Texto sobre Voce Mesmo
CONSTÂNCIA
De toda a minha dor serei atencioso
Andou, anda, sempre, tanto, e tanto
Que mesmo que poete com encanto
Dele me encante, não mais caloroso
Quero o suspirar sem ser lamentoso
E nestes versos deduza o meu canto
Não é pranto, nem santo, porquanto:
- é quem do amor quer ser amoroso
E assim, quanto menos me procure
Quem sabe que da distância se vive
Quem sabe o silêncio, fim da chama
E, eu possa ter a poética do que tive
Se estive no coração de quem ama...
Pois, sou amador do amor que dure!
© Luciano Spagnol – poeta do cerrado
01 setembro, 2021, 19’15” - Araguari, MG
*Viniciando
A possibilidade da morte isola o homem consigo mesmo. É uma situação limite. Imutável, definitiva, incompreensível. O homem é coagido pelas circunstâncias a se manter diante dela como diante de uma parede, contra a qual não pode fazer nada, a não ser se bater sem esperança.
Diante de tal situação, qualquer rebelião é insensata; só se pode abrir os olhos diante delas.
Jardim das minhas emoções
É difícil sustentar algo tão leve e real...
Ao mesmo tempo,
é pesado o fardo que carrego sobre meus ombros.
O que atiça essa realidade em se desconectar de mim?
Incontáveis inspirações me torturam.
Aceitar, é uma escolha...
Descriminar as flores que exalam odores que me sustentam ,eu não posso.
Jardim das minhas emoções....
Piso e sapateio nas cordas que bambeiam.
Cada toque,
Uma dor diferente...
Cada toque,
Um sorriso a frente me esperando...
Mas,
Cadê esse sorriso que eu não vejo?
Cadê?
Oh! Natureza florida que me suga...
Oh ! Rosário de seres celestiais.
Fios de nylon e de aço cruéis.
Porquê e pra que tudo isso?
Tons que misturam no chiado da gaita e saxofone...
Oh! Céu azul que mutilam meus pensamentos...
Me sangra como se não tivesse dó,
De mim....
Autor:Ricardo Melo.
O Poeta que Voa
Eu sempre fui até o fim
mesmo que nenhuma escolha desse certo
mas pelo menos eu tava lá,
do seu lado nunca sai,
mesmo que me doesse cada minuto ao seu lado
a cada mentira falada
e a cada merda feita
me doia,
porque eu já sabia que não daria
eu só sabia que precisava estar ali
e de toda bosta que você fez por trás
agora entendi o porque
hoje prefiro estar só
do que com qualquer um mentiroso,
eu apenas deito e durmo
sem me preocupar com brigas
por falta de afeto seu.
eu saio, me divirto
me perco em outros lares
mas no fim da noite,
eu agradeço
e deito na minha cama
e durmo
sem pensar em você.
Os amigos de verdade sempre ficarão felizes com a sua felicidade. Mesmo que estejam sofrendo, mesmo infelizes; porque quem lhe ama verdadeiramente, receberá a sua felicidade como a sua própria. Porém, quem não lhe ama, mal conseguirá disfarçar o descontentamento pelo seu sucesso.
Porque o amor une os amigos, são duas criaturas unidas pelo amor, e, por extensão, a dor de um é a dor do outro, a alegria de um é a alegria do outro.
Vigie a si mesmo! Aprenda com seus acertos e erros, seja seu próprio mestre! Aprenda com tudo e com todos , honrar a ti e a teus valores.
Honre sua mãe e seu pai, honre sua família. Seja seu próprio exemplo e assim quem sabe desperta a vontade aqueles ao seu redor a te seguirem.
Lute bravamente até que seu corpo segue a exaustão, e nunca jamais desista! Tenha calma e prudência em suas escolhas ao longo da caminhada da vida. E assim quem sabe estará mais próximo da pessoa que deseja ser!
Eu sei que ela está na mesma frequência
Eu não sei se no mesmo tag
Mas sei que sua presença
Parece que é necessidade
Quando está longe , cadê
Quanto gruda, meu Deus
Essa coisa o que é que é
Covardia ou medo do que é
Já me mostrou que é verdadeiro
Mas já mostrou o que é o medo
É de mim este desespero
Do que é intenso e vermelho
O que é que sinto não tô ligado
Se estaria do meu lado
Na vida real que eu não admiro
Das dificuldades que eu sinto
Homem padrão...
