Poemas Famosos de Sentimento
Pequenina Lágrima
Tão frágil, tão pequenina
Ao vê-la nem se imagina
A imensidão do sentimento
O carisma de seu surgimento
Ao se notar cair pelo rosto
Na sina de algum desgosto
Ou anúncio de felicidade
A lágrima é sempre verdade:
Se pela face rola
É de alguém que chora
De saudade por quem foi embora
Se tímida ou escondida
É de recato de uma vinda ou ida
Disfarçando a angústia de uma despedida
Se imaginar ser passiva, sem vida
Ledo engano
Ela pulsa, desliza comovida.
Se for festiva, estridente
Surge de repente,
saudando a todos abertamente
Não subestimemos o poder da lágrima.
Se parece cair de mansinho
De um carinho, uma recordação
De um sorriso, uma comoção
De uma palavra de emoção
De um elogio nunca em vão
É força, energia, é ação
A lágrima vem do coração
© Luciano Spagnol
poeta do cerrado
21/10/2008
Rio de Janeiro, RJ
de pé
na madrugada é quando
os pensamentos afloram
num sentimento infando
e agruras que choram
ilusões, em solitário bando
© Luciano Spagnol
poeta do cerrado
Cerrado goiano
bula
a vida não tem ponteiro
marcando o andamento
nem letreiro,
guiando o sentimento
divirta-se!
tudo é momento!
© Luciano Spagnol
poeta do cerrado
Cerrado goiano
Amigos de coração!
Sinto o sentimento que faz sentir
Sinto que meu sentimento me faz refletir
Sinto aqui na alma meu coração pedir
Para dos meus amigos do peito não me despedir
Sinto que é mais forte do que eu,
E ainda é meu amigo, até o que já morreu
pois a amizade é uma coisa eterna
e não uma coisa boba que o coveiro enterra.
Amizade se conquista e se faz
Os inimigos da minha vida eu passo pra traz
Deixo a vida me levar até onde conseguir
Pois tenho meus amigos pra me seguir
Com eles tenho a maior segurança
Pois nossa amizade vem dês de criança
Estamos juntos dês de sempre e assim continuará
Pois nossa amizade é grande de mais pra se acabar
Nem ventos fortes nos derrubarão
Pois somos verdadeiros amigos de coração.
PRUDÊNCIA
Juntos com o bater do coração,
estão a alma e o sentimento.
As mágoas que um sente, ao
outro atinge.
Usando de cautela, quando
atingido fores, melhor é seguires
e dizer ao coração, faz de conta
que não ouvistes, finge.
Roldão Aires
Membro Honorário da Academia Cabista. RJ
Membro Honorário da Academia de Letras do Brasil
Membro da U.B.E
Impávido Sentimento
Pequenos sacrifícios podem levar à um mundo de amor,
em meio as oportunidades, não perder o dom de um simples sorriso te trará uma experiência incrível,
não transforme uma conquista em uma competição, conhecer alguém especial já é uma vitória, os dois envolvidos são vencedores automaticamente,
o admirável de viver um amor é saber compreendê-lo é saber valorizá-lo é interpretá-lo como o segurança do seu coração.
Sentimento
Sensação do coração
Não tem explicação
Seja amor ou saudade
Causas da ansiedade
Surge no pensamento
Causa que vem de dentro
Se é o que te acalma
É a prova que existe alma
A razão desconhece
A sua existência
Porque não aparece
Sua consequência
Motivo da vida
Há quem duvida
porque não entende
Muito menos compreende
Sua falta é a morte
Viver sem porque
É uma pena não ter
Sentimento em você
ventania
talvez a gente se esbarre
numa destas confusões do sentimento
onde o tempo no tempo nos agarre
nas lembranças, e nos carregue no pensamento...
© Luciano Spagnol
poeta do cerrado
Cerrado goiano
SONETO DO LAMENTO
Quando, o acaso na má sorte vem
O lamento soluça no tal sentimento
Que maldigo o fado sem entendimento
Das lágrimas do azar que consomem
Sou tal sofredor deste encoscoramento
Que invejo o estado de quem não tem
Da bonança e fortuna dos que vão além
Descontente é o meu porte sem portento
Se a amargura é algo que me convém
É, pois, de desprezo feito meu momento
Tal quem destinado à vida com desdém
E nesta lama, enlameado é o meu contento
Pois triste é lembrar que sorte não contém
Mas sereno, tenho a Deus como fomento
© Luciano Spagnol
poeta do cerrado
Março de 2017
Cerrado goiano
NAS ENTRELINHAS DO SONETO
No sentimento, do amar, seja meu amor
Basta estar ao meu lado, o querer haver
Ao olhar-me, ouça o coração, por ti bater
Adentre, rogo-te, quero ser o teu amador
Nas mãos, tenho flores, pra lhe escrever
Tocando nos versos tais qual um beija flor
Palavras entoadas de afago a lhe compor
E paixão, pois você é vida no meu viver!
Entre sussurros e suspiros és puro ardor
Em primaveras no meu peito a florescer
Desenhando sensações ao meu redor
Em ti esqueço que existe qualquer ser
Tudo é livre, tu fazes do versar um relator
Nas entrelinhas do soneto, o amor ter!
© Luciano Spagnol
poeta do cerrado
2017, abril. 05'40"
Cerrado goiano
O que tinha se transformado em recordação,
sentimento engavetado, como dentro de livro,
seca flor em botão;
o que vivia apenas na saudade das noites insones
e pela manhã, novamente envolto nas névoas do esquecimento;
O que jazia nos caminhos inexplorados,
dos olhos despercebido, esquecido no tempo,
o que era fragmento de história vivida...
Explode num arco-íris de luzes e cores,
ressurgidas no simples reencontro de olhos,
de um segundo, a fração.
Cika Parolin
AFETO
vem sem nome
vem de dentro
é emoção um sentimento
eu preciso
já não me aguento
é carinho ou amor
mas pode vir
de uma dor
é pra ele ou pra ela
um objeto ou ideia
sou sensível já chorei
o que eu quero procurei
é relação ou afeição
vem direto do coração
admiração, simpatia
um carinho, harmonia
prazer ou não
lembramos que estamos juntos
vamos dar as mãos
INVERNO (soneto)
Inverno, gélidas manhãs e noites
Dias curtos, saudades em açoites
Sentimento coroado de melancolia
Acanhamento do sol, nublado dia
Flores embaçadas e transfiguradas
Trovejantes são as luas nas madrugadas
Embaladas pelos ventos e seus uivos
Aos sentimentos, os brilhos ruivos
Quem és, que trêmula o afeto assim
Nos pingos crepitantes do confim
Das estrelas, dos céus e seus querubins
É o convite aos odores enamorados
Aos amores nos lençóis entrelaçados
Calefação a alma, ao amor, apaixonados.
© Luciano Spagnol
poeta do cerrado
12 de junho, 22’45”, 2012
Cerrado goiano
Sublime sentimento;
Tão etéreo!
Que a alma não pode aprisionar...
Escapa pelos olhos...
Revela-se no olhar
Exala das palavras
Perfuma os pensamentos.
É o amor!
Marco Teles
APENAS UM SENTIMENTO
O tempo não existe, mas as variáveis continuam sendo perfeitamente indicadas no espaço da eternidade em que vivemos, um tipo de "kairos" agarrado nas presas de algum tipo de "cronos"; elas continuam determinado todas as indicações futuras e estão sendo perfeitamente concluídas; os algoritmos foram reconsiderados, se fez necessário criar uma nova estrutura, tivemos que reconsiderar tudo o que tínhamos criado anteriormente passar que fosse possível passar o nosso o legado para frente.
Uma escolha difícil, para um bem maior; às escolhas nos levaram a uma análise profunda sobre a humanidade, honestidade, amor, paz, cultura, vida, sinceridade, companheirismo, verdade, cidadania, carinho, sensibilidade, até sobre o trance fizemos algumas análises detalhadas e pontuamos todos os pontos que seriam necessárias algumas reconsiderações; no final a realidade mais uma vez estavam sendo coloca em debate para uma possível modificação.
Volta Redonda, 28 de outubro de 2019
A magia está no ar!
O amor transforma a vida
basta acreditar.
Deixa fluir o sentimento do seu coração.
Amizade
Amizade
É algo que não tem idade
Tem sentimento
Tem comunhão de ideias
Tem o desejo de ver seu amigo vencer
Amizade é laço para a eternidade
Tenha um amigo
E saberá compreender
Amizade é preciosidade
É poesia
É bem viver
Gostar é um sentimento
Amar é um princípio
Por mais que ames alguém não carregue cruzes em nome do amor
UM OUTRO SENTIMENTO
Era inevitável, mudanças de comportamento seriam necessárias para que tudo pudesse acontecer de uma maneira construtiva, efetiva baseado em nossa nova estrutura. É, por um momento foi assustador, preocupante, porque eu não sabia como lidar com diversas pessoas sendo o que elas não são fora desses processos, pessoas que mudavam de acordo com a situação que lhe eram propostas, eu não conseguia observar a verdade no objetivo que era proposto, não se via produtividade suas tarefas, nem um real interesse pela solução dos desafios diários, apenas uma sede por dinheiro e uma condição de satisfação para o ego jamais insaciável e a empatia jamais se ouviu falar por aqui.
Eu tentava me adequar, mas me sentia como se não fizesse parte daquela situação que me encontrava todos os dias, eu me sentia como um peixe fora d’água e não conseguia colocar uma máscara para que eu pudesse liberar um sorriso falso, tentando transmitir uma falsa alegria como era possível observar em grande parte do meu dia; eu não conseguia mudar o meu comportamento de acordo com a situação.
Eu decidi tomar uma atitude que poderia mudar tudo, parei de me importar completamente com todos os sorrisos baratos e sentimentos que não eram sinceros, resolvi olhar nos olhos e conhecer um pouco mais cada situação, um pouco mais de tudo o que estava acontecendo e foi a melhor decisão.
Eu conheci pessoas maravilhas nesse processo, encontrei a liberdade da informação, o bom caráter, a honestidade, o amor pelo próximo, a empatia, o companheirismo, a sinceridade; comecei a me sentir muito feliz e novamente motivado a fazer um pouco mais pela parte da sociedade que realmente merecia; eu decidi fazer uma coisa que eu nunca tinha visto antes dentro dessa realidade, dar mérito a quem realmente merecia um pouco mais.
Volta Redonda, 28 de outubro de 2019
