Poemas sobre Livros
A poesia que me salva
Quando nem os livros nem a música
Nem uma palavra de amor basta
Recorro à cadela abandonada
A poesia, é só ela que me salva.
livros
que nos expressam
que nos instruem
que nos despertam
que nos possuem
que nos agregam
que nos distribuem
que nos educam
que noa incluem
que nos solucionam
que nos contribuem
que nos insinuam
que nos entendem
que nos situam
que nos adulteram
que nos poluem
que nos situam
que nos confundem
que nos ajudam
que nos referem
que nos inundam
que nos interferem
que nos transportam
que nos sentem
que nos instigam
que nos perseguem
que nos acalmam
que nos aborrecem
que livres nos deixam
que são nossos verdadeiros amigos
morais, intelectuais e espirituais!!!
Cheguei em casa de um bar hoje à noite fui ler poesia. Abri alguns livros em casa e também sites na internet.
Adocei a alma. Complemento de felicidade!
Li Neruda, poemas de Martha Medeiros, poetisas cearenses, Leminski e resolvi ler algumas frases atribuídas a Clarice Lispector.
Estou feliz com a queda progressiva da estatística de vítimas do corona vírus.
Sinto um pouco de liberdade, embora vigiada, já que o vírus ainda circula pelo planeta, tomo ainda todos os cuidados recomendados para outubro de 2021.
Ainda sem planos para frequentar shows e festas, mas espero que logo tenhamos um sinal verde segura para isso.
Atraversiamo!
A nossa sintonia foi singular.
Sequer dá para comparar.
Nem em livros consigo ler.
Esse encontro de almas entre mim e você.
”Que nos tratemos como livros
Infelizes aqueles que não gostam de ler
Impacientes os que procuram outras histórias do que a sua própria.
Quando um capítulo se torna em desalento,
Não adianta correr das páginas.
Sem valor, descortesia, imoral
Em desânimo e perdidamente estará quando chegar a um grande título.
Leia todas as suas frases e inovarás palavras centrais.
Não permitindo uma intervenção alheia para colocar um ponto final, no que perguntas se deveria apostar em uma nova interrogação pessoal mais precisa. Só tu mesmo pode modificar parágrafos,
Quem se encontra em entrelinhas é acréscimo, seja valioso ou asqueroso, o conteúdo é você.
Crie uma sinopse na qual contada e lida, fique os interessados que por uma descoberta e visibilidade possa fazer parte de uma citação na sua história,
Por outro lado você ser o sentido de uma continuação...”
-Luisa Corviello
MUNDO RÁPIDO:
Livros são chatos,
Luzes me atraem,
Letras são como um labirinto,
Flashes se misturam,
Quem é quem?
Luzes escritas em placas,
Livros queimados em eletricidade,
Isso é o mundo atual.
“Entre os livros e os cantinhos esquecidos da internet, encontramos verdadeiras pérolas: frases que nos fazem pensar, sonhar, amar e até odiar. Curiosamente, por trás dessas pérolas, sempre está um “autor desconhecido”. Não é um filósofo renomado ou sei lá, mas sim uma pessoa normal que, lançou uma verdade forte. E o melhor é que essas frases anônimas, são as que mais nos pegam desprevenidos"
~Maria C. Farias
BÍBLIA 01
A Bíblia é o mais sagrados dos livros, aliás, considerar a palavra Bíblia simplesmente como um livro, chega a ser simplório demais, pois deveríamos saber que a Bíblia é o registro de palavras diretas do Criador do universo que inspirou aqueles que a compuseram. Bíblia não se refere apenas a um livro, mas sim á setenta e três livros reunidos e escritos ao longo de aproximadamente mil e seiscentos anos. Livros estes onde se constatou a presença de Deus, por clérigos, teólogos e até santos, como acontece quando algum perito identifica o escritor por sua tendência e ideias literárias, ou um pintor pelos traços e cores de uma tela pintada. Na ocasião, mesmo antes de todos estes livros que compõem a Bíblia, serem escritos o apóstolo Paulo já a profetizava e a canonizava como o livro das escrituras sagradas. A Bíblia tem como principio básico, ensinar os homens a amar seu próximo mesmo que ele seja seu inimigo, pois somos a mesma raça, tivemos em comum o mesmo Criador, o que nos tornam todos irmãos. Ao renegarmos as próprias escrituras divinas, estamos nos renegando como parte da criação de Deus. Então o que somos nós? Que classificação teríamos se tudo que vemos, sentimos ou não, fazem parte dEle? Seríamos apenas uma alma vagante sem rumo e sem sentido. Juntando-se todos os livros impressos até hoje, com os que virão a serem impressos pelo futuro, nunca terão a importância da Bíblia, pois ela é sagrada. Ela é a maior dádiva de Deus para a humanidade.
Cont.... até Bíblia 02
(teorilang)
Viemos das ruas.
Sobrevivemos a noites escuras.
Seus livros trouxeram conhecimento.
Moldaram mentes, feito estátuas de cimento.
Mas nossas vidas foram escritas com sangue, suor e lágrimas, muitas lágrimas.
Sabedoria adquirida em cada beco e viela.
Olho no olho faz travar a sua gíria imitada.
Não me intérprete mal, sou a favor do conhecimento, amo a literatura.
Sei que livros são a chave e faz girar a fechadura.
Mas eles escrevem sobre o mar sem jamais ter se molhado.
Enquanto nos já navegavamos antes da informação.
Nossa vivência segue quente com a força de um vulcão.
Não sou as palavras dos livros. Sou a ideia.
Não sou a água. Sou o manancial.
Não sou o céu. Sou a extensão.
Não sou a tempestade. Sou a gota.
Não sou o olho do furacão. Sou a chama.
Não sou o vulcão. Sou a cinza.
Não sou o mar. Sou a profundidade.
Não sou o rio. Sou a margem.
Não sou a floresta. Sou o orvalho.
Não sou a doce polpa da fruta. Sou a semente.
Não preciso de terceiros ou quantos.
Preciso de você.
Não estou fora. Estou dentro.
Não me busque. Já estou.
Você me tem. Eu não tenho você.
Quem sou para você? Posso ser o tudo que você deseja...
Existe vida fora das redes sociais.
Existem viagens dentro dos livros.
Existe busca fora do Google.
Existem tantas coisas pra preencher o vazio.
É só querer...
Procure por livros que retratem a embriaguez,a perdição... seu cansaço
Nao os textos românticos, enfadonhos,chatos e infindáveis... que em nada refletem seu inferno pessoal....
Prefira sempre a irracionalidade...
Texto: palavra viva
Há quem leia
dez livros
em um mês.
Eu acho fantástica
essa rapidez.
Creio nos jovens
por essa façanha.
Desconfio dos velhos
leitura tamanha.
Minha leitura
é lenta,
cheia de fios.
Respeito os verbos
Nos seus desafios.
E os advérbios,
braços de rios.
Meu protagonista
Eu te li em milhares...
Quantos lugares,
Quantos livros...
E finalmente te encontrei
Quantos sonhos
Quantas noites...
Todas maldormidas
Pensando de quem era...
Era aquele rosto
Olhava a lua
E não sabia porquê...
Mas agora sonho sabendo
Quem é
A lua está linda hoje,
não é mesmo?
Um país não se faz só com homens e livros, como dizia Monteiro Lobato.
Se faz com ideias!
Até porque as mesmas são necessárias para compor livros, éticas e humanos.
PESSOAS SÃO COMO LIVROS
Uma história única
Uma narrativa incrível
Um conteúdo a ser entendido
Uma aventura a ser revelada
Um mistério escondido
Um enigma a ser decifrado
Começamos avaliando pela capa
Mas como diz o ditado:
"Nunca julgue o livro pela capa"
Portanto não cometa o erro
De olhar apenas pelas aparências
Leia com atenção
Se atente aos detalhes
Entenda o desfecho
Observe o contexto
Não seja apressado
Não despreze o vocabulário
Pois o livro se trata
Da vida de uma pessoa
