Textos sobre a Consciência
O ser humano é uma consciência pura, que vai guardando uma bolsa inconsciente de informação emocional, contextual e legislativa.
Ao absorver o contexto vai sentindo o que é prejudicial e vai ganhando medos.
Os maiores medos do contexto são perder dinheiro e influência positiva. Pois existe a vontade de dominar o contexto e torna-lo favorável para si mesmo.
Portanto os setores de poder, acabam por se favorecer e ao seu grupo, absorvendo influência e poder. Deixando escassear esses meios para os restantes.
Ideias novas podem abalar esses contextos de poder. Os seus autores tem medo de perder, tal como todos os restantes. Sendo assim tentam erradicar ideias ou conceitos que possam abalar o seu contexto. Sendo que a prioridade é dinheiro, o significado da humanidade perde-se.
Ideias de ajuda ao próximo não servem porque significa ficar com menos do que aquilo que se pode ganhar.
Este ciclo vicioso corrói e mata o planeta e as maiorias menores.
Quem entra no contexto rico, entra de forma submissa e aprende-o. Fazendo depois com que este se repita de igual modo, independentemente do seu ator, por milhares de anos.
Como bola de neve, milhões ficam de fora e a classe alta distancia-se cada vez mais.
JT
A tomada de consciência e aceitação de sua individualidade como ser, te liberta da condição implantada pela sociedade, de que sua felicidade está vinculada a obrigação constante de querer se igualar ou possuir o mesmo que o seu "semelhante". Enquanto a mesma não acontece, existe um esforço constante e ineficaz que inconscientemente te carrega para longe de si mesmo, te roubando o prazer de cada momento, trazendo uma vida desconfortável e sem sentido.
Você esta nadando contra a maré do seu verdadeiro "Eu".
Provavelmente, é quando seu terapeuta entra em ação.
...
Me torne autoconsciente no momento que descortinei a consciência dos meus papéis. Aticei a reflexão ao me observar no espelho e ao enxergar o impacto da minha personalidade naqueles que me circundam.
Tive (e tenho) que trabalhar muito minha inteligência emocional, e isso só foi possível no momento que reconheci minha autoconsciência – o que faz sentido quando recorrermos à mitologia e constatamos que o Oráculo de Delfos aconselhou milhares de pessoas há milhares de anos atrás: “conhece-te a ti mesmo”.
Laconicamente, posso dizer que autoconsciência significa uma compreensão profunda das próprias emoções e impulsos. As pessoas com esta característica acentuada, não são nem críticas demais nem irrealisticamente esperançosas. Pelo contrário, praticam a honestidade holisticamente.
Se queremos saber para onde estamos indo - e o porquê desta caminhada - precisamos nos reconhecer antes de achar que conhecemos o caminho e as pessoas que estarão ao nosso lado direta ou indiretamente. Foi assim que evitei minha esquizofrenia, conhecendo todas as minhas loucuras antes de achar que os loucos estavam à minha volta.
Vão existir pessoas que ignorarão como te sentes e impor através da própria realidade e consciência o que as favorece na condução do que permites sentir por não se impor.
E tá tudo bem ou não? Você expressa o que sente?
Constância em não se expressar, em relacionamentos humanos, é sinônimo de perder a própria identidade.
Quem sabe o que se passa dentro de ti?
Só tu sabes como te sentes.
A aventura da vida é sobre isso.
Autoconhecimento, gentileza, sinceridade, consciência, constância, paciência, confiança, desejo, paz, resiliência.
Colhemos o que plantamos na nossa casa mental, e isso se paga em parcelas no mundo real. No físico, emocional, financeiro, em todos campos da vida.
Se não falar como te sentes outra pessoa vai. Será imposto através de outra consciência o que é melhor pra ti.
Quem sabe como te sentes?
E tá tudo bem ou não? Você expressa o que sente?
Constância em não se expressar em relacionamentos é sinônimo de perder a própria identidade.
Quem sabe o que se passa dentro de ti?
Só tu sabes como te sentes.
A aventura da vida é sobre isso.
Autoconhecimento, gentileza, sinceridade, consciência, constância, paciência, confiança, desejo, paz, resiliência.
Você colhe o que planta, você reage ao que age.
O homem é um bicho naturalmente sofrido.
Seu estado de consciência é sua maior vantagem perante outras espécies concorrentes e coabitantes do meio ambiente.
