Contos populares são lendas, mitos, narrativas do folclore e histórias da literatura que, de tanto serem repetidas de geração em geração, têm importante papel na cultura brasileira.

A Onça e o Bode

Acidentalmente, uma onça e um bode acabam dividindo a mesma casa. Entretanto, ambos têm medo de dividirem a casa, pois suspeitam que um possa querer se alimentar do outro.

O Papagaio Real

Um conto de fadas no estilo brasileiro. Nessa história, os pássaros transformam-se em príncipes, há um rei e duas irmãs, uma generosa e outra malvada.

O Menino e o Padre

Um menino inocente (ou muito danado) oferece ao padre algo para ele beber. Entretanto, na gentileza do menino se escondia o fato de que a bebida não estava nada própria para ser tomada.

O Jabuti e a Raposa

Uma fábula do folclore brasileiro, em que a raposa, que se acha muito esperta, rouba a flauta do jabuti. Mas ele sabe como atrair a raposa para buscar seu instrumento musical.

O Doutor Sabetudo

Um camponês descobre como ficar rico: ele precisa colocar um letreiro na porta que diga: “sou o Doutor Sabetudo”. E não é que isto bastou para ele enriquecer?

O Sapo com Medo D’Água

O sapo esperto que afirma temer a água. Sua esperteza salva a sua vida, enganando dois meninos que queriam matá-lo.

A Combuca de Ouro

Um rico resolveu dar a um pobre honesto uma cumbuca de vespas, mas, quando chegou nas mãos do pobre, virou uma cumbuca de ouro. Um conto popular pernambucano que usa elementos fantasiosos para transformar as vespas em ouro, dando uma lição ao rico que tinha más intenções.

A Madrasta

Um conto de fadas brasileiro: um viúvo conhece uma nova mulher, que é uma madrasta má. Ela resolve colocar fim na vida das três filhas dele, mas um milagre salva as meninas.

A Raposinha

Um príncipe determinado a ajudar seu pai, mas com dificuldade em aceitar os sábios conselhos da raposinha. Após tantas tentativas, o príncipe finalmente começa a ver sua sorte mudar.

A Onça e o Boi

Uma fábula folclórica sobre uma onça e um boi, que vivem desconfiando um do outro.

A Onça e o Gato

A pedido da onça, o gato ensinou-lhe a pular. Mas, conhecendo a onça, resolveu ensinar sem dar os principais truques. Uma brincadeira em forma de conto popular que mostra o que os mestres podem fazer do seu conhecimento, sem passá-los de modo absoluto aos aprendizes.

A Princesa Roubadeira

Uma princesa que adora fazer negociações e trocas, mas que acaba por se dar mal. De tanto querer vencer os presos, é ela que é vencida.

Cobra Norato

Uma lenda da região da Amazônia. Uma história sobre duas serpentes gêmeas que nasceram de uma indígena e um boto. Cobra Norato é uma das serpentes.

Manoel da Bengala

Um conto de fadas sobre o príncipe que tinha a bengala de ferro: o Manoel Bengala. Por ser grande, robusto e comilão, foi mandado embora pelo rei, que ordenou que o príncipe seguisse a vida sozinho.

Dona Labismina

Um conto de fadas sobre um rei, uma filha em forma de cobra e uma princesa que seguia todos os conselhos da cobra, a Dona Labismina.

O Sargento Verde

A história de uma princesa que precisa se disfarçar de sargento para fugir de um casamento forçado com um cão. Após algumas confusões, ela pode voltar a se assumir como princesa.

O Rei Andrada

Uma princesa encontra um papagaio que se revela um belo príncipe. O pai, o Rei Andrada, precisa ainda pedir desculpas por não ter acreditado no sonho da filha.

O Homem Pequeno

Um conto de fadas sobre uma terra de uma família de gigantes, cheia de encantamentos, onde um príncipe vai parar por acaso.

Amiga Folhagem

Nesse conto de origem indígena, um macaco muito esperto encontra um meio de se disfarçar e enganar a onça que está louca para comê-lo.

O Velho e o Tesouro do Rei

Um velho pobre faz um trato com os criados do rei: entregar o tesouro roubado sem falar que foram os criados que o roubaram.

A Formiga e a Neve

Uma formiga resolveu perguntar a razão de várias coisas da vida, até que chegou em Deus e escutou a verdade sobre ela.

O Macaco e o Coelho

Uma narrativa popular sobre um macaco e um coelho que, desconfiados um do outro, precisaram cada um dar seu jeito de garantir a sobrevivência.

O Sapo e o Veado

Um conto popular sobre um sapo muito esperto que tentou vencer o veado na trapaça. No entanto, o veado quis garantir sua vingança para cima do sapo. É uma história em que dois animais medem suas sabedorias e um deles acaba por vencer.

A Raposa e o Homem

Uma história popular brasileira de uma raposa e um homem, que mostra que mesmo de quem é bom não se deve exagerar.

O Cágado e a Fruta

O cágado foi o único inteligente capaz de garantir acesso a uma fruta muito difícil de ser comida. No entanto, uma onça esperta tentou aproveitar-se da inocência do cágado. No fim, ela logo aprendeu a lição dela.

Contos populares da literatura brasileira

O Homem que Sabia Javanês, do escritor Lima Barreto

O Barão de Jacuecanga busca um tradutor de javanês para entender o que está escrito num livro, e Castelo habilita-se para o emprego. Castelo não sabe javanês, mas finge tão bem que logo fica conhecido no país todo e começa a ser convidado para palestras internacionais. Um conto cheio de ironia, que toca nas mentiras da sociedade e de como essas mentiras chegam longe.

Pai Contra Mãe, do escritor Machado de Assis

Cândido Neves tem, como trabalho, buscar escravos foragidos. Ele tornou-se pai, mas não tem condições financeiras para assumir a criança. Após decidir com a mãe que devem deixar o bebê, ele encontra uma mulher escrava foragida, que está grávida. Resolve apanhá-la para ficar com a recompensa. Uma história sobre o triste e difícil período da escravidão.

A Cartomante, do escritor Machado de Assis

Rita está apaixonada pelo seu amante Camilo, amigo de infância do seu marido Vilela. Camilo passa a receber cartas anônimas que demonstram que alguém sabe da traição. Ele resolve consultar uma cartomante e ela acalma-o. Entretanto, suas previsões não se encaixam tanto na realidade.

O Bebê de Talatana Rosa, do escritor João do Rio

Uma história sobre um carnaval. Heitor conta sobre o que ele denomina de bebê de talatana rosa. Ele via algo de belo naquela figura de carnaval até que percebe haver algo de muito errado no nariz dela.

A Nova Califórnia, do escritor Lima Barreto

A história se passa em Tubiacanga, interior do Rio de Janeiro. O novo morador, Raimundo Flamel, aparece atraindo a curiosidade de todos. Diz ele que é possível fazer ouro com os ossos humanos encontrados no cemitério. Nos próximos dias, a cidade toda buscará fabricar ouro a partir de ossos, causando um verdadeiro caos no cemitério.

Veja também: