Violência
Apesar da própria Constituição Federal ressaltar que a Polícia Militar existe para proteger o cidadão, resquícios do regime militar de 1964 mantêm a concepção de enfrentamento, criando assim a lógica de que todo manifestante é suspeito e, portanto, inimigo. Isto é inerente também à mentalidade construída pelo regime de caserna vivenciado pelos policiais militares, tornando muitos deles avulsos à realidade do brasileiro comum. Cria-se então uma dualidade "militar/civil", dando a falsa ilusão de que os policiais não são civis, quando na verdade são.
"Brasil, o mundo do contrário"
Lugar bom, gente feliz, tudo muito hilário.
Bola, samba, chope, festa, mundo relicário,
Mulher e homem (quem é quem?) saindo do armário
Fiel orando por um mundo todo ao contrário.
O certo tá errado e a razão é do plenário
Protesto, voto, copa, tudo enquanto eu trabalho
Agora eu pergunto, onde é que foi o meu salário?
Esse é nosso Brasil, o mundo do contrário!
E então?
Onde pararemos com esses vacilão?
Onde pisaremos se não temos chão?
Pra onde nós iremos, correremos? (NÃO!)
Olhe pro futuro e não desista irmão!
De gravata ou maloqueiro, nível igualado.
Infância já não tem mais um desenho animado,
Agora é crime, sangue, mundo marginalizado
Homem bomba ou civil, soldado assassinado!
Guerra e paz, eu já não sei mais qual é meu legado,
Se corro, se fico, ou rezo pra Ele, eu já estou parado.
Meu Deus ajuda, não nos deixe aqui abandonados!
Cercados de cães, selvagens ladrões, o mundo tá queimado!
Espero que essa mensagem te edifique e sirva de alerta diante de tantas atrocidades cometidas diariamente em todas cidades, no nosso planeta; onde passivamente assistimos as notícias, os relatos estarrecedores de crueldades, os abusos praticados, as agressões contra o nosso próximo-- a imagem e semelhança de Deus-- porque não torcem por um time de futebol específico, porque não professam uma determinada crença, religião, porque não dirigem velozmente, nem tampouco ultrapassam o sinal fechado, porque não dirigem embriagados, porque não roubam, porque não são drogados, porque não são do mesmo partido político, porque não fazem parte do meu ciclo de amizade, porque não têm o mesmo nível cultural que eu, porque não são meus aliados, porque não professam as minhas ideias e os meus pensamentos, e tantos outros motivos e argumentos, para continuarmos atirando pedras e quebrando as vidraças alheias!!!
Enquanto escrevo,
enquanto lê...
muitos morrem,
poucos socorrem,
muitos são alvos,
poucos são salvos.
Já os Dogmas,
ficam sempre
sãos e salvos.
Levou um tapa na cara? Dê um chute no mal entendido, um soco na falta de respeito, uma cabeçada na raiva e um lindo beijo na paz; mas no agressor, ensine-o que você não é fraco a ponto de se rebaixar e usar as mesmas armas de violência, e sim de que você se vale mais de inteligência e sabedoria, aquelas que vem lá do alto. Então, basta olhá-lo com olhar de reprovação e se retire, isto será mais que suficiente para acabar com a moral do indivíduo energúmeno.
"Em todas as sociedades, qualquer que seja sua cultura, as pessoas têm uma aspiração comum, a busca pela paz, a eliminação definitiva da guerra e da violência, e a luta diária para melhorara qualidade de vida dos que os rodeiam"
Somos uma resistência não-violenta...
Somos o que você tem medo de ser...
Somos o que você não sabe ser...
Tantas línguas estrangeiras para as pessoas que gritam palavras no final nem sequer escaparem da violência do seu
próprio entendimento.
Meu corpo tem marcas que o tempo fará desaparecer, mas da minha alma jamais, jamais conseguirá apagar.
Livro - PERFIL
Bolinhas de gude
Jorginho foi preso
quando jogava bolinha de gude
não usou arma de fogo
nem fez brilhar sua navalha
Jorginho era criança igual às outras
queria brincar
O brinquedo poderia ser um revólver
uma navalha
um pandeiro
quem sabe um cavalinho de pau
Jorginho queria brincar
Jorginho viu um filme americano
no outro dia
fez uma quadrilha de mentirinha
sempre brincando
a quadrilha foi ficando de verdade
Jorginho ficou grande como Pelé
todos os dias saía no jornal...
Televisionado
só não deu autógrafo
porque estava algemado
Ele era o facínora
que brincava com bolinhas de gude.
O espírito quando é pacífico ainda que num corpo jovem e cheio de saúde e energia continuará pacífico, já um espírito violento mesmo que esteja num corpo doente e debilitado não será pacífico, apenas concentrará sua ira e achará outros meios de se expressar o que comprova que a ira vem de nosso espírito ainda imperfeito e não do corpo.
Os bárbaros adorariam que todos nós entrássemos no jogo deles. Desse modo teriam provas da existência dessa guerra que só existe na cabeça deles.
...Que não condenamos as armas, e sim, os homens que a criaram, os que a propagam, os que a usam, defesa ou ataque elas matam.
Algumas pessoas fizeram escolhas tão negligentes na vida, que acabaram se tornando adultos que só compreendem a linguagem ‘do grito’. Quando são abordadas gentilmente, esbravejam, retrucam, reclamam, e muitas vezes sem perceber, adotam uma postura desagradavelmente agressiva. E assim fazem porque não aprenderam a linguagem da paz quando crianças, crescendo em lares onde os palavrões eram comuns e as surras gratuitas eram constantes. Na adolescência, escolheram a fuga das drogas. Na idade adulta, optaram por estilos frontais excesso. É lamentavelmente triste, mas quem está nessa condição, ainda precisará passar por situações extremamente complexas para perceberem o valor da paz. Quem só entende a linguagem da violência, atrairá mais violência como forma de aprendizado.
“A onda de resolver tudo na base da bala é vassala, arcaica e démodé. Um vinho de rótulo raro e uma caixa de bombom caro ameniza qualquer desatino e abre um sorriso de menino. “
O sangue deveria correr apenas nas veias, artérias e capilares.
Não deveria correr nas teias das ruas.
Nos recintos desalmados.
Nas mãos de cidadãos.
No corpo como banho de aflição.
O sangue deveria correr apenas nas veias, artérias e capilares.
Muitas pessoas afirmam conhecer e praticar os ensinamentos da Bíblia. Porém, ela não ensina sobre violência, homofobia e outras perversidades. Em que Bíblia eles tiram esses ensinamentos?
Quando amamos, mesmo amando devemos usar do rigor da vara, porque deixar as pessoas que amamos afogar-se na mediocridade é a maior prova de desamor.
- Relacionados
- Poemas contra a violência doméstica para refletir e promover a paz
- Portugal
- Cadáver
- Frases sobre liderança que revelam o verdadeiro espírito de líder
- Frases sobre violência que ampliam o olhar e fortalecem opiniões
- Poemas sobre violência que geram reflexão
- Frases de combate à violência que rompem o silêncio e promovem mudança
