidade...

Inserida por SuzeteBrainer

DE NINGUÉM
Porque a lua era bela,
porque a flor era rosa,
porque o céu era azul,
ela se entregava...
porque a noite chegava,
porque a noite se ia,
porque chegava a manhã,
ela se entregava...
porque o mar era imenso,
porque o mundo era penso,
porque o dia era tenso,
ela se entregava...
porque o vento soprava,
porque o sol aquecia,
porque a chuva molhava,
ela se entregava...
porque o coração batia,
porque o pulso pulsava,
porque a alma gemia,
ela se entregava...
e por se entregar a todos,
todos lhe possuiam,
mas não era de ninguém,
porque a todos se entregava,
mas não se dava a ninguém...

Inserida por tadeumemoria

A ROSA
o amor é vermelho, azul, amarelo,
é um elo com a dor
que quanto mais dói,
mais te leva ao paraíso,
o amor é verde e se perde no olhar,
no andar, no habitar de estrelas
que pontilham o caminho de querer amar...
o amor é rosa, é a rosa do jardim
é a Rosa vestida de rosa-choque,
o amor é a manga rosa na sua boca,
é a cereja do seu batom,
que se perde na laranja
pingando em seu colo
que esconde os mamões
sob sua blusa...

Inserida por tadeumemoria

ROSA
Rosa está tão só no jardim
Que ouço seu soluçar
E bater seu coração
Como se a rosa no espinho
Arranhasse a solidão
Que arranha suas pétalas
E espetá-las assim
Com rima de verso e prosa,
Com a brisa do verão
Que acalanta a roseira
Lacrimeja no olhar
E faz de Rosa a rosa
Dos delírios a quimera,
Da estação primavera,
Das flores a mais formosa

Inserida por tadeumemoria

⁠ a rosa você é:
Eu admiro a sua pureza
e sua delicadeza.
Com as minhas mãos,
Eu seguro a sua existência,
Uma existência delicada.
Mas no fim -
Eu preciso sentir as suas espinhas,
sentir a verdadeira rosa que és .

Inserida por babana__filosofica

⁠Poesia "rosa choque"
está se sentindo ameaçada,
Por "poema cravo e canela",
ele trás rimas nas mangas,
e usando versos do passado,
a acusa de abandono
ao jardim e ao seu dono,
deixando suas mudas indefesas
sem opção de plantios...

Inserida por ostra

⁠✍️...

"Já fui jovem,
hoje sou idosa,
uma rosa
se desfolhando ao vento da paisagem!
***

Inserida por ostra

digo não ao sofrer...


Serei eu apenas as pétalas de uma rosa breve?
Ou apenas um pobre sonhador
ou quem sabe um pássaro mudo
Perdido nas emoções..da desilusão de um grande amor?

Louco é este momento que me fala da tua falsidade
Tristes são as notas da viola de um trovador...
Devastadas estão as cores da paixão...
Tenho a energia do vento neste alento
Não quero mais estas lembranças...

Digo não ao sofrer...
Não quero mais esta saudade ausente.

Inserida por celinavasques

Nesta manhã...



Numa prolixa e intrigante calma
Nesta manhã brotei como se fora uma
Rosa vermelha qual a saudade que me tocou a alma
Há nos dias ditosos um juramento do eterno
Um oceano onde se agitam mil ondas
Uma melodia rompe o meu silêncio
Pássaros cantam na minha janela...
Hoje é o Início de todos os outros dias!

Inserida por celinavasques

Há um abismo insondável entre o amor e a paixão
Entre a luz e a escuridão
Entre a rosa e o cravo
Entre o ódio e o perdão
Entre o coração e a razão!

Inserida por SamuelRanner

Quem uma rosa oferece
Ou uma flor especial
Para quem realmente merece
Tudo de bom menos o essencial

O essencial todo mundo dá
Preciso é criar algo diferente
Dentro do meu coração desejar
A linda amizade envolvente

Envolvendo a concentração
O pensamento você sente
A palavra que vem do coração
Não sai da minha mente

Não sai da minha mente
Ela continua a vibrar
Um desejo consciente
De um dia vos encontrar

Inserida por SamuelRanner

⁠A rosa...

Hoje roubei uma rosa
No quintal do vizinho
Para através delas
Demonstrar todo
O meu carinho

(Autor: Edvan Pereira) "OPoeta"

Inserida por EdvanPereiraOPoeta

⁠MINHA ROSEIRA

Tu és a rosa que me encanta;
Teu cheiro purifica meu corpo;

Teu verde me faz sentir o amor e a esperança.

Tua paz, pequena grande sombra;
Teu corpo meu, forte frágil caule,
Ensina-me a levar...

Em teu colo, quando me abraças,
Vivo sonhos, sou orvalho em pétalas,
Felicidade refletida...

Além de mãe, és mulher e és guerreira.
Fiéis são teus espinhos que me protegem
Nas batalhas dessa vida.

Teus frutos, também meus frutos; nossas plenas vidas.

Tu és, amor, roseira, uma existência maior;
Tu és, amor, meu anjo, a vida que me faz ser;
Tu és, minha querida, o bem que me faz viver...

Inserida por chicogente

Em tempos de beijinho no ombro e sabe nada, inocente... Ter o Rosa e o Machado em mãos é privilégio de poucos.... seres antiquados que nasceram para torturar os seres modernosos que acham que de tudo pode-se fazer farora...
Farofa de ovo.... farofa de letras...
Farofa sem gosto...
Farofa de osso.... farofa de desgosto!

Inserida por palcodasflores

⁠Eu sou poesia, em versos e prosa
Canto a beleza, a dor e a rosa
Cada rima, um pensamento esculpido
Em cada linha, um sentimento vivido

Eu sou poesia, na luz e na sombra
No sol que brilha, na noite que assombra
Em cada palavra, um eco da alma
Em cada estrofe, uma suave calma

Eu sou poesia, na chuva e no vento
No riso livre, no triste lamento
Em cada silêncio, uma melodia
Em cada olhar, uma poesia

Eu sou poesia, no amor e na dor
Na alegria pura, no profundo rancor
Em cada sonho, uma esperança
Em cada dança, uma lembrança

Eu sou poesiam, em cada pedaço de mim
Na essência que nunca tem fim
Na beleza que emana do meu ser
Na poesia, eu continuo a viver


21 de Março - Dia Mundial da Poesia

Inserida por lirioreluzente