Seja de alegria, revolta ou tristeza, estes filmes vão te arrancar algumas lágrimas... e tudo bem, pode chorar sem culpa nenhuma!

Naqueles dias em que você precisa colocar para fora as emoções que está acumulando no peito, nada melhor do que assistir um filme bem emocionante.

Confira as nossas 30 sugestões de filmes tocantes, para todos os gostos, que vão deixar você bem abalado...

Filmes para chorar: tristes e inesquecíveis

1. Central do Brasil (1998)

central do brasil

Central do Brasil é uma obra-prima do cinema brasileiro. Ganhador de inúmeros prêmios, este filme narra a história de Dora e sua incansável busca pela família de Josué, um menino que perde a sua mãe num trágico acidente na estação da Central do Brasil.

Em vários momentos do filme, principalmente naqueles em que Dora e Josué conseguem encontrar a alegria nos pequenos detalhes, é difícil não se deixar emocionar.

No dia que você quiser lembrar de mim, dá uma olhada no retratinho que a gente tirou junto. Eu digo isso porque tenho medo que um dia você também me esqueça.

Tenho saudade do meu pai, tenho saudade de tudo.

Dora, Central do Brasil

2. Histórias Cruzadas (2011)

the help - pensador

Baseado no romance homônimo de Kathryn Stockett, este filme vai te fazer chorar por mostrar que no meio de tanta ignorância e preconceito, também existem pessoas obstinadas a lutar pela paz e felicidade de todos, independente da sua cor de pele!

As personagens de Viola Davis, Emma Stone, Octavia Spencer e Jessica Chastain vão fazer com que os seus olhos fiquem constantemente úmidos ao longo de todo o filme.

A mudança começa com um sussurro.

Histórias Cruzadas

3. Sempre ao Seu Lado (2009)

sempre ao seu lado

Esta é a história de Parker Wilson (Richard Gere) e seu fiel e leal amigo canino, que sempre acompanhou o dono até a estação de trem e ficava todos os dias esperando no mesmo local até que ele voltasse.

O choro começa quando Parker nunca mais regressa, mas a perseverança e lealdade de seu cão é tão grande que ele permanece a espera do dono no mesmo local por todos os dias de sua vida…

4. A.I. - Inteligência Artificial (2001)

Filme Inteligencia Artificial.

Quem falou que a ficção científica não pode quebrar o seu coração em pedacinhos? O filme acompanha a história de David, um menino robô criado para ocupar o lugar de um garotinho que tinha morrido.

Mesmo se tratando de uma máquina, David tem emoções e sentimentos bem reais que ficam feridos quando os seus “pais” o abandonam como um brinquedo velho.

Por favor, por favor, me transforme em um garoto de verdade!

A.I. - Inteligência Artificial

5. Okja (2017)

Filme Okja.

Se você adora bichinhos, se prepare para umas boas lágrimas. O filme narra a aventura de uma jovem chamada Mikha e de Okja, uma porca gigante que foi geneticamente modificada e que é a sua melhor amiga.

Quando uma poderosa corporação tenta caçar o animal, para ganhar dinheiro com ele, a pobre Mikha tem que fazer de tudo para proteger a sua companheira.

6. As Virgens Suicidas (1999)

Filme As Virgens Suicidas.

Passado na década de 70, o longa-metragem conta a história de cinco irmãs, adolescentes e pré-adolescentes, que vivem num contexto familiar extremamente repressor.

Embora queiram sair, se divertir e fazer coisas comuns para a idade, elas estão sempre trancadas em casa e só podem namorar pela janela com os vizinhos. Isso acaba gerando um pacto suicida entre as garotas que se sentem encurraladas pelos pais.

O que temos aqui é uma sonhadora, alguém completamente fora de contato com a realidade. Quando ela pulou, provavelmente pensou que voaria.

As Virgens Suicidas

Filmes emocionantes e profundos

7. A Vida é Bela (1997)

a vida é bela

A receita perfeita para um filme que te faça chorar como um bebê? Segunda Guerra Mundial e criança presa num campo de extermínio horrível, enquanto o seu pai faz de tudo para que o filho ainda acredite que a vida é na verdade um lugar cheio de alegrias, felicidade e otimismo.

Você é um bom menino. Durma e tenha doces sonhos, talvez nós dois estejamos sonhando. Talvez tudo isto seja um sonho e amanhã sua mãe vai nos acordar com leite e biscoitos.

Guido Orefice, A Vida é Bela

8. A Cor Púrpura (1985)

a cor purpura

Acompanhamos a triste, revoltante e bonita história de Celie (Whoopi Goldberg), uma garota afrodescendente que vive no sul dos Estados Unidos no começo do século XX, numa época marcada pela intensa degradação e preconceito contra os negros.

Alvo dos mais diversos tipos de abusos e humilhações, Celie nunca perdeu a esperança em reencontrar a sua irmã e de ser feliz.

Baseado no romance de Alice Walker, A Cor Púrpura é uma das obras mais impactantes sobre a discriminação racial e sexual, principalmente contra as mulheres.

9. A Lista de Schindler (1993)

filmes para chorar

É impossível não se emocionar com os filmes que falam da Segunda Guerra Mundial, em especial sobre o terrível Holocausto, que matou milhões de pessoas em toda a Europa…

As cenas de violência contra a vida de homens, mulheres e crianças nos campos de concentração nazistas são de tirar a paz de qualquer pessoa que assiste a este filme. Mas, os momentos que vão te fazer chorar são aqueles que mostram que no meio de tanta brutalidade e falta de amor, ainda existem pessoas que colocam a vida humana acima de qualquer outra coisa.

Este é o caso de Schindler, que gastou toda a sua fortuna e desafiou o sistema nazi para salvar a vida de mais de mil judeus do destino fatídico que teriam nos campos de extermínio.

Aquele que salva uma vida, salva o mundo inteiro.

A Lista de Schindler

10. O Pianista (2002)

Filme O Pianista.

O filme é baseado na história real de Władysław Szpilman, um célebre pianista judeu que é separado da família durante a invasão da Polônia, na Segunda Guerra Mundial.

Embora consiga sobreviver, o protagonista espelha o sofrimento de quem perdeu tudo para a barbárie do nazismo.

11. 12 Anos de Escravidão (2013)

Filme 12 anos de escravidao.

Outro filme baseado em fatos reais é a narrativa de Solomon Northup, um homem negro norte-americano que nasceu livre mas foi sequestrado e vendido para ser escravo.

Através da história desse homem, que era violinista antes de cair nas garras da escravidão, assistimos ao horror daquela realidade brutal.

As leis mudam. Os sistemas sociais desmoronam. As verdades universais são constantes. É um fato - é um fato evidente que o que é verdadeiro e certo é verdadeiro e certo para todos. Brancos e negros.

12 Anos de Escravidão

Filmes para chorar disponíveis na Netflix

12. O Menino do Pijama Listrado (2008)

menino do pijama listrado

Baseado no livro homônimo de John Boyne, este é outro filme que tem como pano de fundo a Segunda Guerra Mundial e que já fez muita gente chorar, principalmente por abordar o Holocausto do ponto de vista de uma criança de apenas 8 anos de idade.

Então o cômodo ficou escuro e de alguma maneira, apesar do caos se que surgiu, Bruno percebeu que ainda estava segurando a mão de Shmuel entre as suas, e nada no mundo o teria convencido a soltá-la.

13. Sete Vidas (2008)

Filme Sete vidas.

Ben Thomas é um homem cheio de culpa depois de ter causado um acidente de carro que tirou a vida de sete pessoas, incluindo a da sua noiva. Para se redimir, ele decide se sacrificar e salvar sete vidas.

Pelo caminho, ele ainda consegue se apaixonar por Emily, uma mulher com sérios problemas de coração.

Em sete dias, Deus criou o mundo. E em sete segundos, eu destruí o meu.

Sete Vidas

14. A Cabana (2016)

A Cabana (2016).

Ai que angústia! O filme segue os passos de Mackenzie Phillips, um homem que vive atormentado pelo sequestro da filha de seis anos.

Quando surgem provas do assassinato da menina em uma cabana, o pai se encontra com Deus e procura entender as Suas vontades.

15. À Procura da Felicidade (2006)

À Procura da Felicidade

O drama biográfico conta a luta de Chris Gardner, um homem que é abandonado pela esposa com um filho de cinco anos e perde o emprego.

Embora faça de tudo para alegrar a vida do menino, eles acabam se tornando moradores de rua. O filme inesquecível sobre o amor entre pais e filhos vai deixar você todo arrepiado...

Filho, nunca deixe alguém lhe dizer o que você não pode fazer, mesmo que seja eu!

À Procura da Felicidade

Filmes de drama para chorar

16. Meu Primeiro Amor (1991)

meu primeiro amor

Um sucesso da Sessão da Tarde e que fez muita gente ir do riso ao choro em questão de minutos. É impossível não derramar algumas lágrimas quando Vada (Anna Chlumsky) tem que encarar a morte (que ela tanto abomina) e ir ao funeral do Thomas (Macaulay Culkin) para se despedir de seu melhor amigo.

17. O Quarto de Jack (2015)

O Quarto de Jack.

O longa-metragem super emocionante conta a história de Joy, uma mulher que foi sequestrada, e Jack, seu filho de 5 anos que nasceu no cativeiro.

Apesar de viverem numa realidade de violência e tristeza, a mãe tenta alegrar a vida do filho e fazer com que ele conheça o mundo.

18. Cinco Graças (2015)

Cinco Graças.

Por vezes comparado ao icônico Virgens Suicidas, o filme turco conta a história de cinco irmãs órfãs que crescem em uma família muito conservadora, vigiadas pela avó e o tio.

Por serem meninas em uma sociedade extremamente machista e religiosa, elas conhecem a opressão feminina desde cedo.

Se você tentar me casar à força, eu vou gritar!

Cinco Graças

19. Ponte para Terabítia (2007)

Ponte para Terabítia

O poder da amizade às vezes é mágico, não é mesmo? Este filme segue a história de duas crianças, Jess e Leslie, que são vizinhas e levam vidas familiares bastante difíceis.

Para se protegerem da realidade cruel, inventam um mundo imaginário só delas: Terabítia.

20. Réquiem para um Sonho (2000)

Requiem para um sonho.

Se você está procurando um filme daqueles bem pesados que não vão sair da sua cabeça, esta história dramática é a escolha perfeita.

O longa conta a história de Harry e Marion, um casal de namorados que corre atrás dos seus sonhos mas acaba se perdendo no caminho da dependência química.

Não quero assustar ninguém. O que eu quero da vida é um pouco de paz e felicidade. Mais nada.

Réquiem para um Sonho

Filmes de romance para chorar

21. P.S. Eu Te Amo (2007)

PS eu te amo

Este filme é uma chuva de lágrimas, principalmente para quem já experimentou o verdadeiro amor ou teve que vê-lo partir…

Cada carta deixada por Gerry (Gerard Butler) para sua amada Holly (Hilary Swank) era motivo para afirmarmos como o amor pode superar tudo, inclusive a morte. Lindo!

Você foi a minha vida inteira, mas eu... Fui só um capítulo da sua...

P.S. Eu Te Amo

22. Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (2004)

Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças

Um clássico dos corações partidos, o filme é um retrato doloroso da separação de Joe e Clementine. Através da tecnologia, os dois pagam para apagar as memórias um do outro.

Contudo, a saudade parece ser maior do que a memória e eles continuam se reencontrando pela vida.

Falar sem parar não é necessariamente comunicação.

Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças

23. Amor (2012)

Amor (2012)

Devastador, o filme mostra as dificuldades da vida de um casal idoso, Anne e Georges. A situação de ambos piora depois que a mulher sofre um enfarte e acaba ficando com o lado direito do corpo paralisado.

24. Inquietos (2011)

Inquietos (2011)

Enoch é um adolescente extremamente traumatizado pela morte súbita dos pais que lida com a perda frequentando velórios de pessoas desconhecidas.

Durante uma das cerimônias, ele conhece Annabel, uma jovem com cancer que tem poucos meses de vida. Apesar do cenário trágico, os dois começam um relacionamento.

Agora vejo que a morte é fácil. É o amor que é difícil.

Inquietos

25. A Culpa é das Estrelas (2014)

A culpa é das estrelas (2014)

O romance fez o maior sucesso entre o público e a crítica, comovendo todo mundo. Hazel é uma jovem de 16 anos que sofre de um cancer terminal. Como está deprimida, começa a frequentar um grupo de apoio onde conhece Augustus, um adolescente que teve a perna amputada por causa da mesma doença.

Embora estejam em situações difíceis e debilitantes, eles se apaixonam e vivem uma bonita história de amor.

Nem todo mundo que chega na sua vida, vem com a intenção de ficar. Da mesma forma, que nem todos os que se foram, queriam partir.

A Culpa é das Estrelas

26. Love (2015)

Love (2015)

Embora tenha cenas provocadoras e se foque bastante na parte carnal dos relacionamentos, Love é um filme que segue o desespero gradual de Murphy ao perceber que percebeu o amor da sua vida, Electra, devido às infidelidades que cometeu.

Em um novo relacionamento e com uma filha recém-nascida, o artista vai se afundando nas memórias do passado, seguindo um caminho sem volta.

O amor é estranho. Como é que algo tão maravilhoso pode causar um sofrimento tão grande?

Love

Filmes animados emocionantes

27. Toy Story 3 (2010)

toy story 3 - pensador

Mesmo sendo conhecido como um filme de sucesso infantil, este tem uma aura bastante diferente das outras produções da franquia Toy Story.

Andy cresceu e vai para a faculdade e terá que se livrar de todos os seus brinquedos, incluindo Woody, o seu maior parceiro durante toda a infância.

Ao tocar em temas sensíveis como as despedidas, o perdão e o poder da amizade, Toy Story 3 já arrancou (e ainda arranca) lágrimas de muitos marmanjões!

28. O Rei Leão (1994)

O Rei Leão (1994)

Um filme que marcou muitas infâncias e também um dos primeiros que fez muita gente chorar, O Rei Leão não podia faltar nesta lista.

Apesar das gargalhadas que demos depois, e da beleza que atravessa o filme, todos ficamos traumatizados como a morte de Mufasa, certo?

Você disse que estaria sempre aí pra mim. Mas não está, por minha causa, por minha culpa.

O Rei Leão

29. A Viagem de Chihiro (2001)

A Viagem de Chihiro (2001)

Este é um filme animado arrebatador que todo mundo deveria ver! Chihiro é uma menina de dez anos que chega com os pais a um lugar desconhecido, onde eles acabam sendo transformados em animais por Yubaba, uma bruxa.

Para conseguir que a família seja libertada do feitiço, a garota tem que viver uma grande aventura e cumprir várias tarefas para a bruxa misteriosa.

Depois de conhecer uma pessoa, você nunca mais a esquece. Apenas é preciso um tempo para que suas memórias retornem.

A Viagem de Chihiro

30. Túmulo dos Vagalumes (1988)

Túmulo dos Vagalumes

O filme animado conta a história de Seita e Setsuko, dois irmãos que procuram sobreviver no Japão Imperial durante o final da Segunda Guerra Mundial. Se você acha que não pode ser emocionar com um filme animado... pense duas vezes!

Qual o filme que sempre te faz chorar? Compartilhe com a gente as suas sugestões! Aproveite e também confira esse vídeo que produzimos com algumas dicas!