Textos de Lua
Estou indo dormir...
Boa noite!
Não me sinto cansado
Não consigo dormir
Pensei nela...
Não sinto o sono
Não sinto nada
Fui ver a lua, pensei nela, logo fechei a janela
Me flagrei rindo e sorrindo feito um bobo, que lindo, lembrei dela
Maldita!
Bonita!
Perversa!
Vem o sono
Estou indo dormir.
TRAVESSO
"Quero um peito travesseiro, que cheire a capim-limão, em que se possa atravessar o mundo inteiro - ser onde sonho e faço de chão. Desejo que, qualquer planeta que orbite ao redor de mim, deixe o medo para o fim ou até que a lua volte. Subirei em minhas sobrancelhas para ver o meu amor passar naquela rua, até o gosto me vir à boca, e eu sorrir sem respirar. Pois, do ventre donde que saí, hoje há parreiras e vinho etílico. Preu - que sou travesso - já não o meu lugar."
Fabrício Hundou
Surgiu do nada e se tornou importante, pelo que é e pelo o que me faz sentir...
O que sinto por você não conseguir encontrar um sentimento para expor em palavras, sei dizer que te ver bem me faz bem...
Minha meta não é te fazer feliz, é ser feliz com você, que sejamos coberta de lezeva e que a cada dia a gente possa entender que o verdadeiro sentimento é aquele que não sufoca.
Você me faz querer ir para outro espaço de tempo, no qual meus pensamentos sejam apenas seus, pois quando penso em você sinto que estou flutuando em alta gravidade sem a mínima vontade de voltar ao chão.
Porque tem gente que é sol, mar...
Porque tem gente que é como rosa, exala !
Cheiros...
Porque tem gente que te deixa de quatro
Sem chão, sem lugar...
Porque tem gente que te bate no peito
Acelera,
Porque tem gente que te leva aos céus
Te joga na lua.
Porque tem gente que é doce
Mel,
Porque tem gente que mesmo longe
Mora contigo,
Arrepia, dorme...sem toque, sem dedos.
Porque tem gente que te faz amar
Senti, viver...
Sonhar !
Nada De Pressa!
Numa pescaria...
Não se pode
ter pressa...!
Nada se pega
e nada se vê.
Se algo nos avexa...
A natureza vai
apresentando o seu
espetáculo aos poucos...
Como aves que voam.
Por-do-sol
que surge.
E o nascer da lua
e estrelas,
numa noite calma!
Sem contar com o
coaxar dos sapos,
anunciando que
mais tarde surgirá uma
serenata com os
melhores acordes!
É
aqui que
vamos poder
ver o por do sol....
Irradiando as
melhores energias
para o nosso amor.
É aqui,
que vamos ver
a noite chegar...
Trazendo estrelas,
sonhos e fantasias.
Nos brindando
com a lua cheia.
Cheia de emoções.
De amor.
E sonhos...
Para escrevermos
a mais linda história
desse nosso amor!
Retirou-se, cabisbaixo, como se nossa história fosse sem começo, nem fim. Eu deixei cair algumas lágrimas em silêncio, acho que era a minha dor, a minha maneira de assimilar que me dei por vencida, pensava que uma batalha perdida fosse o fim de uma guerra. Não sabia que meu amor não acabava com um ponto final, só colocou fim a nossa confiança, ao nosso laço, as nossas conversas, aos nossos olhares apaixonados e nossos beijos iluminados. Ele foi embora pensando que havia terminado, e não foi assim, só acabou para ele, fui eu que deixei de existir no seu mundo, a que deixou de ser a única, a que deixou de ser “perfeita”, amada, respeitada, a confidente de todos os seus segredos mais sombrios. Eu o observei, parecia estar bem e inteiro. Por dentro eu estava esmagando e gritando, me rasgava a pele e tentava apagar seu nome que permeou minha pele como tinta. Para mim, ele continuou aqui, no meu coração, por muito mais tempo. Não sei quanto tempo passou desde que o nosso sempre se converteu em nunca e me tornei em um holograma monótono, no meu quarto, sozinha, encolhida, assustada, com a constante sensação de que meu corpo iria partir em mil pedaços. Sei que seu nome, corpo e alma, formam parte de algo tão grande que incluo quando olho as estrelas e a lua, e elas me sorriem. Espero que esteja pensando em mim, espero que se lembre de quem era comigo e de que nunca o esquecerei. Então me deixe, eu sempre te amarei…
Onecina Alves
Sobre os dias e as noites
Sobre o que dizem
se dizem
e se dizem o que dizem, de mim
não sei ao certo!
