Poemas de Lembranças
LEMBRANÇAS
Sinto sua falta, me reviro em meus lençóis
E, mais uma vez, não consigo dormir
Levanto-me, abro a porta e subo a rua descalça
Olho o brilho das estrelas debaixo dos meus pés
Lembro de coisas certas que fiz erradas
Então, aqui vou eu, andando sozinha
Não há nenhum lugar para que eu possa ir
Minha mente está confusa e meu coração está pesado
Lembro-me das nossas brincadeiras
Dá até pra perceber? Então aqui vou eu
Eu perco a trilha que construí
Deu-me razão, mas não me deu escolha
E talvez um dia nós nos encontremos
E talvez possamos conversar
Eu sei que você está em algum lugar lá fora
Em algum lugar longe
Não há ninguém nas ruas e a solidão amedronta
Sinto-me sozinha conversando com a lua
Tento chegar até você na esperança de que você esteja no outro lado
Ou eu sou uma tola que fica sentada sozinha no meio-fio
Conversando com a lua, ou sou uma apaixonada sem poder
Você já me ouviu, sabe o tom de minha voz
O sol está chegando, me levanto dali
Tenho que sair para ninguém perceber que...
Que passei aquela noite ali
GAVETA DA LEMBRANÇA
Fechei os olhos em meu sentido
e vasculhei a gaveta das lembranças
e sob as quinquilharias das recordações
... Nos meus guardados passado, estava lá...
Você, em noite de lua...
A prata orvalhada, do nosso amor,
o céu estrelado sob a, brisa romântica
o nosso cristalizado momento
e o blue límpido do nosso tempo.
Estava lá... O poste que iluminava
... O brilho dos nossos risos
as gargalhadas escancaradas
da nossa fiel juventude,
a altivez dos nossos rostos
a ausência das rugas e das verrugas
ao amanhecer cheio de gosto!
Estava lá... Aquele fôlego incansável,
saudável, afável todo jovem
a esperança e os planos palpitáveis
a alegria da vida
a vontade de vencer
a pureza de um meigo olhar
e todos os sonhos com você.
Estava lá, os planos inocentes
o lenço com rasto de lagrimas
o bilhete de um tempo onipotente
o guardanapo com o tom do beijo
a saudade nítida do presente
e o abraço cheio de desejo.
Estava lá... A vontade
que nunca deixou de ser
a seta da grande saudade
sob o alvo do alvorecer.
Antonio Montes
Caminhe devagar,
Porque as boas lembranças
são tomadas em câmera lenta.....
e também para registrar todos os bons momentos..!
..
“ Na estante
o porta-retratos
uma fotografia
memórias eternizadas
lembranças de um lindo dia
coração batendo forte e a saudade
tempo onde morava a felicidade
e agora nesse momento vil
uma ferida na alma e um intenso vazio.
É caso de morte ?
Não, apenas mais um ciclo da vida
E a ferida na alma ?
Com o tempo cicatriza. “
Viviane Andrade
Entre o sonho e a realidade nossa alma vagueia...
Grande parte do tempo vivemos de lembranças da meninice,
com suas alegrias e dores, perfumes e sabores!
Ora das lembranças de acontecimentos que ficaram no tempo,
ora da saudade de remotos afetos.
Cika Parolin
Tente entender que mesmo com dor, algumas marcas remetem a lindas lembranças de um amor que sucumbiu e deixou espaço para o desamor assumir o comando.
Nao, amor não é descartável, mesmo a relação sendo finita, o sentimento sobrevive e bate na porta da memória sem hora marcada, principalmente quando você ainda está no mesmo endereço.
Forte é o que tolera a tristeza e continua vivendo, buscando o conforto nos abraços afetivos de quem lhe deseja o bem.
Mas, no fundo, o sentimental ainda respira o amor antigo, como se visse fantasmas em cada cômodo e no meio da rua.
A solução não está na parede nova, nem noutra cidade, tão pouco no excesso de ocupação. Está sim na força interior do seu espírito.
É fácil falar de mudar de livro ou dizer bola para frente, quando não se tem o hábito de amar alguém ou sentir saudade.
Nem sempre amamos a carne, a pele, o toque, a física. São momentos substituíveis esses e diferentes de lembrarmos de como eramos antes de perdermos a presença afetiva de alguém que já nos fez muito feliz.
Acontece quando ficamos de luto e não sabemos como sair dele, mas tentamos todos os dias nos equilibrar, mesmo com a sensação de faltar uma perna.
Não desrespeite os sentimentos dos outros, não ofenda a amargura deles com venenos diários da sua falta de compaixão.
Eles não precisam mais disso, já sofrem o bastante. Se você se aborrece com a dor deles, mude-se e cuide da sua vida, do contrário, dirão que você está se importando demais e que deve estar apaixonado.
Se estiver apaixonado, não desista, o seu amor pode curar a ferida que secou no coração de um infeliz.
Mas não agrida, nao diga todos os dias que não gosta mais de alguém ou não liga para o fim, não magoe errando assim, não perca seu tempo também.
Pode ser a chave da felicidade de quem te entregará o amor que todos os dias você reclama da vida não te oferecer.
Já me mentiram tantas vezes, tantas, que deixei de ter lembranças sobre a verdade.
Já me falharam tantas vezes, tantas como as que precisei, que deixei de precisar.
Já me magoaram tantas vezes, tantas como as que não magoei, que é melhor assim, guardar o amor dentro de mim.
o coração sangra com lembranças...
mergulhado em sentimentos...
para os quais se morre dia apos dia,
quando termina a esperança e a vida termina...
nada tem mais sentido.
perder o coração parece ser algo que fara feliz.
RIOS DE MINHAS LEMBRANÇAS
No rio de minhas lembranças,
Em águas claras de risos,
Banzeira toda minha infância
Debruçada em flores...
Nas espumas da saudade
Sob a quilha da velha canoa
Descortina-se minha Fonte Boa
Da fina névoa do tempo
Que o sentimento entoa!
Lá da proa do Velho Chico
Avisto a escadaria do porto
E a Lage que dava conforto
E abrigo ao povo de boa-fé:
No campo do Arigozinho
Rememoro a infante idade,
O amor secreto à deidade
Agasalhado no bauzinho
Singelo da doce memória!
Lembro-me da flor-do-dia,
Do apreciar do pôr-do-sol
E da primeira flor de girassol
Nascida à beira do barranco.
No Igarapé da Arapanca,
Leonardo, Estrada e Celetra
Nadávamos sem ser penetra
Nas gélidas águas do reino
Mítico das ninfas do Cajaraí!
Só recordo com pesar
A rede atada acima do paneiro
O lenço branco derradeiro
Estendido em despedida!
... As luzes se apequenando
E o barco singrando o rio
Deixando para trás todo brio
Das tuas noites de estrelas
Que cintilavam meus prantos.
Essa distância que me separa
É a mesma que fortalece o amor
Impregnado na seiva do ardor
De todas minhas lembranças...
No rio primaveril do destino
Navegando a bordo da igarité de sonhos
Logo atracarei teus portos risonhos
E deles jamais me desgarrarei
Como no pretérito tristonho!
LEMBRANÇAS
LEMBRANÇAS
Quero de volta minhas lembranças!
Lembranças roubadas que o tempo levou
Lembranças dos idos de menino
Que a fogueira da saudade dadivou.
Quero de volta minhas lembranças!
Lembranças roubadas da primavera vivida
Lembranças da ingênua ternura perdida
Que a frigidez do momento esfriou.
Quero de volta minhas lembranças!
Lembranças roubadas do primeiro beijo
Lembranças febris do desejo
Que o gosto amargo da vida furtou.
Quero de volta minhas lembranças!
Quero de volta minhas lembranças...
PORÃO DE NAVIO
No porão d'aquele navio..
Quantas lembranças de dor!
Choros contidos a noite...
Saudades, distante do amor
e as, esperanças em açoite.
Pesadelos das chibatadas
marcas pressão e correntes
a fome ali, quieta é mata
as abrangentes cascatas
das incoerências, aos inocentes.
No porão d'aquele navio...
Quantas lagrimas derramadas!
amor ali, tornou-se pavio
com a ganância desenfreada.
Até o mar rangeu de dor
em meio a lamuria das águas
nem os sonhos confortou
a dor infindas das lagrimas.
Antonio Montes
Memoria de uma infância.
'' Da saudades vem as lembranças,dos meus tempos de infância, lembro-me quando brincava, as brincadeiras de criança, nunca esqueço daqueles dias, no tempo em que vivia, mas hoje eu sou um homem, agora estou aqui, lembrando de tudo isso,e o futuro pode vi''.
Não jogue fora as lembranças dos momentos felizes,
Só porque neles tem pessoas que você já não mais admira.
Nos bons filmes tem figurantes, Mocinhos e vilões
Não guarde mágoas, guarde lembranças
Não sinta rancor, sinta saudade
Não feche seu coração , abra sua mente
É importante mudar conceitos para encontrar novas formas de felicidades.
O passado somente deve ocupar espaço em nossas lembranças, para os ensinamentos que nos trouxeram. Revivendo cenas e acontecimentos dolorosos, só nos fazem sofrer, sem proveito algum. Deixarmos as boas experiências do hoje, para nos debruçarmos em lembranças descabidas, só impedem nossa evolução. Quem não errou? Quem não acertou? Todos nós! Olhemos para frente, respeitemos o passado, mas não retornemos. A vida, no presente, nos reserva novos aprendizados. Aproveitemos!
