Poemas de Lembranças

Cerca de 6682 poemas de Lembranças

De pequeno lembro-me destas terras,
porque ainda pequeno braços abertos me acolhia.
Lembranças muitas que começavam e terminavam
nos caminhos percorridos e distantes,
de Belo Horizonte a Montes Claros,
de Montes Claros a Belo Horizonte.
Por duas vezes ao ano, fazíamos essa viagem.
Ao aproximarmo-nos da Princesa do Norte,
ao final da noite ou nascer da madrugada,
e, ainda, do alto dos montes, avistávamos a cidade em luz, tal qual céu estrelado.
Céu esse que me era possível aqui,
pois a capital há muito o tinha esquecido.
Dindinha (minha avó) acordava para nos receber e acomodar.
Eu ia dormir, aguardando, ansiosamente, o dia seguinte chegar.
Já de manhã, à grande mesa posta para o café,
percebia a presença forte de meu avô Gabriel Borges
que me chamava, carinhosamente, de Pedrinho.
Abraçávamo-nos e rápidas palavras trocávamos.
Depois, eu ia me divertir. Passar, saudavelmente, pelo tempo.
Experimentava e sorvia Montes Claros na fase ingênua
que cada um, uma época, também vivenciou.
E tudo era novo: do cheiro da cidade, do gosto da culinária local,
incluindo o do pequi que não me adaptei, às
pessoas que eu não tinha, habitualmente, contato.
Os pontos de referência eram o meu avô e a minha avó.
O amor que os unia nos impede falar de um sem do outro falar.
Deles, guardo um carinho muito especial.
Volto no tempo, nas lembranças de minha infância, nas memórias de um passado
que se distancia, à medida que envelheço, para fazer esta singela homenagem àquele
que se estivesse, fisicamente, conosco, completaria 100 anos de vida.
Das estripulias do menino que aqui brincava,
levarei, para sempre, a alegria do pertencimento
e a segurança pelo acolhimento propiciados por
Nenzinha, Gabriel Borges e pelo o que esses tinham de mais nobre: o amor.
Para vocês, o meu agradecimento:
- Muito obrigado Dindinha, muito obrigado Vô!

Inserida por pedroalexandreborges

Lembranças

Em meus sonhos insisto em lembrar sua imagem
E te rever enternece meu ser
Reinvento a cada noite o final
como se nunca o fim nunca tivesse existido
É que os sonhos reinventam a realidade
E o passar dos dias trazem constantes recomeços

Teu nome fez-se epígrafe dos dias vindouros
E a tatuagem do nome lapidada na pele tingiu a alma
Lembrar a sonoridade desperta a memória em forma de litania
E encanto-me como se fosse normal essa eterna lembrança

Consisto em ti
Como nos sonhos mais secretos
Ou nas lembranças mais ousadas
E erige o que já estava perdido
Então lembro que estava consútil em ti

E os sonhos tonam-se meu heróis
É que a possibilidade do esquecimento faz-se impossível
Sonhos, memórias, lembranças despertam meu passado
E o passado então invade o presente quase que inconscientemente
E rumino cada momento como se tudo que me restasse fosse lembrar você.

Inserida por Vanessafontana

╰» ╭🍃❤╯Saudade...
Hoje a saudade veio me visitar...
Trouxe as lembranças de você...
Coisas do nosso amor...que vivemos...
Me fez lembrar do seu sorriso...
Do seu jeito...do seu olhar...da sua voz...
Deu vontade de sentir seu perfume...seu calor...
Saudade de quando você dizia...
Quero você só para mim...
Saudade do meu sonho...
Iva Rodrigues ❤

Inserida por maisquesonhar

OS BONS MOMENTOS

Os bons momentos são efêmeros,
mas as lembranças são eternas.

Inserida por isabel_santos_1

EXTASIADA

Eis-me aqui
Plenamente contente de ti
Meu tapete, as flores que me deste
Lembranças de um terno amor,
doce
aconchegante
imenso em gentilezas e carinhos...

E como há ternura nestas lembranças
Me perco em magias e encantamentos
Em brumas de sonhos
Êxtase sem fim...

Em tudo há cor
Um cheiro nosso, dos nossos cansaços
de amor, ainda solto pelo ar, em movimentos
circulares, invocando energias de desejo
e empatia.

Assim somos nós...Almas entrelaçadas.
Penso tanto em ti__ Saudades.
Oxalá que neste momento
eu esteja nos teus pensamentos...
...Tanto quanto habitas o meu.

