Explicações
Pergunte-me por quê!
Não é sempre que acordo com vontade de dar explicações, mas às vezes sinto falta de alguém me enchendo de por quês... Porquê da minha tristeza, porquê das minhas angústias, porquê das minhas inquietações, porquê das minhas perguntas...uma pessoa que te ama, quer saber de você e isso , geralmente se resume em saber os seus por quês...Minha filha me vê quietinha num canto ,logo me pergunta: "mãe, por quê tão quietinha?"...Mimosa, a poodle me olha de olhos doces e úmidos...é a sua forma de me perguntar por quê...Lino,o siamês se enrosca suavemente entre os meus pés e ronrona...Nina, a calopsita quando pousa sobre os meus ombros cansados sem emitir um único assovio,também quer saber o por quê... Outras vezes um amigo me pergunta por que estou assim tão calada, outros ainda me perguntam o porquê da minha cara pensativa, dos meus olhos tristes... da minha solidão...Às vezes me irrito um pouco, por que nessas horas o que quero é ficar calada, é ter o direito de ficar assim comigo mesma, sem interrupções de outros...Preciso de mim mesma e esse é um momento que não gostaria de dividir com mais ninguém...Depois volto atrás e vejo que isso é uma prova de amor...Sei disso por que as pessoas que nos amam sempre querem saber por quê...E quando estamos alegres também querem saber o motivo da alegria, da euforia, se interessam por nós...Mas existem aquelas manhãs em que essa simples pergunta me ajuda, pois essa pessoa me dá a oportunidade de pôr pra fora o que sinto, o que não poderia fazer, se não houvesse o tal por quê...Eu mesma já enchi de por quês a vida, o tempo, o destino, mas diferente de mim, eles nunca me responderam e também nunca me perguntaram o porquê das minhas dúvidas...E se a minha vida é uma equação, foi com a incógnita que o tempo teve preguiça de encontrar.. Todos os meus por quês ficaram no ar, vagando por aí em busca de respostas que nunca virão mistérios que nunca desvendarei... Mas hoje eu gostaria de dizer que estou aberta a por quês... Tenho todas as respostas, apesar de não ter as soluções...Então, não seja como o tempo...Pergunte-me por quê hoje... Pergunte-me eu te direi o porquê da minha inquietude, da minha cara amarrada, do meu olhar perdido...Não posso garantir que as minhas respostas te farão mais feliz ou menos preocupado, mas egoisticamente preciso libertar dissabores em forma de respostas ...Queira saber de mim, que isso me faz bem... O por quê é a válvula de escape que as pessoas nos dão...Sem ele morreríamos sufocados dentro de nós mesmos, sufocados de perguntas sem respostas, de mágoas, de tristezas, de solidão...Viva o por quê e viva as pessoas que nos perguntam ,por que talvez no seu por quê esteja a resposta que tanto procuramos...
Talvez as perguntas me movam; talvez as respostas.
Gosto de explicações que condizem com minhas expectativas.
Gosto de questionamentos que não encontro as respostas.
Gosto de saber e, às vezes, gosto de não saber.
Por vezes, as respostas não me preenchem, então, finjo não tê-las ouvido.
Por vezes, as perguntas são tão amplas e relativas que nem busco respostas.
Autos Juninos, o meio.
Como cruzar Palavras dos meus caminhos com textos e explicações, sentimentos, percepções.
Sigo montando quebra-cabeças com honra e determinação.
Abraçar pela manhã minhas tentativas de enterrar com palavras o meu passado.
Noite passada eu tive um sonho: Vi o meu presente.
Estava deitada em minha cama a observar meu corpo.
Cada detalhe, cada movimento. Que cena torpe.
Meu sopro quase morto de mim. Um semblante adormecido, contrito.
Um corpo cansado, diferente, sem vida, asfixiado pelo tempo.
Acordei de sobre salto afogada em lembranças.
Sinto nesta manhã que poderei ser eu sem futuro. Poderei ter um dia de cada vez, sem reprises, somente com uma atriz e vários atores.
Ontem eu tive um sonho.
Sonhei comigo deitada ao meu lado, abracei o meu passado e aprecie o meu presente.
Ví:
A Autoajuda de necessária tornar-se moda no modo de ganhar dinheiro dos desesperados por si.
O Autodidata que aprendeu sozinho transformar-se num artigo de prateleira. Mera auto-classe sem vapor.
As Autobiografias de histórias de alguém mudar-se para status de celebridades vis, não mais escritas por uma, mas duas ou três mãos com bolsos furados de tantos vinténs.
