Crônica sobre Política

Cerca de 1224 crônica sobre Política

"A política é a ciência da governança, a arte da conciliação dos interesses. Infelizmente o povo néscio, que cuida saber alguma coisa, faz guerras, o que impede qualquer ação legítima de um Estado de direito. Tais individuos não são mais do que gado, nas mãos dos manipuladores. "

A democratização da cultura é sempre uma política autocastradora. Num primeiro momento ela consiste em distribuir entre as massas os bens culturais mais altos antes desfrutados só por uma elite, mas logo em seguida as massas não aceitam mais os bens culturais escolhidos pela elite e passam elas próprias a escolher os bens que desejam. O resultado é que voltam a consumir os mesmos bens inferiores que recebiam antes da democratização, ou outros ainda piores. Os bens mais altos voltam a ser privilégio de uma elite, não porque sejam sonegados às massas, mas porque as massas não os desejam. Isso é universal e inevitável.

Muito antes de uma reforma política, precisamos de um reforma moral. O problema da nossa corrupção não será resolvido com simples "ajuste no script" , mas sim com um reencontro com nossos valores. O nosso problema é de raíz, de base. Qualquer promessa vendida nesse aspecto, é engôdo, "enxugamento de gelo".

As pessoas participam pouco da atividade política, não vão a reuniões de condomínio ou de pais e mestres, desprezam os partidos políticos, não ligam a mínima para os sindicatos e associações de bairro, ou seja, são totalmente ausentes das decisões que afetam a sua vida. Mas cobram muito do Estado.

Eu quero saber, eu quero não, eu exijo, eu preciso saber quem foi que inventou a política da boa vizinhança? Quem foi que disse que eu preciso ser legal todo o tempo? Ser legal nem sempre é legal, principalmente quando você está sendo legal com alguém que é chato com você, isso não é bom. Não há nenhuma regra que me obrigue a ser assim o tempo todo, não é? Então eu vou ser como eu quiser, eu tenho minhas manias, minhas loucuras e não vou me evitar para ser legal com quem nem se dá ao trabalho de retribuir. Eu preciso ser legal comigo em primeiro lugar e para isso, preciso extravasar e ser um pouco eu de vez em quando, sem me controlar, deixe que chegue aos 100%, no limite mesmo, afinal, eu não posso brigar comigo por ser quem eu sou, eu sou assim, humana, com defeitos de fábrica, sem garantia, sem seguro, eu nem mesma estou segura de que sou realmente legal. Xi, essa conversa está ficando chata, melhor eu parar por aqui.

A missão da filosofia política não é inventar uma sociedade melhor (ou mais provavelmente pior), mas criar os instrumentos intelectuais que permitam compreender as sociedades existentes, e assim ajudar as pessoas -- governantes e povo -- a avaliar as conseqüências das suas decisões e escolhas. A filosofia política não julga a sociedade existente pela comparação com um modelo ideai, mas pelos critérios gerais da conduta humana estabelecidos por uma sã filosofia moral sedimentada pela experiência e pela razão. Se não há uma filosofia moral superior aos condicionamentos socioculturais das épocas, então estes se tornam os juízes soberanos de si mesmos e se instaura o império do fato consumado, o governo dos mais cínicos e brutais.

No mundo da política e da economia a palavra da moda agora é Globalização. Além dos cus sujos do liberalismo e dos encefalopatas da social democracia, tenho ouvido até alguns pelegos comunistas empregando com obsessão essa palavra, sem se darem conta de que ela é um novo exibicionismo dos patrões de sempre.

Em um mundo muitas vezes dividido por religião, política e guerras, é vital lembrarmos que a essência de Deus transcende essas fronteiras humanas. Deus, em sua pureza divina, é o próprio amor. Não está contido em dogmas, nem manipulado por interesses políticos ou justificado por guerras. Deus é a essência que une corações, inspira compaixão e transcende todas as barreiras. Quando entendemos que o amor é a verdadeira linguagem de Deus, percebemos que a busca pela conexão, empatia e bondade é a essência de uma espiritualidade autêntica. Que possamos enxergar além das diferenças criadas por nós mesmos e abraçar o simples e poderoso amor que reflete a divindade em cada alma e em todo o universo.

Já expliquei mil vezes que a ciência política começou quando Platão e Aristóteles criaram a distinção entre o discurso do agente político e o do observador científico. A objetividade das opiniões do cientista político não vem de nenhum isentismo, mas do simples fato de ele JAMAIS se rebaixar à função de porta-voz de um grupo político. É a minha total independência de quaisquer grupos que me torna incompreensível e escandaloso para muita gente num pais em que praticamente TODO pensamento é grupal.