Elisa Salles
( Direitos autorais reservados)

Inserida por elisasallesflor

SAUDADES SECAS (soneto)

Saudades secas, no cerrado, banham
De lágrimas as lembranças já findas
E assim choram, tristonhas, e choram
Enxugando o soluço em sujas nerindas

Quando entardece as noites revindas
É hora de preces que os céus imploram
Oram de mãos postas, e ali tão pindas
Que tristuras secas, molhadas choram

Ao juntar estas secas dores na oração
Em vão as rezas murcham na emoção
E as saudades bebem fel na cacimba

São nostalgias que vivem de ilusão
Choram, oram, imploram recordação
Se quando no peito esquecer catimba

Luciano Spagnol
Poeta do cerrado
Março de 2017
Cerrado goiano

Inserida por LucianoSpagnol

O ÁLBUM

No álbum da minha saudade
você estava lá...
Toda linda em sua foto
troce-me lembranças d'aquele amar.

Do tempo que registrou-se
... Fiel no meu coração
do sorriso que apagou-se
no dia que me disse, não.

Hoje, o álbum me leva
nas recordações do passado
flechando-me como se fosse fera
no amor inconformado.

Antonio Montes

Inserida por Amontesfnunes

E assim foram meus dias,
Tentando lembrar dos dias
Onde aquelas lembranças
Eu não me lembro mais!

Inserida por rockfellerfo

Lembranças,
Consomem minha alma
que por cada estante dessa vida
queima nas profundezas do coração.

Inserida por celsonadilo

QUE SAUDADE!
Márcio Souza 09/04/2017
Há datas que são lembranças
Do que foi Felicidade.
O que antes foi esperança,
Hoje, só restaram saudades.
Sempre uma diva adorada,
Às vezes um pouco brava, estressada,
Mas tinha no coração,
Carinho, amor e atenção.
Era sempre uma harmonia,
Era afeto e simpatia,
Era tudo, meu viver,
Minha paz, meu bem querer.
Quando esse amor estava junto,
O tempo passava rápido,
As horas eram minutos,
Com as risadas e bate papos.
Foi uma fase linda e feliz,
De muito amor e alegria,
Mas o destino não quis,
E chegou-se ao fim esse dia.
Todo amor virou saudade,
Pois a inveja e a crueldade,
Sem clemência ou pudor,
Apareceu a maldade,
E destruiu esse amor.
E hoje, triste e dolente em seu canto,
Mesmo perto ou tão distante.
Um coração chora em prantos.
A vida perdeu a graça,
E mesmo que o tempo passa,
Nada o fará diferente,
Vai sofrer todos os dias, vai amar-te eternamente.
Márcio Souza

Inserida por marsouza42

Lembranças
Como a chuva corre pelo mundo
E a gota percorre uma folha qualquer
Como esperança circunda
Essa é a lembrança, Fé

Como a suave pele de seu amor
Ou uma música que faz queimar nossos olhos
Como a flor que emite um aroma que faz-nos lembrar
Como a fé que nos faz acreditar
Assim é cravada a esperança

Seja dia seja noite
Seja um anjo ou um demônio
Não te reprime com teus sonhos
A dor que torna aguda os pensamentos
Assim é sofrer por esperança

Guincha todos os Pégasos no céu
E as nuvens se dissolvem como nossos pesadelos
É assim o raio que cruza o horizonte
É assim que brota da juventude sua fonte
E lá detrás dos montes
Há alguma lembrança

Como na união de todas as cores
Como na união de todas as coisas
Como na união de um sorriso seu com o meu
Assim une-se todas as lembranças

Nosso ser tecido com lembranças
Passa a ser um remendo qualquer do passado
Somos metamorfoses, somos lembranças
Somos metáforas, somos esperança

Saber não é conhecer
Mas lembrar é viver novamente
E assim qualquer discrente
Passa a crer em todas as quimeras
E todas as utopias se tornam reais

E tudo se remenda
Tudo se remembra
E tudo se torna possível
Quando se lembra

Sente só isso
Lembre de tua velhice de tua infância
Esse sentimento bom qual é o nome?
Lembrança.

Inserida por davi_de_jesus

SAUDADES

...Quantas dores suporta um coração?
-perguntou as lembranças...
- A saudades respondeu: não sei... mais acho que muitas?
- Senão ele já teria morrido de tantas tristezas que lhes veste!

Inserida por Lourdesousa2016

Minh'alma sentiu saudades
Chorou lembranças e rendeu-se ao consolo da tua ausência
Em meus dias tristonhos.

Inserida por Lourdesousa2016

O tempo.

O tempo quando ido jamais voltará, o que fica são as lembranças que nos faz sentir esperanças. Seguranças são feitas para nos fazer ficar, mesmo sem amar podemos apreender a gostar.
Quando o tempo deseja passar não podemos mudar, falamos de amor, este sem dor, pede pro tempo não passar para que tenhamos a chance de amar.
Tempo senhor de todas as vida, não corra vá lento feito um suave vento. Tempo que não volta me causa revolta, tristeza e desalento.
Tempo que não fica me faz sentir irá, tempo que não vem, este me torna refém de não ter o tempo que lhe convém, talvez deveria ter dado tempo ao tempo.

Guimarães Sylvio.

Inserida por GuimaraesSylvio

Bom Dia

Chega

Chega o dia ao fim, e com ele as lembranças,
sonhos que ainda não vivemos.
Eles chegam tão devagar , para os
sonharmos
É bom sonhar com você, que dos meus sonhos
és a dona.
Quando eu penso que és realidade, amanhece.
Então fica só a saudade, e a vontade que a
noite logo chegue, trazendo-te de verdade.

Roldão Aires

Membro Honorário da Academia Cabista de Letras Artes e Ciências
Membro Honorário da Academia de Letras do Brasil
Membro da U.B.E

Inserida por RoldaoAires

Uma taça, um vinho...
Em meio aos lençóis
Fotografias
Lembranças me invadem
Calor doido
Saudade no peito
Judia
Pensamentos
Machuca sem jeito
Destino faz birra
Sorri do meu choro
Lágrimas caem.
No telhado um pássaro
Canta triste minha tristeza
vejo tua voz !
No vento teu cheiro
Traz flores
Chuvas e versos
Músicas
Tocam meu corpo
Marca
Em cada pedaço
Desejos de nós !
11/04/2017

Inserida por LeoniaTeixeira

Os dias me agonizam
Estou perdida....vazia...
Pensamentos cheios de memórias
Lembranças e historias...
Nada tenho para dar, nada sou...
O que fui ruiu, nada fui...
A vontade sumiu...
Edna Lima

Inserida por versos_de_edna

AMOR PRETENDIDO

QUANDO AS LEMBRANÇAS POVOARAM
MINHA IMAGINAÇÃO,
A SAUDADE APERTOU MEU PEITO,
VENDO QUE NÃO TINHA OUTRO JEITO,
DEIXEI TUDO E FUI REVÊ-LA.

MAS, QUANDO LÁ CHEGUEI...
OLHANDO E NÃO A VENDO,
LOGO AMARGUEI
A DOR QUE NÃO MERECI.

CHOREI MUITO...

A VONTADE QUE SENTI
FOI DE MORRER,
SUMIR...
DESAPARECER.

ENQUANTO EU PALMILHAR À TERRA
E A SOLIDÃO PERDURAR,
NÃO PODEREI DESISTIR
DE TÃO GRANDE INTENTO:

MEUS SENTIDOS AINDA A PROCURAM. M' ALMA, SÓ PENSA EM LHE QUERER.

SE EM VÃO,NÃO SEI...
SÓ SEI, QUE A MINHA MAIOR TRISTEZA
FOI UM DIA LHE PERDER.

A MINHA MAIOR ALEGRIA
SERÁ, EM UM BELO DIA,

RECEBER A LINDEZA
DO GRANDE AMOR,
COM CERTEZA,
QUE ELA POR MIM
HÁ DE TER (04/2014).

Inserida por NemilsonVdeMoraes

Eu gosto de guardar lembranças
Guardo lembranças na memória
Guardo lembranças no coração
Guardo
Lembranças eu guardo
Coração sente e não chora
Lembranças eu coleciono
Miudagens
Papéis de bombom
Rosas desidratadas
Emails (cartas modernas)
Discos
CDs
Tudo eu guardo
O meu tudo é selecionado
O meu tudo é o melhor a ser lembrado
Mas, eu guardo

Inserida por MARTAPACHECO

APENAS LEMBRANÇAS
Marcial Salaverry

Lembranças... algo que fica na mente,
Boas lembranças de algo que mudou nossa vida,
pequenas coisas., que na hora não se sente...
e que ficam... deixando uma alegria sempre sentida.

Lembranças de momentos imaginados, ainda não sentidos,
de momentos que desejamos viver,
de momentos apenas pressentidos,
e que sonhamos ter, para com eles renascer.

Lembranças... que são lembranças?
Coisas que vem de um tempo distante,
de quando éramos crianças,
e que sentimos a cada instante.

Lembranças de algo que nos comove,
de alguma coisa que não sabemos
o que é, até que venha e se prove,
vivida e real para que a provemos.

Lembranças que embalam nossa vida,
Lembranças de um momento imaginado,
Lembranças de alguma coisa sentida,
Lembranças de tudo que pode ser lembrado.

Lembranças, enfim, de um lindo arrebol,
no alto de um morro, à porta da igreja,
Lembranças, de um lindo por do sol,
Lembranças de quem nos beija...

Marcial Salaverry

Inserida por Marcial1Salaverry