A Autodeterminação que até bem pouco tempo era um direito de um país decidir o próprio destino político, vender por barganhas de poder suas nações, como bônus, como prêmio, os seus cidadãos perdidos e sem direção e escravizados.
A interferência externa é uma constante, silenciosa, por vezes desavergonhadamente gritante, belicosa e travestida de ilusão.
Os países revelarem-se o desenho da Autolotação compromissados com um propósito, uma direção: o de encurtar distâncias usando levianamente o nome globalização.
Resultados mórbidos danificam equações, alucinam sonhos que desconstroem com acordos bilaterais de meia dúzia de famintos por posições, projeções entre bajulações, contas em paraísos fiscais em um automatismo desnecessário. Retrato fiel da automatização.
Definitivamente substituíram as formigas humanas, operários dos sonhos, por máquinas que lhes imitem os movimentos seculares.
Autoestima? Conta bancária!
Na esquina? Nada!
Em casa? Adentra pela TV, a “Autoescola da corrupção”.
O sonhador Autônomo que antes era governado por leis próprias, livre, trabalhador sagas, hoje é o empreendedor continuamente assaltado pela Pátria vendida e despatriada.
Quero pedir uma Autopsia.
Vamos examinar esse cadáver.
O “cadáver” o inventor, do causador, o Autor.
Quero autuar também, os Legisladores infratores, sonegadores, opositores do meu progresso.
Quero me autuar por cegueira.
Estou cansada desse Autorama.
Dessa infame pista automobilística em miniatura.
Não quero mais ser carrinho de brinquedo que disputa corridas em espaços limitados.
Dê-me de volta a minha Autoria, quero de volta a minha qualidade ou condição de autora.
Eu sim sou Autoridade, eu tenho o poder, domínio, prestígio, sobre o sonho que sonhei na noite passada.
Posso me abraçar de novo.
Autoritários de plantão, sem escrúpulos, déspotas, inúteis. Eu sou uma sonhadora que decidiu acordar para a minha nação.
Estão nos autos.
Seja o da compadecida ou não paixão pela vida.
Serei eu, mais uma escolhida e acolhida por mim.
Ontem à noite tive um sonho.
Sonhei que retornei à Terra.
Minha herança de mim.
Tantos conhecimentos, tantas explicações. Tanto desenvolvimento e um único perpetuo lamento, como ainda tem tanta falta de amor, por este mundo.
Muitas vezes nós somos códigos cifrados, explicações que nada explicam, somos uma linguagem desconhecida num mundo egoísta e desumano.
Não adianta dar explicações as pessoas que só querem entender aquilo que já decidiram ser conveniente.
Uns vêem as dificuldades como justificação para as suas quedas, já outros como explicações para levantarem !
Eis o alvo: Interpretar a Bíblia devidamente.
Amo todas as explicações de termos hebraicos no tocante à Bíblia porque sempre trazem o seu significado real, eliminando quaisquer possibilidades de uma má exegese. Portanto, toda vez que fico em dúvida acerca de alguma terminologia bíblica, busco sempre sua etimologia em bíblias e dicionários no grego ou no hebraico. Esta é a melhor maneira de não ser corrompido por interpretações tendenciosas. Mas, ainda, mais além disso, a melhor maneira de interpretar a Bíblia é pela própria Bíblia, pois a palavra se explica pela palavra. No entanto, é maravilhoso quando uma pessoa culta manifesta a sabedoria de Deus! Porque de nada adianta cultura e inteligência sem a sabedoria que vem do alto.
“São irmãos sinceros que eu tenho de respeitar; mesmo discordando, eu tenho de respeitar”, Dr. Rodrigo Silva.
Eu também aplico esta frase dele, pois, de muitas doutrinas preconizadas por diferentes denominações, eu também discordo; contudo, entendo quando um irmão é sincero, apesar de certas discordâncias. Todavia, o que, na realidade, o verdadeiro cristão deve buscar e esperar é a verdadeira fé em Deus que não se deixa corromper por doutrina alguma, e muito menos por exclusivismos denominacionais.
E nisto concordo com ele: que a minha base para entender a verdade e a vontade de Deus é a Bíblia e não as interpretações concernentes às diversas denominações existentes, pois há o perigo de cada um interpretar a palavra de Deus conforme as suas conveniências ou tendências.
Por isso, é sempre melhor buscar a verdade da palavra de Deus pela própria palavra de Deus, em espírito e em verdade, em oração e consagração diante de Deus, desejando receber dele a verdadeira, eterna e perfeita revelação. Deste modo, somos conduzidos por Deus e não por mentes humanas.
Hebreus 10:
19 Tendo pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus,
20 Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne,
21 E tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus,
22 Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé; tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa,
23 Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu.
www.monicacampello.com.br
Por alguma razão,
sempre buscamos explicações para o que é ruim.
Nunca dizemos ou pensamos "Porque fulano é tão bom?"
Mas passamos muito tempo conjecturando os porquês
das maldades alheias, quando o natural seria tentarmos encontrar o que de bom fez com que alguém se tornasse tão especial.
Cika Parolin
Tentando explicar certas coisas da vida, chegamos
à conclusão de que existem explicações inexplicáveis...
Vamos ver se alguém encontra uma explicação...
Ósculos e amplexos
Marcial
CERTAS EXPLICAÇÕES INEXPLICÁVEIS
Marcial Salaverry
Pode-se fàcilmente chegar à conclusão de que existem certas coisas que não tem explicação, como por exemplo o tal do "livre arbítrio"... Na realidade, o que pode ser chamado de livre arbítrio? Como explicar? Nosso destino que dizem estar traçado, só tem um princípio e um fim. O meio do caminho sempre vai depender de nosso livre arbítrio, sobre a maneira de o conduzir, assim fica explicado, mas, como compreender isso, se é algo que está dentro de cada qual, e pede explicações para dirimir certas dúvidas que a todos assaltam....
Quem poderá responder, certas perguntas que nos surgem durante a vida, tais como: "Por que me apaixonei? Por que não houve reciprocidade?" Como explicare seu porquê, quando um amor não é correspondido... Como explicar isso? São atitudes, que devemos saber aceitá-las ou não, pois é nosso livre arbítrio. Explicá-las, contudo, é impossível. Não se explicam sentimentos. Seja o gostar ou não de uma pessoa, seja o gostar ou não da vida...
Explicar a presença de Deus... Como? Se Ele é intangível, e inatingível... À luz da ciência Ele não existe. À luz da ciência, nós também não existimos, visto que a ciência não explica o aparecimento do primeiro ser vivo, ou será que alguém explica algo diferente da velha história do barro? Alguém já disse que somos meros produtos de reprodução, mas para haver reprodução, foi preciso um início, e assim, quem responde à pergunta que não quer calar: "Tá certo, somos produtos de reprodução, mas...De onde veio o primeiro ser humano? A velha história do ovo e da galinha... Quem explica?
Explicar isso, é o mesmo que tentar explicar o que nós fazemos por aqui. A explicação que melhor aceito, é a de que estamos cumprindo uma missão nesta nossa passagem, e assim sendo, qual é essa missão?
Convenhamos que é extremamente desgastante tentar encontrar certas explicações implausíveis à luz da ciência, que tudo explica (ou quase).
O mais correto é aceitá-las (ou não), e continuar vivendo, fazendo a nossa parte, preferencialmente procurando uma maneira de ajudar quem quiser ser ajudado, e não desejando e nem fazendo mal a ninguém, seja lá quem for. Assim agindo, certamente nos sentiremos melhor. Quem sabe será essa nossa missão, cumprindo um velho desejo Dele, ou seja, "Fazer o bem, sem olhar a quem...".
Quem sabe assim agindo, não vamos esquentar tanto a cabeça procurando explicar o inexplicável, e poderemos sempre fazer de cada dia, UM LINDO DIA, aceitando a vida como ela é, com suas certezas e incertezas...
O biólogo precisa ter muita cautela nas explicações com abordagens evolutivas. A romantização da complexidade da vida abre brechas para a Teoria do Design Inteligente. É necessário entendermos que as mutações nem sempre são "inteligentes" e que as mesmas podem ter alternativas mais eficazes.
É ridículo abandonarmos as coisas evidentes para buscarmos explicações em coisas que não são evidentes.
É inútil aceitar a hipótese de que existem demônios e espíritos para que possamos explicar fatos que não são habituais ou frequentes.
Estamos completamente perdidos no mundo material, tantas explicações sobre tudo e ao mesmo tempo sobre nada. O ego é o grande protagonista desses assuntos sem sentido para a vida.
"Para mim que busco explicações lógicas, e tento chegar a conclusões em pensamentos, o fato de ainda não entender um sentimento me intriga, corrói minhas veias e destrói alguns dos meus neurônios os quais se regeneram e voltam a ser usados para o mesmo propósito".
- Relacionados
- Esperar
- Não me Peça Explicações sobre o Amor
