Tag solidão
"O ignorante não reconhece sua ignorância, vive de sonhos improváveis, fala em autonomia, mas não faz quase nada sozinho."
A simples lua que brilha lá no céu,
com seu sorriso me rejuvenesceu.
Com palavras frias,
que me adoeceu.
As estrelas complementam o ego seu.
Após muitas e muitas noites,
seu coração, por mim amoleceu.
Um poema sobre a solidão
Sou aquele amigo esquecido,
O que fica para trás na calçada
E que o amor nunca encontrou.
Sou uma biblioteca solitária
Em meio às prateleiras,
Um pequeno príncipe a sonhar.
A rosa que tanto cuidei, um dia desapareceu.
Talvez eu a tenha sufocado demais,
Talvez ela estivesse cansada,
E seus espinhos não quisessem me machucar.
Sou um pintor triste,
Canto sobre o viver e pinto a beleza da vida,
Mas os campos de girassóis parecem diferentes hoje.
Eu tentei dar a você um pouco de cor,
Mas o pincel acabou manchando seu sorriso.
E como doeu não poder repetir o que foi feito...
De esboço a esboço,
Nada pareceu perfeito.
Eu sou as paredes de madeira que me cercam,
Tentando encontrar um raio de sol que me esquente.
Mas ainda sou esquecido...
E é tão frio aqui...
Vivo nas sombras do que foi ou poderia ter sido.
Trago no peito uma rosa que nunca desabrochou,
Não por falta de sol,
Mas porque ninguém ficou tempo o bastante
Para ver o seu vermelho nascer.
A maior dor do mundo não é a dor da traição, da rejeição, do abandono. É saber que vc não é suficiente pra quem vc mais ama, e por mais que vc se esforce, parece nunca estar à altura do que espera, é viver o incômodo de querer o melhor pra sua vida, e ver em quem ama sua única fonte de felicidade. Ah, se todos entendessem com clareza que nem tudo é como queremos, que existe hora de abrir mão de coisas fúteis, de coisas sem importância e que, por maior que seja seu desejo por elas, existe sempre algo maior, alguém maior, aquela pessoa que, apesar dos defeitos, do seu jeitinho de ser, transmite amor, carinho, cumplicidade, lealdade, verdade em tudo que sente, mas às vezes nosso egoísmo não nos deixa ver que o que mais precisamos está do nosso lado, nos incentivando, nos protegendo, torcendo por nós em todos os momentos da vida, uma pessoa maravilhosa que dá sua vida pela nossa.
A dor que senti no passado não me impede de seguir em frente. O que aconteceu comigo, aconteceu. Carregarei como fonte de aprendizado e sabedoria. Vou trilhar o meu próprio caminho e seguir em frente, sem deixar que essa dor comprometa meu futuro.
AUSÊNCIA, UMA
A folha em branco, uma ausência apossa
Do coração. Nada é leve, a emoção vazia
Sem calor, tão desamparada está a poesia
A noite adentra e uma prostração endossa
Letras amargas, cruas, vou até onde possa
Sentimento solto ao vento, de pouca valia
Que a própria poética no versejar desafia
Em um carecente que está solidão esboça
Fomentos que com um pouco se asilam
Se fazendo indolente, inusual e horrível
Como rabiscos fossem, assim, suspiram
Olho a folha em branco, atento, sensível
E das inquietas sensações, nada cintilam
Somente um volúvel sussurro inaudível...
© Luciano Spagnol – poeta do cerrado
06 setembro, 2022, 22’42” – Araguari, MG
Tudo desmoronou e só restou eu comigo.
Olho pro lado e não vejo nada, sequer uma sombra para me recostar e pensar na vida.
Parece também que não há muito o que pensar, pois o único pensamento quem vem, é que não existe saída a não ser me entregar.
É de noite que
a solidão dilacera
meu peito e minha pupila
dilata e o meu coração de lata
começa a enferrujar.
- nenhuma fé ruge.
DEDICO ISSO A MINHA MAIOR COMPANHIA, SOLIDÃO.
................
Querida solidão,
Obrigado por me fazer companhia, enquanto ninguém se oferece para se sentar no banco do lado, do ônibus que pego para voltar para minha casa vazia.
Obrigado por ser tão presente,
Até nás situações mais emergentes.
Que não deixa ninguém se aproximar,
Naquelas vezes que te falta ar para entrar e que possa mais uma vez finalmente respirar.
Você me causa coisas.
E delas 1000 não são boas.
Mas já como você foi o único a se candidatar a ficar,
Se acomode.
Quer um chá? Uma aguá?
