Poemas sobre o Verão

Cerca de 1930 poemas sobre o Verão

Ainda não é tarde demais para um verão
Dê uma alforria a este inverno
Que ainda há dentro de você.
Ofereça a mim um pouco de ti
Trajando junto teu sorriso.
Que assim terei um prazer
Em agasalhar teus sentimentos
E em despir tua alma.

Inserida por ShandyCrispim

Você e suas estações
As vezes em dias de inverno.
As vezes em dias de verão
Com pancadas de desespero
De sua insensata carência.
Que não mata sua vontade
Com desejos rasos.
Nem com mentes vazias.
Você e suas estações,
Que aguarda pacientemente
Pelos teus dias de primavera.

Inserida por ShandyCrispim

Ontem o verão se despediu e hoje o outono se pronunciou com toda sua beleza gratuitamente.

Feliz Outono!

Inserida por JaneSilvva

⁠“Sentinelas da Praia”
No alto do posto, firmes no chão,
Três sombras guardiãs fitam o verão.
Entre guarda-sóis e a dança do mar,
São faróis de ordem a vigiar.
O sol se deita na linha do azul,
Enquanto a multidão se agita em um turbilhão sutil.
Mas ali, serenos, atentos, calados,
Três fardados erguem seus fardos pesados.
Não empunham armas de vaidade,
Mas o escudo da responsabilidade.
Protegem sorrisos, olhares, canções,
Mesmo em silêncio, dizem: “estão sob proteção.”
Na areia quente, o dever não cessa,
Mesmo quando o riso é o som que começa.
São mais que vigias do tempo e do espaço,
São rostos ocultos do bem no compasso.
Ao fundo, a brisa e o brilho do mar,
À frente, a missão de nunca falhar.
Três figuras que o povo mal nota,
Mas que sustentam a paz em cada rota.

Inserida por ZANUTE

Eu tive um sonho pequeno
Era plena a alegria
Era noite de verão naquele dia
Eu sonhei que uma doce Lua
Brilhava no Céu, tão bela
Igual que se estrela fosse
Mas sonhei que era noite de inverno
E que tinha sopa de ervilha
Um prato de pão torrado
E uma estante cor de palha
Sonhei com a simplicidade
Não sei quanto tempo levou
Mas o instante levou
O tempo que a vida leva
Pois eu sei que a memória falha
Mas não sei se essa vida é verdade
Eu só sei que sonhar não é escolha
É como um vento, que varre as folhas
Então, só sonhei
Que eu estava sentado à mesa
E que tinha fogueira acesa
E também um amor ao meu lado
Eu tive um sonho bonito
Eu tive um poema escrito
E eu tocava um violão
Cantando pra Lua, tão bela
Mas não sei que Lua era aquela
Nem o nome do anjo que a trouxe
Mas, brilhava no Céu, tão doce
Igual que se estrela fosse!

Edson Ricardo Paiva.

Inserida por edsonricardopaiva

⁠Como as aves aguardam
o primeiro sol de verão
para poder voar,
Assim sem demora
venho pedindo
pela sua libertação.

Nada mais honrado
e necessário abrirem
as portas e as janelas,
para o sol da justiça
deixar a tropa sair,
e a vida os reencontrar.

Quero ver a liberdade,
não desejo mais
que ninguém chore,
sem pedir pela saudade
estou sentindo por cada
um mesmo sem ter vivido.

Espero que a promessa
não seja quebrada,
quero estar presente
em cada reencontro,
no afã que cada
um tenha me lido.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Povos verão que sou Teu,
Verão Teu nome brilhando no meu.
Tua presença me distingue com luz,
Pois carrego comigo o nome de Jesus.

Inserida por MiriamLeal

⁠As nações verão o brilho do céu,
Refletido em mim como um doce véu.
Não por orgulho, mas por Tua mão,
Que firma os passos do meu coração.

Inserida por MiriamLeal

⁠Bem-aventurados
Os que cá estão.
Fazendo do inverno,
Um ilustre verão.

Inserida por michelfm

⁠Som de rancheira
romântica carinhosa
em noite de verão,
De longe reconheci
que era o seu violão,
Desde o primeiro dia
que te vi já sabia
que não era só poesia,
E que era o amor
chegando no coração.

Inserida por anna_flavia_schmitt

O frevo ferve, faz serão;

Sou a tua andorinha que faz verão.

Os corpos saem do chão,

O céu é tocado com as mãos:

Só no batuque do coração.



Tens nas mãos a minha sombrinha,

E eu tenho você em minhas mãos.

As estrelas em nossos caminhos

Não surgiram de versos vãos.



O frevo comanda o enredo,

A música vestida inteira de luar,

Vejo o meu lindo sol a brilhar,

Te tenho doce, carinhoso e ledo,

Dançamos livres do medo.



O mar que abençoa o povo,

Faz o ritmo do frevo,

Molhando os nossos passos,

E sabe de todos os segredos.



O amor é o estandarte

Que nos credita o frevo de amar

- e sem fim -

Eu sei que você me quer,

E que foi o frevo do

Destino que te trouxe para mim.