Acorda para um novo mesmo dia
Ele se arruma sem vaidade para saber
Evitar tudo o que possa acontecer
Ele nem se importa ,ele já não quer mais saber
Tornou - se fraco quase sem querer
Sem armas para lutar ,jogado a guerra
Nem ele nem mais nada ,não ao que o espera
Criado dentro de uma bolha de ar ,o velho e mesmo padrão
Família feliz como o comercial de margarina
O mundo lá fora não é como o seu quarto
E muito menos como em seus joguinhos virtuais
Sempre quis agora ,porém ,tarde demais
Sem sentido ele esqueceu que ainda esta vivo
Sem noção de que não se vive sem ter riscos
A porta abriu ,agora enfrente o labirinto
O coringa ainda esta em sua manga
Mas sempre se deixa distrair e se trair
Cheios de leis que se tornam o seus conflitos
Sonhando como mundo de brinquedos
A versão masculina de Alice no pais das maravilhas
Nem sabe mais o que pensar ,se acha que não vai poder usar
Errar para ele já é sinal que acabou e nem tentou
Deite e não durma ,chore toda a culpa que nem se quer é sua
Olhar no espelho para não ver quem você é
Apenas queima tão silenciosamente
O que apenas em sua pobre mente arde
Homem padrão ,perdido entre o sonho e a razão
SUCUPIRA
Florir no cerrado ou no ressecado recanto
Ou mesmo em chão cascalhado, de feitio
Sedutor, nobre no sertão, dum lilás manto
Que se destaca dentre outras. Bela e sutil
Quando desabrocha ao olhar, um espanto
Entre a profusão mil, e as passifloras mil
Ela, singela, que nascida é pra o encanto
Adorna as planícies do planalto do Brasil
É de vê-la ímpar, de tal graça, ao vento
Tocando a alma, dum magnetismo total
Sucupira, árvore cheia de encantamento
E, de vê-la arroxeada copa tão colossal
Que aviva cada canto do árido cinzento
Aprazia, sacia, numa poética sem igual...
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
12/09/2021, 19’41” – Araguari, MG
Carta para o artista escondido
Eu prometi para eu mesmo que não iria te falar nada depois da leitura absolutamente errônea que você fez ao meu respeito!
Te peço desculpas se em algum momento eu perguntei ou pedi coisas por eu ter incapacidade de fazê-las e acreditar que você sim;
Fator esse que eu chamo de humildade e reconhecimento para quem julgo melhor do que eu em muitas coisas;
O qual, infelizmente, por algum motivo que não quero saber e nem mesmo você diz e fala muito sobre isso;
Até porque, fui apresentado às suas dores somente quanto verbalizei as minhas, seu maldoso,
Você tem dificuldade de ver seu próprio talento, mas eu respeito e sempre respeitei seu posicionamento;
O que eu sempre infelizmente procurei por minha conta própria me risco te comunicar foi:
Não conheço artista de dentro de casa;
E é curioso, pois, ontem mesmo eu sai para fotografar pessoas na rua, vi um menino que olhava uma árvore e desenhava;
Acabei escrevendo o seguinte na legenda da foto;
"Os verdadeiros artistas estão na rua desenhando com folha seca e grafite"
E meu amigo! eles estão lá na rua!
Sentindo, ouvindo, chorando, tendo prazer ou que seja sofrendo;
Tudo isso para usar realmente suas reais capacidades
Capacidades que com tanto esforço e dor foram capazes de fabricar e transfigurar momentos em arte, é o verdadeiro abraço da vida e da morte;
Artistas existem para amenizar vidas, dores e sofrimentos;
Por isso, cerro os olhos à arte oculta, a escondida!
É Arte? Com certeza! Pois é potente e genuína!
Tem função? Sim, mas para um aqui e outro ali que tenham a capacidade de mostrar seus originais!
Poxa, só acho que você poderia fazer muito mais! Não? E lá se vão 5 anos!
