Poemas sobre Livros

Cerca de 3544 poemas sobre Livros

"Os homens medievais gostavam de dizer que Deus havia escrito dois livros: a natureza e as Escrituras. Uma vez que Deus é o Autor, e esse mestre nunca se contradiz, os dois livros nunca se contradizem.
Esse Deus que nunca se contradiz também nos deu dois detectores da verdade, a fé e a razão; conclui-se que a fé e a razão, se empregadas corretamente, nunca se contradizem; as heresias, no entanto, são totalmente contrárias à razão.
Embora nem todas as verdades da fé possam ser provadas pela razão, todos os argumentos contra essas verdades podem ser refutados racionalmente."

Inserida por LEandRO_ALissON

Dizem por todos os lugares e são ressaltados em filmes, séries e livros que antes de darmos o nosso último suspiro, vemos nossa vida passar diante dos nossos olhos.
É estranho pensar nisso, pois imagino que não sabemos realmente quando estamos vivendo plenamente ou apenas relembrando o que passou.
No cinema e na literatura, essa "vida" que passa diante dos nossos olhos é apenas parte das memórias boas que cultivamos. Mas eu imagino que a vida seja projetada como um filme, cada segundo passado de forma importante e única. Onde vivemos nossas vidas novamente, mesmo sabendo do nosso "final" trágico e inevitável. É um clichê, mas nós gostamos de um belo final feliz, mesmo que ele se repita diversas vezes. O nosso coração continua abraçando uma ideia efêmera e contínua.
Neste momento, enquanto escrevo este texto, posso estar quase em meu leito, esperando com um anseio que me deixa perturbado, a chance de dar meu último suspiro.

Inserida por kelcysantana

Onde esta?


Foi a assim!?
Proucurei mas não encontrei
onde esta os velhos livros
onde esta os velhos discos

ah! eu proucurei
no gurda roupas
na estante
no armario
ate mesmo na geladeira
eu porucurei

Foi assim?
onde vc escondeu?
talvas na escrivaninha
ou na gaveta do biro
proucurei no forno do fogão

Foi assim!
onde voce deixou?
nas nuvens
no ar
ou de baixo do colchão

eu proucurei!
e muito tempo depois encotrei
quase de baixo...

mas nao da comoda ou do armario
ou ate mesmo do fogão

eu procurei
e encontrei
Na bagunça do cofre do peito

Inserida por KennyAnderson

otas sobre ela
Troca o sapato alto
por livros,
adora filmes,
chora com cenas de beijo.
sorri com finais feliz,
ela é mulher madura,
mas por dentro nunca deixou de ser menina,
as vezes pinta o rosto,
passa perfume,
fica selvagem,
olha para a lua
e seus pensamentos
fazem viagem.
Outras vezes
canta na chuva
dança descalça,
faz rasgos nas calças.
Gosta de liberdade,
de correr ao vento
contra ao tempo.
Apaixonada por flores,
que as vezes lhe fazem lembrar
de alguns amores,
Mulher destemida,
não se dá por vencida.
Durante o dia trabalha,
depois da batalha
chega em casa cansada,
porém animada,
com sorriso no rosto
pois ao se deitar,
voltará a sonhar.
Ela é assim
heroína sem fim!
Sergio Fornasari

Inserida por sergiofornasari

BÁLSAMO

Ainda me surpreendo
guardando
pedaços de tempo
em flores e livros,
como uma adolescente
a embalsamar
sonhos e momentos
para (re)visitar,
mais tarde,
histórias adormecentes
no perfume envelhecido
dos sonhos ressequidos
de saudades!

Inserida por marileneamaralbranqu

LIVRO

A minha alma vagueia
- Por entre os livros
Que leio onde me perco
- Num conhecimento
Que deixam em mim.
- ✿✿‿.•*´¯ ✿✿ -

Inserida por IsabelRibeiroFonseca

seu sorriso me encantou como os livros,
você me faz lembrar das musicas do grande musico, haha. Nando Reis cantando all star azul estaria cantando minha vida ?
não vejo a hora de te reencontrar
continuar aquela conversa. Haha
O tom que eu canto as minhas músicas na tua voz parece exato. Haha

Inserida por joalissongomes03

Há histórias de amor
Que não são lidas nos livros
Mas nos olhos de quem amamos.
- ༻❀༺♥♥༻❀༺♥♥༻❀༺ -

Inserida por IsabelRibeiroFonseca

Amor não faz dívida.

Aprendi com livros e pessoas que atos de amor são sempre generosos, e que o que é dado é para ser absorvido sem medo ou culpa.

É claro que algumas pessoas ainda fazem o amor de moeda e fazem cálculos do quanto doam e quanto recebem ou acreditam merecer receber e, em geral, são as que mais sofrem.

O amor é um hectare de discussões, percepções e conceitos, e o que digo é que amor que me faz rir é aquele em que se doa o possível para sua própria alegria.

É investir em um sorriso de uma criança ou de um idoso, sem a expectativa de retorno. Sem o compromisso com o aplauso, mas sim, o compromisso com o momento presente em que o que você emana é absorvido por outro, sem depois.

E quem tem o privilégio de ser acariciado por gestos de amor, eu desejo que cultive a gratidão, o reconhecimento e se for espontâneo que ame também, mas não faça da graça recebida uma dívida.

Viver o amor é incompatível com réguas, contas e medidas, amor não faz caixa, não acumula para o futuro, não rende juros e não se paga.

Amor é apenas um momento de generosidade, que eu torço, seja repetido, repetido, repetido...

Inserida por brunobarcellos

►A Musa do Marinheiro

Histórias e lendas ouvi falar
Em livros, canções de marinheiros recitar
Sobre uma bela musa do mar
Que irás te atrair, cantar
Cuidado, irás por ela se apaixonar
Meu coração a ti pertence
Será que você me compreende?
Que sua beleza me aqueça
Essa sua delicadeza me enlouqueça
Só de ti olhar
O meu amor irá aumentar
E para o mar, só contigo irei navegar
Meus amigos e família, por ti irei abandonar
Só de te ver, já penso em casar.

Mas por que vives no mar?
Já sei que sabes nadar
Mas, como poderei o mundo lhe dar?
Se você ao meu lado não está?
Ande comigo, linda musa
Todo dia me seduza
Simples conchas no seios, tu usas
Quantos marinheiros se perderam em suas curvas?
Seria você no Triângulo das Bermudas?
Como é? O teu nome é Ariel?
Linda mulher, me leve para o céu
Só podes ser uma deusa
A personificação da beleza
Da luxúria, tenho certeza
Quero que me esclareça.

Estou, por ti, apaixonado
Pareço estar sendo controlado
Pareço estar alucinado
Caminho em sua direção, desnorteado
Quero por ti ser amado
Pela minha esposa estou sendo odiado
Larguei tudo para te ver
Larguei tudo para te ter
Por você, posso morrer
Afinal, não faz sentido viver
Quero acordar contigo em minha cama
Quero escutar você dizendo que me ama
Quero ficar junto a ti, doce dama.

Já não posso mais viver sem ti
Quero novamente o seu canto ouvir
Sua doce voz quero sentir
Me leve contigo de uma vez
Por você sinto paixão, podes vê
Como dizem, ""Veja para crer"
Me seduziu por alguns dias
Outros compromissos tu tinhas?
Pare de brincar comigo
Quero ficar contigo
Isso, venha em minha direção
Perto daquele rochedo, me deu sua mão
E eu te dei o meu coração
Só tenho você em minha visão
Me levou para o fundo do oceano
Linda sereia, eu te amo.

Inserida por AteopPensador

MEMÓRIA

as pessoas
que não querem ver
a ditadura se repetir

estudaram com livros
de história
manchados de sangue

não com livros
de estórias
para colorir

Inserida por DanielBrito41

Às vezes, quando ergo a cabeça estonteada dos livros
em que escrevo as contas alheias e a ausência de vida própria,
sinto uma náusea física, que pode ser de me curvar, mas que
transcende os números e a desilusão. A vida desgosta-me
como um remédio inútil. E é então que eu sinto com visões
claras como seria fácil o afastamento deste tédio se eu tivesse
a simples força de o querer deveras afastar.
Vivemos pela ação, isto é, pela vontade. Aos que não
sabemos querer — sejamos gênios ou mendigos — irmananos
a impotência. De que me serve citar-me gênio se resulto
ajudante de guarda-livros? Quando Cesário Verde fez dizer
ao médico que era, não o Sr. Verde empregado no comércio,
mas o poeta Cesário Verde, usou de um daqueles verbalismos
do orgulho inútil que suam o cheiro da vaidade. O que
ele foi sempre, coitado, foi o Sr. Verde empregado no comércio.
O poeta nasceu depois de ele morrer, porque foi depois
de ele morrer que nasceu a apreciação do poeta.
Agir, eis a inteligência verdadeira. Serei o que quiser.
Mas tenho que querer o que for. O êxito está em ter êxito, e
não em ter condições de êxito. Condições de palácio tem
qualquer terra larga, mas onde estará o palácio se o não ficarem
ali ?