A bruma que me cega pela manhã
de noite não mais está lá
dispersa-se feito fumaça
desaparece à luz da lua.
Suave, sigo!
A espreita dos versos certos
a espera de algo ainda incerto
não sei o que esperar .
Na verdade
de tais versos
incólumes, inconclusos, incertos
ao menos espero algo.
Não interessa-me saber
o que dizem tais versos
o que dizem
tais e tais verbos.
Dessabidos, versos incertos
excertos versos, abrasados e alocados ali...
Ao longe, longe de ti, longe daqui
longe, ali, do seu lado!
Suave é a noite que se opõe ao dia, numa peleja incansável
embalada por um tango fruído bailado a dois
dama e cavalheiro, cavalheiro e dama
em um flerte quase transcendental.
Incansável...Incansável é o dia que se opõe ao sol
em sutileza tamanha
irretocável presença, inalcançável!
Até mesmo ao crivo do mais genial dos artistas.
Noite e
dia
dia
e noite.
Em uma noite vazia e repleta de sensações eu esbarrei em você.
Foi estranho… você me perguntou onde estava o meu cabelo azul, eu sorri, cortei.
Havia levado com ele o meu sonho de amar, havia o perdido, me perdido em um mar.
Seu whats? Um oi, falamos de bacon e estranhamente eu sorri.
Não sei o que foi, não sei o que eu senti,
Ma foi ali, naquele momento que você sem saber me fez sorrir.
Um dia depois, sol ou Lua, foi essa sua pergunta, (risos) a lua é lógico e sem saber já estávamos sentindo...
Dois dias depois lá estávamos nós, uma árvore com um coração e nossas iniciais.
No trem, entrelaçamos as mãos, um choque, uma sensação, algo que nunca havia sentido até então.
O pequeno Príncipe, foi esse o filme.
Um abraço, você em meu ombro, deitado.
A cena do avião, você não podia perder, mas olhou para o mim.
Foi ai, que o avião partiu, mas sua boca já estava na minha, um beijo, o nosso primeiro beijo!
Seu olhar, meu céu estrelado, seu abraço o meu lar, naquele momento eu já sabia, era ao seu lado que eu deveria estar.
E quem diria, depois desse dia o tempo voou, um ano e hoje somos nós!
O dia vestiu-se de luto,
e transformou-se em noite.
Apagou seu lampião do céu,
e acendeu seu abajur de prata.
Chegou cansado,
Arquejante,
Enlutado.
Deitou-se, mas não dormiu.
Ligou o rádio
Eram seis em ponto.
''Santa Maria, mãe de Deus,
Rogai por nós pecadores''.
Desligou
Acendeu um cigarro,
fez fumaça,
e desenhou São Jorge.
Na luz quarto crescente
Do abajur de prata.
PARADEIRO DOS OLHARES
Na ausência de quem meu coração guarda carinhosamente,
Os dias vão passando de maneira desapressada e triste,
A Angústia é o pulsar de um corpo que ainda resiste.
Saudade é uma constância no tempo e o tempo é tão duro.
Um falta obstinada e a incerteza do Futuro.
A Chegada é calmaria, é também inquietação de felicidade,
O agora, e você é presente.
A Partida é aflição, invade uma pressa em um tempo de espera, acompanhada de solidão.
É como morrer e viver mil vezes, Esperar e contar, a urgência de ter e se perder.
Na Ausência a gente pode se encontrar,
A Lua é o paradeiro de Olhares Perdidos cheios de Saudade e o meu estará lá.
Imagino tua nudez
E creio ser como o sol
Suave como frescor de manhã serena
Um baile nas nuvens
Devorando lentamente meu mar
Amanhecendo meu corpo
Pensar-te entre meus braços
Dançando
Logo desperto
No silencio das minhas noites
Murmurando versos sem rimas
Palavras que a alma escuta
Respirando tua energia
Adormecendo minha carne
Sigo sonhando
Desnuda como as manhãs de primavera
Esperando ser verão
Aos Meus Amores
Irmãs inseparáveis era eu e minha Estrela, hoje só posso vê-la de longe.
Amantes inseparáveis era eu e minha Estrela, mais logo tive que admirar seu brilho de longe.
Amigas inseparáveis era eu e minha Lua, por infelicidade tive que suprir sua presença te olhando de longe.