Não te interessa ajudar pessoas? Em caso negativo, ai eu concordo com você, não precisamos falar um com o outro!
Aliás,
Você pode falar comigo;
Já eu, não?
Então meu amigo, ficastes chateado por eu ter passado a impressão que te transformei em uma carta do meu baralho?
Tem baralho?
Existe um?
Obrigado por me apresentar!
Prosseguindo;
E agora sim eu vou ser mais sincero com você;
Eu não me sinto chateado de te falar as mesmas coisas desde ROGSN!
E sabe porque?
Para sua "infelicidade" e "felicidade" do seu carisma;
Ambos diga-se de passagem construídos de forma genial e vampírica no sentido poético e bondoso das palavras;
Assim como você, eu colapsei;
Não como artista;
Como humano!
Como um homo Sapiens "branco" e executivo!
Eu tive um colapso gigante que me permitiu organizar as coisas na minha mente;
E nisso, virei o espelho espelho meu da Disney;
De qualquer forma estou aqui pra quando você quiser, não vou deixar de falar com você, de te respeitar, falar dos meus projetos e não tem problemas as vezes precisar da ajuda de um amigo, isso não é humilhante, não é algo que você deve carregar sozinho, faça a terapia, psiquiatria e ouso te falar para fazer um tratamento espiritual, aquele mesmo que eu fiz, aquele que descobriu coisa pesada sobre mim, depois disso, quebre as correntes, os cordões e finalmente seja feliz!
***
A vida segue seu rumo, seu curso
E mesmo sem curso, sem nota, diploma ou graduação
A vida dá seu tom, sua nota, na clave de dó
É cada um com seu instrumento, tem outros tocando,
Mas você, com sua clarineta, na verdade está só.
Esse é o trabalho do homem fantástico...
Com todas as suas limitações, sem tempo pra vida
Dedicado ao vazio do espaço vazio
Pra conquistar seu espaço no mundo
Como apenas mais uma engrenagem do rico
Que é indiferente se ele, o trabalhador, morrer.
[CARLOS HENRIQUE MUSASHI - Aracati/CE]
Carta a mim mesmo
Por favor, não se apaixone novamente. eu sei que é dificil não ter o domínio dessas coisas, e que vez ou outra alguém surge, igual o amanhecer entrando pela janela, naquele dia em que você esqueceu de fechar a cortina do quarto, e te desperta de uma ressaca de desilusões. mas é que você já está calejado, você viu o quanto foi dolorido, o quanto nós sofremos nessa última paixão, que virou amor, e que depois te deixou uma depressão. até hoje você chora escondido ou segura choro pra quando chegar em casa. por favor, não se apaixone novamente, talvez a gente não suporte mais uma partida.
Se eu puder tentar
Se eu puder amar
Se eu puder me entregar completamente
Nesse amor
Mesmo não tendo a certeza
Que vai ser recíproco.
Eu quero
Mas tenho medo
Será que isso vai valer a pena?
E se você me esquecer facilmente,
Como todas as outras pessoas fazem...
Quero ficar com você
Mas sei que isso vai me machucar,
Não quero correr outro risco
Pois sei que vou quebrar meu coração,
Quero aprender a tomar decisões de momento.
Mas e se por algum momento você se for pela minha decisão?
E ela partiu mesmo!
Foi assim tão de repente,
quando me dei conta já estava ausente.
Quedei mudo, carente, sem ação.
Inerte fiquei na Estação de Trem
vendo ao longe os vagões
sumirem no horizonte.
Um pássaro ao meu lado pousou
No meu ouvido sussurrou
"Bem te vi, bem te avisei,
você aprontou,
agora, nem eu nem ti".
Cabisbaixo, concordei,
naquele dia eu vacilei
Pela luxúria me entreguei
em alcovas com outras me deitei
aos prazeres me deleitei.
Confesso que gostei,
me esbaldei, esbanjei.
E agora?
Um Beija-flor veio e cochichou:
"Agora, aguenta coração!"
(Juares de Marcos Jardim - Santo André / São Paulo - SP)
Direitos Reservados
se dois corpos não ocupam o mesmo espaço
o que é que sinto durante nosso abraço?
são as luzes de nossas almas se fundindo
fusão ferro-carbono que resultou em aço
asso então a lâmina de nosso destino
futuro resulta do presente, de cada pequeno passo
moldamos assim todo o nosso caminho
marteladas que sentenciam nossos laços
-mas eles são amigáveis ou amorosos?
perguntou-me em meu ouvido direito
sentimentos ainda duvidosos
"peço para que repita, com todo o respeito.
não ouço desse lado, tente falar com o lado racional...
ele será objetivo, mas é deficiente emocional"
a pessoa então se sente mal
mas que mal isso faz?
"é só falar no ouvido esquerdo, ele sabe o que faz"
por favor, essa pergunta jamais
isso é muito desprezível
peço que não me veja nunca mais
a dor é irreversível
é doloroso demais
mesmo que eu nunca mais te veja
lembre-se que estamos fundidos
para sempre, assim como dois metais
o destino é o que quer que seja
erros do passado já tornaram-se banais
e onde quer que você esteja
seus sentimentos são essenciais
para que então eu me proteja
de suas presentes atitudes boçais
e o futuro assim não será
no fim de um brilhoso altar
será dentro de uma capela
meu Eu melancólico sob a luz do luar
meus sentimentos se foram, e isso te surpreenderá:
não há o que fazer
as emoções morrem
a de todos também vai morrer
não precisa temer
não precisa chorar
e não adianta tentar correr
só adianta nunca mais amar
Amar é cuidar um do outro mesmo quando estamos zangados,
e assim conto este conto em que qualquer semelhança com fatos reais
não é mera coincidencia, é realidade real e verdadeira, que começou há 62 anos...
Ósculos e amplexos,
Marcial
RESGATE DE VIDAS PASSADAS
Marcial Salaverry
Em nossa vida, sempre teremos algum resgate por algo antes vivido... Algo vindo de outras passagens que certas almas tiveram... Aquela nossa outra parte que tanta falta nos faz. Aquela outra nossa parte que buscamos desde que nos entendemos por gente. O principe/princesa encantado/a. E juntos finalmente poderemos nos entregar ao cumprimento de nossa missão, que sempre será o bem comum, o amor universal, o encontro de nossa verdadeira essência que nada mais é do que o AMOR que certamente nos levará ao Nirvana... o juntos para sempre.
Relato a seguir um resgate que se realiza a mais de sessenta anos, dentro da mais completa harmonia.
Neyde e Marcial eram duas pessoas que jamais poderiam sequer se encontrar, pois levavam existências completamente antagônicas. Ela, vivia voltada para a família, pertencendo ao que se chamava na época “meninas de família”, ou seja casa, escola, eventualmente algum bailinho com a turminha de amigos e amigas, e aqueles namoricos de portão, sempre sob estreita vigilância de alguém. Ele, ao contrário, adorava a vida noturna, frequentador assíduo das “gafieiras” da época, e sempre procurava a companhia das chamadas “meninas fáceis”. Vivia apenas pensando nos prazeres da vida. Um encontro entre eles, seria como o encontro entre o Sol e a Lua (ou a Sol, e o Lua...).
Contudo, o Destino caprichosamente os colocou frente a frente em um salão de baile, quando ela tinha brigado com o namorado (estando “livre” portanto...), e ele, por um incrível jogo de coincidências fortuitas, não estava com sua quase noiva da época, e fora a um Baile de Formatura, quase que forçado por um amigo, e muito contra sua vontade, pois queria dar uma voltinha para matar a saudade das meninas de sua gafieira favorita.
Ao vê-la descendo as escadarias do salão, sentiu como que um arrepio premonitório, e comentou com seu amigo Zé Maria: “Com essa, eu casava amanhã”, provocando uma sonora gargalhada do amigo, que acrescentou ser mais fácil uma galinha criar dentes do que ele casar-se, boêmio convicto que era. Bem, alguma galinha deve ter surpreendido algum dentista...
