Crônica sobre Política
Política é para corajosas mentes que articulam o medo ao invés do amor.
Um governante precisa ser temido para ter respeito e dominar o poder.
Se ele quiser ser amado, será traído e corre risco de ser um fracasso.
Não é opinião minha, é a lei da polis.
Viver a política é ser uma figura pública que poderá terminar solitário ou numa solitária, ou por sorte divina, talvez escape o curso normal.
Nilo Deyson Monteiro Pessanha
"Ainda" somos um país democrático, logo não é exatamente a má escolha política de um eleitor, na visão do outro, o que mais causa indignação ou desânimo, pois trata-se de um direito individual e constitucional. Porém, o que realmente frustra e promove a desesperança é o conforto, há décadas, das pessoas de se manterem no desconhecimento, é a facilidade de acreditarem nas mentiras que elegem covardes e desumanos para os poderes, pois estes sempre falam, sempre pregam, o que elas gostam de ouvir. É a facilidade delas caírem nas armadilhas, especialmente as materiais e de ralizações fantásticas, para desqualicar o intelecto delas e, pior, é a total falta de interesse das pessoas de procurarem se informar para qualificarem o seu conteúdo de conhecimento geral a fim de que este ajude nas suas escolhas quanto cidadãos eleitores.
Integrar-se com fidelidade irrestrita à grupos que seguem a mesma linha de pensamento é fazer a manutenção do aprisionamento do próprio intelecto, consequentemente é agir, reagir e repetir como um robô. Somente a diversidade de ideias exercita e expande a mente, e proporciona um alicerce mais eficiente na construção de um pensamento mais livre de impurezas como, por exemplo, a incoerência, bem como mais sólido no saber, o que nos leva a termos mais independência na interpretação dos fatos.
Se buscando a informação estamos sujeitos a erros, na ignorância é mais fácil ainda entregar o país nas mãos dos charlatões políticos e/ou nas mãos dos charlatões políticos religiosos.
Não terceirize a sua massa cinzenta. Defenda o que é seu começando pelo seu intelecto, pois é a partir dele que você realmente vai poder ajudar o país como um todo, e não o entregue de bandeja para quem depende da sua ignorância e da sua fragilidade emocional para se tornar, com a sua própria ajuda, o seu algoz.
Dois lados, um só povo
A omissão política é uma liberdade de direito
Ninguém é obrigado a sair da sua zona de conforto
Já a crítica a quem bota a cara e luta é um defeito
Se do desgaste alheio usufrui ou desfruta do caos como o seu porto
A democracia permite a discordância de ideia
Contudo, liberta para a aquisição de amplo conteúdo
Consequentemente auxilia na identificação da alcateia
E o conhecimento, então, atua como escudo
Em política, é pouco conveniente incentivar um povo a seguir a trilha do saber
É mais eficaz popularizar a ignorância
Cuja as armadilhas tem como objetivo prover
O convencimento dos fracos à produtiva militância
Não se iluda, a riqueza nesta terra é abundante
É a fartura que atende a tantos desumanos
Que ao roubar matam vidas, sonhos e te torna insignificante
Mas nas eleições somos a peça principal dos seus planos
A luta é sempre árdua em prol da justiça social
Pois depende da força e da união de um povo
Mas se para quem tem o poder de fazer a desunião é fundamental
Haverá sempre o crítico à luta de quem ele considera um estorvo
Uma reflexão racional sobre o que o poder quer da nação
É começo para a percepção do que ele oferece em troca
Mas se migalha te atende na sua autoavaliação
Respeite a luta de quem exige o justo e recolha-se em sua toca
No mais, é torcer por um futuro mais justo
E com trabalho manter o sonho cultivando a esperança
Se o resultado para todos não for um sucesso robusto
É porque os lobos continuaram na governança
A melhor política
Ter sua conduta honrosa entre os gentios, isso. . . por suas boas obras que observam, podem glorificar a Deus. - 1 Pedro 2:12
Um trabalhador da construção entrou em um restaurante de fast-food e pediu dois jantares. Quando seu número foi telefonado, ele pegou a bolsa, pagou o caixa e saiu.
Quando ele chegou em casa, descobriu que havia recebido um saco contendo os recibos do dia. Ele imediatamente devolveu a sacola - exatamente quando o gerente relatava a perda à polícia. O cliente foi honesto o suficiente para devolver o dinheiro, mesmo que ele provavelmente pudesse ter se safado com isso.
Esse incidente envolveu uma grande quantia em dinheiro, mas também devemos ser honestos em pequenas coisas. Às vezes nos perguntamos por que os cristãos não estão tendo um maior impacto espiritual em nosso mundo. Será que muitos crentes estão trapaceando, mentindo, “enganando”, manipulando e racionalizando suas ações? Muitas vezes a desonestidade é a ordem do dia - mesmo para os cristãos. Não é de admirar que os incrédulos não estejam impressionados!
Mais importante ainda, honestidade é o que Deus exige e espera de nós. O apóstolo Pedro disse que devemos ter uma conduta honrosa (1 Pedro 2:12). Então ele escreveu: “Esta é a vontade de Deus, para que, fazendo o bem, você silencie a ignorância dos homens tolos” (v.15). Honestidade não é apenas a melhor política - é a política de Deus.
Senhor, que nossas palavras e ações sejam verdadeiras,
Como pessoas da luz,
E nos ajude ao segui-lo
Para sempre fazer o que é certo. —Sper
Não há graus de honestidade.
Richard DeHaan
Politica não é só regras e normas, temos que saímos da zona de conforto ou iremos morrer lá.
Está na hora de mudar, o mundo mudou, hoje não nos preocupamos com as pessoas ou a Amazônia... O capitalismo é bom, mas precisamos rever conceitos, não pensar apenas no futuro e sim no hoje, no agora!
Afinal, se não cuidarmos do agora, qual será o futuro das próximas gerações amanhã?
Ah, a velha política, que cega e coloca uns contra os outros, mesmo em tempos de pandemia...
Eu escolho um lado e o defendo com unhas e dentes, meu candidato ganha e não importa mais o presente, pois agora sou o seu inimigo, sua opinião é indiferente...
Eu perdi e não concordo com o que aconteceu, por isso vou atacar o seu lado eternamente, seja por qualquer escolha diferente, Vereador, Prefeito ou Presidente...
União de ideias? Nem pensar! É muito mais fácil e divertido, com palavras chulas atacar...
Puxa para cá, puxa para lá, eu é que estou certo, você tem é que lutar...
Ah, como seria bem mais fácil, bem mais útil, sentar e conversar, debater ideias de crescimento, ajudar o mundo em seu desenvolvimento e nunca mais brigar...
Mas creio que é apenas uma utopia, ilusão, pois faz parte da velha política, onde todos nós queremos e exigimos ter a única opinião...
Pois o desenvolvimento e o bem de uma cidade, Estado e Nação, só poderá acontecer se for feito por alguém que eu votei, do contrário, não terá nunca a minha atenção...
Ignorância
A periculosidade da situação política mundial agora agravada pelo corona vírus é ignorada por uma grande parcela da população.
Pelos ignorantes.
Vivemos no “fio da navalha”, sobre uma tênue linha que separa a paz da guerra, a vida burguesa da extrema pobreza, a vida da morte.
O otimismo exacerbado é exaltado sob pena dos realistas serem considerados pessimistas.
A grande maioria do povo, não por vontade própria, é obrigada a viver à custa de migalhas mal distribuídas pelo governo que parte, reparte e fica com a maior parte.
E o povo ignora e não sabe reagir porquê é ignorante.
Na esfera política: os governos procurariam, se pudessem, tornar-se pessoalmente irremovíveis do poder.
Na esfera econômica: se pudessem, procurariam enriquecer a si próprios e seus amigos acima do bem comum. É o que a gente está cansado de ver acontecer; em plena luz do dia e no calar da noite.
Na esfera intelectual: se pudessem, suprimiriam todas as novas descobertas ou doutrinas que pareçam ameaçar o poder.
O que mais impressiona é o fato de que há um consenso que a política está impregnada de corruptos e mal feitores que usam o cargo para cometerem ilícitos, mas quando pegos pela justiça todos se dizem inocentes injustiçados e não falta quem os defenda cegamente com o argumento de que há adversários piores. O brasileiro é mesmo um caso a ser estudado, porque no fundo não quer acabar com as maracutaias de "todos" àqueles que prejudicam o país no âmbito da política, quer apenas punição para os políticos que são os seus desafetos, e aqueles que moram no seu coração, que se afinam com os seus interesses pessoais são sempre vítimas perseguidas e defensáveis.
Considerando um país onde um gesto de honestidade de um indivíduo vira notícia, não dá para esperar, como unanimidade, a prática de certos valores capazes de construir um ambiente mais justo que possa promover mais qualidade de vida social para todos.
A sociedade brasileira está muito longe do mínimo ideal de decência no trato com a realidade que à cerca, bem como está se distanciando cada vez mais da coerência entre o que prega e o que deseja como resultado, de fato, para o bem comum.
POLÍTICA OU PAIXÕES ?
Olá, amigos leitores e prezados amigos de rede. Por gentileza, leiam com atenção!!!
Sempre terei meu modo de pensar política, entretanto, vou sempre defender o direito da outra de falar o que pensa.
Infelizmente muitos se perdem em suas paixões ideológicas e não sabem respeitar o outro lado. Estamos em um país laico e democrático, no entanto, falta equilíbrio e bom senso por parte de alguns militantes.
Tenho visto muitos debates serem travados sobre quem teria dividido o Brasil, o governo ou a oposição. Um debate, na minha opinião, inútil porque basta analisar séculos da nossa história para perceber que o país nunca foi homogêneo, em deveres ou direitos. E que mesmo o que se convencionou chamar de “identidade brasileira" é algo em discussão e construção, porque temos tantas coisas que nos separam quanto aquelas que nos unem. O fato novo é que, de uns tempos para cá, o debate sobre essas diferenças passou a acontecer à luz do dia ou abertamente nas redes sociais.
Como já disse em outras ocasiões e falei sobre isso com algumas figuras políticas aqui da cidade, acho muito bom que os posicionamentos e insatisfações estejam escancarados. Porque tapar uma ferida com um bom curativo não basta para ela curar. Ela precisa ser analisada, limpa e tratada. E isso vai demandar muito diálogo e paciência, de todos os lados. Pois é democrático discordar do posicionamento do outro. O que não é democrático é querer o fim das pessoas que pregam certos posicionamento.
[...] mais do que um sentimento de estar construindo um mundo novo, coletivamente, muitos se juntam guiados pela sensação de conforto trazida pelo sentimento de pertencimento a um grupo. E esse grupo se define, não raro, não pela aceitação das propostas políticas de um grupo, mas por identidade reativa ao outro, que é considerado inimigo e não adversário.
Ou seja, juntam-se pelo ódio à outra proposta e não pela certeza de que a sua proposta é melhor.
As torcidas políticas abandonam a razão muito antes que o povo das organizadas de times de futebol. Apesar de muitas organizadas de futebol estarem envolvidas em atos de barbárie e selvageria, seus componentes ao menos sabem quando o seu time dá vexame e quando manda bem, protestam contra os dirigentes, vaiam a própria esquadra, reconhecem jogadas de craque do adversário.
O que sai da boca dos líderes de qualquer grupo não deveria ser considerado como Verdade Suprema com cheiro de lavanda e toques de baunilha de Madagascar por seus seguidores. Da mesma forma que também a fala do adversário não deveria ser considerada como a mais completa carniça pútrida e fétida, infestada de vermes e baratas. Mas não é assim que muita gente age, adotando ares de seita fundamentalista.
Política é bom e é sensacional que as pessoas estejam vivendo, fazendo e respirando política. Mas, como já disse aqui durante aquela zorra em que se transformaram as eleições do ano passado, fazer política significa também estômago forte e alma tranquila, considerando que está em jogo a forma pela qual achamos que o país deve ser conduzido.
Ou seja, em tese, o seu interlocutor – seja ele um avatar estranho teclando loucamente em uma rede social ou o seu melhor amigo lançando perdigotos em um debate acalorado – não é seu inimigo. Ele está no mesmo barco e, também em tese (ok, pelo menos em tese), compartilha com você um mesmo objetivo comum: uma vida melhor. Isso não vale para trolls e haters, é claro.
Há pessoas que parecem não aceitar serem questionadas. Talvez para afastar os medos e inseguranças sobre suas próprias crenças. Acredito que meu ponto de vista está correto. E defendo-o de corpo e alma. Mas sei que isso não faz dele o único. Uma outra pessoa pode defender que a forma mais correta de acabar com a fome, a violência, as guerras, a injustiça seja por outro caminho. Já encontrei respostas para indagações pessoais em pessoas que escrevem sob um ponto de vista totalmente diferente do meu.
Sinceramente, você só tem amigos que concordam com você? Talvez você não saiba, mas você é uma pessoa pobre. Pois negar o convívio com a diferença empobrece nossa percepção do mundo.
Sei que é duro acreditar nisso neste momento de crise política, econômica e social. E, pior: com profissionais nas redes sociais, de um lado e de outro, distribuindo granadas à população para que entre em uma guerra fratricida. Sugiro que busquem a tolerância no diálogo, mesmo que firme e duro, e se perguntem se acham que estão certos a todo o momento, uma vez que nossa natureza não seja de certezas e sim de dúvidas e falhas que só poderão ser melhor percebidas no tempo histórico. Eu sempre defenderei o diálogo de uma forma educada, como meio de solucionar questões difíceis nas tomadas de decisão, e sempre com base no conhecimento, pois acredito que é possível formar pensamentos construtivos para serem aplicicados pelos nossos representantes na política, assim podemos cogitar um Brasil livre do atraso das paixões ideológicas. Trabalhamos assim, na defesa dos bons costumes e da família, no empreendedorismo e no desenvolvimento da pessoa humana, assim como acreditamos que a educação e a cultura podem contribuir muito para melhorar as relações entre todos os segmentos e ideologias. " penso tudo isso, eu Deyson". Enfim, como político que sou, tenho meu modo de ver o mundo político, contudo, defenderei até a morte o seu direito de se expressar, claro, de forma educada e equilibrada no sentido da construção do pensamento e das ideias que possam solucionar problemas complexos na organização da sociedade no todo.
Nilo Deyson Monteiro Pessanha
Oração e política
Rezai por todos os homens, pelos reis e por todos os que têm autoridade. - 1 Timóteo 2: 1-2
Em 1787, uma convenção foi convocada nos Estados Unidos para revisar os Artigos da Confederação. Durante semanas, os delegados revisaram a história antiga e analisaram os governos modernos, buscando insights. Mas nada se adequava à nação infantil.
Finalmente, um distinto cavalheiro chamado Benjamin Franklin levantou-se e disse: “Nesta situação desta assembléia, tateando no escuro para encontrar a verdade política e escassa capaz de distingui-la quando é apresentada a nós, como é que aconteceu? Até agora não pensamos em humildemente aplicar ao Pai das Luzes para iluminar nossos entendimentos? ”O Sr. Franklin acreditava que havia um Deus soberano que poderia fornecer orientação àqueles que o procuravam.
Se alguma vez houve um tempo para seguir esse exemplo de oração, é agora. Paulo disse que os governos são ordenados por Deus (Romanos 13: 1) e que devemos orar por aqueles que têm autoridade sobre nós (1 Tim. 2: 1-2). Este princípio de oração também se aplica à eleição de nossos líderes. Precisamos nos informar e votar em oração por aqueles que moldam nossas leis.
Porque Deus nos instruiu a fazer isso, podemos - na verdade devemos - sem vergonha e ousadamente misturar a oração com nossa política.
Em Deus nós confiamos, deixemos os outros confiarem em seus governantes,
confiamos em Deus para nos salvar do alarme;
Como juncos quebrados, as obras do homem nos deixarão,
Nosso só Deus pode nos impedir de todo mal. —Smith
O que quer que faça os homens bons cristãos, torna-os bons cidadãos. —Webster Dennis J. DeHaan
Queria ser apenas mais um cidadão
Que não discute política ou religião
Que vive, alienado, cego e manipulado
Absorvendo todas as narrativas diárias em frente à televisão.
Porque quando você descobre como funciona o sistema
E todo o seu mecanismo de corrupção, mudará sua visão!
E pode ter certeza que você nunca mais será o mesmo cidadão.
