Poemas sobre o Verão

Cerca de 1930 poemas sobre o Verão

Fim de verão
( haicai )

Mato cansanção
Aloe vera - um adeus.
Alô outonal!

Inserida por andre_gomes_6

ESTRADAS EMPOEIRADAS

Dos pardais cigarras e morcegos são os finais de tardes
O sol de verão bronzeia a solidão
De silhuetas anônimas nas colinas
E entre os nascentes e os ocasos adolescem as meninas.
Eu sei que o amor é pertinente a todos os sonhares,
Quem não se amou um dia se amará
E o que é solidão além do chalé branco sobre a duna,
Além da vela encardida que se aventura na imensidão domar
O que me faz pensar que a solidão até faz bem
É perceber que as coisas mais profundas
Afloram nos momentos solitários...
Penso que algum dia todos tiveram
Suas estradas empoeiradas com zumbis e ETs;
Suas fobias e inseguranças,
Mas um herói, uma oração, um talismã,
Qualquer crendice que nos protegesse
Todos tivemos; eu tinha uma sobrinha,
Meio tia por ser mais velha
Acho que ela foi o meu maior carinho de infância
Juntávamos latas ou apenas perambulávamos
Porque não é fácil ser anjo sem ruas de brilhantes,
Pétalas de estrelas
E ter apenas barracões com tetos de zinco para nos abrigar,
Mas eu tinha seu poder
Que suponho vinha da sua franja caindo nos seus olhos;
Não tinha ainda a idade do tempo,
Nem tempo de idade, nenhuma outra noção
Eu só tinha a sua presença e a sua mão;
Talvez eu tivesse algum poder,
Talvez o poder de não poder nada,
Talvez o catarro escorrendo do meu nariz lhe protegesse do mundo,
As minhas unhas sujas, os meus dentes proeminentes
Eu era um anjo, ainda não me encantava com dunas
E brancas casas de praia avarandadas,
Ainda não me encantava pelo que ostenta ou pelo que seduz;
Um saco, algumas latas, chicletes e amendoins,
sua franja e seu sorriso, sua mão; que viesse os zumbis e ETs...

Inserida por tadeumemoria

Você se foi com a chuva de verão levando o sol e a luz
Pra mim paixão não foi e jamais será aquilo que seduz
Assim eu me pergunto o que é isso então que nada apraz
Sinto saudade e a felicidade eu penso nunca mais

Ficaram sim lembranças doces e jamais esquecerei
Nossos momentos e a cumplicidade que tinhamos em comum
O que vivemos juntos, a dimensão não sei
Mas algo igual jamais encontrei em sentimento algum

Sigo mais triste e mais sozinho embaraçado em meu viver
Tentando acreditar no amor ou algo similar
Eu sou teimoso, leigo e insisto nessa insensatez

O que de nós persiste ainda dá prazer
E isso me intriga e me faz acreditar
Que a chuva de verão que um dia te levou te trará outra vez

Inserida por tadeumemoria

Verão Passado

Tão serenas as pedras, ouvem o marulho do mar.
É verão... Estamos juntos... Teus verdes olhos
Serenos confundem-se com a cor deste mar...

As ondas nos abraçam com tanta força...
E nos une num amplexo de paixão do querer...

O sol queima nossa pele dourando-a... a brisa da
praia nos envolve... beijando nossos corpos desnudos...

... e eu sinto imensamente este momento como se foras
a natureza partilhando comigo a essência da vida!

No verão passado fui feliz!

Inserida por celinavasques

Aqueles que não acreditaram no seu sucesso,ainda no meio do
espetáculo,verão assustados os "claps,claps,claps,dos aplausos em sua
homenagem!

Inserida por SamuelRanner

⁠Poema de Verão

No meu verão mineiro
Não se faz café frio
Tem chuva em Janeiro
Já vai cedo em Abril

Inserida por GHMagno

⁠Terças que virão...
Com amor.
Com calor.
Com friozinho também...
Com emoção.
Dia de verão.
Primaveras.
Um outono pra me aconchegar em você, enquanto as folhas dançam no chão, no ar.
Enquanto o amor aquece o coração...
Da gente.
Terças que virão...
Com mãos, vidas, abraços, laços.
Terças que virão...
Você.
Eu.
E aquele sorriso bobo com olhar de paixão...

Inserida por Tati7082


É Verão!

De mansinho
chegou o verão.
Nós dois à
beira - mar
apreciando
o espetáculo solar.
De mansinho
seguro as
suas mãos.
Um calor percorre
meu corpo,
transborda amor
em meu coração.
Nosso amor
florescerá,
não importa
a estação.
Tu és
meu sol ,
nosso amor
será sempre verão.

Inserida por Tati7082

⁠Na primavera ela floresce,
no verão seu coração se aquece.
Vem o outono para acalmar,
no inverno o silêncio sabedoria lhe trará.
Mas não importa a estação,
ela apenas deseja ser amor o ano inteiro.
Deseja ser flor, ser sol, ser folha que o vento leva, ser amor que só á ti se entrega.
Deseja seu coração abraçar e deixar que faças do seu abraço um lar.
Para quando retornares, em seu amor
tu possas pousar.
Refazer - te do teu cansaço,
junto a ela ser par.
Não importa a estação,
quando sou amor no teu coração.
Eu sou poesia.
Tu és a canção.
Sejamos amor
que encanta multidão.

Inserida por Tati7082

⁠Semeou o bem.
Germinou além.
Não se preocupe se faz inverno ou verão.
Se há folhas que o vento sopra em qualquer direção.
O que importa é sentir a chuva a terra molhar, e tua alma se alegrar.
O que importa é sentir paz no coração,
gratidão.
O que importa é sentir o calor do sol dentro de você!
Te aquecer, te acolher.
O que importa é deixar - se florescer.
Deixar o amor em ti viver.
Renascer.

Inserida por Tati7082

⁠Faça essa sementinha do amor germinar e florir em qualquer estação.
Seja inverno ou verão.
O que importa é amar, é sentir no abraço dois corações bater e sentir o amor feito sol os aquecer.

Inserida por Tati7082

"Podem tentar me derrubar mil vezes, que duas mil me verão em pé."

-Aline Lopes

Inserida por alinelopesbiologa

Sol... Chuva!
Calor... Frio!
Brisa... Tempestade!
Inverno... Verão!
Branco... Preto!
Amor... ódio!
Sorriso... Lágrima!
Cruz... Espada!
Alegria... Tristeza!
Emoção... Razão!
Eu... Você!
Paixão... Solidão!

Inserida por Erwelley

⁠⁠Te amar é,
Intenso como furacão, suave como a brisa de verão!
Vontade de falar te amo até me cansar, e ao mesmo tempo me calar e só ficar a te olhar!
Ao dormir com você sonhar, ao acordar só em você pensar!
Um sentimento indescritível, e a sensação de estar nas nuvens quando em seus braços eu me aconchegar!
Sua voz me arrepia, suas mãos me acaricia, seu corpo no meu me anestesia!
Te amar é, viver o hoje no presente, e amanhã já pensando no futuro!
Te amar é, difícil de explicar mas com uma sensação de nunca querer parar!

Te amo!
Você é, e sempre será meu refúgio!

Inserida por Guedes12

CARTA A UM AMOR IMPOSSÍVEL

Escrevi-lhe uma carta, numa tarde de verão,
E meti-a no correio pela minha própria mão.
Esperei,
Desesperei
E quase endoideci
Por não obter resposta.

Em mim, fez-se depressão.
Comecei a ter vida de inferno,
Quando me entregaram na mão
Numa manhã fria de inverno,
A carta que eu tinha
Tão perfeitinha,
Escrito numa tarde de verão...

Vinha, ainda por abrir,
Suja, enrugada,
Já de cor amarelada
Como filha pródiga a vir.

No verso, no lado contrário,
Li, em letras garrafais,
Que foram para mim fatais:
"Desconhecida no destinatário”.

(Carlos De Castro, In Há Um Livro Por Escrever, em 11-02-2023)

Inserida por CarlosVieiraDeCastro


ELA

Café e tasca na aldeia.
Era sábado de cálido verão.
A noite teimava na ideia
De não querer o escuro
Como um muro
Que lhe tapasse a visão.

O poeta entrou e nada comunicou.

De pé, observou uma pintura naif
Escarrapachada
Na parede do café triste
E imaginou
E mais não disse
Mas sempre observando.

Eram só dois, para ele olhando.

Um ébrio, de pé e uma mulher sentada
Que dali a nada veio ter com ele, eu,
A perguntar se gostava da pintura
Da parede triste e abandonada.

Na conversa dela com o poeta,
Este correspondeu pela certa.

Falaram, cultivaram e quiçá divagaram...

No final, despediram-se,
Prometeram ficar amigos
Nestas coisas das redes sem trapézio,
As sociais redes de perigos
Que só vingam no mistério
De ser pessoa com mais artigos.

(Carlos De Castro, in Há Um Livro Por Escrever, em 07-08-2023)

Inserida por CarlosVieiraDeCastro

⁠O RATINHO PEDE SOCORRO
Era uma noite quente de verão quando notei um pequeno rosto peludo pressionado contra a janela.
Um ratinho, com olhos brilhantes, olhava para mim com uma expressão suplicante.
Ele segurava uma pequena placa com as palavras:
_ “não me mate, estou aqui porque tenho fome", escritas em letras miúdas.
Eu respondi:
_ “seu habitat deve ser na zona rural sem casas com moradores próximas, pois você transmite doenças para o ser humano.
Vamos fazer um trato?
Você muda para um bosque, na zona rural, onde poderá se alimentar, não é longe.
Se quiser eu levo você e sua família.”
O ratinho concordou, coloquei ele e sua família em uma caixa de papelão, levei para o bosque.
Eles saíram da caixa e me agradeceram sorrindo…

Inserida por MarcosAlvesdeAndrade

O Nascer do Verão

⁠Viveu
Como se fosse
Viver
Para sempre

Nem
Percebeu
Que viveu
Eternamente

Inserida por samuelfortes

⁠É que...
desde sempre,
o meu âmago anela o Mar,
não aquele mar dos dias de verão
(lotado e ruidoso),
é como um chamado divino
para a serenidade d'alma.
E eu,
anelo á você o Mar
do Outono
e do Inverno.

✍©️ Trecho de "Diálogos poéticos "
#MiriamDaCosta

Inserida por MiriamDaCosta

⁠Já se sabe que vende mais picolé no verão e o vendedor já não precisa reclamar do calor.

Amadurecimento e cooperação.

Inserida por paulocelente