Textos reflexivos para professores que motivam a paixão pelo ensino
"SENHOR...
Ensina-me a ser compassivo .
Mostra-me a Parte Divina em todas as coisas.
Deixa-me brilhar com compreensão e humildade me de a capacidade de Perdoar aqueles com quem tenho dificuldades.
Permite-me sentir a PAZ da perfeita Aceitação e Compreensão.
Que tudo comece no meu interior!
QUE A PAZ NA TERRA COMECE NO MEU CORAÇÃO !"
(Hélia Michelin)
Aprendizado...
Das coisa que aprendi...
E continuo aprendendo...
A valorizar as coisas simples da vida!
A doce companhia de quem amo...
O melhor vinho para brindar uma nova conquista...
A melhor estória ou história para testemunhar minha poesia livre...
Quase anárquica e rebelde...
Só para testemunhar quem sou...
Perto de Tóquio vivia um grande samurai idoso que agora se dedicava a ensinar o zen aos jovens. Apesar de sua idade, corria a lenda de que ainda era capaz de derrotar qualquer adversário. Certa tarde, um guerreiro conhecido por sua total falta de escrúpulos apareceu por ali. Era famoso por utilizar a técnica da provocação: esperava que seu adversário fizesse o primeiro movimento e, dotado de uma inteligência privilegiada para reparar os erros cometidos, contra-atacava com velocidade fulminante. O jovem e impaciente guerreiro jamais havia perdido uma luta. Conhecendo a reputação do samurai, estava ali para derrotá-lo, e aumentar sua fama. Todos os estudantes se manifestaram contra a ideia, mas o velho aceitou o desafio. Foram todos para a praça da cidade, e o jovem começou a insultar o velho mestre. Chutou algumas pedras em sua direção, cuspiu em seu rosto, gritou todos os insultos conhecidos, ofendendo inclusive seus ancestrais. Durante horas fez tudo para provocá-lo, mas o velho permaneceu impassível. No final da tarde, sentindo-se já exausto e humilhado, o impetuoso guerreiro retirou-se.
Desapontados pelo fato de que o mestre aceitar tantos insultos e provocações, os alunos perguntaram: - Como o senhor pode suportar tanta indignidade? Por que não usou sua espada, mesmo sabendo que podia perder a luta, ao invés de mostrar-se covarde diante de todos nós?
- Se alguém chega até você com um presente, e você não o aceita, a quem pertence o presente?
- A quem tentou entregá-lo - respondeu um dos discípulos.
- O mesmo vale para a inveja, a raiva, e os insultos - disse o mestre - Quando não são aceitos, continuam pertencendo a quem os carregava consigo. A sua paz interior, depende exclusivamente de você. As pessoas não podem lhe tirar a calma, só se você permitir...
ao meu mestre com carinho.
que bom que tive o privilegio de conviver e aprender com ele. Ele que foi um excelente profissional , um grande mestre do ensino , da vida. uma das pessoas mais inteligentes, mais dedicadas que já conheci. Formador de opiniões tinha uma maneira toda especial de passar seus conhecimentos, induzia ao questionamento ,lutava contra alienação e tinha o desejo de ver seus alunos crescerem, por isso fazia tudo que estava ao seu alcance para motivar e incentivar a todos.
o mundo esta perdendo um grande ser humano.
ao meu mestre com carinho...
Com a bela Caetana
Bom encontro pra você,
Que o galope do sonho
E o riso a cavalo
Me ensinaste a ter.
Que me livrou do peso
De não ter imaginação,
De ser doido e mentiroso
E mesmo assim ter razão.
Me fazendo encontrar
O realista esperançoso
Dentro de mim,
Em paz com o meu
"só sei que nada sei"
E meu "só sei que foi assim."
á foi uns trago pra mente juntamente
com a mistura a rua professora ensina
cada um cuida da sua
aqui num é diferente o peso do rap é o peso das mente,
terrorismo verbal,
batendo de frenteÊ
com aquele que vive explorando inocentes
os neguim progrediu, o cranio até explodiu,
mas as cortina se abriu, agora é tudo nosso,
hahá. cê nem viu.
sempre fui eu por eu, a babilônia tentou mas não calou a minha voz.
com um plano aceso ando pra frente, deixando verme pra trás.
cada rima vale um tiro, um gatilho em cada dedo, to com o kit
pobre pensando? principal pesadelo da elite
que nunca vão entender o o ritmo que voa livre na quebrada
que te faz ter orgulho mesmo sem ter nada
se fecha na função ns já reconhece, quando o chicote estralar,
os verdadeiro vão ta lá, e resto? esquece!
respeito é pra quem tem, admiração pra quem merece
pra mente não tem alguema, então gambé vê se me esquece
refém desse sistema, todo dia luta injusta
paz, justiça e liberdade, sendo lema principal desse mundão chamado rua.
é mais que um sentimento, as letras em sigilo, não entra qualquer um pra dizer que é compromisso.
em meio a toda essa exatidão
como é difícil seguir o coração
de frente com tanta corrupção,
tô cansado de opressão
tapa na cara, segregação
pode chamar meu sonho de ilusão
que é utopia auto-gestão
mas me desculpe meu irmão
meu sonho é estrela sem constelação.
então deixa eu voar, e n deixa esse aí apagar.
pode conspirar, tentar embargar
minha voz continua ativa
a paixão pela destruição é uma paixão criativa
NOSSOS PROBLEMAS
Aprendemos a ser fortes quando nos conscientizamos de que os nossos problemas são, infinitamente, menores do que os da maioria das pessoas. Elas os enfrentam com dignidade e resignação, porque estão sempre amparadas pela inabalável fé em Deus. Pense nisso... faça o mesmo e verá que eles serão bem menores do que se julga.
Cada segundo que passa é uma oportunidade para aprender, resolver, ajudar, atrair, ou mudar algo/alguma situação em sua vida. Como? O poder está aí...dentro de sua alma. E sua mente é o portal para permitir que você faça suas escolhas. Mantenha-se na frequência de seus propósitos. Não importa como isso caminhará para a realização...basta permitir-se, escolher, querer, acreditar...e o resto, naturalmente ocorrerá. Afinal, vivemos num Universo de possibilidades. POSSIBILIDADES, captou? Nós somos poeira diante da imensidão que há. Portanto, tem espaço para mim, para você, e para quem quiser 'entrar'. Experimente, alimente, e aproveite o poder de sua mente.
[26/11/13]
Na luta aprendemos dois golpes fundamentais, o "Jab" e o "Direto".
O Jab é um golpe que mede distância, já o direto é aquele golpe que vem pra arrebentar com tudo.
Na vida tem pessoas que inventam golpes "indiretos", mas esses eu desconheço e não me preocupo, não consigo ver ameaça alguma neles.
Se quer me derrubar venha com golpes "diretos", mas cuidado a vida me ensinou a esquivar e contra atacar.
Desde pequeno foi me dado o sentimento de querer/sonhar ser uma grande pessoa no futuro. fui aprendendo também que esse pensamento e de ser vencedores, mais se você prestar atenção, nossos criadores nunca nos ensinam o caminho da derrota, da dor de uma conquista perdida. e ai que entra a maturidade e o poder do crescimento sentimental da pessoa. Os vencedores nem sempre são os que ganham , mais sim os que sempre lutam, com Humildade persistem por seu objetivo maior.
Veja os Exemplo curiosos: A Guerra, O Amor...
Nunca há Um Vencedor e Sim Um Sobrevivente.
sabe por que? por sempre de uma forma ou da outra a gente sempre acaba perdendo alguma coisa.
Os vencedores são os humildade, os perseverantes e que não deixam com sua inteligencia a peteca cair.
Se Hoje estivermos todos juntos Unidos Rumo a Um Objetivo. Seremos muito mais que Vencedores/Campeões, seremos sobreviventes embora por uma falha ou outra não chegarmos o objetivo, e bom que fique a sensação de que tentamos mais tentamos todos juntos com humildade, mesmo que doa ou fique a magoa/frustração dentro de nos, que tenhamos a certeza que nada foi em vão e que tínhamos a capacidade de chegar onde Deus quis, pois só as armadinhas e desafios do caminho percorrido será o suficiente para engrandecer toda nossa alma.
É acabou. Você me fez sentir a melhor mulher do mundo, é eu fui. Você me ensinou o que é amar. Eu amei. Você me trouxe paz, é eu tinha. Você me mostrou um caminho com flores, com emoção e com carinho. Eu vivia em uma alegria que irritava muita gente. E fui, fui feliz em todos os dias. Mas você jogou fora. Você acendeu e apagou tudo. Toda essa alegria se transformou em dor. E no fundo, por mais que eu tenha o amor próprio maior do que todos que eu já vi, eu sinto sua falta. Sim, eu sinto. Porque gostar de homem que não presta é meu lema. Meu dedo podre, já até caiu de tanto apontar para o cara errado. Mas no fundo, bem lá no fundo eu digo: Ainda sinto sua falta.
Joyce Xavier
Ai você cansa de apanhar e aprende a bater..
E de tantas brigas ou de tantos sufocos..
Você começa a se adaptar e a se acostumar com aquilo..
Você acaba pegando paixão pelo que faz..
E que se um dia parar, você sente falta..
E é nessas horas que você acaba dando o braço a torcer..
E até mesmo erguendo a bandeira branca..
Ai vem a paz e o conforto..
E começa sua paixão de outra forma,
Que se você conviver sem,
Vai sentir falta da mesma forma..
Sabe o que é isso ? é amor.
Mas como é amor, se só houve brigas ?
O amor nem sempre é do jeito que a gente quer.
Mas é sempre do jeito que a gente sente.
Por: Silvia Godoi
A gratidão nasce no coração daquele que aprendeu que nada pode fazer sem ajuda de Deus.
Daquele que reconhece que cada benção recebida é uma dádiva divina...
Daquele que valoriza detalhes, pois, por menor que seja, sempre haverá alguém que não tenha alcançado aquilo que para o outro pareça sem valor...
Daquele que sabe que agradecer a Deus por tudo adoça a vida e ilumina o coração...
Ao que pedir, darei. Ao que ensinar, farei.
A filosofia é a maior projeção demente na face da terra, insistente apenas em ensinar o homem a pensar e não a ouvir. O oposto, possivelmente mudaria algo enquanto nada muda, porque o homem, é comicamente mais inteligente para não ceder ao que não lhe foi ensinado. Logo, a filosofia − seja ela de qual época foi ou for −, se faz ineficiente.
Estamos no primeiro século do terceiro milênio (XXI), dizendo-se ser o século da Era Cristã... mas, se os outros (XX) em nada mudou, o que me faz pensar que nos próximos mudaria?... "A natureza do homem não permite a ciência."
Perdi meu pai aos 12 anos, mas sempre levei comigo um ensinamento que ele me legou:
- Fale sempre a verdade, pois se ela doer, doerá apenas uma vez.
Ao contrário da mentira, que segue aumentando a ferida.
Não posso dizer que segui totalmente essa filosofia, mas pude constatar que a premissa é totalmente válida.
ATUALIDADE MENTAL
Tudo que se aprende agora, neste exato momento, esta lição começa a ficar antiga ou antiquada... E, no amanhã, tudo voltará ao zero da existência material. O homem está sempre sendo vitimado por toda sorte dos inconstantes pensamentos do próprio processamento mental, especialmente porque está condicionado
no erro, e sofre porque pensa que é o dono da “verdade”!
(Aforismo do Agenor)
www.agenoralves.com.br
Me enlouquecendo com seu sorriso
seu jeito de falar
me levando ao paraíso
me ensinando a amar
me fazendo feliz,calmo
e me ensinando
assim como eu sempre quis
assim , vendo as paisagens e comendo queijo
passos os dias cantando, vivendo
tendo a certeza que eu te desejo.
vamos brilhar, vamos meu diamante
vamos viver, seguir adiante
para sempre juntos como dois jovens amantes
vivendo intensamente cada instante..
vamos, ao seu lado eu devo estar
para sempre poder te amar...
Nunca é tarde, para recomeçar
Nunca é tarde, para aprender a caminhar
Nunca é tarde, para a ajudar
Nunca é tarde, para amar.
É sempre cedo, para se arrepender
É sempre cedo, para começar a viver
Ainda há tempo de perceber
Que a vida é curta, mas vale a pena viver
Nunca é tarde, para pedir perdão
Nunca é tarde, para estender as mãos
Nunca é tarde, para voltar atras
Nunca é tarde!!! mas nem sempre é cedo demais...
E mesmo que muito cedo , eu tive que aprender a ser forte.
Tive que aprender da maneira mais dolorosa e amarga , que o mundo não é um conto de fadas , e que não vai aparecer nenhum príncipe encantado num cavalo branco , para me salvar.
E no final disso tudo o que importa é que eu aprendi, cresci , vivi , mesmo que de uma forma torta e inconseqüente , e o mais importante , amadureci .
A imagino ensinando-lhe os primeiros passos, as primeiras palavras, sua angústia a cada joelho ralado, os abraços apertados antes de dormir...
O imagino na fase dos "porquês", dizendo "mamãe!", a admiração a cada nova coisa aprendida, ao tocar a carpintaria pela primeira vez...
A imagino vendo-o cair sem poder ajudar-lhe nesses passos, tão ferido que não fala, joelhos em carne viva, sem poder abraçar-lhe...
O imagino vendo sua mãe e já aceitando todos os "porquês", sem poder falar "mamãe!", tão certo da missão que a admiração foi-se ficando no caminho, tocando a carpintaria pela última vez...
A imagino Mãe...
O imagino Filho...
- Relacionados
- Textos de motivação para comunidade educacional
- Textos para professores que destacam o valor da educação
- Poemas para professores com palavras de homenagem e agradecimento
- 27 mensagens de boas-vindas para professores no início do ano letivo
- 77 frases de futebol que ensinam valores e inspiram a vencer
- Frases sobre educação escolar que despertam o prazer de aprender
- Pensamentos sobre a vida: reflexões para aprender com cada momento
