As fábulas são narrativas que surgiram da sabedoria popular e carregam uma moralidade ou ensinamento. Estas histórias muito antigas, conhecidas através de inúmeras versões, têm o objetivo de divertir e educar os leitores.

Uma das principais características presentes nas fábulas é a utilização de alegorias para contar uma história narrativa. Dessa forma, muitas fábulas apresentam animais como seus protagonistas. Estes animais podem ter sentimentos humanos, tais como a a preguiça, a ganância, a sabedoria e a compaixão para desenvolver a moral que a história pretende passar.

Entre alguns dos mais importantes escritores deste gênero literário, destacam-se o escritor grego Esopo (620 a.C. - 564 a.C), o poeta francês Jean de La Fontaine (1621 - 1695) e o escritor brasileiro Monteiro Lobato (1882 - 1948).

O Escorpião e a Tartaruga, de Esopo

Resumo: Um escorpião pede ajuda a uma tartaruga para atravessar um rio. Apesar da desconfiança, a tartaruga aceita ajudar o escorpião, pois caso ele a machucasse, os dois se afogariam. Apesar disto, o escorpião acaba ferroando a tartaruga, pois esta é a natureza deste animal.

O Galo e a Pérola, de Esopo

Resumo: Certo dia, um galo encontra uma preciosa pérola ao procurar por alimentos. Com esta descoberta, ele vai refletir sobre o valor das coisas que realmente importam para ele.

A Cabra e o Asno, de Esopo

Resumo: Uma cabra maldosa traça um plano malévolo para que um asno não coma mais no mesmo lugar que ela. Por causa da ganância, quem acaba se dando mal é a própria cabra.

A Formiga e a Pomba, de Jean de La Fontaine

Resumo: Uma formiguinha em apuros é salva por uma pomba. Logo depois, quando a formiguinha vê que a pomba também corre perigo, ela a ajuda sem exitar.

A Gralha e os Pavões, de Esopo

Resumo: Uma gralha (espécie de pássaro) muito vaidosa abandona o seu grupo de amigos para tentar se enturmar com belos pavões. Para isso, ela rouba algumas penas de pavão que encontra caídas no chão. No final, a gralha acaba sendo abandonada pelos pavões e pelos amigos que tinha ignorado.

A Moça e a Vasilha de Leite, de Esopo

Resumo: Uma jovem leva em sua cabeça uma vasilha de leite. No caminho para casa, ela começa a planejar tudo o que vai fazer ao vender o leite. No entanto, sua empolgação toma conta de todos os seus pensamentos e ela acaba derramando todo o leite na rua.

As Moscas e o Pote de Mel, de Esopo

Resumo: Um enxame de moscas é atraído para um pote de mel que se quebrou em uma dispensa. Sem nem pensar duas vezes, elas voam diretamente para consumir o alimento, mas acabam ficando presas pela sua ganância.

A Porca e o Lobo, de Esopo

Resumo: Um lobo malicioso presencia o nascimento de alguns porquinhos. O lobo tenta então se aproximar da mamãe porca para comer os seus filhotes. No entanto, a mamãe porca, muito esperta, consegue mandá-lo para longe apenas com as suas palavras.

A Rã e o Boi, de Monteiro Lobato

Resumo: Uma rã desafia sua amiga dizendo que consegue ficar do tamanho de um boi ao inflar todo o seu corpo. No entanto, ela acaba explodindo, pois a sua natureza não lhe permite ficar tão grande quanto um boi.

Animais e a Peste, de Monteiro Lobato

Resumo: Quando uma terrível peste assola o reino dos animais, um sábio macaco diz que um deles deveria ser sacrificado para acabar com este castigo dos céus.

O Burro e a Cobra, de Esopo

Resumo: Os deuses decidem conceder à humanidade a dádiva da juventude. No entanto, encarregam um burro de levar este dom para os homens. No meio do caminho, o burrinho acaba trocando a importante dádiva por um gole de água.

O Cachorro e o Carneiro, de Esopo

Resumo: Um cachorro leva um carneiro a um tribunal e o acusa de nunca ter devolvido um pão que tinha pegado emprestado. Por fim, o cachorro consegue ganhar o caso com a ajuda de um lobo mentiroso.

O Camundongo da Cidade e o do Campo, de Esopo

Resumo: Ao visitar o seu primo do campo, um camundongo da cidade diz que a sua vida é muito melhor, pois lá ele tem acesso aos melhores tipos de alimento. O camundongo do campo, ao ir para a cidade com o primo percebe que a tranquilidade que tem na zona rural não tem preço.

O Cão e a Máscara, de Esopo

Resumo: Um cachorro procura um osso para roer e tudo que encontra é uma máscara. Ele logo conclui que ela possui um bom aspecto, mas que não há nada por dentro.

O Cavalo e o Cavaleiro, de Millôr Fernandes

Resumo: Um homem chega na porta do céu e é impedido de entrar por não possuir um cavalo. Ao retornar, ele encontra um amigo que está a caminho do céu e explica a situação. O amigo propõe que ele se finja de cavalo para os dois entrarem no céu, mas as coisas não saem como planejado.

Leia mais fábulas completas no Pensador:

O Corvo e o Jarro, de Esopo

O Julgamento da Ovelha, de Monteiro Lobato

O Rato e a Ratoeira, de Esopo

O Rei dos Animais, de Millôr Fernandes

Os Dois Ladrões, de Monteiro Lobato

Os Galos Brigões e a Águia

A Andorinha e as outras Aves, de Esopo

A Assembleia dos Ratos, de Esopo

A Assembleia dos Ratos, de Monteiro Lobato

A Carroça Vazia, de Esopo

A Cigarra e a Formiga, de Esopo

A Coruja e a Águia, de Esopo

A Galinha e os Ovos de Ouro, de Esopo

A Lamparina, de Esopo

A Lebre e a Tartaruga, de Esopo

A Lebre e a Tartaruga, de Jean de La Fontaine

A Raposa e a Cegonha, de Esopo

A Raposa e a Cegonha, de Jean de La Fontaine

A Raposa e o Corvo, de Esopo

A Raposa e o Leão, de Esopo

A Raposa e as Uvas, de Esopo

A Raposa e as Uvas, de Jean de La Fontaine

A Serpente e o Cabrito, de Esopo

A Víbora e a Lima, de Esopo

A Viúva, de Millôr Fernandes

O Asno, a Raposa e o Leão, de Esopo

O Burro carregando o sal, de Esopo

O Camelo e o Rio, de Esopo

O Cão e o Naco de Carne, de Esopo

O Estômago e os Pés, de Esopo

O Fazendeiro, seu Filho e o Burro, de Esopo

O Homem e o Leão, de Esopo

O Homem e o Machado, de Esopo

O Leão Apaixonado, de Esopo

O Leão e o Rato, de Jean de La Fontaine

O Leão, o Urso e a Raposa, de Esopo

O Lobo e a Garça, de Esopo

O Lobo e o Cordeiro, de Jean de La Fontaine

O Mosquito e o Touro, de Esopo

O Pastor e o Leão, de Monteiro Lobato

O Pastor Mentiroso e o Lobo, de Esopo

O Touro e as Rãs, de Monteiro Lobato

O Velho Cão e o Seu Dono, de Esopo

O Vento e o Sol, de Esopo

Os Viajantes e o Urso, de Esopo

Veja também: