Fábula ⁠O Galo e a Pérola (com moral e explicação da história)

Certo dia, um galo ciscava na fazenda em busca de alimentos. Ele estava a procura de migalhas ou mesmo atrás de bichinhos para comer, mas acabou se deparando com uma linda pérola preciosa. Após observar sua beleza por um instante, o galo disse:

- Ó linda e preciosa pedra que reluz como o sol. Ainda que você esteja em um lugar sujo, se um humano te encontrasse, fosse ele um construtor de joias, uma dama que gostasse de enfeites ou mesmo um mercenário, eles te recolheriam com muita alegria. Contudo, para mim você não tem valor, pois é mais importante uma migalha, um verme ou um grão que sirvam para o meu sustento.

Dito isto, a deixou e seguiu ciscando para buscar mantimento.

Esopo

Moral e explicação da história

A fábula O Galo e a Pérola de Esopo mostra que cada um dá valor para aquilo que é importante para si. Um galo, por exemplo, não vê valor em um preciosa pérola, pois em sua vida, o que é mais importante é se alimentar. Dessa forma, ele reflete que se fosse um joalheiro, uma dama ou um mercenário a encontrar aquela preciosidade, ela teria muito mais importância do que para ele.

Esopo reflete, portanto, sobre a importância de focarmos na busca daquilo que nos é necessário para as nossas vidas.

Ensinamentos: Esta fábula de Esopo nos permite refletir sobre a importância de valorizarmos o que temos em nossas vidas e os perigos de nos colocarmos em situações de risco devido à vaidade dos outros.

Veja também: