Os 18 melhores contos de fadas com interpretação

Selecionamos os melhores contos de fadas em versões completas para leitura. Confira também o resumo das histórias e as interpretações de cada uma delas.

A Chave de Ouro

Indicado para +3 anos

Resumo: Em um dia muito frio e nevado, um menino embarca em uma grande aventura para encontrar lenha para sua casa. O que ele não esperava, era descobrir uma chave de ouro que abre uma caixa misteriosa.

Interpretação: Neste pequeno conto de fadas, acompanhamos a jornada de um menino em busca de lenha para sua casa. A historinha apresenta alguns dos primeiros conceitos das sagas de aventura para crianças. O final da história é aberto para interpretação, pois não sabemos exatamente o que se encontra dentro da caixa. Essa pode ser uma pergunta a ser feita para as próprias crianças: o que você acha que tem dentro da caixa?


A Branca de Neve e os Sete Anões

Indicado para +5 anos

Resumo: Uma bela jovem precisa fugir da sua madrasta invejosa que quer matá-la. Ela foge em direção à floresta e se esconde na casa dos Sete Anões. Um príncipe surge para salvá-la, após a madrasta disfarçada de bruxa tentar novamente colocar fim na vida da Branca de Neve.

Interpretação: A Branca de Neve e os Sete Anões apresenta temas como a inveja e a vaidade. A rainha possui inveja de sua enteada simplesmente pelo fato de ela ser mais bonita. A história também revela que a verdadeira beleza está dentro das pessoas.


O Pássaro de Ouro

Indicado para +5 anos

Resumo: Por ordens do rei, três príncipes tentam capturar um lendário pássaro de ouro. Entretanto, os dois mais velhos não seguem os conselhos da raposa e acabam indo parar em locais perigosos. O mais jovem, que é o mais bondoso entre os irmãos, consegue completar as missões e livrar a raposa de uma maldição.

Interpretação: Os grandes ensinamentos e a moral desta história é que devemos seguir os conselhos de quem nos quer o bem. Na história, a raposa se mostra uma leal companheira do príncipe mais novo e seus conselhos se provaram verdadeiros e prestativos. Por ter seguido esses conselhos, o príncipe mais novo saiu vitorioso ao final deste conto.


A Princesa e a Ervilha

Indicado para +3 anos

Resumo: Um príncipe está em busca de uma princesa verdadeira. Certo dia, uma jovem menina que diz ser uma princesa pede abrigo em um castelo. A rainha resolve fazer um teste: colocar uma ervilha no travesseiro dela, para ver se ela se sente incomodada e provar que ela é de fato uma princesa.

Interpretação: Este conto apresenta alguns conceitos do imaginário popular que se tinha na Idade Média sobre pessoas da realeza. Como os nobres viviam de maneira muito confortável, algumas pessoas pensavam que uma simples ervilha colocada debaixo de 20 colchões poderia realmente incomodá-los.


A Pequena Sereia

Indicado para +3 anos

Resumo: Uma pequena sereia encontra um príncipe em um barco e se apaixona por ele. Ela resolve fazer um pacto com a bruxa dos mares: ganhar um par de pernas e dar sua voz à bruxa.

Interpretação: A paixão torna a Pequena Sereia imprudente e irresponsável: ela quer tanto rever o seu príncipe que perde tudo o que tem. Para ir atrás dele, abre mão do mar, da família e até da própria voz. Quando a situação parece estar perdida, a força do amor vence a maldade da bruxa e seu encantamento é quebrado. Mesmo correndo muitos riscos, Ariel consegue aquilo que desejava: casar com o príncipe Eric.


A Bela Adormecida

Indicado para +3 anos

Resumo: Uma bela jovem é amaldiçoada por uma fada rancorosa no dia do seu batizado. Aos 15 anos, ela se fere com uma agulha e entra em um sono profundo. Agora só o beijo do príncipe pode acordá-la.

