Com uma linguagem direta e sem rodeios, os textos de Caio Fernando Abreu (1948 - 1996) se popularizaram entre a "geração online", principalmente pela facilidade como o autor aborda determinados temas, como o amor, a solidão, o sexo e a morte. 

Reunimos alguns textos e pensamentos que nos fazem refletir sobre a nossa existência nos mais diversos sentidos da vida.

Um planejamento para a vida...

Poderíamos casar, teríamos um apartamento, tomaríamos café as cinco da tarde, discordaríamos quanto a cor das cortinas, não arrumaríamos a cama diariamente, a geladeira seria repleta de congelados e coca-cola, o armário, de porcarias, adiaríamos o despertador umas trinta vezes, sentaríamos na sala de pijama e pantufas, sairíamos pra jantar em dia de chuva e chegaríamos encharcados, nos beijaríamos no meio de alguma frase, você pegaria no sono com a mão no meu cabelo e eu, escutando sua respiração. Eu riria sem motivo e você perguntaria porque, eu não responderia, saberíamos.

Caio Fernando Abreu

Se tem uma coisa que todos nós deveríamos fazer é sonhar com o futuro, mesmo sabendo que nem sempre nossos planos sairão conforme planejamos.

Sabendo "filtrar" suas companhias

se algumas

Os nossos verdadeiros amigos serão sempre aqueles que estão presentes nos maus e bons momentos. Se por acaso estiver passando por um momento menos agradável da sua vida e algumas pessoas simplesmente "desapareceram", então acredite que foi melhor assim!

Das coisas importantes e que marcam uma vida...

Muita coisa que ontem parecia importante ou significativa amanhã virará pó no filtro da memória. Mas o sorriso (...) ah, esse resistirá a todas as ciladas do tempo.

Caio Fernando Abreu

não importa

Os momentos são os "tesouros" mais valiosos que você conquista durante a vida. Vivenciar bons momentos e compartilhar alegrias e outras emoções com as pessoas que amamos, isso é o que mais importa!

Os desejos que não realizamos...

Eu quis tanto ser a tua paz, quis tanto que você fosse o meu encontro. Quis tanto dar, tanto receber. Quis precisar, sem exigências. E sem solicitações, aceitar o que me era dado. Sem ir além, compreende? Não queria pedir mais do que você tinha, assim como eu não daria mais do que dispunha, por limitação humana. Mas o que tinha, era seu.

Caio Fernando Abreu

nada em mim

Nem sempre as coisas saem do jeito que planejamos. Simplesmente é assim como a vida funciona e devemos aprender a aceitar isso. Comemore e agradeça as vitórias, mas saiba respeitar e tirar boas lições das derrotas.

Depois de todas as tempestades e naufrágios o que fica de mim e em mim é cada vez mais essencial e verdadeiro.

Caio Fernando Abreu

Este é o "filtro" que as experiências ao longo da vida nos dá. Precisamos aprender a nos lapidar, ou seja, nos descobrir a partir dos erros e acertos.

A mudança que vem de dentro... 

mudei muito

Quem procura não acha. É preciso estar distraído e não esperando absolutamente nada. Não há nada a ser esperado. Nem desesperado.

Caio Fernando Abreu

Será este o segredo para a felicidade e paz?

Estou me afastando de tudo que me atrasa, me engana, me segura e me retém. Estou me aproximando de tudo que me faz completo, me faz feliz e que me quer bem.

Caio Fernando Abreu

na minha memória