Textos e frases para professor de matemática homenageando o mestre
Crescemos e frequentamos escolas, onde aprendemos informações sobre matemática, ciência e história, mas não recebemos a sabedoria sobre como viver a vida. Nossos pais, professores e amigos interagem conosco e nos dão o que podem, mas ensinar como estarmos presentes em nosso viver, com envolvimento e receptivos, e com capacidade de resposta para a verdade, não é foco da nossa cultura.
[...], o deslumbramento ante as sutilezas da lógica e especialmente da lógica matemática é, por si, prova de imaturidade filosófica. Embora algum estudo dessas disciplinas seja indispensável, a contribuição delas à grande filosofia é bem irrisória. O próprio criador da ciência lógica, Aristóteles, fez pouquíssimo uso dela em suas investigações, preferindo a confrontação dialética, tecnicamente inferior porém mais rentável como logica inventionis, 'lógica da descoberta' em oposição à lógica da prova.
A realidade é matemática, a realidade é música, a realidade é linguagem... Todas essas lindas afirmações são pensamento metonímico, fruto do desejo histérico de reduzir a um fator controlável algo que nem mesmo conseguimos apreender no todo. Seus autores são índios botocudos buscando nas formas geométricas de potes e panelas um refúgio contra o temor da floresta. Essas sentenças tornam-se verdadeiras quando as invertemos: matemática é realidade, música é realidade, linguagem é realidade. A realidade nos transcende e abarca, contém tudo e não se reduzirá jamais a nada que possamos 'pensar'.
A matemática está presente em tudo.Está presente no universo,no nosso mundo,no povo,na sua cultura e nos seus habitantes e suas sociedades.Com margem pequena de erro podemos dizer que 1% da humanidade se destaca no quesito inteligência e 99% são medíocres.Assim é também entre os comentaristas que infestam as mídias,tanto comentaristas políticos,econômicos e esportivos.1% falam com embasamento.99% só falam asneiras.
“Eu poderia falar igual Galileu, que a Matemática é o alfabeto com o qual Deus escreveu o universo, igual Descartes, que o método matemático é modelo para aquisição de conhecimento em todos os campos, igual Pitágoras, que tudo é feito de números, mas não, pois a Matemática é fantástica vista de qualquer maneira que seja”.
A beleza da estética mineral in natura é por si só universal, matemática, geométrica e concreta. Uma real inspiração futurística para os melhores projetos de ocupação urbana dos espaços. E o Brasil ainda possuiu uma das mais ricas diversidades de gemas e minerais do planeta. Com tudo isto a carência de cursos profissionais para o setor mineral e joalheiro é imensa, parece que ainda estamos aguardando, por piratas ou internacionais aventureiros descobridores.
Não faz sentido explicar o universo físico em termos de relações matemáticas e ao mesmo tempo condicionar essas relações à existência do mesmo universo, como se fossem meros fatos empíricos e não leis incondicionalmente válidas, independentes de qualquer universo. Ou as leis da razão são eternas, ou toda e qualquer explicação do que quer que seja é história da carochinha.
Mãe não tem diploma ou certificado. Nem carteira de habilitação, fórmula matemática ou contrato de letras miúdas. Mesmo que ser mãe não seja para qualquer uma. Por isto, não haverá mãe por decreto judicial, por lei irrevogável ou por receita médica. Não mãe de verdade. Nem basta se declarar mãe apenas por se achar que é. Não há presunção de maternidade. É preciso ser, simplesmente ser. Mas, antes de tudo, é preciso saber ser mãe.
Faço Matemática na faculdade, e o que eu mais aprendi lá foi fazer política. Não que seja ruim, muito pelo contrário, e não que haja um incentivo pra isso no curso; mas porque sofri choque de ideias, porque aprendi e tomei para mim valores que só se tem acesso em locais muito específicos. Se alguém, algum dia, me perguntar o que a faculdade de matemática me trouxe de melhor, eu direi: - A negação plausível dos conceitos fracos que levei para lá.
Na Matemática com interpretação algébrica, uma divisão de um número maior do que zero por zero tende ao infinito (Exemplo: 1/0 = Inf). É um caso particular que resulta em contradições e paradoxos quando se divide por este valor (0). Desde então, estive avaliando tal caso e criei uma tese na qual diz que todo número (n > 0) dividido por zero deve permanecer inalterado, isoladamente. Bom, a princípio parece loucura ou a mesma idéia de Mahavira, matemático indiano que tentou explicar esse cálculo, mas de maneira errônea. Mas deixe-me explicar. Nas calculadoras comuns (e até em algumas científicas) a divisão de um número maior do que zero por zero não é aplicável (devido usar interpretação elementar baseada na aritmética simples), resultando em um erro acompanhado de uma mensagem. Quando se consegue efetuar esta operação, obtemos o infinito como resultado. Mas, como já dito, nesta situação há contradições e paradoxos, aceitando-se, desde então, apenas a indefinição ou indeterminação. Portanto, resolvi observar as idéias e notar que, tratando ISOLADAMENTE o dividendo (1), seu valor deve permanecer o mesmo, já que há indefinição ou indeterminação efetuando-se a divisão por zero. Não estou afirmando que 1/0 = 1, mas que, a operação não deve ser efetuada por motivos de indefinição ou indeterminação do cálculo, mantendo-se, a partir de então, o dividendo, que é 1.
E tem aquela coisa, né? É que eu leio um livro de história aqui. O outro sabe mais de matemática ali. O outro acolá, bom, aquele só entende de Futebol. Mas no fundo. Não sei de nada. Mas todo mundo acha que sabe. Dizer o quê? Todo mundo parece que tem razão. Os seus livros, escrito por outros, dizem que sim. Eu acredito no sábio que diz que viu a história, mas ainda não aprendeu.
Assim como na matemática a vida te trás grandes desafios, Não se desanime! Acredite é verá que sua confiança é persistência foram os reais motivos da estrutura dos seus resultados...( Assim como os cálculos matemáticos, se sua vida está fácil desconfie pois certamente a resolução de sua vida estará errada.)
Exatamente como uma operação matemática também funcionam as leis da natureza e da mente com um multiplicador,um divisor,adição e subtração.Até uma ojeriza que você pode sentir ao ver uma situação determina o grau e qualidade que isso afeta sua mente,assim também são as simbioses naturais,evolutiva quiça,A dificuldade que se tem em obter prazer por exemplo como quando se quer comprar um chocolate e não se tem dinheiro determina sua capacidade de aquisição,também a natureza e até o cosmos com suas revoluções e diferenças em formações químicas.Exatamente também quanto a uma prova que se tem dificuldade e é atrapalhado.Essa formulas revelam o grau de aquisição e contentamento e estabilidade ambiental.
Para não ter que parecer dramático, em uma trilogia da filosofia, com um calculo matemático, na pratica essa energia me colocaria positivamente nessa gramatica. Conto a minha experiência das artes plásticas em uma matéria quântica que chamei de magia mística do acontecer se eu pudesse resumir seria, eu e você.
Matemática tem diversas interpretações é derivada da expressão grega MATHEMATIKE TEKHNE, “ciência matemática”, "Técnica Matemática" e da palavra MATHEMA “ciência, conhecimento em geral, arte do conhecimento, conhecimento matemático”, relativo a MANTHANEIN “aprender”, "coisas a aprender". Devemos tratar essa palavra como "Arte das coisas a serem aprendidas". Ainda temos que aprender e nos desenvolver muito nos vários ramos da Matemática.
Um minuto é um tempo a mais ou a menos em nossa vida? Matemáticos poderiam dizer que minutos são apenas a soma de segundos, o cético diria o tempo não existe, o físico poderia relativizar, o poeta poderia dizer que o minuto pode ou não ser a eternidade. O amor é a essência do tempo, tudo aquilo que nunca termina em vc entra para o seleto rol de sua existência plena, aquilo que foi fútil, banal, superficial pode até dar a sensação de um tempo que demorou passar, somente isso, porque logo cairá no limbo do esquecimento. A cada novo dia a cortina se abre para o teatro da vida... Sejamos atores principais, façamos do improviso o riso fácil que ilumina a vida... Sejamos coadjuvantes e se esse e o papel com amor façamos brilhar o ator principal e como figurantes saibamos o quão importante é o sentimento de grupo para a unidade.de um jeito ou de outro saibamos que seja como for que seja todo, que seja tudo, que seja a essência e assim, só assim todo e qualquer minuto será eterno.
Sempre me pareceu estranho que todos aqueles que estudam seriamente esta ciência (a matemática) acabam tomados de uma espécie de paixão pela mesma. Em verdade, o que proporciona o máximo prazer não é o conhecimento e, sim, a aprendizagem, não é a posse, mas a aquisição; não é a presença, mas o ato de atingir a meta.
A vida nunca foi nem jamais será uma fórmula matemática ou uma equação onde tudo se encaixa perfeitamente e no final temos um único resultado possível. A vida é cheia de variáveis, repleta de” X” e em sua essência jamais nos obrigou a fazer somente aquilo que julgamos racional, pois a vida está tão distante da exatidão como as palavras estão distantes dos sentimentos.
"Façamos da vida como a Matemática ... Diminua as Tristezas ... Multiplique suas Alegrias ... E divida sua Amizade comigo." #VIVABEM ... #FIQUENAPAZ ... P.R
Menos 1, mais 1... Nessa matemática, o "Menos 1" não significa perder, só deixo de ganhar e continuo com o que eu tinha antes. Certas coisas simplesmente não alteram em nada a minha vida, tudo vai continuar do jeito que está. O céu ainda vai ser azul, ainda vou trabalhar de segunda a sexta, terei os mesmos amigos, o número do meu celular será o mesmo. Nada muda, só deixa um espaço de tempo a mais para eu poder fazer outra coisa.
- Relacionados
- 41 frases de matemática que desvendam a beleza dos números
- Mensagens de agradecimento aos professores: textos que celebram a dedicação
- Mensagem de despedida para professores inesquecíveis
- Mensagem de professor para aluno: palavras que transformam e motivam
- Pensamentos de Matemática
- Matemática
- Poesias da Matemática