Interpretação: A magia presente na história nos faz entender sobre a dualidade do bem e do mal. 12 fadas utilizam suas habilidades para desejar o bem à Aurora, enquanto a rancorosa 13º fada utiliza a magia para fazer o mal. Outro tópico apresentado em A Bela Adormecida é sobre o poder do amor.


O Patinho Feio

Indicado para +3 anos

Resumo: Um filhotinho de pato passa muito tempo se sentindo triste, por ser tão diferente dos seus irmãos. Um dia, ao encontrar um grupo de cisnes, identifica-se com a semelhança deles e descobre que não é um pato, mas sim, um belo cisne.

Interpretação: O conto carrega uma importante lição de autoestima, aborda a questão das diferenças e a importância de respeitarmos uns aos outros. A historinha também apresenta o processo de aceitação do “patinho feio” e a importância da determinação que ele teve para encontrar o seu lugar no mundo.


Cachinhos Dourados e os Três Ursos

Indicado para +3 anos

Resumo: Uma menina de cachinhos dourados encontra uma casa na floresta e, atraída por um cheiro de mingau, resolve entrar na casa, onde três ursos residem. Ela acaba adormecendo na casa dos ursos e acorda espantada com a presença deles. Ao final da história, Cachinhos Dourados promete que nunca mais iria mexer nos pertences dos outros sem o devido consentimento.

Interpretação: Cachinhos Dourados é uma clássica história infantil que nos revela a importância da atenção, do cuidado e do respeito. A garotinha acaba invadindo a casa de desconhecidos e é surpreendida quando descobre que eles na verdade são ursos. Por sorte, ela descobriu que as aparências enganam: apesar de terem fama de ferozes, os animais a receberam com carinho e lhe deram bons conselhos.


Rei Sapo ou Henrique de Ferro

Indicado para +3 anos

Resumo: Um sapo ajuda uma bela princesa a resgatar a sua bola de ouro que acabou caindo em um lago. No entanto, ela o despreza e pensa em não cumprir a promessa de fazer companhia ao sapo. Ao longo da história, a maldição do sapo é quebrada e descobrimos que ele é na realidade um príncipe.

Interpretação: O conto "Rei Sapo" apresenta questões como a importância de não julgar as pessoas pela sua aparência e também sobre o poder do amor e da lealdade.


Rapunzel

Indicado para +3 anos

Resumo: Rapunzel é presa em uma torre alta por uma terrível feiticeira. Ela fica sendo visitada apenas pela vilã, que utiliza as tranças de Rapunzel para subir na torre. Certo dia, um príncipe se encanta pela voz de Rapunzel e decide resgatá-la. No entanto, o plano dos dois é interrompido pela malvada feiticeira. Após alguns anos, os dois conseguem retornar ao reino e viverem felizes para sempre.

Interpretação: A história de Rapunzel revela especialmente sobre a importância do poder do amor. Apesar de passarem muitas dificuldades nas mãos da feiticeira, Rapunzel e o príncipe conseguem ter um final feliz. Ao longo da história, o príncipe acaba ficando cego e as lágrimas de Rapunzel, que são muito sinceras, curam sua visão, o que possibilita com que os dois se reencontrem.


Rumpelstilzinho

Indicado para +5 anos

Resumo: A filha de um moleiro é obrigada a transformar palha em ouro devido a imprudência de seu pai. Ela recebe ajuda de um gnomo ambicioso. O gnomo diz que ela deve prometê-lo que lhe daria o seu primeiro filho após se tornar rainha. A jovem concorda com os termos pensando que nunca iria se tornar rainha. No entanto, o rei realmente a pede em casamento e tem um filho com ele. O gnomo diz que só abrirá mão do acordo caso a rainha descubra o seu nome.

Interpretação: Este conto de fadas revela questões como o perigo da ambição e das promessas. Na história, temos diversos personagens muito ambiciosos: o rei, o moleiro e o gnomo. A filha do moleiro, no entanto, é a personificação da bondade e no final consegue ter um final feliz.


João e Maria

Indicado para +5 anos

Resumo: Dois irmãos abandonados numa floresta precisam descobrir como sair dela, mas têm seus caminhos atrapalhados por uma bruxa que quer devorá-los.