Inserida por AlguemOuNinguem

Gosto de gente ocupada. Gosto de gente que tem livros demais, filmes demais, séries de tv demais, jogos demais. Gosto de gente que sai por aí sem hora pra voltar, que perde tempo na praia correndo na areia ou apenas olhando o mar...
Venero pessoas que lêem no ônibus, no intervalo do almoço ou na fila do Subway. Gosto de pessoas que aproveitam os finais de semana com os amigos ou vendo um bom filme.
Pessoas ocupadas vivem para si. São sempre despreocupadas do que não é relevante, não chateiam e quase sempre não exageram nas cobranças. Gosto de pessoas ocupadas porque elas não cuidam da vida dos outros.

Inserida por rosivalevangelista

Livros....

Nessa pilha de livros estão meus sentimentos
Logo a frente você vê meus tormentos.
Ao lado da dor, o amor.
A felicidade tão pura na luz,
A maldade escondida atrás daquela cruz.
Olhe lá na escuridão, um livro sem capa tão triste,
Dizem que ele é a solidão,
Frágil, sozinho sem nem uma expressão...
Não toque no livro empoeirado
Ele está amaldiçoado com um raro episódio
do mais cruel dos livros, o ódio.
Ao lado da confiança
vemos um belo livro chamado liderança
Com uma capa metálica notamos a vingança
E como se não basta-se o mais belo dos livros a esperança
Nessa pilha de livros vocês podem ver
Tudo aquilo que eu mantive escrito somente pra nunca te esquecer...

Inserida por douglasmcarrobrez

De que adianta meu nome numa placa ...,sendo nome de rua ?
De que adianta ter fotos e livros num museu ?
Porque esperar eu morrer, para me homenagear, se não estarei por aqui para agradecer e sequer por essa rua, nunca irei passar ?
Triste constatação e ironia, quando eu morrer,até os inimigos virão me abraçar e chorar...ou será que não ?
De que adianta ?
De Celebrante De Casamentos Ecumênicos Gilberto Braga

Inserida por Gilbraga

Tudo faz sentido -
Nesta vida o que me salva
é estar perdido,estar perdido entre livros..

Estamos perdidos, sempre em busca da nossa BÚSSOLA interior... mesmo que a resposta esteja na última página do livro.

Inserida por GracyBarbosa

Deixando Para Trás

Estou deixando para trás
Livros, móveis chaves
Me libertando de coisas do passado
Que não me acrescentavam nada
Apenas lágrimas
Deixando também a nostalgia e a fugaz solidão
Que sempre me acompanhava
Deixo as cortinas
A roupa no varal
Deixo os textos antigos
E varrendo de vez as agruras que me aprisionavam por anos
Passei tempos sem conseguir me libertar
E hoje vou deixando para trás
A tenaz ilusão
De que nada fazia sentido
As flores amarelas adoçam minha alma
Trago-as comigo
Para um novo recomeço
Casa nova
Novos sonhos
Novas chaves
Novas expectativas
Um novo caminhar
Deixo também para trás
Tudo aquilo que me fizera sofrer
Que amargurara a minha história
Trago pessoas de bem
Que me fazem feliz
Deixo para trás infelizes que sugaram a minha a alma
Roubaram-me tantas coisas
E riram da minha dor
Trago comigo esperança, paz e um nova certeza
Deixo para trás roupas, sapatos e tristeza
Hoje carrego comigo
Novos amigos
Um novo sorriso
E muita certeza
Que melhores dias virão
A esperança está no coração
A honestidade, faz parte de mim
E no meu caminho
Jogo pétalas de otimismo por onde eu passar...
A alegria chegou...

Lívea Messina Nunes.

Inserida por Messina

Viajar nos livros

Queria estar em um livro, com ele posso viajar,
sem nem sair do lugar.
Sem tirar os pés do chão posso voar
pra um lugar de encantar.

Vampiros posso ver
e também posso ser,
rápido posso correr
superforça posso ter.

Na última pagina vou sofrer,
e acabou de acontecer.
Acabou o livro meu,
só o que restou foi eu.

Sem nenhuma proeza,
simplesmente indefesa.
Doida para comprar outro livro,
para servir de abrigo.

Oh meu querido amigo,
de novo com um livro,
da realidade me desligo
e de novo uma viagem sem fim,
até os confins.

Inserida por BelleGuima

PONTOS, VÍRGULAS


A dor do meu peito mastiga todos os livros de poesia
O amor que sentia lambia as palavras entre os pontos
A saudade lembra-me as vírgulas escondidas das letras
A dor do meu peito já comeu todos os livros de amor

Inserida por IsabelRibeiroFonseca

Só é preciso perceber
a beleza que está aí, à nossa frente:
No mar, na flor, nos livros, na música,
na presença dos que amamos...
E ver a vida através dos olhos da alma,
com alegria e gratidão.
Cika Parolin

Inserida por CikaParolin