Textos sobre Crítica

Cerca de 280 textos sobre Crítica

Recebi uma critica muito forte sobre o livro: Nem tudo está perdido, porque, nele, há uma personagem que praticou aborto e a qual eu não condenei ao fogo eterno. Essa pessoa disse que eu, como espirita, jamais deveria ter escrito um livro como esse. Falou muito, mas a única coisa que me abalou, foi essa pessoa dizer:
Você não é espirita, Nunca foi, só se diz espirita para poder vender livros. Confesso que fiquei abalada, mas, depois de uma boa noite de sono, acordei com vontade de falar sobre esse assunto. Ser espirita é viver fora da realidade? Ser espirita e fingir que vivemos em um mundo onde não haja ódio, vingança, mágoa, maldade, inveja etc? Ser espírita é não aceitar que existam, na vida de cada um, momentos de difíceis escolhas? Claro que esse seria um mundo ideal e perfeito, mas, infelizmente não é o nosso. Ser espirita é achar que por não aceitarmos o aborto ele não exista, quando sabemos que muitos são cometidos todos os dias? Ser espirita é nos transformarmos em juízes e condenarmos sem piedade, quando Deus em sua infinita bondade, nos dá sempre a chance de nos redimirmos? Para mim, independente da religião, classe social ou raça é saber que todos somos caminhantes nessa estrada que se chama vida e que todos seremos responsáveis por nossas ações. Claro que, como espirita , não aceito o aborto, pois acho que sempre há um outro caminho. Como espirita não sou ninguém para julgar e muito menos para condenar.

Inserida por LuPAComunicacao

Eu quero é isso, isso que muita gente critica...
Eu quero a poluição, o trânsito, a agitação de uma grande cidade. Eu quero viver loucamente mesmo sabendo que saindo para o trabalho eu posso não voltar, mas é assim que eu sou feliz e assim que quero viver.
Quero entrar no trânsito e não saber se chegarei ao meu destino, sair à noite e não saber se voltarei pra casa... Eu quero viver.
Eu não sou louco, apenas vivo num mundo louco e não dá pra levar a sério tanta coisa inútil e pessoas falsas.
Não quero me esconder atrás de árvores no meio do nada, eu quero tecnologia, eu quero todas as coisas que a vida pode me proporcionar, sejam elas boas ou ruins!
Paulistano com orgulho.

Inserida por milorde

A ARTE DA DUVIDA E DA CRITICA COMO técnicas e ferramentas psicológicas para gerenciar pensamentos, administrar emoções, resgatar a liderança do “eu".


O eu é mais sofisticado do que simplesmente pensar, ele é a consciência que pensa e que pode administrar ou gerenciar a construção de pensamentos. O eu é a consciência dos parâmetros intrahistóricos (contidos na memória) e extrapsíquicos. Sem o eu não teríamos a consciência dos parâmetros espaço-temporais e da realidade do mundo que somos (intrapsíquico) e em que estamos (extrapsíquico); sem o eu um segundo e a eternidade não teriam a menor diferença.


A qualidade do gerenciamento do eu sobre o mundo dos pensamentos e das emoções é que determinará a capacidade do homem como agente modificador da sua história intrapsíquica e social. A tendência natural do homem é ser vítima de suas misérias psíquicas.
Se o fluxo vital da energia psíquica não for conduzido para a produção de pensamentos e experiências emocionais saudáveis e enriquecedores, ele será conduzido inevitavelmente para a produção de experiências angustiantes, tensas, agressivas, autopunitivas.


A prevenção esta em usar a arte da duvida e da critica. Devemos criticar as idéias fixas e pensamentos perturbadores e angustiantes. Criticar cada idéia pertubadora em cada momento que ela se encerra para que seja possível re-editar o filme do inconsciente. Criticar a ansiedade pelo excesso de informações, e a necessidade excessiva de estar em evidencia social e profissional.
Permitir-se contemplar a verdadeira beleza da vida, cuidar, realmente, dos que nos são caros, separar o final de semana e curtir a família, os amigos. Amar-se para poder amar o outro, pois só cuidamos corretamente dos outros, quando aprendemos a cuidar de nós mesmos.
Quando aprendermos a exercer o gerenciamento do eu deixaremos de ser vitimas para nos tornarmos protagonistas da nossa historia.

Inserida por clecilene13

Uma crítica indevida o que é?

Nós podemos dar outro nome a tantas palavras!
Uma crítica favorável ou não sendo verdadeira,
é sempre bem vinda, ilumina...
Mostra os nossos erros e acertos!
Mas quando uma crítica vier de uma forma indevida e sem nenhum fundamento, é uma das palavras que trocou de nome,
INVEJA!

Inserida por JaneteSales

Crítica teatral para peça “Las Heridas del viento”
(Víctor Bhering Drummond -Buenos Aires, 08.04.2018)

Fui convidado (ou presenteado) pelo grande e sensível ator Miguel Jórdan para a estreia de sua peça “Las heridas del viento” no @teatrobuenosaires

Dirigida por Gastón Marioni e protagonizada por Miguel e seu ótimo parceiro de cena, Mariano Fernández, a obra do autor espanhol Juan Carlos Rubio é um grande questionamento sobre as crenças que temos sobre o amor.

E leva este poderoso sentimento à um lugar vazio do espaço. À uma página em branco. Onde fisica e emocionalmente os personagens de Miguel e Mariano se lançam ao completo desconhecido. E nestas páginas em branco, as sensações e projeções do amor podem ser escritas e interpretadas de acordo com o desejo do coração de cada um.

“Las heridas del viento” é uma comédia dramática em que se questiona o que é o amor e como ele ecoa para cada ser. Os caminhos de personagens que nunca se encontraram se cruzam quando o pai de David (Mariano) morre e este, incumbido de repartir os bens, encontra tórridas cartas de amor que seu pai recebia de outro homem (papel de Miguel).

Nessa longa e dolorosa estrada, os personagens apresentam de maneira brilhante e orgânica (a leveza, segurança e poesia de Miguel são emocionantes - tanto é que levou o prêmio Estrella del Mar por sua interpretação na estreia em Mar del Plata. - e a convicção de Mariano em defender o filho cheio de dúvidas e amargores existenciais flui com muita naturalidade) a necessidade de entender quem é o falecido pai-amante, a reavaliação do que é o amor, o perdão e a revisão dos conceitos sobre solidão, paixão, entrega, paciência e como curar com valentia, coragem e claro, sofrimento, as feridas deixadas por ecos de amores silenciados.

(Domingos a las 19 horas | $ 300.- Promoción: 2 localidades x $ 400.-
Rodríguez Peña 411 - CABA / 5218-5238)

#teatro #art #arte #cultura #dica #argentina #buenosaires #dicacultural #victordrummond #drummondcomunicacao #ator #men #stage #palco #entretenimiento

Inserida por victordrummond

Ecologia,
Grito, no senso apenas o tenso sistema,
Para, VIDA, que critica a extinção,
A, meramente a expressão que absorve a existência.
Vida, de longe te amo tudo é lindo
Que, aparenta o lixo se acumula em trechos
Morre, expressão vista na mídia, flores...
Em Silencio, vos o digo para sempre vou lembra que existi-o no espaço e no tempo.

Inserida por celsonadilo

Primeiramente gostaria de enfatizar, que critica não necessariamente é uma refutação, mas o julgamento da reflexão do pensamento.

Definição:
Idealismo transcendental é uma terminologia aplicada à epistemologia de Immanuel Kant  
Segundo esta, os fenômenos da realidade objetiva, por serem incapazes de se mostrar aos homens exatamente tais como são, não aparecem como coisas-em-si, mas como representações subjetivas construídas pelas faculdades humanas de cognição. Seu oposto seria o idealismo dogmático.

Outra definicação importante:
Jogo de linguagem é um conceito filosófico desenvolvido por Ludwig Wittgenstein, referindo-se a exemplos simples do uso da linguagem e das ações em que a linguagem é tecida. 

Onde as palavras são simbulos e seu siguinificado (semantica) pode ser mudada conforme convenções humanas.

No texto aterior citei alguns fatores relevantes para o entendimento do que vem a seguir, por isso a necessidade de definição de algumas palavras, assim como a elucidação de alguns conhecimentos.

Kant divide o conhecimento para facilitar o entendimento, mas não acredito que ele tenha  dividio o conhecimento em si.
Quando Kant sita conceitos como "a priori" ou " a posteriori", ou ainda juizo estetico ou subjetivo, na verdade ele está demonstrando fatores pelos quais se se percebe o mundo e as coisas como são apresentadas.

vamos a definição seguinte definição:
"a priori" o conhecimento que vem antes da experiência

" a posteriori" o conhecimento dado pela experiência


Iniciarei com pedido, tente organizar seu pensamento de forma completa sem que haja uso da linguagem.

Impossivel, pois a linguagem, diferente da lingua (idioma), está a representação da organização mental, apartir de simbolos.
Se todo conhecimento é dado pela mente, pela razão pela reflexão, antes há a necessidade da utilização da linguagem para organizar tais pensamento, assim a inteligencia é dada de forma construida pela organização mental mediada pela linguagem.

Como julgar o nivel de inteligencia objetiva segue a seguinte ordem, dados, selecionados em informação, selecionados em conhecimento, selecionado inteligencia, palavra esta que vem em sua etimologia escolher dentre.

Então a linguagem é a organização dos dados em simbolos para a seleção, chegando a inteleligencia.
refutando jean Piaget, sim a linguagem é a priori.

Mas a linguagem em si não é o suficiente para construção do conhecimento, antes é necessario uma atividade 

"A posteriori" dada pelas experiencias.

continuaremos apartir de uma problematica, opinião é uma questão de gosto, ou no minimo analogas, então gosto é individual ou cultural ?

Veja como a cultura tem grande peso, tudo que escolhemos é dado pela cultura que nos cerca, o espaço, o contexto cujo qual estamos imersos, observe;

voce gosta de baratas fritas ? sim baratas ? não por que ?

Não? como não, em bangkok é o que tem de mais sofisticado.
A não, por que a cultura que voce está inserido, diz que é nojento comer barata    
Provavelmente quando você vai a um churrasco prefere um pedaço de carne, nos EUA é um salsição ou amburgues, mas sabe aquele espetinho de coração de galinha bem assadinho? para os EUA é como se tivesse comendo baratas.

Então gosto e opinião é construido pela cultura e não é individual.

Então pera ai esta dizendo que achamos que estamos escolhendo, mais na verdade não estamos ?
sim isso mesmo.

mas ai entra o grande segredo, quando Kant apresenta o Juizo estetico, ele diz que há certos conhecimentos que são subjetivos a sensções do sujeito, e por sua vez construidos, tanto plea linguagem como pela experiencia, "a priori" e " a posteiori".

Justamente esse conhecimento faz você ser diferente de não igual a todos, o individuo, e a força da cultura sobre indiviuo de hegel, chamada de espirito do povo.

Então temos um unico conhecimento de kant que é o trancedentalismo, o que está além do sujeito que é construido em função do tempo e das experiencias pelo espaço que o cerca ( Cultura) .

Mas como mudar isso ? A cultura é o espaço, o contexto, ele pode ser mudado transformado, o que refuta o absolutismo do espirito do povo de Hegel.
Então meu amigo, você constroi e é construido pelo espaço que está enserido, mas para isso há a necessidade de conhecimento de mundos e a construção de possibilidades, que só pode ser feitas na mente, na conciencia, a partir de dialogos internos e observações da propria conciencia, voce deixa de reagir a estimulos externos, e começa a agir de determinar suas escolhas , interferindo diretamente no seu espaço, o esforço do marxismo é uma teoria vinda de Hegel  que em sua estrutura estava falha e incompleta, misturadas com a teoria mal compreendida de Kant.

Então vamos rever, que o indiviuo é um ser ontologico em sua exitencia interna, racional e de observações e dialos internos construidos pela linguagem mental de suas representações obsetivas e subjetivas, mas também é um ser inserido em um espaço cultural, cercado de outros individos dotados da mesma capacidade, que quando somados possibili uma infinitude de possbilidade até mesmo as mas improvaveis.              

Inserida por ruisdaelmaia

Uma crítica ou um conselho, ainda que de uma fonte pouco conhecida, pode ser um sinal de alerta, uma placa de pare, uma bifurcação, um sinal de retorno, um aviso de curva perigosa.
Estejas atento as críticas, avalie o trajeto e mude de percurso caso seja necessário.
Em certas situações seguir em frente pode ocasionar uma colisão e cruzes ao longo da estrada.

Inserida por visterine

Quando se trata de amor, você critica, xinga, diz que tem autoridade sobre a sua própria vida e que não vai fazer nada para mudar seu jeito, porque esse é seu jeito e se quiser é assim. Tá bom então!

Mas você se esquece das suas "amizades"são elas que te levam para o mundo. Influenciam, mesmo que você diga que não é influenciado. Essas pessoas que você chama de amigos, te dar a mão para você levantar. mas foi eles que te derrubaram. Lembre-se Jesus foi traído por Judas.

Se for para ser dono da sua vida, seja justo, honesto, íntegro e imparcialprimeiro. Então não seja influenciado pelo seu amor nem pelas suas amizades.

Inserida por wesleyuchiha19

A educação é fluída e devia ter seus pilares pautados na ampliação da capacidade reflexiva e crítica do sujeito, proporcionando recursos para que ele torne-se protagonista de sua própria história.

Não tratemos a educação como mero meio de reprodução de conhecimento pautado em números, traduzido em resultados, extirpando a subjetividade em prol a um padrão de sucesso, a um único caminho a ser trilhado.

Inserida por diegorenno

Controvérsias

Te escrevo esta lírica crítica poética
Como um tolo devaneio desta minha mente
Antes tão inerte, agora inquieta
Redijo substantivos e vocábulos
Tão mornos e oblíquos
Afim de encontrar acalento
À esta minha vida, morna e incerta.

De amantes a inimigos
Malditos escravos
De devaneios antigos
De estranhas aversões
Nossos nocivos estragos

Eu queria a calmaria
Do encontro das marés
Queria a melodia
Orvalhada dos ouropéis
Queria não ser tão estático
E poder não sentir
Essa minha dor
Mas não sei se queria
O privilégio de chamar-te de amor

No ápice de minha saudade
Houve um lapso temporal de desespero
Em que sem pudor ou medo,
Infligi a mim, uma dor de total desmantelo
Queimei-me a pele
Por não suportar o queimor que me aquecia por dentro
Meus epitélios pareciam desgrudar da derme
E seu nome não me saía da cabeça
A tu, eu perdi a sanidade.

Nem mesmo todo o tempo que passamos na estrada
Bastaria a compensar as horas que perdi delirando por ti
Queria não ter essa intensidade exacerbada
Mas das rosas que você me deu,
Sou a estragada.

Desvencilhei-me das lembranças tuas
Mas tua foto ainda está em minha cabeceira
Ainda sinto teu cheiro em pessoas alheias
Em minhas andadas rotineiras

Queria ter lembranças como as suas
Boas e puras
Mas nas minhas,
Só fomos dois inconsequentes
Cambaleando sob a linha tênue à margem da razão e da loucura

Beijei bocas das quais não lembro o gosto
Pousei em corpos estranhos, conhecidos e em tantos outros
Mas sempre foi você,
O fogo que me torna imune aos sopros

Estou numa bolha de inércia prestes a ser estourada
Meu mundo rosa tem coloração acinzentada
És parte fundamental desse caos instaurado em mim
E sem você, eu me resguardado
Nada mais vai ser cem por cento
Nada tem a beleza extraordinamente quântica
Linda, leve
Como teu sorriso e teus cabelos ao vento

Minha energia lasciva destruiu teu carro
E a minha sanidade,
Me trouxe os debates existenciais sobre a beleza da ida
Mas se eu não fosse azarada,
Não conheceria quem me ensinou a fórmula de resolução
Ou da destruição de minha vida

Toda a incompreendida chama que juravas ter
Era brasa molhada, fogo de palha
E agora, cobrança de saudade
Que só sobrou pra mim
Junto à esse romantismo ultrapassado
À imensidão de lirismo incompreendido
Você me trouxe de volta à monótona realidade.

Com a dor de ser o que sou,
Acabou.

Acabaram os vocábulos
Todos os numerados fósforos foram queimados
E apagaram
Só restou a fumaça
E a dor reconfortante de quem os segurou até o final.
Serei sua
Enquanto meus versos inconformados e desajustados
Insistirem em ser seus.

Thaylla Ferreira Cavalcante

Inserida por ThayllaCavalcante

O BOM CRÍTICO, VIA DE REGRA, DEVE SER ALGUÉM PERITO NA ARTE QUE CRITICA.

Interessa-me a opinião, apenas de alguém, que assim como eu faz da literatura seu macro ofício....

É muito comum ouvir homens que não são caçadores explicarem a melhor maneira de se pegar um animal, com armadilha X ou Y. Como também outros que nunca pescaram falarem sobre a emoção do pescador quando fisga um peixe grande.

Neste parecer, digo que as iscas foram lançadas, se não peguei nenhum peixe a culpa não é do pescador. A CULPA foi da apatia dos peixes, que não reconheceram a boa porção de carne gorda a eles oferecida.

Inserida por EvandoCarmo

É certo que a crítica geralmente tem o poder de nos incomodar, pois mexe com o nosso modo de pensar. Portanto, as nossas palavras de julgamento tem que ter a eficácia de edificação. Logo, na medida em que palavras de julgamento forem ditas é racional vir carreadas de humildade e bom senso, para que, o ouvinte seja capaz de acolher de forma positiva o nosso ponto de vista e a nossa eventual instrução.

Para levarmos o próximo à reflexão não é preciso, necessariamente, mostrarmos conhecimentos em demasia- a fim de enchermos o próprio ego-, mas sim em termos a maturidade em apresentar conhecimentos com humildade, com o objeto de fazer com quem está escutando tenha à disposição para vivenciar dúvidas sobre comportamentos próprios ou alheios.

A ausência de flexibilidade em nossas críticas não inspira dúvidas para mudanças, mas sim dúvidas sobre a arrogância e a “chatura”.

A maturidade dos nossos palpites na vida alheia tem de possuir o poder de provocar questionamentos libertadores, em que apresente os erros e as mazelas, mas em que um mesmo momento seja capaz de expor possibilidades. É nesta maturidade em que nós nos permitimos sermos instrumentos de transformações na vida do outro.

Inserida por carlosfernandofc

Para ti, Crítico DESTRUTIVO:

A CRÍTICA destrutiva...

A ti que tens um olhar;
Tão cego que nem te vês;
Dedico este meu pensar:
Que pena o bom te faltar;
Pois verias nos dois, três;
Irias ver teu tratar!

Mui fácil, é criticares;
Difícil, é perceberes;
O que vês com tal olhar!...
Pois com esses teus olhares;
Jamais terás entenderes;
Para julgar, meu apontar.

Não sou desses de apontar;
Cultura de mau educar;
Onde a mesma mui estiver!...
Pois admiro o puro olhar;
Tal como o puro pensar;
Venha ele donde vier.

Por isso pobre coitado@;
Afina bem esse olhar;
Quando fores criticar...
Não vá cair-te o telhado;
Pra me deixar avistar;
O que em ti há, ao milhar!

Muito obrigado, e DESCULPA.

Inserida por manuel_santos_1

A dependência cultural, económica e política
Em relação aos países desenvolvidos é crítica
A dívida externa aumenta com vigor
A expectativa de vida baixou
Crescimento populacional elevado
Oligarquia perpétua, nepotismo acentuado
A mutação na economia mundial
E na geopolítica planetária como tal
Agravou a desigualdade da natureza
Da acumulação de riquezas e da disseminação da pobreza
O desenvolvimento, por sua vez
Assume padrões perversos
Marginalizando a maioria da população
Porém o desenvolvimento e a dogmatização
Das potências mundiais vive de modo patético
Às custas da exploração dos países periféricos

Inserida por hebo_imoxi

Sou crítica,sou chata,não faço social,sou careta,sou orgulhosa,não bebo,não uso drogas,não falo palavrões,não sei demonstrar amor afeto ou qualquer tipo de carinho,sou vingativa,possessiva,ciumenta.Não espere de mim declarações,afeições,provas de amor ? não está em palavras,não está em elogios a cada 10 min.
tirando isso sou um amor de pessoa. =)

Inserida por Eliaane

O humor é a alegria contagiante
O humor é preciso na vida, pois é a crítica
Em que você exprime toda a sua raiva contorcendo
As palavras e até mesmo as deixando mais rudes
e fortes do que as palavras sem nada a dizer e sem curiosidade, o humor é a mais pura liberdade. Do homem é como se expressa seu comportamento, sua vida e, mais importante de tudo, sua opinião de forma em que tenham vontade de descobrir, pois o humor é a arte mais curiosa e crítica que há.

Inserida por VitalViegas

Critica geral a ilusões indesejáveis

Me seca a garganta ver olhos que não vêem
me deixa desalmado cabeças que não crêem,
por mas que você tente ser sempre você mesmo
tem sempre o oposto,e é isso que eu vejo

Metade do seu melhor,é o que você deve mostrar
e quando for pior,não tente agradar
as pessoas se iludem fácil,com medo do desejo
eu tento não olhar,mas é isso que eu vejo

Dor e sofrimento as vezes não bastam
brincar e adiar são coisas que afastam,
e se arrepender-se fosse apenas uma conclusão
lagrimas de ódio encheriam um coração.

A dor do passado concretiza o futuro
a doce inocência vira o amargo maduro,
aparências enganam,atitudes podem mentir
se hoje te dei um sorriso,amanhã posso te ferir

Pra falar a verdade o mundo para de rodar
e é nesse instante que eu tento me encontrar
sei a diferença entre “talvez” e “por que”
pode ter certeza,meu mundo não gira em torno de você.

Inserida por sidloboguns

SEM RESERVA E SEM MODÉSTIA - PALAVRAS DO EDITOR

Não raro me questiono de forma muito crítica e dura, sobre minha falta de madureza espiritual, por ter demorado tanto tempo para perceber qual é o meu papel neste mundo, felizmente hoje tenho clareza neste respeito.

Talvez, de forma um tanto torta ou desvirtuada, eu tenha produzido alguma semente de luz, com minhas ações impetuosas, presunçosas e egocêntricas, no campo da arte. Todavia, agora tenho bem transparente, na mente e nos olhos, a verdadeira razão de eu ter nascido com algum dom para escrita, para música e para poesia.

Contudo, fugindo do mundo comum, onde reina a vaidade humana exacerbada, entre os artistas com quem vivi e convivi, encontrei de fato o verdadeiro sentido para continuar fazendo arte, isto no melhor sentido da palavra escrita e pensada.

Editar novos poetas, com muita responsabilidade e consideração pela pessoa humana, e sempre revelando minha intenção para com o trabalho de outrem, fazer com que a obra publicada seja de importância para edificar leitores, não visando ganho desonesto nem ganância sobre eventuais lucros que a obra venha nos proporcionar.

É possível viver com apenas o necessário, e se concentrar no que há de melhor nos seres humanos. Portanto, a meu ver, todo artista, por mais genial que seja não terá paz nem felicidade em produzir sua arte, se não for com o propósito nobre de indicar um caminho através do seu trabalho. E mais importante ainda é aceitar, com sinceridade e amor ao próximo, que ele não é o único artista sobre a terra e sob o céu.

Há muito mais nas entrelinhas, mas isso só eu posso revelar.

Evan do Carmo 21/12/2017

Inserida por EvandoCarmo

Há ocasiões em que basta uma crítica negativa dirigida a nós
que nos deixamos abater
e nos desmotivamos a seguir nossos planos...
É preciso aprender a sublimar os julgamentos alheios,
sem arrogância... mas ter em mente que nem sempre,
as opiniões vindas de forma pouco construtiva,
devem ser levadas em consideração.
Cika Parolin

Inserida por CikaParolin