Coleção pessoal de DavidFrancisco

1 - 20 do total de 1461 pensamentos na coleção de DavidFrancisco

O homem deseja e odeia a verdade. Quer mentir aos outros - quer que o enganem (prefere a ficção à realidade), mas por outro lado receia o engano, quer o fundo das coisas, o verdadeiro verdadeiro, etc.
Somente a razão conduz à verdade. Mas só os fanáticos, os visionários e os iluminados fazem as coisas grandiosas, mudanças, descobertas. A verdade, de tanto se tornar necessária, conduz à secura, à dúvida, à inércia - à morte.
É muito natual que os homens odeiem aqueles que dizem ou tentam dizer a verdade. A verdade é triste (dizia Renan) - mas, com maior frequência, é horrível, temível, anti-social. Destrói as ilusões, os afectos. Os homens defendem-se como podem. Isto é, defendem a sua pequena vida, apenas suportável à força de compromissos, de embustes, de ficções, etc. Não querem sofrer, não querem ser heróis. Rejeição do heroísmo-mentira.

Giovanni Papini
1 compartilhamento
Tags: verdade mentira

O homem, quando sofre, faz uma ideia do bem e do mal, ou seja, do bem que os outros lhe deveriam fazer e que ele pretende como se do seu sofrimento derivasse um qualquer direito a ser compensado, e do mal que pode fazer aos outros como se igualmente o seu sofrimento o autorizasse a praticá-lo. E se os outros não lhe fazem o bem quase por dever, ele acusa-os; e de todo o mal que ele faz, quase por direito, facilmente se desculpa.

Pirandello

⁠É melhor coxear pelo caminho do que avançar a grandes passos fora dele. Porque quem coxeia pelo caminho, embora avance devagar, aproxima-se da meta, enquanto que quem segue fora dele quanto mais corre mais se afasta.

Santo Agostinho

A paz do coração só se mantém pelo desprezo de tudo quanto possa perturbá-la.

Jean-Jacques Rousseau

O homem de bem exige tudo de si próprio; o homem medíocre espera tudo dos outros.

Confúcio
209 compartilhamentos

Aquele que cometeu um erro e não o corrigiu está cometendo outro erro.
 

Confúcio

⁠A verdadeira distância entre duas gerações é dada pelos elementos que têm em comum e que obrigam à repetição cíclica das mesmas experiências, como nos comportamentos das espécies animais transmitidos pela herança biológica; ao passo que os elementos da verdadeira diversidade existente entre nós e eles são, pelo contrário, o resultado das modificações irreversíveis que cada época traz consigo, ou seja, dependem da herança histórica que nós lhes transmitimos, a verdadeira herança de que somos responsáveis, mesmo que por vezes o sejamos de forma inconsciente. Por isso não temos nada a ensinar: sobre aquilo que mais se parece com a nossa experiência não podemos influir; naquilo que traz o nosso cunho, não sabemos nos reconhecer.

Ítalo Calvino
Tags: distância geração

Nunca perca a fé na humanidade, pois ela é como um oceano. Só porque existem algumas gotas de água suja nele, não quer dizer que ele esteja sujo por completo.

Mahatma Gandhi
2.4 mil compartilhamentos
Tags: humanidade oceano

Todo espírito preocupado com o futuro é infeliz. O mais corriqueiro dos erros humanos é o futuro. Ele falseia a nossa imaginação, ainda que ignoremos totalmente onde nos leva. Quando pensamos no futuro, nunca estamos em nós. Estamos sempre além.
O medo, o desejo, a esperança jogam-nos sempre para o futuro, sonegando-nos o sentimento e o exame do que é, para distrair-nos com o que será, embora o tempo passe e já não sejamos mais.

Montaigne
Tags: futuro preocupação

⁠Os erros e as dúvidas da inteligência desaparecem mais depressa, sem deixar rastro, que os erros do coração; desaparecem não tanto em consequência de discussões e polêmicas como graças à lógica iniludível dos acontecimentos da vida viva, que às vezes trazem consigo o verdadeiro escape e mostram o caminho adequado, senão logo, na primeira altura, num prazo relativamente breve, em certas ocasiões, sem haver necessidade de se esperar pela geração seguinte. Com os erros do coração o mesmo não sucede. O erro do coração é de maior monta; significa que o espírito, frequentemente, o espírito de toda a nação, está doente, sofre de qualquer contágio e não poucas vezes essa enfermidade, esse contato, implicam tal grau de cegueira, que toda a nação se torna incurável... por mais tentativas que se façam para a salvar.

Dostoievski
Tags: coração inteligência

Somos culpados pelo bem que não fizemos.

(François-Marie Arouet)

Voltaire

A amizade é um casamento de almas, mas podem separar-se.

(François-Marie Arouet)

Voltaire
Tags: amizade casamento

Buscar a felicidade é como estar embriagado e não encontrar a própria casa.

(François-Marie Arouet)

Voltaire
Tags: felicidade embriaguez

A mentira é um vício quando faz mal e uma virtude quando faz bem.

(François-Marie Arouet)

Voltaire

A paixão é o vento que move o navio. Sem ela ninguém navega.

Voltaire

Para aborrecer, diga tudo.

(François-Marie Arouet)

Voltaire
Tags: aborrecimento franqueza

O dinheiro é a religião de todos.

(François-Marie Arouet)

Voltaire
Tags: dinheiro religião

Somente os imbecis tem certeza do que dizem.

(François-Marie Arouet)

Voltaire
Tags: somente imbecil

A religião passou a existir quando o primeiro hipócrita encontrou o primeiro imbecil.

(François-Marie Arouet)

Voltaire
Tags: religião existência

A teologia dá respostas incompreensíveis para perguntas sem sentido.

(François-Marie Arouet)

Voltaire
Tags: teologia resposta