Poemas sobre o Verão
O VERÃO NO CERRADO
Nessas tardes cálidas, reluzentes
Do verão no cerrado, de chuvosas
Tardes caprichosas, tão torrentes
E vagalumes com cintilas formosas
Quedo-me frente a tais ingredientes
Que coroam estas terras frondosas
De verde, dando vitalidade as gentes
Do sertão, em alegrias maravilhosas
Um misto de gratidão e felicidade
Criando no íntimo ilusão e vontade
Pulsando com sensação o coração...
É um período que, então, acontece
O novo e a esperança que aquece
Colorindo de poética e luz o verão!
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
18 janeiro, 2023, 20’19” – Araguari, MG
O período de férias das crianças, as festas de fim de ano, recessos, o verão, as praias e outros fatores fazem com que janeiro se transforme em um mês ocioso. Uma ideia que gradualmente foi ganhando o gosto. Hoje, muitos concordam que o ano só começa depois do Carnaval?!
O ano começa após o carnaval.
A vida começa aos quarenta.
A dieta começa semana que vem...
São tantos os chavões que alimentam o nosso autoengano. Agir gasta energia, afinal — e toda mudança exige foco e comprometimento.
É mais fácil, então, confortar-se na sombra de uma mentira: a delirante crença de que começaremos amanhã aquilo que poderíamos estar construindo e saboreando hoje.
O mundo está cheio de pessoas que prometem mudar, mas bastante vazio de atitudes concretas para que tais mudanças ocorram. Pare de prometer e entre em ação.
Quero estar ao seu lado
Na manhã serena de inverno
E na tarde quente de verão.
Seu sorriso e seu olhar
Será sempre a razão de te amar.
Trago nos olhos
O brilho do sol
de verão.
A sombra nos tijolos
forma no muro
algo sem tradução.
A imaginação colore
com jatos férteis
vindos do coração.
Brisa de Verão
Na tarde escaldante de verão.
Sinto a brisa de uma sensação.
Forte e destemida a persigo então;
Como quem quer pra si um soneto de verão.
A brisa passou, foi embora e logo voltou;
Refrescando aquele que vive a suar.
Perdido em sua delicadeza em nossa concha prefiro ficar.
Desvendando teus caminhos;
É inevitável pensar, que beleza tive o prazer de encontrar.
No teu mar quero navegar, em tua brisa voar;
E ter a sorte de em tua concha deitar.
Poema dedicado a você, a mulher da minha vida
Como num verão caloroso, você chegou na minha vida e acendeu a chama da paixão.
Transformando todas as estações numa só estação.
O verão,
Sempre caloroso e apaixonante.
Se a minha vida tem uma razão, essa razão se chama você.
Passear pela natureza, sentir a brisa do verão de agosto, sentir o cheiro único da mãe natureza e respirar o verão de uma noite épica.
Desfrutando um vinho alentejano lendário e gostoso.
Domingos lendários e apaixonantes com taças da realeza cheias de vinho.
Primavera que cura, verão que embriaga
outono que chega e inverno que não passa.
Mulher que hidrata, e que não se disfarça.
resolvida de si, sorriso me abala.
Gelo que não derrete, congela minha alma.
Você é a quinta estação, a unica que nao passa.
Cicatriz que não cura, amor que não Sarah.
Enquanto lá fora, águas prenunciam a chegada de um novo ciclo
Cá dentro, verão perdido sem brilho e sem viço!
Por vezes a cambalear, mas sempre esperançoso de, mentes pacíficas, no caminho encontrar.
Agora que uma nova temporada à porta se anuncia
Espero que, estejamos, pois, capazes de uma maior união entre gentes
Pessoas que sejam apenas sinceras com elas mesmas...
Assim não teremos uma farsa, vestida de gente, e a frequentar nossas vidas.
Aprendi que tudo passa
Como chuva de verão
Feito barco a zarpar
Se perdendo da visão
Só tem algo pra ficar
A semente que eu plantar
Em um certo coração
Era verão e um calor escaldante proporcionava aos mais atentos um desfile de corpos bronzeados como estandartes de tecidos leves e coloridos.
Conversava com amigos em tom descontraído quando ele passou sozinho, olhos em minha direção e todo aquele cenário de repente desapareceu e lá fiquei, lá sonhei.
Olinda,1997
Num dia frio e chuvoso, similar ao presente,
Mas ao nos vermos, verão brotou de repente.
O tempo imóvel, tudo tinha razão,
Tudo que eu buscava ali, na tua visão.
Hoje, é uma lembrança que aquece meu ser, E sempre que a chuva cai lá fora, você volta a aparecer. Cada gota evoca nós dois, um amor eterno, Nossa história permanece, como um doce inverno.
Fim do verão
As noites chegam mais rápidas, o balançar das árvores trazem um ventinho, o sol se põe mais cedo do que o normal, os dias ensolarados costumam a ser mais frescos, o ventilador não precisa ser mais ligado e por fim, o verão se vai, deixando o outono chegar.
Já morri no inverno
E voltei no verão
Lapsos de memórias
Da mais pura ilusão
Dos dias difíceis
Da felicidade forjada
Da solidão na multidão
Na verdade sozinho estava
E a escola da vida dava mais uma lição
Do que adianta um mar de gente e viver na solidão.
Amanhã é 23
23 com as águas de março, fechando um verão.
Mudanças, transformações acontecem.
O sol se põe mais cedo.
Sua força e sua luz se rende a enigmática e hipnotica lua.
Que nos atrai a admirá-la por suas formas mutantes inebriantes.
Não sei porque ficamos olhando pra ela fazendo perguntas.
E o pior q ficamos esperando resposta...momento de pura loucura.
É assim que ela faz com a gente.
Só os numeros se repetem como num ciclo.
Dias, meses, anos se passam, as datas ficam.
As datas, os momentos se eternizam no tempo
como se tivessem vida própria.
Alheia ao tempo e ao espaço, Viva.
Vivo estou e renasço no dia 23.
Graças à Deus!
Dedico ao amigo da luz
e da lua,
regido pelo sol
"Meu coração clareia
Amanhecer de verão.
Corpo brinca na areia,
A alma na imensidão,
Sol no céu escaldeia,
Mar derrama canção.
Vida luz em maré cheia,
Ondas brancas de algodão."
VERÃO
estação revigorante. de plenitude. da terra que abre seus braços para a luminosidade, deixando para trás todas as sombras do passado. os céus ardem resplandecentes e o solstício traz dias mais longos e noites mais curtas, nos convidando a sair de nossas redomas e nos lançarmos em ação.
para aproveitarmos o abraço do mundo lá fora, criar novos laços e explorar nossa imensidão.
verão é a época das temperaturas elevadas e dos cabelos de sal. dos corações em alto mar e da serotonina tocada pelos raios de sol. do calor que nos envolve para entregarmos o nosso amor, e do vigor que brota para darmos o nosso melhor.
que você possa aproveitar os dias mais intensos para exalar sua luz própria, ampliando sua visão e encontrando entusiasmo para brilhar em seus sonhos.
verão é a estação que fecha e abre o ano; representando o fim e o início dos ciclos, e marca a vitória da chama que lutou e permaneceu acesa após atravessar as mudanças e tempos chuvosos. da força e a resiliência. da resistência do fogo que habita em você e hoje queima, mais do que nunca, mais intenso e revigorado.