Inserida por anna_flavia_schmitt

Salpicão de Frango

Para alegrar o paladar
no Verão um bom
Salpicão de Frango
para animar o coração,
Se você quiser
ele pode ser feito
em qualquer estação.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Na inauguração
deste Ano Novo,
dou a mim
mesma o direito
de viver a minha
tristeza de verão:

Vejo cenas que
passam do
nosso continente
em convulsão;
E para o General
que foi preso
injustamente
e uma tropa
não há sequer
um sinal se irá
ser concedida
a justa libertação.

Sou testemunha
poética e ocular
na Venezuela
e na Bolívia como
começou o perigo
continental pelas
mãos traiçoeiras
da autoproclamação.

Quem discorda
da violência os fiéis
das bizarrices
da Rainha de Sabá
às avessas,
eles estão tratando
como se fosse
um perigo eminente:
ordenando prender
por terrorismo e sedição,
todos aqueles
que pensam diferente.

Diante do que
é verdadeiro,
independentemente
da direção não
há como flertar
com o relativismo,
Os massacres de Sacaba,
Senkata e Yapacaní
andam querendo dar
outros nomes
e tratar os crimes
com desonesto eufemismo.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Melhor do que sorvete
em pleno verão ardente,
Amor refrescante amor
que ninguém derrete
e o tempo só fortalece.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Solstício de Verão,
amor em quentura,
Estamos esperando
pela próxima Lua,

Galáxia Charuto,
tabaco de estrelas,
Mil beijos estetas
os lábios ensejam,...

Cadenciados nunca
haverão de cessar,
Poros em rumba
o amor irá celebrar;

Amor, eu te quero
e não irei largar,
De ti só espero
o mais profundo apego,
e de ti não mais voltar.

Inserida por anna_flavia_schmitt

Rodeio no Verão

⁠As flores azuis
do tempo abriram,
O sol da tarde
está alto e as ruas
da cidade de Rodeio
estão vazias,
cá estou adentro
desta casa de poeta
e viajando para longe
só no pensamento.

Sigo acompanhada
pelo silêncio,
as minhas poesias
e este bonito
e pátrio sentimento.

Rodeio no verão
esplende de beleza
seduzindo o coração,
Minha terra amada
brasileira, profunda,
para sempre adorada
que não permito que
seja por ninguém
nem por um instante
nesta vida comparada.

Catarinense torrão
abençoado que faz
sempre apaixonado
por tantas belezas
por todos os lados.

Rodeio no verão
é tesouro encantado
do Médio Vale do Itajaí,
não há lugar tão lindo
como o nosso daqui.

Inserida por anna_flavia_schmitt

Feito ave rara a me procurar

no final deste verão percebi:

o quão próximo está o final

dessa nossa íntima espera.

Tenho tanto a te confessar

no início deste lindo outono:

que nunca deixei de pensar

no futuro do nosso encontro.



Ledos toques e cetins enredos

no bater dos sutis peitos...,

Não há nenhum (engano)

desta preferência e plano.

Viris sinais e doces enleios

na crença que me faz bela,

Na espera que me faz tua,

no estímulo que me inspira.

Porque você tem (nome),

para mim és o meu enigma;

Dotado de especial talento

e da inesquecível promessa

De ouvir até o teu silêncio.



Sou a polaridade que mexe

contigo e te 'emociona'...,

És a imensidade que desconcerta;

Tu és alma livre que me cativa

fazendo de mim coração em prece.

Sou o poema a ser lido por ti

bem no remanso da noite, corra...

Não me perca nenhum segundo,

te apresse e me 'desconcerte'.

Inserida por anna_flavia_schmitt

Eu sou a tua alegria que não se [disfarça,
- e o verão que te [abraça
A onda do mar que passa e volta
- e te [perpassa
Trago o carinho do vento e o perfume,
Que ele [espalha - e que você acha [graça...

A minha alegria menina caminhando
Na Praia de Salinas, escreve versos,
Faz artesanato e [reza,
Ama loucamente o nosso amor
Com os pés na [terra,
Ela tece a formosa [espera...

No bailado da areia, do mar e dos
ventos [sulinos,
Estou preparando o nosso [cantinho
Com um belo pomar e muito [carinho.
Não canso de te [esperar, e sequer
Desisto um só minuto de te [amar.

E em cada terço tenho rezado
Pedindo: que o meu sangue poético
Que é mais vinho do que [sangue penetre
Na tua [veia - e seja sempre uma chama
que te [incendeia...
Pedindo à Ele que um dia que você me [ame.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Nos seus braços
haverá o verão
de desejos apaixonados,
Que só acontecerão
numa viagem que só haverá
espaço para o amor e a paixão.

Inserida por anna_flavia_schmitt

Ilha das Campanhas

Alinhamento de sete planetas
intensidade da Lua de Sangue
e verão com tranquilidade
total na Ilha das Campanhas.

Existência que faz um ponte
para ler os sinais do tempo,
do que há de mais sublime
e de tudo o quê põe e movimento.

Saber como caminhar define
onde chegar e a hora de parar,
porque é preciso em paz ficar.

Porque no final o encontro será
sempre entre a consciência,
a circunstância e a existência.

Inserida por anna_flavia_schmitt