Interpretação: O final do clássico “João e Maria” garante uma justiça divina que pune os maus e recompensa os bons: enquanto a madrasta e a bruxa má morrem, a família dos irmãos passa a viver com mais conforto, amor e riqueza.


Cinderela

Indicado para +3 anos

Resumo: Cinderela tem uma madrasta que adora atrapalhar a sua vida e quer evitar que a jovem seja notada por um príncipe. Afinal, a madrasta tem filhas e deseja que uma de suas meninas se case com o príncipe. Apesar disso, uma fada madrinha ajuda Cinderela a ir ao baile real, o que muda todo o seu destino, pois o príncipe se apaixona por ela.

Interpretação: A história da Cinderela, também conhecida como Gata Borralheira, nos mostra como as aparências enganam e como as virtudes de uma pessoa são mais importantes do que a beleza.


A Bela e a Fera

Indicado para +5 anos

Resumo: O pai da jovem Bela é capturado por uma fera. Desesperada, sua filha concorda ser presa no lugar do pai no castelo. Ao longo da história, Bela descobre que a Fera é na realidade muito gentil e carinhoso. Os dois se apaixonam e a maldição da Fera é eventualmente quebrada.

Interpretação: Esse é um clássico conto que aborda o fato de que as aparências não são o que mais importa. As pessoas realmente bonitas são aquelas que têm um coração bom. A Bela, ao conhecer a Fera, passa a compreender que, apesar de ele ser um monstro aparentemente assustador, ele é alguém generoso e carinhoso. Isto permite com que os dois se apaixonem e quebrem a maldição da fera.


O Gato de Botas

Indicado para +3 anos

Resumo: Um gato falante e muito esperto ajuda seu novo dono a se tornar um homem rico utilizando um par de botas, um chapéu e uma espada.

Interpretação: O Gato de Botas mostra a importância da perspicácia. De forma genial, o gato convence até um ogro a se transformar em rato, para poder devorá-lo. Desta forma, prova que a inteligência é a maior riqueza que existe e que, com ela, podemos conquistar qualquer coisa.


O Pequeno Polegar

Indicado para +5 anos

Resumo: Sete irmãos são abandonados numa floresta. Lá eles encontram um castelo, onde mora um ogro que quer devorá-los. Mas o Pequeno Polegar, o mais jovem e esperto dos irmãos, consegue ajudar todos na fuga do castelo.

Interpretação: Devido à inteligência e espírito resiliente, o pequeno Polegar conseguiu ultrapassar muitos obstáculos difíceis e regressar para junto dos pais. Apesar de subestimar os perigos do mundo, o jovem consegue se redimir e ter um final feliz.


Chapeuzinho Vermelho

Indicado para +5 anos

Resumo: A história de uma menininha que acaba desobedecendo a mãe e seguindo o conselho de um lobo muito malvado para chegar à casa de sua avó. O lobo consegue comer a vó e a Chapeuzinho, mas com a ajuda de um destemido caçador, são salvas por ele.

Interpretação: Uma das histórias infantis mais famosas de todos os tempos, este conto fala sobre uma garotinha que tem um bom coração, mas que não cumpre as recomendações da mãe e acaba correndo sérios riscos.


João e o Pé de Feijão

Indicado para +3 anos

Resumo: Um menino e sua mãe precisam de dinheiro e decidem vender a vaca da família. João troca a vaca por três grãos de feijão e, o que no início parecia um negócio ruim, revela-se num pé de feijão enorme que dá acesso a um paraíso de objetos de ouro.

Interpretação: João e o Pé de Feijão conta uma história de perseverança e coragem. Muito pobres, João e sua mãe acabaram ficando com apenas um item para ser vendido, uma vaca. Ao longo da história, João consegue entender os motivos da pobreza de sua família, que foi o resultado da morte do pai por um gigante malvado. Aos poucos, com muita inteligência e coragem, João consegue recuperar os itens roubados do pai e proporcionar uma vida melhor para sua mãe.

Veja também: