Textos reflexivos para professores que motivam a paixão pelo ensino
Não nos ensinaram a silenciar,
a visitar os nossos sentimentos,
a entender que é preciso parar de vez em quando.
Não nos ensinaram que o nadismo é um convite a ouvirmos o barulho que tem lá dentro de nós, a fim de que tenhamos a oportunidade de buscar estratégias para lidar com nossos afetos.
E, não menos importante, ainda não haviam nos ensinado, de forma tão prática e significativa como agora, o quão importante é acolher e ser acolhida/o - sobretudo, por nós mesmas/os.
E de repente milhões estão dentro de suas casas trancados como prisioneiros.
Aprendendo por uma ordem sobrenatural a dar valor ao que chamamos de "relacionamento". Relacionamento consigo mesmo, para muitos este talvez o mais desafiador... Relacionamento com a família, em grande parte relegada a um segundo plano... Relacionamento com o coletivo, este em quase sua totalidade desprezado... Relacionamento com o Planeta, que apenas pede o que já é dele... Relacionamento com Deus, que sempre estará disponível para seus filhos amados...
No século da tecnologia, somos testemunhas de uma enorme contradição: os relacionamentos jamais foram tão expandidos e ao mesmo tempo tão reduzidos...
Expandidos pela oportunidade de num passe de mágica, falarmos com qualquer pessoa em qualquer lugar do Planeta... Reduzidos pela noção de que na maior parte do tempo somos incapazes de olharmos para as pessoas que estão ao nosso lado com compaixão, amor e generosidade...
Assim como no Pós Segunda Guerra Mundial as barbáries cometidas cometidas contra seres humanos levaram a 58 países criarem a Declaração Universal dos Direitos Humanos, agora é hora das Nações novamente se reunirem para criarem a Declaração dos Direitos Coletivos...
Verdadeiramente desejo a liberdade em todas as áreas que os sistemas políticos ocidentais nos trouxeram, mas neste momento clamo aos céus para que dê Visão e Sabedoria aos mais afortunados para que despejem mais atenção para os fundos de pesquisas científicas e causas sociais, é certo que estes são os verdadeiros heróis anônimos do coletivo...
Se aqueles podem ajudar com recursos financeiros, você também pode fazer a sua parte, elevando a sua consciência individual, acordando e sendo grato pela sua Vida, buscando o autoconhecimento como forma de melhorar o relacionamento em primeiro lugar com você mesmo e depois com tudo o que está ao seu redor.
Que este experimento nos torne pessoas mais presentes para as quatro áreas de relacionamento humano: fisica, mental, emocional e espiritual.
Que tenhamos cada vez mais e que sejamos cada vez mais também, porque a riqueza em todas as áreas só se torna Divina quando somos capazes de em nome dela praticarmos: Amor, Perdão e Gratidão.
Vai Pra Cima
Danilo Marombado
Investigar para adquirir conhecimento
Investigar é a melhor forma de aprender porque é mais difícil. Envolve raciocinar e por isso os conhecimentos adquiridos ficam mais facilmente guardados na nossa memória. Uma coisa é decorar as coisas, interpretar o que já existe e tentar fazer semelhante. Outra coisa, completamente diferente, é pegar nos nossos conhecimentos e transformá-los em algo que acrescente valor. Sem investigação na minha vida eu sentir-me-ia uma pessoa comum. Eu quero fazer a diferença e continuar a dar o meu contributo ao mundo tecnológico. Por isso sou contra o facilitismo, acho que as pessoas devem-se esforçar quando querem realmente algo. O conhecimento não cai dos céus aos trambolhões. O conhecimento é o bem mais valioso que uma pessoa pode possuir, não é ter um carro xpto, uma casa xpto. O conhecimento é a base para o desenvolvimento humano, a ignorância é o seu completo oposto.
A idade.
Coisa que chega para todos
Quando nascemos nem sabemos o que vamos nos tornar,aprendemos primeiro a andar,depois a falar.
Crescemos mais um pouco entramos na adolescência e temos o primeiro amor como e lindo.
Um amor sem preocupações, sem maldades.
Mais um pouco entramos na maior idade,e vemos a responsabilidades que nos espera,alguns casam outros seguem vida independente.
Mais sempre a procura de algo,que não encontraram antes.
Vemos a idade nos pegar,vamos envelhecendo,e olhamos para tras e nos perguntamos como seria bom ser menor de idade.
Mais e tarde pois o que deveriamos ter feito antes não fizemos, não existe como voltar atrás, mais existe como fazer melhor de agora em diante.
Ass:Flávio Santos
O jogo é duro e eu tenho que ser mais
Qual faculdade que eu faço pra aprender a ter paz?
De um jeito eficaz
Sou filha sem mãe nem pai
Sou cria da confusão
E seja lá como for
No lixão nasce a flor
Transformar em canção toda a dor
Pra realizar vale o risco da caneta pro papel
Esse é o meu paraíso, pois nem sei se existe o céu
Hoje eu tô suave e tô a pampa
Me aceito, te respeito e eu me gosto sem uma tampa
ISOLAMENTO CRUCIAL
Ninguém nos ensinou a administrar uma quarentena, é verdade.
Mas a gente aprendeu que ninguém nasceu pra viver sozinho.
Que podemos ser próximos mesmo distantes.
Que o valor é afetivo e não monetário.
Que pensar coletivamente é mais bonito.
Que a humanidade andou usando bastante o prefixo DES.
Que família será sempre o bem maior.
Que bons laços não dão nó.
Que a fé ressignifica a dura realidade.
Que liberdade não tem preço, mas consequências.
Que a saudade (re)conecta.
Que o abraço contagia tanto quanto um vírus.
E que o amor é lição de casa, e o professor mais querido.
( seguimos isolados e aprendizes )
Eu sei que as coisas não andam bem...
Mas isto vai passar.
O que podemos aprender com tudo isso ?
Primeiramente, que acima de tudo está Deus, somente Ele e diante dEle estamos nós, tão pequenos somos, frente a situações difíceis nada vale ter o bolso cheio e a mente e o coração tão vazio, que o orgulho e o individualismo não convém, sozinhos somos frágeis, mas juntos somos indestrutíveis.
Momentos assim, mostram que não importa classe social, muito menos a cor, que precisamos dar as mãos para sairmos dessa, permitir que corações petrificados sejam lapidados, moldados, transformados, tendo em mente que a dor do outro também é sua, minha, enfim nossa, então não custa nada ajudarmos uns aos outros, espalhar positividade, solidariedade, carinho, compaixão, amor, cuidado, diálogo, atenção, estamos dentro de um cenário em que a saúde deve ser o foco e todo o resto precisa sair um pouco de cena, não é brincadeira, muitas vidas já se foram e famílias foram dilaceradas com isso e nesse cenário ninguém é imune.
Lembrem-se, temos um problema em mãos e uma solução a ser encontrada.
O isolamento é essencial e o amor é indispensável.
Você trabalha, estuda, mata um leão por dia, protege, ensina, foge dos lobos
alimenta suas crias, canta, chora, ri, pensa, dialoga, ajuda,
aconselha, aprende, orienta, se dedica, viaja, volta, acorda, adormece,
lê livros, obtém conhecimento, se prepara para a maturidade, velhice e posteridade,
e mesmo assim é chamado de ovelha, que precisa ser guiado por um pastor? Ovelhas são só ovelhas.
"O benzimento faz parte da sabedoria popular, sendo uma missão que se aprende e se pratica com respeito e fé, precisando ser preservada e respeitada.
Que nossas mãos sejam abençoadas pela santíssima trindade e que nossas palavras tragam tranquilidade a todos aqueles que necessitam de ajuda.
É a fé e a oração que nos move na “Arte de benzer” em busca de ajudar ao próximo".
Toinha Vicentina
“Precisamos aprender a reconhecer e valorizar os esforços concentrados das pessoas, seus pensamentos, conselhos, atitudes e virtudes, pois, se nós nos formamos em algo, é porque teve professores que nos ensinaram, se temos educação, é porque os nosso pais nos ensinaram, se batemos a meta da empresa é porque toda a equipe trabalhou e trabalhou muito bem.
Se a sua empresa cresceu é porque Deus permitiu, e houve o seu esforço e o esforço desprendido dos seus funcionários. Nunca o mérito é totalmente seu, temos um ser superior e Eterno que é o Criador para nos conceder benção e proteção.
Temos pais, amigos, parentes, colegas de escola, faculdade ou trabalho, vizinhos, conhecidos e professores que nos auxiliaram e viabilizaram o nosso êxito e as nossas conquistas, seja ela nas áreas: acadêmica, corporativa, cultural, esportiva, filosófica, política, teológica, social ou espiritual.
Portanto, valorize e reconheça os esforço, ajuda, conselhos e atitudes alheias que te ajudaram à progredir e chegar no patamar que você chegou. Você não consegue andar sozinho! "
Márcio de Medeiros-07-09-2020”
Ah silêncio, Como preciso de você!
Vc me diz tanto, me ensina em demasia me tira o véu de minha própria essência.
É quando sou mais eu do que nunca, faz desnecessária toda companhia fútil e fulgaz que um dia erroneamente julguei ideal.
Mas o ideal não existe, não pra mim
Talvez só o silêncio chegue perto
A priori assusta vendo nossa alma desnuda sussurrar a verdade
Porém chega uma hora que a falsidade já não tem lugar a mesa e somente o real, tão somente a verdade nos sacia
Oh como te apressio
Agora me conheço, temos uma boa relação, meu corpo e mente.
Do meu futuro almejo a plenitude sem a expectativa da tomada de amores avassaladores
Apenas a graça e a paz de caminhar ao entardecer
Que minha liberdade transborde em meus escritos e a dança incessante das palavras nunca acabe
Que a cada regresso o silêncio aprecie minha chegada e me faça companhia
Ao fechar os olhos ainda espero que a velha estrada esteja lá e que eu descubra aonde ela enfim me levará
E agora será que estaremos mais atentos ou será que não aprenderemos, nos esqueceremos
Com o tempo voltaremos a estaca zero novamente e fingiremos que nada aconteceu
Eu não quero fingir que não tem nada acontecendo
O mundo tá mudando e eu não posso mais ser o mesmo
O mundo tá rodando e eu não posso ficar no centro
O mundo tá me mudando mesmo que eu não queira ver
Populares(ando)
De onde vim
Desde mirim
Aprende-se sim
Com os ventos da oralidade
Muitas leis consagradas na realidade,
Sem muita agonia.
Tipo, quem chupa cana não assovia;
Claro, não adianta chorar pelo leite derramado;
De certeza, beleza não se põe em mesa;
Na Visão, quem vê cara não vê coração;
Pare de esperteza, pois orelha não passa cabeça;
Vai na bravura, porque quem madruga Deus ajuda;
Nada de fricote, saiba que perna de barata não é serrote.
E se te falta um sábio ao lado,
Aprende-se com o tempo que quem não ouve quieto ouve coitado;
Verá que é verdade verdadeira,
Não se tampa o céu com a peneira.
Para quem tá na pior,
Logo se atenta que quem ri por último ri melhor; e
Pra quem quer ser feliz,
Favor não descobrir um santo para o outro vestir.
1. Aceitação
Muitas vezes, a primeira resposta à adversidade é “Por que eu?” Aprender a aceitar as circunstâncias em que você se encontra o ajudará a enfrentar melhor a provação. Ao aceitar sua condição de escravo, José simplesmente vai trabalhar para Potifar. E quando é lançado na prisão, ele novamente se propõe a trabalhar arduamente. Você deve superar esse obstáculo e aceitar a situação. Só então, você poderá seguir em frente e se afastar dessa circunstância difícil.
O mundo é feito de códigos
e a gente nem aprendeu a contar
decorando números lógicos
sem saber explicar
nos orgulhamos da divisão
classes, clássicos, cult, básico
gastos, individualismo,
salário mínimo
e metade em impostos pra descontar
rim vale dinheiro
penso o tempo inteiro
quando é que vai parar
de imprimir nossas próprias caras
nas notas gastas
que no nosso bolso não deixam de rodar
e olhar pros espelhos no banheiro
sem nos enxergar
já sabemos que podemos voar
que somos pequenos
e que dentro desse universo extenso
tem terra pra plantar
tem mãos pra criar
e mentes pra amar
temos um número infinito
de conhecimento
e por que tem que receber pra repassar?
as perguntas mexem mais que verdades inrrefutáveis
então eu vim pra questionar:
quanto tempo do seu dia você passa se preocupando com um futuro que você nem sabe se vai chegar?
quantas amarras ainda existem e te prendem ditando as máscaras cabíveis sem poder gritar o que quiser gritar?
quanto tempo do teu dia você se sente mais que uma máquina de produzir mais que um sujeito sujeitado a não se distrair?
o quanto você se ama a ponto de dizer não quando é não que quer dizer enfim?
o quanto você faz o que acredita?
Então aproveita que eu remexi
e abraça alguém que você esqueceu de dizer que é especial pra você
pede desculpas pra você mesmo por não vivenciar as coisas na intensidade que elas merecem
e vê se se enxerga!
nos espelhos, possas de água e vitrines que você passa
enxerga e reconhece que você é capaz de ser, fazer e aprender
tudo aquilo que cabe amor e felicidade
e nada menos que isso
NADA
MENOS
QUE
ISSO
Que se for pra humanidade ter um ofício
que seja um que contemple a união,
que seja feito de coração
e que traga luz onde houver escuridão!
O engraçado CANTAR de um asinino…
Sem cá ter frequentado aulas de canto;
Conseguiu tal aprender a cantar!
Mas com tão fino e engraçado vibrar;
Que acabou por conquistar o meu encanto.
Apreciem, pois, tal cantar do bicho;
Por certamente, a vós tão ir alegrar;
Como a mim tão alegrou em esse zurrar;
Que a todos, tão dedicou; com capricho!
Que sorte, pois, com tal brindar tivemos;
Por vindo de um de nós, primo afastado;
Havido em esta de nós, natureza!...
Com tal voz, pra em tal tirar: a tristeza;
A quem em nós, andar descompensado;
Do alegre, nesta vida em que vivemos.
Com satisfação por tal proporcionar;
Ver vídeo no Facebook /minha cronologia/meu blogue/página de poesia
Mesmo assim, por isso mesmo, aprendemos que tudo passa...O tempo não passa sozinho no relógio e na contagem desenfreada dos dias...
Passa, tão rápido, e com ele passamos nós e tudo o que vivenciamos em nossa caminhada...
Marilina Baccarat de Almeida Leão escritora brasileira, no livro "O Eu de Nós " página 15
Há muito ensinamento nessa oração, a próxima vez que você for orar, entenda cada frase dessa oraçao, isso vai te fazer muito bem.
Vocês, orem assim:
"Pai nosso, que estás nos céus!
Santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino;
seja feita a tua vontade,
assim na terra como no céu. Dá-nos hoje o nosso
pão de cada dia. Perdoa as nossas dívidas,
assim como perdoamos
aos nossos devedores. E não nos deixes cair
em tentação,
mas livra-nos do mal,
porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém.
Mateus 6:9-13
Enquanto você não aprender a se amar
Todos vão te julgar até o olhar
Sua postura,suas redes sociais,tudo!
Porque a sociedade não admite nada além da perfeição!
Como se todos fossem perfeitos,
Mesmo tentando esconder,todos tem algum tipo de defeito
E não posso julgar-lós porque estou sofrendo dentro destes padrões da sociedade,
crítica anônima
Desejo de eleitor de Fátima/Bahia a partir de 2021:
Que os alunos do Ensino Médio Integral também sejam atendidos pelo Programa Estadual do Transporte Escolar no Estado da Bahia - PETE/BA, obedecendo, assim, a lei nº 11.359/2009. Programa que transfere recursos financeiros diretamente aos Municípios que realizem, nas suas respectivas áreas de circunscrição, o transporte escolar de alunos de ensino médio da rede pública estadual, residentes no meio rural.
(Parte IX)
- Relacionados
- Textos de motivação para comunidade educacional
- Textos para professores que destacam o valor da educação
- Poemas para professores com palavras de homenagem e agradecimento
- 27 mensagens de boas-vindas para professores no início do ano letivo
- 77 frases de futebol que ensinam valores e inspiram a vencer
- Frases sobre educação escolar que despertam o prazer de aprender
- Pensamentos sobre a vida: reflexões para aprender com cada momento
