Coleção pessoal de EvandoCarmo

1 - 20 do total de 517 pensamentos na coleção de EvandoCarmo

O ingrato esquece rápido o bocado que comeu...Até sentir fome outra vez, assim a sua moralidade anda junto com sua fraqueza de memória... Também são temperamentais, se irritam facilmente, caso alguém os façam recordar!

Evan do Carmo

O ingrato esquece rápido o bocado que comeu...Até sentir fome outra vez, assim sua moralidade anda junto com sua fraqueza de memória.

Evan do Carmo

Ana

Ana, você pensa que me engana
com este jeito bem sacana
de dizer que não me quer.

Ana, eu perdi mais de uma semana
fui até Copa Cabana no afã de te rever
caiu chuva na calçada, uma forte enxurrada
nem o vento foi capaz de te trazer.

Ana,você foi só uma miragem, uma sombra
um por-de-sol, sem abraço sem partida
sem conversa, sem café, sem poesia.

Ana, eu pensei em mandar flores
acabei mandando livros, em vez de romance, ensaios e liturgia de ateu,
Dom Quixote e de Rousseau
em Busca de um Mundo Perdido,
ficou branco e esquecido
o capítulo teu e meu.

Evan do Carmo
1 compartilhamento

A maior virtude humana é a teimosia. O resto são consequências dela...

Evan do Carmo
1 compartilhamento

QUANDO CRIAMOS, SOMOS DEUSES.

Quando criamos alguma coisa, não importa sua natureza, nos tornamos como deuses. Devemos, portanto, nos preocupar com que material estamos criando, seja um filho, uma casa ou uma obra de arte, seja música, romance, uma imagem abstrata ou poema concreto.

Seguindo o exemplo de Deus, quando criou o homem, primeiro se cria o escopo, a partir de uma ideia. Então rabiscamos, com mãos e mente e com as ferramentas rudimentares que temos à nossa disposição, ferramentas que nunca conseguem captar o real significado que a mente intenciona.

Agora com o escopo definido, sopramos em suas narinas o nosso espírito, nosso fôlego de vida, colocamos nele essência, personalidade e caráter.

O homem nasce bom, puro instinto e natureza, só essência humana e caráter divino, para desenvolver uma personalidade única, portanto incorruptível, assim queria Deus. Todavia, ao ser posto no paraíso, primeiro sozinho, depois com uma companheira, feita da mesma natureza e essência, de sua costela, desta forma o futuro da humanidade estava garantido. Não havia agente público para os corromper.

Não é necessário visitar Rousseau para esta constatação, nascemos bons, são os nossos pais, (Sociedade) que nos destrói, que nos rouba a natureza original, pureza e caráter divino.

Voltando ao criador, ao Homem-Artista. O que colocamos em nossas obras é aquilo que temos na mais profunda concepção humana de algo secreto, no mais recôndito da nossa alma, é de lá que retiramos, essência, personalidade e caráter humanos e imperfeitos pra as compor.

Havia um agente público, um demônio vagabundo,( Diabo) vagando na ociosidade do paraíso terrestre, contudo, as distrações da mente do homem o levaram para um patamar ilusório, para outro ponto de vista sobre o que era justiça. Esta nova percepção de um ponto de vista externo, de uma lógica que ele até então não fora despertado para seu entendimento, tudo isso fez com que olhasse para o fruto proibido e suas virtuais recompensas.

Na criação artística, nós, assim como Deus, temos, apriori um desejo de perfeição e originalidade, mas ambos se perdem pela distração pública, ao absorver ideias paralelas que nos circundam, pela vista ou pela fraqueza de pensamentos alheios em nossa mente alojados..

Evan do Carmo 10/05/2018

Evan do Carmo
1 compartilhamento
Tags: pensamento

Conversas elevadas para a alma, são como alimento nutritivo para o corpo.

Evan do Carmo
1 compartilhamento

COMO EU DESPREZO A ETERNIDADE

"Amo e desejo a eternidade." Assim dizem os homens, como débeis amantes platônicos.

Amam e desejam o que nunca terão, do mesmo modo como o poeta ama e não deseja possuir, a musa intocável...

Se queremos que a vida tenha algum sentido, devemos procurá-lo em algum ponto central imaginário, entre a realidade decadente e algum desejo impossível!"

Evan do Carmo

Evan do Carmo
1 compartilhamento

SOBRE O FASCÍNIO DA BELEZA

Pessoas comuns são materialistas, possuem e são possuídas por outros iguais, elas não sabem apreciar o que é belo e bom, sem contudo, ter o desejo ardente de possuir, de absorver com seu ventre insaciável, tudo o que lhes encanta os olhos.

O espírito livre não domina nem se deixar dominar, no entanto exerce o seu poder de atração sobre a beleza e a virtude, e os conduz, com liberdade suprema para o seu mundo particular, e é lá onde encontra a paz sublime da contemplação superior.

Enquanto os outros desejam ter e até matam para conseguir, o homem livre se compraz e se regozija apenas com o vinho doce da admiração dionisíaca


Evan do Carmo

Evan do Carmo
1 compartilhamento

"Quem não tem alma de artista, não faz arte, e não compreende quem é, e quem faz, são pessoas estranhas que vivem num mundo paralelo, fora da realidade..."

Evan do Carmo
1 compartilhamento

SOBRE A BELEZA, NA ARTE DE CRIAR E DE VIVER

"É quase impossível conciliar razão e emoção, especialmente para um artista. Isto acontece pelo fato de que o poeta quer se apoderar de tudo o que é belo, e quando não o encontra o inventa, com sua arte, o mesmo ocorre nas suas relações com as pessoas...

Ainda sobre a beleza e sua razão de existir. Ela existe porque a notamos, contudo toda beleza se desvanece quando a tocamos, com mãos imperfeitas e cruéis...

Para que o encanto persista e nos conceda vida e certa medida de paz, deixemo-a em seu trono, inexoravelmente distante dos nossos íntimos afetos e contatos carnais e profanos, não a toquemos, para que sua majestade nos conduza ao mundo perfeito da ilusão do possuir..."

Evan do Carmo
1 compartilhamento

"Ainda sobre a beleza e sua razão de existir. Ela existe porque a notamos, contudo toda beleza se desvanece quando a tocamos, com mãos imperfeitas e cruéis...

Para que o encanto persista e nos conceda vida e certa medida de paz, deixemo-a em seu trono, inexoravelmente distante dos nossos íntimos afetos e contatos carnais e profanos, não a toquemos, para que sua majestade nos conduza ao mundo perfeito da ilusão do possuir..."

Evan do Carmo
1 compartilhamento

Penso, e isto não é nada novo, que apenas criamos as artes, com um único fim, por tantos meios, em suas diversas nuances, como desculpa para existirmos em relativo conforto diante do caos..."

Evan do Carmo
1 compartilhamento

"É quase impossível conciliar razão e emoção, especialmente para um artista. Isto acontece pelo fato de que o poeta quer se apoderar de tudo o que é belo, e quando não o encontra o inventa, com sua arte, o mesmo ocorre nas suas relações com as pessoas..."

Evan do Carmo
1 compartilhamento

"Agora eram só duas taças vazias
numa mesa cor de cinza
onde as ausências do vinho e do amor
se acostumavam."

Evan do Carmo
1 compartilhamento

NO SILÊNCIO DA ALMA

Não é necessário que se diga,
às vezes com palavras robustas
com poemas, odes ou canção
usadas para comunicar
e causar espanto,
ao mundo e ao ser humano
por quem se tem afeto
ou especial admiração.

Não se esconde uma verdade
nem uma dor por muito tempo
é no silêncio imponderável
que a alma fala e se revela
e a outra alma escuta
com a precisão
e a intensidade
da luz de um dia de sol,
radiante de verão.

Aquilo que se revela com a alma
está tatuado nos gestos
nas palavras, pensamentos
e no coração....

Evan do Carmo
1 compartilhamento

Para que serve a literatura, a poesia, a arte, a música, se não for para tornar o mundo mais justo e mais humano?

Quando escrevo um poema, um ensaio ou um livro, faço como se fosse meu último ato consciente nesta vida, como minha última oportunidade de fazer algo de valor. Saber que um texto ou um poema meu causou algum tipo de reação positiva em outro ser humano, me faz sentir que não é inútil meu ofício.

De fato, tudo vale a pena, quando temos pelo menos o desejo de que a alma do mundo seja grande, e que a vida não seja assim tão absurda quanto parece.

Evan do Carmo
1 compartilhamento

"Ando numa fase complicada da minha vida, cada dia se torna mais difícil, praticamente impossível conciliar a minha liberdade de expressão com a licença poética, e com a convivência em sociedade. Não raro escrevo o que não devia falar, ou falo o que não devia escrever... O ermitão em mim se revela agora com mais força moral do que antes, diferente de outrora, quando o homem social o ignorava em nome de uma boa reputação.

Então vez por outra me vem, instintivamente o isolamento de ideias, uma vez que não me possível o isolamento pleno e definitivo, desta forma preciso escrever, como que em um livro proibido, aquilo que evito dizer em público, ou escrever de modo corriqueiro, como fazem as pessoas para revelar seu espírito e seu tom de humor diário...."

Evan do Carmo
1 compartilhamento

Nenhum homem é uma ilha," pobre John Donne.

"Todo homem é um oceano de imensidão e profundidade insondáveis. O homem só se revela quando ama e para quem ama.

Só conhecemos nós mesmo o próximo, quando estamos ligados pela força imensurável dos afetos verdadeiros, sejam estes de amor e de sublime amizade."

Evan do Carmo
1 compartilhamento

"A humildade consiste em doar o que tem, ensinar o que sabe, sem contudo diminuir o que se é e o que se tem..."

Evan do Carmo
1 compartilhamento

"Quanto de te chamares de mestre, aceite o título. Se não tiver certeza do que és, rejeite-o, devolva-o a quem te ofereceu por ignorância..."

Evan do Carmo
1 compartilhamento