Ou cafeína? Que dá todo o efeito das coisas que me causam nas madrugadas em plena adrenalina.
Prefe comer muito?
Ou não comer nada?
É semelhante aos sintomas que você me causa.
Você convidou um amigo?
Que castigo, deixe-o comigo.
Agora não me sinto tão sozinho,
Me sinto abraçado por sentimentos em formas de espinhos.
Se acostume a dar atenção as pessoas na mesma proporção que elas te dão, só não se assuste se no final de tudo a solidão for a sua única companhia.
Washington 13 de setembro de 1918
Queridos senhores e senhoritas
Desculpem a minha ausência, me sinto fraco a vir falar com vocês, mas concordo que seja de extrema importância o meu contato.
Sei que o tempo cura muitas coisas, mas também devo assumir que o tempo ele destrói aquele que hoje vivem em mim, e isso tudo faz parte do processo para que eu me torne a versão de quem eu vá me orgulhar pelos próximos anos. O processo é exaustivo e ele algumas vezes quase consegue me fazer desistir, não seria uma tolice?
Acho que até agora tenho ido bem, não posso negar que desviei do meu objetivo uma ou duas vezes, mas até agora ainda sim, estou a par de tudo e estou perseverante naquilo que eu buscava quando comecei o meu processo de renovação. Claro, não sinto mais a mesma motivação de quando comecei, mas ainda sim, tenho forças para poder continuar.
Somente gostaria de agradecer e lhes dizer um até breve...
A análise psicanalítica não diminui a tristeza, nem o vazio, ao contrário; ensina-nos a lidar com eles e transformar solidão em solitude.
Carta a uma pessoa melancólica
É indispensável te olhar e não encontrar o brilho em teus olhos tão reluzentes, um vazio nos teus lábios que dizem palavras silenciosamente tristonhas e sem vida, traz a tona o amargor das lutas que passaste.
É nessas horas, que tu debruças sobre o travesseiro e se encontra em estado de crise...
Mas mesmo as circunstâncias originalizando todo esse caos...
Lembre-se, que haverá momentos que a dor tentará te consumir, mas relembre dessa força que há dentro de si. Essa força que resiste aos ventos da tempestades que te assolam, que tentam arruinar os seus sonhos, demonstram a tua persistência em nunca desistir.
Digo a você, tu tens um valor imensurável, incapaz de ser compreendido por pessoas rasas. E isto assevera a raridade da pessoa que tu tens sido, um verdadeiro complexo de amor e determinação.
Tenho certeza que teus olhos voltarão a brilhar e espalhar esperanças aos corações quebrantados e contritos.
Teus lábios voltarão a trazer palavras que curam a alma e exterioriza a esperança de poder acreditar no invisível e sonhar com o inalcançável.
E os teus braços, que em um abraço, alivia toda angústia que há em meu ser e manifesta novamente toda aquela alegria que em algum momento havia se perdido.
Acredito que você se reencontrará e estará mais forte do que nunca, para essa nova história que esta sendo escrita diante dos teus olhos...
Você não é o único, você não é o melhor e você não é o pior. Grandes conquistas iniciam sem um lindo pôr do sol ou nascer, sem águas cristalinas e, sem qualquer autoconfiança. Tenha o medo como aliado para desfazer suas próprias crenças e demostrar a si mesmo que tudo vai valer a pena. Mesmo que o caminho seja com buracos, pedras e forças negativas. A confiança deve vir de você. Jamais espere aprovação de qualquer pessoa pois isso nunca vai acontecer. Concentre nos objetivos que te fazem bem.
Para se reencontrar consigo é preciso investir minimamente o mesmo tempo que você não se tratou como prioridade. Sabe todo aquele período que você se abandonou? Pois é, você precisa desse tempo de volta em forma de autovalorização! Não é tarde, comece agora!
São tempos de descobertas,
No passado,
Presente,
Futuro,
Se der pra ser amor, seja,
Se der pra ser gentil, seja,
Se der pra ser alegre, seja,
Se der pra ser solidão, seja só você.
na solidão
abraço meu coração
com a pequena mão
de uma revelação
- odeio rimas pobres!
mas elas não me odeiam, não...
Eu sou uma alma sem rumo em um plano sem destino, não tenho ninguém pra me ajudar e me sinto sozinho, o que pra mim nunca foi um problema pois é onde eu encontro caminhos que minha mente desbloqueia em tempos de crises e abismos. Eu só me sentirei morto quando eu não realizar meus sonhos, e isso seria a ausência de Deus em todos meus planos, talvez essa seja mais uma crise falando.