⁠O conservador pensa na política como um meio de preservar a ordem, a justiça e a liberdade. O ideólogo, pelo contrário, pensa na política como um instrumento revolucionário para transformar a sociedade e até mesmo transformar a natureza humana. Na sua marcha em direção à utopia, o ideólogo é impiedoso.

Russell Kirk
A Política da Prudência. São Paulo: É Realizações, 2014.

A opressão inibe a voz, a malícia que manobra a política ataca e abate os sonhos, calar muitas vezes é alternativa, mas a covardia não é solução, o movimento em torno da necessidade cria um povo vulnerável, até parece ser uma sociedade de caráter volátil e duvidosa, enfim, é que muitas vezes não se acredita no anseio oculto e o ombro companheiro duvida da expressão da capacidade real que determinado indivíduo é capaz de produzir e assim faz banal mente as escolhas em função do interesse próprio, produzindo o valor do voto cascas de banana, ou será nós o próprio banana.

Quem diz que pastor não deve se envolver com política nunca deve ter ouvido falar em Martin Luther King ou nunca deve ter lido Jesus falar sobre sede de justiça. Desde o VT as páginas da Bíblia estão repletas de profetas que repreendiam governos opressores e exploradores do povo. Faça um favor ao seu país e a si: Abra a boca pra denunciar o pecado ou cale-se. Mas não haja na neutralidade. Morno Deus vomita.

⁠No dia que a política for levada a serio pelo povo e seja amplamente debatida em casa, nas escolas, bares... O povo terá mais consciência em votar, as novas gerações terão respeito pelo o que conquistamos, os politico terão consciência e respeito pelo o povo. Seu voto valera ouro. Eu acredito que teremos condição financeiras de ter salários justos para todos com uma administra publica responsável e transparente .

A alienação política à qual muitos cidadãos se submetem intencionalmente, é um retrocesso no caminho evolutivo da sociedade brasileira. Ao abrirmos mão da luta e permitirmos que malfeitores mandem nos nossos destinos, retroagimos a era dos clãs, dos feudos, enfim, damos sobrevida a essa oligarquia escravagista e exploradora que massacra o povo brasileiro desde os primórdios do nosso país.

Por favor não confundam, Santos com políticos, religião com política, não dá certo eles entram em conflitos, querem poluir os céus também? Infelizmente Campinas se encontra em um mar de lama e que respingou em muita gente de bem, mas um dia a chuva da verdade virá e lavará todas as mentiras. Que assim seja amém!

Inserida por beladonilo

Não há perfeição política, não há gestor que não erre, não seja em algum momento da sua vida pública, mal assessorado, ou tenha entraves burocráticos, mas exige que se volte aos trilhos ligeiramente, pense em longo prazo e tenha o espírito de cooperação. Bons candidatos para mim são aqueles que visam sempre o bem comum, com comprometimento, respeito, ética, coletividade e honestidade, um dos exemplos clássicos é concluir projetos e obras do antecessor. Apostar no que é bom, diminuir políticas paternalistas, valorizar a educação, fazer projetos que atendam a coletividade.

Inserida por Arcise

Raramente há espaço para verdade na política brasileira e sem alianças com os que já estão no poder não há que se falar em projetos aprovados, por exemplo. Não se iluda e não iluda seus iguais. Candidatar-se visando status e dinheiro fere não só a moral do candidato, mas, especialmente, o povo. (PLDD)

Inserida por PalomaDeDea

Prefiro uma política falada com sabedoria...do que falada com inteligência...política sabia não manipula...pois buscam interesses...que sejam bons para todos...a política inteligente manipula e torna difícil a o entendimento...por se tratar de distorção de fatos...buscam apenas interesses próprios...política inteligente é uma faca de dois gumes...na qual pode ser entendida em duas formas diferentes...o que dificulta o raciocínio da população...sendo assim somos enganados...e ficamos a bel prazer dos corruptos...sem ética política...e isso é bom para o governo.

Inserida por beladonilo

A filosofia política e social atual se baseiam no princípio da desconstrução. Desconstroem a solidez dos princípios morais, depois descontroem os princípios morais. Atribuem os princípios liberais e solidificam-no. Este é o mecanismo que desvaloriza os verdadeiros valores essenciais de uma sociedade sóbria, que está em estado patológico, tornando-se irreversivelmente incorrigíve

Inserida por drdermeval

"O ser humano criou uma constituição política globalizada de se viver e á ela se limitou. A cada geração o encarceramento nela aumenta. As pessoas seguem absolutamente o que o próprio ser humano tem como conhecimento e não pensa, reflete e questiona sobre o mesmo. Estamos vivendo uma era de repetidores de informações. Foi-se Einstein, Platão, Aristóteles, Shakespeare. Hoje são psicólogos, médicos, advogados e limitados absolutamente ao conhecimento dado."

Inserida por JoaoPedro1235