Coleção pessoal de DavidFrancisco

1 - 20 do total de 957 pensamentos na coleção de DavidFrancisco

A felicidade é o conjunto dos prazeres que o indivíduo viveu, vive e vai viver, mas o prazer vive-se sempre no presente.

Aristipo
Tags: felicidade prazer

É melhor ser pobre que ser inculto; ao pobre falta dinheiro, ao inculto falta humanidade.

Aristipo
Tags: pobre inculto

É melhor que o dinheiro seja perdido por Aristipo do que Aristipo pelo dinheiro.

Aristipo
Tags: dinheiro perdido

Possuo, mas não sou possuído.

Aristipo
Tags: posse prazer

O prazer físico é o bem supremo, maior do que os prazeres da alma; da mesma forma a dor física é maior que a dor da alma. Mesmo assim, o homem deve saber dominar os prazeres e não ser dominado por eles. O prazer não é algo ruim, ruim é ser subjugado por ele. O homem deve satisfazer os seus desejos sem se deixar envolver por eles. O prazer é sempre algo bom, mas a falta de moderação no relacionamento com os prazeres pode fazer do homem escravo e dependente deles, e isso é algo condenável.
(da filosofia de Aristipo )

Dicionário de Filosofia
Tags: prazer alma

O homem deve viver o prazer do instante, esse momento muito breve e que é o único que ele realmente tem, sem com isso lamentar-se com o passado vivido nem se infligir com o futuro que poderá viver. Aceitar o prazer momentâneo que a vida oferece é viver conforme a virtude. A virtude é a moderação dos prazeres, mas uma moderação interesseira, moderação para que não se esgote a fonte dos prazeres.

(da filosofia de Aristipo)

Dicionário de Filosofia
Tags: prazer instante

A felicidade está no homem que aprecia o momento que está vivendo. O prazer é o momento em que o homem está vivendo um impulso ou um movimento delicado e ameno, já a dor é comparada a um movimento feito com força e ímpeto. Quando a pessoa não está vivendo nem um movimento delicado nem um movimento impetuoso, ela não está sentindo nem prazer nem dor, ela está em êxtase. O êxtase é para Aristipo parecido com o sono, com o dormir. O êxtase não é nem aprazível nem doloroso. A felicidade é o conjunto dos prazeres que o indivíduo viveu, vive e vai viver, mas o prazer vive-se sempre no presente.

(da filosofia de Aristipo, 435-366 a.C)

Dicionário de Filosofia
Tags: felicidade prazer

Segundo a filosofia de Aristipo o bem estar do homem é físico. O prazer é o que movimenta o homem, o prazer é sempre algo positivo, não importando de onde venha esse prazer. Ele era hedonista, o prazer é o que dá sentido à vida. (Aristipo (435 - 366 a.C.))

Dicionário de Filosofia
Tags: filosofia prazer

É creditada também a Antístenes uma grande valorização do trabalho o que em sua época vai contra o senso comum de que o trabalho é algo negativo e que inferioriza o homem. O homem digno encontra sua dignidade no trabalho que está diretamente ligado a busca da virtude. O modelo era Hércules que em seus trabalhos superou grandes fadigas e venceu monstros tornando-se símbolo da sabedoria cínica por superar os prazeres e vencer as dores demonstrando sua autossuficiência e a força do seu ânimo.
(Filosofia de Antístenes)

Dicionário de Filosofia
1 compartilhamento
Tags: valorização trabalho

A glória e a fama são para Antístenes ilusões criadas pela sociedade e que destroem a liberdade das pessoas fazendo com que se tornem escravas dessas ilusões. Para ele a pessoa sábia deve viver segundo as regras da virtude e não segundo as regras da sociedade. O homem para libertar-se dessas ilusões deve afastar-se das relações sociais e buscar em si mesmo algo que lhe baste, a virtude.
(Filosofia de Antístenes)

Dicionário de Filosofia
1 compartilhamento
Tags: glória fama

Além da autossuficiência Antístenes radicaliza também o conceito de auto domínio proposto por Sócrates. O ser humano tem que dominar além dos prazeres as dores. Antístenes vê o prazer como um mal e dele temos que nos separar sempre e de qualquer forma. A busca pelo prazer e o prazer em si tira das pessoas o controle que elas tem delas mesmas. O homem deve portanto combater os impulsos que o levem a buscar prazer e se separar das riquezas que o acomodam a uma vida fácil.
(filosofia de Antístenes)

Dicionário de Filosofia
2 compartilhamentos
Tags: autossuficiência prazer

O homem deve bastar-se a si mesmo, isto é, não depender dos outros para nada ou para o mínimo possível, as pessoas em sua autossuficiência precisam não ter necessidade de nada de que venha de outras pessoas.

Antístenes
1 compartilhamento
Tags: dependência mínimo

O fim do homem é a felicidade e o homem alcança a felicidade vivendo na virtude que é suficiente em si mesma. A virtude é o bem maior e os prazeres só fazem afastar os homens da virtude fazendo com que se distanciem da felicidade.

Antístenes
1 compartilhamento
Tags: felicidade virtude

Devemos converter nossa alma em uma fortaleza inexpugnável.

Antístenes
1 compartilhamento
Tags: conversão alma

A virtude é mesquinha nas palavras; o vício fala sem parar.

Antístenes
1 compartilhamento
Tags: virtude mesquinha

A gratidão é a memória do coração

Antístenes
878 compartilhamentos
Tags: gratidão memória

Não imagine que os outros tem tanto desejo de te escutar como você tem de falar.

Antístenes
1 compartilhamento
Tags: imaginação desejo

As paixões têm causas mas não tem princípios.

Antístenes
1 compartilhamento
Tags: paixão causa

Os corvos devoram os mortos e os aduladores devoram os vivos.

Antístenes
1 compartilhamento
Tags: corvo morto

Eu prefiro enlouquecer a sentir prazer.

Antístenes
1 compartilhamento
Tags: loucura prazer