Ainda tenho o Sol, aquece meu coração, faz meus dias serem menos dolorosos... Mas sei que logo sentirei seu calor de longe.
As melhores coisas da vida, não são coisas
Podem ser as flores surpresas
A tomada de decisão não esperada
O pedido
As palavras
O beijo roubado
O fim de semana inesquecível
O sorriso de um filho
Um dia com a casa cheia e a mesa rodeada de pessoas falando todos os assuntos ao mesmo tempo
Uma caminhada com o vento batendo no rosto e as flores das árvores caindo pelo caminho
Pode ser aquele dia que caminhamos de mãos dadas
Aquela noite que ficamos olhando a lua
O dia que conversamos e fizemos tantos planos
Foi quando decidimos viver
Oh Sol, cuja a beleza não mais resplandece para os olhos desse desnobre!
Diga-me, onde está meu astro reluzente? Aquele que aquecia o meu coração gelado e descontente?
Para onde foi aquela que envergonhava suas irmãs estrelas cintilantes, e os astros da mais alva manhã?
De cuja a presença fugia o teu satélite chamado lua, tão opaco e fosco diante do fulgor dela.
Onde está a minha soberana, aquela que iluminava os meus sonhos todos os dias?
Aquela moça rutilante que esbanjava gliter e púrpurina entre os as constelações do meu olhar?
Sim, aonde andará a rainha do meu castelo de fantasia, se tudo que vejo é tristeza em meu reino, porque levaste minha alegria!
“Cada remada, eu chego a conclusão que é totalmente avulso e inútil,
Continuar a fugir deste Oceano sufocante, quando tudo que se enxerga é apenas água,
Minha realidade é superfície líquida.
Nem sequer avisto a ponta do sol, nessa trajetória, estão abordo minha persona e a Lua.
Viro me trêmula... guardo os remos,
Outra onda se forma.
Agora que me afogou, devo me entregar?
Completamente sem forças, meu corpo é atirado ao nada.
Meu oceano não há existências, vazio cinza.
Emitindo sons de fúrias, águas batendo contra elas próprias.
Esse é o jogo, no final da partida, a Lua me acolhe em luzes.
Agora pior, sem barco e sem planos,
Somente eu por eu, braços cansados.
Até onde me restar esperança, eu nadarei sob as direções da Lua.
Consciente de que o Oceano um dia se tornará menor,
Mesmo assim dentro de mim.”
-Luisa Corviello
Em uma viagem...
Nunca pensei em uma viagem de férias descobrir o amor,
clima de romance, tratamento diferenciado do destino, um trato com o tempo para eu poder vivenciar com mais intensidade esses momentos mágicos,
no olhar muita paixão, nas palavras muita sinceridade, no toque muitos sentimentos,
a ansiedade, o desejo e os medos foram acontecendo tão naturalmente que causaram uma mistura gostosa de sensações e emoções únicas,
no espelho da verdade ficou a saudade, mas no horizonte renasce a esperança de continuarmos o que nasceu e foi abençoado pelo sol de uma bela viagem pelo nordeste assim como tem sido regado nas noites pela lua que nasce em dois mundos ainda distantes.
SUPERLUA ROSA
Manto negro
Alguns pontos luminosos
Não fala, nem se manifesta
Oito de abril de dois mil e vinte
Lua está cheia e em seu perigeu
Se falasse e se manifestasse
Apreciaria cerejeira em flor
E acalmaria qualquer coração
Que está em aflição ou cheio de amor
A flor espreita o pirilampo
E a superlua aprecia flores novas no campo
Eu no meu quarto sinto mais, ou menos angústia
Nesta fase de quarentena mundial
(Em respeito aqueles que trabalham por mim, para mim e para o outro
Estou em casa em trabalho remoto
Lavo as mãos com água e sabão
Álcool gel 70% para nenhum vestígio de impureza)
Porque tudo está escrito...
Eu aceito, eu respeito
Conversa a distância ou da janela
A superlua rosa mais bela
Uma jóia que nos foi legada por Catulo da Paixão Cearense,
serviu de inspiração para este poema.
Ósculos e amplexos,
Marcial
O FEITIÇO DA LUA
Marcial Salaverry
"Não há, oh gente, oh não,
luar como esse do sertão..."
Lua que traz tanta inspiração,
lua que enfeitiça o coração...
A lua é feiticeira...
Sob o feitiço da lua,
surge a musa de beleza misteriosa...
A lua surge imponente,
aparece de repente,
e nos deixa fascinados,
com pensamentos apaixonados...
Ela tem quatro fases,
todas misteriosas...
Ora com força total,
com seu brilho colossal..
Ora vai minguando,
ora crescendo, impressionando...
Ei-la agora, Nova,
o que nos prova
o poder da força divina,
que tanto nos fascina..
Cercada por estrelas brilhantes,
qual colar de diamantes...
Despertando a inspiração
dos apaixonados do mundo,
que como se fossem meros vagabundos,
dormem a te olhar da rua,
sonhando com a amada toda nua...
Sempre musa, é a bela lua...
Lua feiticeira, lua misteriosa...
E o luar do sertão,
certamente faz bem ao coração,
enchendo a alma de uma doce emoção...
Marcial Salaverry
_______________________________
Luar Do Sertão
Catullo da Paixão Cearense e João Pernambuco
Catullo da Paixão Cearense
Oh, que saudade do luar da minha terra, lá na serra,
Branquejando folhas secas pelo chão!
Este luar cá da cidade, tão escuro,
Não tem aquela saudade do luar lá do sertão.
Não há, ó gente, oh não,
Luar como esse do sertão Bis
Se a lua nasce por detrás da verde mata
Mais parece um sol de prata prateando a solidão
E a gente pega na viola que ponteia,
E a canção é lua cheia a nos nascer do coração
Quando vermelha, no sertão, desponta a lua,
Dentro d'alma, onde flutua, também rubra, nasce a dor!
E a lua sobe, e o sangue muda em claridade,
E a nossa dor muda em saudade, branca assim, da mesma cor!
Ai! Quem me dera que eu morresse lá na serra,
Abraçado à minha terra, e dormindo de uma vez!
Ser enterrado numa grota pequenina,
Onde à tarde a sururina chora a sua viuvez!
Diz uma trova, que o sertão todo conhece,
Que, se à noite o céu floresce, nos encanta e nos seduz,
É porque rouba dos sertões as flores belas
Com que faz essas estrelas lá no seu jardim de luz!!!
Mas como é lindo ver, depois por entre o mato,
Deslizar, calmo o regato, transparente como um véu
No leito azul das suas águas murmurando,
Ir por sua vez roubando as estrelas lá do céu!
A gente fria desta terra, sem poesia,
Não se importa com esta lua, nem faz caso do luar!
Enquanto a onça, lá na verde capoeira,
Leva uma hora inteira vendo a lua, a meditar!
Coisa mais bela neste mundo não existe
Do que ouvir um galo triste, no sertão se faz luar!
Parece até que a alma da lua é que descanta,
Escondida na garganta desse galo, a soluçar!
Se Deus me ouvisse com amor e caridade,
Me faria esta vontade - o ideal do coração!
Era que a morte, a descantar, me surpreendesse,
E eu morresse numa noite de luar, no meu sertão!
E quando a lua surge em noites estreladas
Nessas noites enluaradas, em divina aparição,
Deus faz cantar o coração da Natureza
Para ver toda a beleza do luar do Maranhão.
Deus lá no céu, ouvindo um dia essa harmonia,
A canção do meu sertão, do meu sertão primaveril
Disse aos arcanjos que era o Hino da Poesia,
E também a Ave Maria da grandeza do Brasil.
Pois só nas noites do sertão de lua plena,
Quando a lua é uma açucena, é uma flor primaveril,
É que o poeta, descantado, a noite inteira,
Vê na Lua Brasileira toda a alma do Brasil.
Quando você foi embora, fiquei triste a chorar.
Uma parte de mim se foi para nunca mais voltar.
Pensativo aqui me vejo, refletindo os tempos bons.
O seu cheiro, o teu beijo, seu carinho foi tão...
Fiz pra lua um pedido, para sempre te guiar,
E quando estiver triste nas memórias me encontrar.
Mas eu fiz outro pedido, caso se arrepender.
Pra voltar, pra vir correndo, sempre vou amar você.
- Relacionados
- 54 frases sobre fases da lua: reflexões inspiradoras ✨
- Fases da vida: reflexões sobre seus altos e baixos
- Frases de lua cheia que irão te encantar
- Poesias sobre a lua para iluminar pensamentos e corações
- Frases sobre a lua e o amor que tocam o coração
- Poemas de Lua
- Frases sobre eclipse lunar que desvendam sua beleza na penumbra