Ao mesmo tempo essa potencial vantagem se assimila constantemente com o que nos tempos modernos chamamos de "Delírio-Fantasia-Distorção da Realidade".
Conclusão: O bicho sofrido, sofre com sua maior vantagem competitiva dada pela natureza cega evolutiva como forma natural da própria natureza equilibrar o meio ambiente, NÃO tornando o homosapies um ANIMAL PODEROSO DEMAIS, se comparado a todas outras espécies.
{A clareza mental, o inconsciente e o delírio caminham lado a lado}.
Exemplo: O cavalo 🐎, o cachorro 🐶, o gato 🐱, a pulga, o rato 🐭, a lagosta, o peixe 🐟, o camarão 🍤, a galinha 🐔, a mula, o jegue, o pato 🦆, o macaco 🐒 comum e todas outras espécies até onde nossa rasa compreensão alcança, tem todos algo em comum:
"Não criam"... Política, religião, símbolos complexos, futebol, cinema, teatro, cultura, arte, livros, discursos de ódio, muito menos de amor, machismo, fé, feminismo, entre outras questões que nos ajudam a chegar no dia seguinte enquanto seres delirantes que tentam não atingir o fracasso de voltar em 2 minutos para idade da pedra e total selvageria brutal e natural de acordo com a própria natureza cega e contingente.
Tiago Szymel 11 de Março 2021.
Existem dois níveis de consciência... o MEDO e o AMOR!
A frequência do medo nos coloca sempre em posição de reagir, de nos defender de tudo e todos. A frequência do amor nos ensina a refletir sobre essas coisas e nunca agir por impulso de tristeza e dor ou por impulso de empolgação. A consciência do AMOR é o que somos, e agir diferente disso é como rejeitar o lugar de onde viemos, é como rejeitar nossa essência e aquilo do que somos feitos.
Decididamente por vezes nossa consciencia parece
ser incompativel com nossas necessidades...
É quando faz-se o que não se deve...
É quando muitos se recusam a fazer o que deve ser
feito em benefício próprio e de outrem...
É quando muitos insistem em contrariar o que o bom senso
e a solidariedade recomenda fazer, podendo prejudicar-se
e aos demais com essa atitude irresponsável e irrefletida...
Ósculos e amplexos,
Marcial
ANALISANDO O QUE É NOSSA CONSCIÊNCIA
Marcial Salaverry
Coisinha complicada é essa tal de consciência. Está sempre pegando no pé de quem não age de acordo com seus ditames. Está certo que cada qual tem sua consciência própria e seus limites... Será? Será que essas criaturas que insistem em contrariar as recomendações que visam proteger simplesmente algo que para muitos é importante, mas que para essas criaturas não o é, que é A VIDA...
Será que a grande maioria dos políticos vive em paz com as respectivas consciências? Será que as tem? Será que essas figuras bem conhecidas que cometeram grandes falcatruas, prejudicando a vida de milhares de pessoas conseguem viver em paz com a consciência? Se tiverem ainda um restinho dela, claro que não conseguem sequer dormir à noite. Acontece que pessoas assim, esqueceram essa coisinha incômoda em algum lugar do passado. E não fazem a mínima questão de a reencontrar, pois isso iria atrapalhar muito a execução de suas falcatruas. Ela nunca iria permitir muitas coisas que acontecem por este mundo afora. Nem vale a pena falar delas, eis que todos conhecem de sobejo as coisas que essa soturnas figuras andam aprontando, e o triste, é que ainda existem alguns incautos que acreditam nelas...
Meu bom amigo René Descartes, nos legou uma mensagem muito interessante a esse respeito. Vejam: "A única verdade clara e final é a da consciência."
Essa verdade é uma grande verdade, pois na verdade, pode-se viver uma mentira por muito tempo. É uma vida falsa. Por mais que se consiga enfiar a consciência num saco e enterrá-la bem fundo, ela permanecerá em um escondido cantinho, latente, e mais cedo ou mais tarde, virá à tona e fará aparecer a verdade. Nessas condições, penso que sempre devemos viver em paz com a consciência, não a violentando. Há que se respeitá-la. E é muito fácil fazer isso. Procurando fazer sua parte, viver sua vida, sem prejudicar ninguém. Ajudando quando solicitado, se possível for. Não podendo ajudar, pelo menos não atrapalhe. São as condições básicas para não violentar a consciência, sempre procurando agir de conformidade com o que o bom senso e o respeito pela vida humana recomendam...
Claro que se pode fazer melhor... Algum sacrifício para que se possa tirar alguém de um sufoco, já conta como crédito na contabilidade "consciencial". Fazer um esforço maior, dar algo de si em benefício de alguém necessitado, ajuda ainda mais a contabilidade. Como vemos, basta não procurar fazer mal para outras pessoas, para mantermos nossa consciência tranquila. Para ganharmos créditos, existe algo mais a ser feito. É praticar a solidariedade. Solidariedade não é apenas preencher cheques para instituições de caridade. É, principalmente, saber ouvir desabafos, aconselhar... Enfim, todo tipo de ajuda que puder ser dado, não só a financeira. Apoio moral também é importante. Saber ouvir e entender os problemas alheios, também é solidariedade. Uma palavra de consolo também ajuda. Agir de conformidade com as recomendações que visam proteger a vida, tomando os cuidados necessários para superar certas crises que podem ser terrìvelmente daninhas.
Vamos, então, procurar ser mais solidários? Nunca se esqueçam de que, se temos nossos problemas, sempre haverá alguém com um problema maior ainda, e se pudermos fazer algo para minimizar essa situação, estaremos praticando um ato de solidariedade.
Espero que solidariamente tenhamos UM LINDO DIA, e procurando permitir que todos também possam desfrutar os benefícios desse lindo dia...
balança ...
peso da vida, peso de consciência
o sonho fugidiço, o tempo a tarar
ser julgado, mensurado, condolência
sombras que pesão o medo a atiçar
no que há de amor, mais urgência
a certeza de ser, que gosto teria
sem ser, um descuido, a fantasia
se viesse me pesar, eu, uma poesia...
© Luciano Spagnol – poeta do cerrado
08/04/2021, 18’09” – Araguari, MG
Rouba-me o tempo
A vida
a esperança
Tira-me a consciência
O momento
O ar
Mas não desce do carro ...
Fica
Não se move ...
Fica
Deixa olhar seus olhos ...
Fica
Deixa seu cheiro em mim ...
Fica
Sei que precisa ir ...
Fica
Deixa a chuva lá fora ...
Fica
Aqui você mudou
Não te reconhecerão mais
Não te abrirão as portas
Teu cabelo molhará na chuva
Renasceu no beijo que trocamos
Um beijo sem fim
Um beijo findo ...
No sorriso ...
No olhar ...
Eu já sabia que existia ...
Sempre soube ...
Existia em mim antes de eu ser o que sou
Antes do amanhecer
Antes da noite
Por isso fica
E sente o que sinto
Olho você partindo
Ancoro tua mão
Não te vejo mais
Te levo
Segue comigo em meu coração
Mora aqui dentro
há um anjo morando em mim
que dorme em meu peito
e brinca no sótão
da consciência
onde agita as asas
e remove o pó
do que eu fui
descobre os velhos álbuns
das lembranças
abre-me a janela
da alma
e deixa o sol entrar...
há um anjo no meu jardim
que me faz voar
para além das papoulas
dos meus sentidos
há um anjo, meu querubim
que quero bem
será começo
depois do fim
Rap da Consciência Negra
Consciência negra eu tenho
e você deve ter também.
O mundo é grande
não é preciso discriminar ninguém!
A discriminação é um ato feio
que não acrescenta nada também,
O mundo é grande
não é preciso discriminar ninguém!
A sociedade tem raça, tem cor
O povo é todo lindo e precisa de amor!
Se uns vivem oprimidos, eles tem toda razão
porque sofrem a injustiça da discriminação!
Consciência negra eu tenho
e você deve ter também.
O mundo é grande
não é preciso discriminar ninguém!
A discriminação fere e causa a dor.
É preciso ter respeito e viver de amor!
A sociedade tem raça, tem cor
O povo é todo lindo e precisa de amor!
Navegar
Desde já, começo por dizer, que o homem terá que ter uma consciência do actual engano da humanidade! Melhor dizendo, " Consciência do erro da humanidade...!" Cada ser humano, por mais ou menos racional (Usar a razão de que é dotado! ) que seja no acto de ser por si próprio, capaz de discernir, a realidade imanente nele e a realidade que o transcende! Deve assim assumir uma atitude que o leve a encontrar o caminho ou o elo perdido. Todos nós (da razão ou do senso comum ), somos sempre "Racionais" para decretar num juízo de valor, que efectivamente se perdeu algo, no puzzle da nossa ação de existir.
Assim sendo, cabe a cada um de nós, descobrir, onde está essa peça perdida, para voltarmos a uma correcta ação, no espaço e no tempo. O apóstolo Paulo disse, " ... tudo é vosso! ... O mundo, a morte, a vida, o presente, o passado, o futuro, Paulo, Cefas! ... tudo é vosso!" . Se tudo é nosso, então essa possibilidade de descobrir o que se perdeu, está ao nosso alcance!
Vós homens da ciência e da não ciência! Navegai no oceano, dos pensamentos humanos, que estão na história temporal do vosso agir! Só deveis aceitar, o certo, depois se saberdes, qual foi o pensamento primário. Isto é aquele que criou o vosso primeiro pensamento. Ide às origens e sabei qual o vosso modo de pensar inicial. E então depois disso agarrai, esse pensamento, de modo, que jamais o deixeis fugir. Mas isto só se consegue, numa luta voraz, pois no universo existem pensamentos outros que estão contra a verdade! É preciso muita persistência, neste emaranhado de ideias. Deveis ir como por uma equação matemática, descobrir a solução válida! Descobrir a verdade absoluta. Descobre a verdade que está em ti, ( Dizia Sócrates ) ou a verdade que está no mundo das ideias, ( dizia Platão ). Neste mundo existem apenas sombras da realidade. Mas a verdade absoluta existe em algum lugar!
Paulo dizia " ...quando eu era menino, conhecia como menino, depois que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino... agora conheço em parte, então conhecerei como sou conhecido..." Certamente vais encontrar o que se perdeu. O que se perdeu está tão perto de ti próprio! Deixa que o elo perdido, tome conta de ti, nos teus raciocínios e nas tuas aplicações matemáticas, equações químicas e de todo o teu pensamento lógico. Submete-o à verdade. Permanece nessa verdade. Só assim terás a vida eterna! Descobre a verdadeira solução da equação que és tu! Esta equação em ti,não está resolvida. Mas com calma recebe a solução para teres "Vida eterna "!
A morte para a grande maioria é um grande pavor. Quem em sã consciência quer morrer para encarar o desconhecido, e eperar a recompensa do céu ou inferno?
A vida toda escutamos tantos absurdos sobre o desconhecido.
Mas a morte é o descanso, a tranquilidade,eu adoraria poder morrer tão cedo, não tenho nada nesse mundo que me dê prazer.
Luxos, amores, status? Não . Nunca os tive e talvez seja pela falta de fé comigo própria que não sentia prazer na vida.
Como um verme passando na avenidas escapando dos carros em movimento para não ser esmagada, minha alma já estava condenada a solidão, triste e desamparada.
Correntes e grilhões da morte era ouvido a quilômetros, era o chamado pro mundo obscuro.
Tristeza e melancolia pairava sobre minha cabeça.
Vontade de se auto multilar apenas pra sentir dor fisica, porque as outras dores eram insuportáveis
Não condenem minha pobre alma ao inferno, deuses olhem para esse ser inútil e tenham piedade.
Dor !!
A Santidade , a força , a coragem , a justiça , o amor , a consciência , é a capacidade de olhar para o lado estendendo a mão ao proxímo , contribuindo para o bem , caminhando na luz .
Ela tb se tece na dor , é extamente ai , que provamos a nossa fé , nossa esperança e confiança , amor na excelência .
É extamente ai que refletimos o que somos e o que nos motiva continuar . 🙇♀️🙏🙌
Simone Vercosa
A vida preta vale muito mais que uma palavra de consciência negra.
Vai muito além de um dia de mobilização.
Vai muito mais que um mês de consciência ou um ano de protesto.
A vida preta é uma busca diária para que não exista a perseguição,
a desconfiança, o boletim de ocorrência, o desabafo em público ou as lágrimas choradas no silêncio de um coração massacrado pela indiferença, pela perseguição, pelas palavras carregadas de ódio de quem nunca viveu o desprezo por causa da cor da pele.
Que hajam sim as mobilizações, os protestos para que as crianças não se deixem contaminar pelo ódio que permeia os corações de adultos.
GERMINAL
A consciência escraviza o corpo, mas é ele quem dá a cartada final. Com a natureza o processo é semelhante: o homem a explora, porém é dela que vem o veredicto. As leis da natureza, que são as mesmas do corpo e que, muitas vezes são ignoradas pelo bicho homem, seguem ciclos mutáveis de destruição e de renovação. Um organismo morre, um nicho se altera ou some para dar lugar a outros organismos ou modos de vida. Tudo está interligado. Cabe ao homem, bicho da terra, escutar a voz que vem do coração. Cabe a cada um de nós conhecer os sistemas perceptivos do nosso corpo, que do individual se comunica com o coletivo e partilha dos mesmos medos, visões e percepções identitárias. Daí que explode a violência ou se desenvolve a empatia. Só o amor preserva a espécie humana de desaparecer.
Eu (Ser, Consciência, Observador, Testemunha, Ātman, Presença).
Eu é confundido como sendo o corpo-mente.
Eu não tem localização no tempo e espaço.
O ego (corpo-mente) não "O" reconhece como "Tao", porque o ego se compõe de memória – passado e futuro, e nunca o Presente.
Presente não necessita ser pensado, sempre É – Novo!
Quando se pensa no passado e futuro, sempre se faz no Presente.
Você não pode sofrer com o passado e com o futuro porque não existem.
O passado está na memória, o futuro na imaginação.
O que você está sofrendo é com a sua memória e sua imaginação.
Passado e futuro são ilusões – māya
Viva apenas o presente.
Seja!
Mundo Poético
No meu mundo Poético
Submeto-me à ciência oculta,
E em uma consciência inexplicada,
Não me comparo com o tempo.
O tempo é quem me leva.
Minhas inspirações são conduzidas pelo vento.
Cambaleiam até nas altas tempestades.
Sou apenas um verso que ainda não começou;
Sou um poema ainda não esperado;
Sou um pássaro em busca de um ninho;
Sou o cotovelo do mar agitado;
Sou uma criança que chora por nada.
Muitas vezes nem sei onde foi parar a postura.
Sou uma máquina que ainda não foi fabricada;
Sou o tear que tece a teia sem nela ter tocado;
Sou um acorde de uma melodia improvisada.
Repentista que tem nas veias um sangue que fervilha por dentro sem ser notado.
Os meus icebergs desmoronam.
Os pinguins fazem suas migrações.
E os cisnes,
Voam para outros continentes,
Em busca de um clima gelado.
Assim é esse Poeta...
Que escreve tudo sentado no próprio sonho de uma calçada.
Sentado ou caminhando eu sei que vou.
Sem destino e os desatinos deixo bem longe,
Por algum lugar dessa minha,
Jornada......
Autor:Ricardo Melo.
O Poeta que Voa.
Ninguém deveria se imputar um representante do bem contra o mal, na consciência de que, somos todos juízes do comportamento alheio, mediante às nossas convicções do certo e do errado.
O que existe são apenas olhares e atitudes diferentes perante uma mesma situação.
Nessa premissa, se as atitudes do outro, por mais que sejam inaceitáveis para você, não alteram a sua conduta, quem você é na essência, resta uma única certeza: você não é superior ao outro, simplesmente, não se perdeu na luta e venceu a si mesmo.
Consciência !!
Há uma consciência mesclada a sabedoria muito grande naqueles que buscam fazer o bem, desejar o bem do proxímo , e ser luz na vida do outro.
Estes reconhecem que este caminho transformam vidas, alteram etinerários , propiciam coneções positivas.
Uma pessoa consciente é fácil comunicar, ela promove o bem e sabe seus limites .
Essa pessoa procura servir mais, que ser servido , porque reconhece que compartilhar , servir é luz .
Reconhece que este doar ilumina todas as esferas do universo , ao contrário que receber .
Estes são humildes , por isso exigem menos da vida , de Deus , são despreendidos no amor , e são muitas vezes taxados de bobos.
Eles são mais exigidos pelo reconhecimento , entendimento, mais são sempre amparados e protegidos por Jesus .
No dia que abrirmos a nossa consciência , o nosso coração para o plano invisivel que é tão solido e tão verdadeiro, com certeza vamos compreender mais da vida .
Vamos nos unirmos mais ,respeitarmos mais , e sermos mais felizes.
Simone Vercosa.
- Relacionados
- Frases sobre a Consciência Negra que fortalecem a luta e inspiram
- Dia da Consciência Negra: Frases de resistência e orgulho
- Consciência Tranquila
- Consciência
- Citações sobre adoção para escrever com emoção e consciência
- Consciência Limpa
- Citações sobre trabalho que unem filosofia e consciência social