O passado agradece.
O futuro também!
(Roberto Cacciari)
Apenas Lembranças
Hoje me senti incomodado
Senti meu coração estranho,
Um tanto triste e acelerado,
Com a voz um tipo fanho,
Confesso não entender,
Tudo estava maravilhoso,
Isso me veio a acontecer,
Preferi um pouco de repouso,
Percebi algo complicando,
No peito uma dor irritante,
Sinal que estava fibrilando,
Por ser uma dor constante,
Confesso que senti tristeza,
Ao descobrir o motivo da dor,
Me causando uma forte incerteza,
Sem saber se foi amizade ou amor,
O tempo lentamente foi passando,
E essa dúvida pairando no ar,
Tendo a mente e o coração conflitando,
Com sua maneira de me encantar,
Como a lua vagando no horizonte,
Por uma constelação brilhante,
Fazendo de minha inspiração a fonte,
Lapidando o mais lindo diamante,
Cada vez mais me enfeitiçando,
Tirando a minha total concentração,
Parecia estar realmente me amando,
Mas percebi que era encenação,
Seus olhos brilhando como faróis,
Iluminando a escuridão da neblina,
Senti o momento de ficarmos a sóis,
Mas desapareceu de forma repentina,
Ainda permaneci a sua procura,
Encontrando tamanha dificuldade,
Talvez seja apenas uma loucura,
Desencadeada por sua saudade.
DuArt 16/ 12/ 2017
Joguei fora um ano inteiro
de janeiro a lembranças que veio
deixei escorrer pelo ralo as mágoas
as que lembrei e que pude chorá-las
deitei fora minha vida, uma carcaça de espectros
Neste universo insólito e frio
a quem veio a mim sem motivo?
a terna e cruel sentinela, essa me espera acordada
escadas negras acabadas com cinzas
somente o sim e a coragem, vamos a viagem?
Não em alerta, qual a resposta certa se não há opção?
Vamos conhecer o lado de lá, qual será a verdade, aqui já não é
E nada se escuta...
Um vazio, o vazio o delgado fio
Corre o tempo, corre a corda... então vá inocente
E se for que seja breve mas não volte, se voltar que seja forte
limpe os olhos e pague o homem, deixe a honra solvente
atrás não irei, o caminho escolhido é seu, sozinho não vá
mas deixe cá uma duzia de companheiros em festa
leve lá uma orquestra de loucos, cantem alto que parto em breve.
Não sonho mais.
Não sei o que fazer ou aonde ir.
Não tenho aonde ir.
Só tenho lembranças, nada mais.
Não sou escritor, poeta ou qualquer coisa assim.
Não sei o que quero ser.
Apenas existo agora.
Não tenho nada.
Não tenho dinheiro, sonhos, mulher, família, rumo
Não penso em suicídio, na realidade eu o condeno.
Aprecio a vida, mas não a minha.
Não sei o que fazer.
Sou só mais um em meio a 7,6 bilhões.
Única coisa que sinto é saudades de sentir e ter algo relevante.
Fracassado? talvez.
Só sei fingir tudo muito bem.
Passeio do Pensamento
Vai pensamento voa longe e traz
de distantes lembranças, aquelas que à
nós fazem bem.
Traz contigo aquelas voltas dadas sempre
abraçado a alguém.
Não te esqueças dos lugares preferidos,
aquele aonde o amor dormia, e nós sempre
o íamos acordar.
Caminha pelo tempo.
Dá asas à tua imaginação pensamento,
carrega-te do que vivido foi, principalmente
aquilo que muito amamos, e que sempre queremos
lembrar.
Que tragas só coisas boas, as más jogues no
mar.
Em síntese, que junto a ti venha o que de melhor
possas trazer.
Faz a nossa vontade.
Não tragas nada de triste, traz rostos de alegria,
conversas de um apego real, beijos dados com amor.
Deixa de lado esquecida, coisas que fizeram parte
da vida, mas que não nos trazem saudades.
Roldão Aires
Membro Honorário da Academia Cabista de Letras Artes e Ciências
Membro Honorário da Academia de Letras do Brasil
Membro da U.B.E
Hoje é um daqueles dias em que o centro é a melancolia, minhas lembranças me dão saudade, penso em mandar mensagem, pura nostalgia de você.
Mas prefiro guardar pra mim, por enquanto.
Me sinto tão vazia, me sinto tão fria.
Me sinto de tal forma que talvez depois eu não saiba explicar, mas eu sinto muito. Hoje é um daqueles dias...
Se eu pudesse dizer á alguém que entendesse pelo menos talvez aliviaria, mas acho que muito pouca gente seria capaz de entender e fazer eu me sentir melhor.
Não sei o que sinto nem o que quero mais por hoje.