PERSONALIDADE
Minha personalidade não é fácil! Não sei fazer política da boa vizinhança, não sei forçar amizade, me aproximo de quem tenho afinidade ( e mesmo assim já errei...) Não sei ser falsa, fazer média, os músculos do meu rosto denunciam minhas emoções. No entanto se digo que gosto, amo e quero por perto tenha certeza que me importo, e muito! Sou protetora, sinto a dor do outro, torço, oro, choro, exalto, procuro edificar, aconselhar... ENFIM!!
Me pediram para me posicionar sobre politica kkkkk só rir é o que posso fazer.
Não me envolvo e nem busco querer ficar na mídia igual a muitos que querem aparecer ou ser centro de atenções, para ganhar nem conquistar nada.
Vejo apenas verdades dos dois lados, um lado tão cego, iludidos por migalhas que lhe foram prometidas para ocultar algumas verdades, outro lado usando algumas verdades para ocultar mentiras. Enquanto isso pessoas sem opinião própria sendo conduzidas na mesma direção do abismo...
Ricardo Baeta.
A ignorância de alguns homens faz com que a injustiça prolifere. O objetivo da verdadeira política é exatamente corrigir essas injustiças, é tornar justo aquilo que é injusto.
No Brasil esse objetivo foi invertido a enésima potência, a sociedade míngua, o país sucumbe e Platão se revira no túmulo.
A política
“A política, mal necessário, é intrinsecamente atividade de homens inferiores, ainda que o chamamos de “gênios”; o particular, o empírico, o contingente instrumenta os princípios e os valores e por isto aquela não é uma atividade criadora ou reveladora de universidade e de valor, como a poesia, a arte, a filosofia. Quem tem o gosto do verdadeiro, do belo, e do bem não faz política”.
Se mudarmos os homens para melhor,
teremos, verdadeiramente, uma nova política.
Se tivermos compromissos com a palavra,
mudaremos nossos gestos.
Se o poder deixar de ser nossa direção,
construiremos novos caminhos.
Se o nosso olhar for de compreensão,
não seremos incompreendidos.
Se cuidarmos da dor do outro, curaremos a nós mesmos.
Se a gratidão for nossa oração diária,
seremos felizes o ano inteiro.
Se o amor for nossa religião, a nossa igreja será o mundo.
O Relacionamento Da Politica Sempre Esteve Ateado a Números,
Candidatos e Legendas De Partidos, e a Dependência Inevitável Da Escolha Populacional, Sejam Quais Forem Os Vencedores, Uma Divisão Será Criada, a Sessão De Desejos Será Mantida, e Ás Desigualdades Sociais
Sub Alocadas, No Final é Só Números.
Banal
Sátira autorizada.
É festa na política.
Eles se renderam ao voto,
E a alienação grita...
Crise educacional.
Não preciso mais ensinar!
Pesquisa no Google!
Não perde tempo tentando memorizar...
Furto generalizado.
O primeiro foi e levou uma galera.
Agora que estes aprenderam,
é arrastão que vira festa...
Falta dinheiro.
Mas não que eu deva me preocupar.
Não preciso de trabalho.
Uma pena que as contas vieram a dobrar!
Clichê na relação.
Vou me ficar só com uma para quê?
Se o mundo me lista todas.
Por que só por ela devo me perder?
Família moderna.
Filhos aprendem com o celular.
Não há conversa não há choro.
Só resta a depressão, esperar...
Fanatismo religioso.
Sonhador ideal de aceitação,
Ou tu acreditas no mesmo que eu,
ou vais morrer, irmão!
Mundo artificial.
Já existiu natureza,
mas o homem tomou tudo
e disse: isso é beleza...
Briga social.
A elite sentada.
A massa se acaba,
e a miséria se alastra...
Banal.
Ninguém aceita pensar.
Uns até criticam,
mas se perdem ao tentar executar...
Lições que se aprende na política:
Quando vc pensar em sair do lugar onde está para algo melhor, conte com as pessoas desconhecidas. As pessoas que te conhecem sabem de onde vc veio e por isso não vão querer te ver “acima” delas ou “em situação melhor que elas”.
As pessoas estranhas sempre vão te dar o valor que vc merece, elas tentarão te acompanhar neste caminho...logo, não tenha medo dos próximos, tenha reservas, não tenha medo do estranho, seja criativo, proativo, fiel à sua causa e siga em frente.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp