Texto Aprendi
SAUDADES
Eu nunca soube dizer adeus,
E ainda não aprendi,
Mesmo tendo passado tanto tempo,
Eu ainda me pego no pensamento a lembrar de vc...
O estranho é o sentimento,
Que mesmo maltratado por ti e pelo longo tempo,
Este insiste em insistir,
E agora estou eu aqui,
Deitado ao relento,
Com os olhos averiguando as estrelas,
E querendo tê-las,
Só para tentar comprar um sorriso seu.
A grama mais verde
Eu aprendi em qualquer estado que eu esteja, para me contentar. - Filipenses 4:11
Um amigo da Pensilvânia nos enviou esta ilustração: “Uma das vacas velhas do meu pai dá um bom leite, mas ela com certeza pode ser burra! Ela tem um campo inteiro para se alimentar, mas nenhuma grama parece tão saborosa quanto aquelas manchas fora de seu próprio pasto. Costumo vê-la esticando a cabeça pela cerca, enquanto atrás dela tudo o que ela precisa - excelente terra de pasto, lindas árvores de sombra, um fluxo refrescante de água e até mesmo um grande pedaço de sal. O que mais ela poderia querer?
Muitas pessoas são como aquela velha vaca. Eles pensam que a "grama é sempre mais verde do outro lado da cerca". Eles estão constantemente agarrando, cobiçando e procurando obter o que não lhes pertence. Quão absolutamente miseráveis eles são! Que loucura há no descontentamento!
Se você é cristão, as maiores bênçãos da vida já são suas. O céu é o seu lar e Deus é o seu pai. Ele prometeu nunca deixar você (Hb 13: 5), e Ele suprirá todas as suas necessidades (Fp 4:19). Então agradeça a Ele por tudo o que Ele lhe deu e esteja contente. Quando você tem essa atitude, você vai aprender a apreciar o quão verde a grama está do seu lado da cerca. É uma lição que todos nós precisamos aprender!
Eu ficaria quieto, Senhor, e ficaria satisfeito,
sei que minhas necessidades serão satisfeitas;
Com você para orientar e cuidar, minha alegria é esta:
não uma pequena necessidade você vai esquecer! HGB
A maioria das pessoas não está satisfeita com a situação - mesmo quando recebe muito mais. Richard DeHaan
Cale-se, mantenha-se sempre calado, foi o que aprendi com o tempo, todos falavam mas
sempre nos mandavam ficar calados, quietos, sempre quietos. Depois que aprendemos
a ficar calados, aprendemos a ficar quietos, com a mesma intensidade e força, isso nos
fez sermos pessoas perigosas, pessoas que não se pode confiar, pessoas que temem,
pessoas que temem muito, mas ao mesmo tempo não temem nada, pessoas que podem
desistir facilmente das coisas, inclusive da vida.
"O que aprendi com a minha doce, inteligente, companheira, encantadora e arteira border collie Meg
Aprendi a não me preocupar demais com as coisas materiais, pois ela me ensinou, inocentemente, que o importante é a essência.
Aprendi que devemos amar, ainda mais, todos os animais, pois os sentimentos se expressam com ações e olhares.
Aprendi que os animais vieram com um propósito na Terra: mostrar aos homens que o amor não precisa se expressar pela fala, mas por sentimentos, olhares e por ações, de modo incondicional e sem interesse.
Aprendi que ela veio de forma meiga, doce, totalmente programada para atingir em cheio o meu coração.
Aprendi que, na programação, está um olhar desconcertante, piedoso, direto, despretencioso, fatal e fulminante que me faz render aos seus encantos.
Aprendi que para ser feliz precisamos de muito pouco. Que a felicidade está em nós e nas pequenas coisas. Precisamos apreciar as coisas simples, amar e estar com quem amamos e fazer o melhor para todos os seres viventes.
Aprendi que a felicidade, também, é diverti-la passeando, brincando de bolinha, jogando um graveto ou um frizbee, brincando na piscina, fazendo com que eu ganhe o dia, enriquecendo, ainda mais, o meu viver.
Aprendi que, para nos conquistar, por vezes, atende aos pedidos ou se faz de desentendida.
Aprendi que ela ama estar conosco em todas as ocasiões e que subir nas camas é um detalhe que me fascina.
Aprendi que ela une a mim e a minha família a cada dia pelo amor, pois é a líder da matilha e se faz presente como integrante da família.
Aprendi que ter um bebê de quatro patas faz a minha vida ser de puro encantamento, de uma magia especial, de divertimento, de adrenalina e de pura diversão.
Aprendi que de nada adianta usar o aspirador de pó. Sempre nos deparamos com outra Meg!!!
Aprendi que sempre estamos com a Meg, fisicamente ou cheia de pelos, e que isso é maravilhoso e super especial!!!
Aprendi o que é o verdadeiro amor incondicional e o seu significado nesse grandioso espetáculo que é a vida.
Aprendi a ir e a voltar por ela e para ela.
Só não aprendi a viver sem ela!!!". Minha adorável bolinha de pelos envolta a puro amor que me encanta a cada dia!!!
Algumas lições que aprendi em 2019 foram:
1. "Feito é melhor que perfeito." Muitas vezes ficamos postergando iniciar algo para fazer "bem feito". Amigo(a), simplesmente faça!! Depois vamos ajustando. Nunca nos sentiremos totalmente preparados. Logo, dar o pontapé inicial é crucial para dar o passo seguinte.
2. "Não espere por ninguém." Eu tinha o péssimo hábito de não começar algo esperando que um(a) amigo(a) ou parente engajasse no meu projeto ou desse aquele apoio moral. A maioria das pessoas não tem iniciativa ou diz que "tamojunto" sem estar. Muito cuidado! Isso pode ser uma âncora que lhe impeça de sair do lugar.
3. "A vida passa rápido." Não seja espectador(a) da própria vida. Tem gente que passa a vida toda e não sai do lugar e vive pedindo um milagre. Seja o milagre! Tome as rédeas da sua vida. Mudanças exigem coragem, novas posturas e atitudes. Quem se arrisca a tentar mudar, tem mais chances de errar, mas também tem mais chances de acertar do que aquele(a) que nunca tenta.
Mude a cabeça. Tenha força de vontade em querer mudar. Não adianta querer novos resultados se faz as mesmas coisas durante toda a sua vida. Resultados diferentes, exigem atitudes diferentes.
Julho, 2019.
Aprendi que;
Definição de gênero e religiosidade, não define o caráter de nenhum irmão;
Amigos verdadeiros, se conta nos dedos de uma mão;
Amor é amor e não paixão;
Depressão é doença séria e não falta de religião;
Quem fala mal dos outros pra você, de você a eles falarão;
E de quem você menos espera, será sua maior decepção;
É muito mais salutar a paz, a ter razão;
Conversar com Deus, é a melhor oração;
Aprender com os pais, lhe resgata de aprender lá fora e com pressão;
Valorizar seu estudo e seu trabalho, nunca será em vão;
Desejar um bom dia, um bom intento, e realizar o bem a alguém, é responder a vida com gratidão;
Faz bem pra alma, reconhecer o erro e pedir perdão;
O mundo gira, e com rapidez e precisão;
Dinheiro traz sim felicidade, compra muitas coisas e até mesmo gente, mesmo aqueles que dizem que não.
Nara Nubia Alencar Queiroz
Aprendi que eu não me conheço na totalidade!
Aprendi que tu não me conheces totalmente!
Aprendi que se ontem o som da sua voz era melódica para os ouvidos de alguém, hoje poderá ser incómodo como o som de uma electroescavadora perfurando o pavimento da estrada.
Por isso ame e cuide enquanto podes.Porque amanhã poderá ser tarde demais.
APREENDENDO COM A VIDA
Aprendi, que não adianta estar feliz por fora mais estar sangrando por dentro, tentando desfasar toda a dor com um sorriso, não adiantaria de nada, por mesmo que um sorriso traga a felicidade e dor no interior será a mesma.
Aprendi que eu não posso exigir o amor de ninguém, posso apenas dar boas razões para que gostem de mim e ter paciência, para que a vida faça o resto.
Aprendi... Que vai demorar muito para me transformar na pessoa que quero ser, e devo ter paciência. Mas, aprendi também, que posso ir além dos limites que eu próprio coloquei.
Aprendi que preciso escolher entre controlar meus pensamentos ou ser controlado por eles. Que os heróis são pessoas que fazem o que acham que devem fazer naquele momento, independentemente do medo que sentem.
Aprendi... Que nos momentos mais difíceis a ajuda veio justamente daquela pessoa que eu achava que iria tentar piorar as coisas.
Eu aprendi... que meu melhor amigo vai me machucar de vez em quando, que eu tenho que me acostumar com isso. Que não é o bastante ser perdoado pelos outros, eu preciso me perdoar primeiro.
Aprendi que, não importa o quanto meu coração esteja sofrendo, o mundo não vai parar por causa disso.
Aprendi que a minha existência pode mudar para sempre, em poucas horas, por causa de gente que eu nunca vi antes.
Aprendi, afinal, que é difícil traçar uma linha entre ser gentil, não ferir as pessoas, e saber lutar pelas coisas em que acredito.
Algumas das minhas vivencias mais simples resultaram nos mais importantes aprendizados.
Aprendi com o violão que o tempo é sempre necessário e com minhas pedaladas em torno da lagoa que a perseverança é indispensável.
Viver é muito parecido com andar de bicicleta. Não importa se estamos indo devagar ou rápido, o importante é o sempre se movimentar.
"Como era difícil deixar para trás o que as pessoas haviam feito contra mim. Aprendi a devolver na mesma moeda a dor que me provocavam.
Foi difícil deixar as ofensas para trás porque eu não era mulher de ficar calada, foi difícil sair de perto de pessoas que me faziam mal porque fui ensinada que quem bate me ama".
Amizade
ultimamente aprendi uma palavra nova para o significado de amizade e o quanto essa palavra ia além do conceito de amizade, como essa palavra significa família não a família de sangue a que crescermos a que nos ama e aprendemos a amar e sim a que escolhemos amar, há amizade para essa palavra e um laço que prende os dois um laço que e ferozmente defendido e algo que uni famílias e povos um compromisso algo inquebrável, incomparável, dentro dessa palavra tem um amor feroz, protetor.
não existe saudade para eles pois estão sempre conectados, existe a falta de estar por perto porque juntos são melhores um completa o outro um defende o outro um sente a dor do outro.
E que nem a morte os separara e tudo isso vem do conceito da palavra parabatai.
"A arte de viver
Com o passar do tempo aprendi que as emoções negativas devem ser extirpadas, devem ser deixadas bem longe, dando lugar às emoções positivas.
A vida fica mais leve e mais suave.
Aprendi que devem seguir a estrada da vida quem esteve presente nos momentos favoráveis e não favoráveis.
Devem estar presentes os grandes e verdadeiros amigos.
Que as situações e as pessoas difíceis surgiram para que houvesse um fortalecimento espiritual e emocional.
Extrai uma valorosa, expressiva, significativa e grande lição de vida!!!
Aprendi que devemos ver o mundo recheado de sonhos, que devemos ver o mundo com os olhos de uma criança, do coração e da alma, e transbordando de emoções.
Á vida sem emoções é vazia, é efêmera, é triste.
Por isso, permita-se seguir a vida em com ritmo vindo do Arquiteto do Universo e a vida será repleta de magia e de puro encantamento.
Aprendi que a vida não permite rascunhos ou edições.
Que, como exímios protagonistas e imbuídos de emoções sempre positivas, devemos dar as cores que desejarmos à vida para que a peça encenada por nós tenha um brilho intenso, vibrante e marcante, fazendo com que tenhamos muitos aplausos antes das cortinas se fecharem, antes do término do grande espetáculo que é a vida.".
Acabei de chegar em casa... Foi cansativo,mas tô feliz... Aprendi muito sobre a vida com os clientes que atendi...
Tô cansado, com dores nos pés... Muita dor mesmo... Isso me faz entender o que é trabalhar ... Ganhar o dinheiro honestamente... O peito ainda machucado .... A alma derrotada... Mas feliz por ter feito o meu melhor no dia de hoje
BASTA
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Aprendi a conter os meus rompantes
de carinhos, cuidados,atenções,
meus instantes de quando sou notório
aos teus olhos de pouco acolhimento...
Resolvi me afastar das tuas fugas;
teus temores de minha confiança;
dessas rugas na testa inquisidora
das verdades do afeto que devoto...
Já me calo no tom do teu silêncio,
me resfrio no freezer dos teus traços
e nos braços cruzados do teu ser...
Tua guarda montada em cada gesto,
cada linha indigesta sobre o rosto
têm um gosto que chega de sentir...
Eu aprendi uma coisa sobre finais: que precisamos transformá-los. E não será diferente com você.
Dessa vez eu não vou fazer milhares de perguntas para que eu possa entender o motivo do seu sumiço ou procurar uma forma de chegar até você, retornar nossas conversas diárias e, dessa forma, conseguir me sentir bem. Me sentir viva.
Não dessa vez. Agora eu decidi ficar no meu canto, esperando nada de nada, desconstruindo e reconstruindo o que tiver para ser. Vivendo os meus dias em reconciliação comigo mesma, pedindo perdão e me perdoando por todas as vezes em que achei que despedidas como esta, novamente eram somente por minha culpa.
Eu tenho muito a aprender, entende? E eu não deixo de ser capaz disso sem você. Eu continuo. Eu vou sorrir quantas vezes for preciso e vou chorar quantas vezes for necessário chorar para entender que o foco dessa situação toda não é VOCÊ TER IDO e sim EU TER FICADO.
Sim! Eu fiquei. E agora a situação é sobre como eu vou me dedicar a mim, cuidar dos meus sentimentos, daquilo que eu mesma quero expulsar (eu tenho essa autoridade). Sua ida me confundiu. Mas eu não posso ficar o tempo todo tentando decifrar sua personalidade e seu tempo como se eles fossem meus.
A mim só compete a tarefa de seguir em frente. A mim só compete a tarefa (a árdua tarefa) de não me perder e de me encontrar quando os labirintos forem difíceis demais. A mim me importa o seu desaparecimento repentino, mas não será mais essa despedida sem sentido que roubará os risos que tenho que dar e os novos riscos que tenho que correr. Sua ida, novamente, não me causará mais o mesmo trauma.
Porque eu também aprendi outra coisa sobre finais: Eles precisam acontecer. Eles são senso comum da vida.
E eu não vou morrer por isso.
Aprendi a ser mais sossegada com a vida, que nada vale à pena se não for vivido com intensidade, e que os anos nos ensina que as piores pessoas vêm para nos tornar fortes e as melhores para não nos esquecermos que mesmo que o mundo pareça hostil ainda há um fio de amor e mesmo que seja em poucas pessoas não da para desistir.
Seja amor por onde for.
aprendi que na vida
se não for de um jeito
com certeza será de outro
se não for brigadeiro é poesia
se não for tristeza é alegria
se não for com coragem
vou com um baita medo
se não for chá, é café
se faltar razão, vou com emoção
se for com desejo, eu boto fé
se não for do meu jeito
será do jeito que Deus quiser
e ainda sim vou de qualquer jeito
com ou sem defeito
bem ou mal feito
desde que tudo seja feito
com muito amor no coracao!!!
Muito do que aprendi está escrito aqui, no livro da minha vida.
Aprendi com minha mãe que não sou todo mundo e a ficar em silêncio quando necessário. Aprendi a ser mãe como ela, a ter educação e a agradecer por isso.
Aprendi com a Cora Coralina a fazer doces (como brigadeiro) e a escrever poemas.
Aprendi com a Clarice Lispector que sou companhia, mas também posso ser solidão. Que sou tranquilidade e inconstância, pedra e coração. Sou abraços, sorrisos, ânimo, bom humor, sarcasmo, preguiça e sono. E também a guardar minha dor no bolso e a cuidar das amizades, dos familiares e dos parentes quando for necessário.
Aprendi com a Frida Kahlo a cerrar as sobrancelhas quando algo não me agrada ou quando me sinto mais feliz do que imaginava.
Aprendi com a Cecília Meireles a escrever sobre a lua e suas fases, assim como sobre as minhas fases, boas e ruins.
Aprendi com a Rachel de Queiroz a gostar de cada detalhe de mim, sem me preocupar para que os outros gostem.
Aprendi com a Lígia Fagundes Teles a ficar sozinha, pois tenho a necessidade de me libertar de tudo e todos.
Aprendi com a Adélia Prado que não tenho tempo a perder, pois ser feliz me consome. Caso contrário, ou eu “viro doida, ou santa”.
Aprendi com a Hilda Hilst a escrever, a falar, a sentir e a recitar o amor.
Aprendi com a Carolina Maria de Jesus que temos um quarto de despejo dentro de nós, onde jogamos tudo, inclusive o amor que nos falta.
Aprendi com a Ana Maria Machado que devemos escrever, aprender a falar e lidar com a criança interior, principalmente com aquelas pessoas que esquecem de crescer e amadurecer.
Aprendi com a Lya Luft que podemos ser mais irmão, mais amigo, mais filho, mais pai ou mãe, mais humano, mais simples e mais desejoso de fazer os outros felizes.
Aprendi com a Martha Medeiros a brincar seriamente de “faz de conta”.
Aprendi com o Fernando Pessoa, meu xará, que “o que chega, chega sempre por alguma razão”. Tenho certeza de que todos que chegaram até mim foram por causa da minha própria maravilhosidade e da minha linda pessoa. Agradeço por fazerem parte da minha vida, e se alguém partiu, foi porque “tudo o que é bom dura o tempo necessário para ser inesquecível”.
Também aprendi muito com Machado de Assis, Carlos Drummond, Mário e Oswald de Andrade, José de Alencar, Castro Alves e outros escritores que li na infância e adolescência. Eles ajudaram na construção do meu saber e do meu ser, tornando-me mais humana e menos ignorante.
Aprendo até hoje com meus pais, irmãos, filhos, parentes, amigos e até inimigos o ato de pedir perdão, me retratar, me desculpar e amar incondicionalmente, independentemente dos defeitos e erros.
E aprendo demais com Chico Xavier, Allan Kardec, Paulo de Tarso, Lucas e toda a Espiritualidade Amiga que se faz presente em minha vida. Principalmente com Jesus, o nosso Mestre, que me ensina a ser eu mesma, a aceitar minha condição de espírito inacabado e imperfeito, mas que posso e devo ser melhor a cada dia da minha existência, ora humana, ora espiritual.
Gratidão!
Aprendi a duras penas que ninguém nos pertence. Ou as pessoas morrem, ou nos deixam (o que também é um tipo de morte). E não há nada que possamos fazer quando isso acontece, senão sobreviver ao luto.
Em ambas as situações também morremos. E a nós nos parece que um tipo pior de morte - ainda que saibamos que haverá vida um dia.
E quando mortos estamos, a verdade é que os outros não se importam. No máximo um lamento, uma lembrança, uma postagem no insta, um torrão de barro sobre o caixão.
Saber que a vida, ou a morte, da outra pessoa persiste sem nosso consentimento não é motivo de angústia - mas de conforto. De igual maneira, nosso tormento não cativa aos demais nem dói além de nós mesmos...
Porque a vida segue; e a morte, também.
Aprendi a sentir através da indiferença
Aprendi a falar através do silêncio, mas, foi me fazendo de surda que encontrei meu verdadeiro caminho.
As falas, quando exteriorizadas, independente de nossa vontade, são como bumerangues, vão e voltam. Nada mais justo que, cada um possa sentir o peso das suas próprias palavras
- Relacionados
- Frases sobre ser sozinho (reflexões sobre a solitude)
- Aprendi a ser sozinha: 34 frases para refletir sobre estar só
- Com relacionamentos anteriores aprendi...
- Eu Aprendi
- Aprendi que se Aprende Errando
- Frases sobre versões de mim que aprendi a aceitar, valorizar e evoluir
- Aprendi que sou mais Forte