O amor surgiu entre ambos naquele salão, como algo estranho para ambos, que não sabiam explicar o porque do inusitado da situação. Logo começaram a namorar. Contrariando todos seus hábitos, Marcial ia visitá-la quase todos os dias, submetendo-se ao “namoro vigiado” da época. Nem mesmo ele conseguia explicar o porque dessa mudança. O porque desse sentimento tão forte que lhe dominava completamente o espírito. Ninguém em sua família acreditava na seriedade de seus propósitos, acreditando que ele apenas queria mais um troféu de caça. Apenas Dna Elena, sua mãe, que inclusive disse textualmente: “O caso de vocês vem de muitas vidas. E vocês vão ficar juntos para sempre, amando-se para resgatar tudo o que trazem dessas vidas.”
Em pouco tempo, Marcial mudou completamente de vida, e depois de outra estranha coincidência, provocada por uma briga com sua irmã, decidiu sair de casa, e apressar o casamento. Mais uma vez, a família duvidou, e apenas sua mãe afirmou que eles teriam longa vida juntos e fariam muitas viagens. Assim foi, e assim aconteceu Neyde e Marcial permanecem juntos já há mais de sessenta anos, apesar de terem personalidades praticamente incompatíveis. Do que um gosta, o outro abomina. Mas aceitam-se, respeitam-se e o amor entre ambos é “imexível”. E é em nome desse amor e de como sempre souberam aparar as arestas que foram surgindo que atravessaram os anos numa vida cheia de alegrias. Claro que problemas surgiram, que brigas aconteceram, mas o amor sempre prevaleceu.
Agora pergunta-se o que pode ter feito surgir esse sentimento tão forte, unindo duas pessoas tão diferentes. E a melhor resposta foi a premonição de Dna. Elena, sobre o resgate de vidas passadas. Esse é um autentico amor vindo de um ou de muitos lugares no passado, pois segundo palavras de Dna. Elena, eles tiveram muitos encontros mal resolvidos, e teriam esta oportunidade para por a escrita em dia, tendo nesta passagem a oportunidade para o resgate de muitas outras vidas.
Esta é a história real de duas pessoas que se uniram em nome de um passado distante, e que certamente dará à elas a oportunidade de encontrar seu outro Eu.
E para bem falar desse resgate, completando hoje, dia 19 de Setembro, "apenas" 62 anos de casado, quero desejar a todos que o dia de hoje seja UM LINDO DIA, como está sendo para nós, Neyde e Marcial...
Marcial Salaverry
Mãe, obrigada por ter sido tão presente ao ponto de estar aqui, mesmo sem estar. Não só na genética, que naturalmente se explica; mas também no subjetivo que inexplicavelmente supera razões e dimensões.
O milagre do verdadeiro amor é unir laços invisíveis de forma indivisível, ainda que a separação física seja de incontáveis anos-luz do espaço-tempo. Afinal, a distância é relativa quando o laço é de amor.
o que me dói e me faz chorar neste espaço público de mim mesmo é perceber que fiquei livre da minha mãe assim que cortaram meu cordão umbilical
que em todas as relações românticas
que eu entro
eu saio ferido
que tudo que toco quebra,
desmancha
ou vai embora.
Livro: Texto cruéis demais para serem lidos rapidamente
20/02/2020
Antiga Rima
Rosas são vermelhas
O Céu é bem azul
Mesmo com eu aqui
O mundo só em água
Só se desaba.
Nesse começo clichê
Eu nem ganhei cachê
Não entendo o porquê
Mas aceito por ser
Alguém de se esquecer
Da humanidade que vim a ter
Mesmo sem merecer
Um monstro deve viver
Será mesmo ?
Será que devo ver ?
O futuro devo ter ?
Penso e reflito sobre o que
O que mereço
O que não mereço
Sempre tendo
Em mente
O mesmo discurso
Com o ódio em curso
Pode ser errado, sei
Mas um monstro
Pode ser rei ?
Deveria entender
Mas não quero estender
Fui baleado na chuva
E devo esquecer
De tudo que fiz
Por que assim
Poderei te ver
De novo nos iremos ser
Uma dupla diferente
Velho amigo
Continue crente nessa ideia
Mesmo sem ceia
Eu estarei contigo
Me abrace
Me leve contigo Amigo.
Saudade...
Saudade mesmo eu tenho de vovó,
que acordava cedo e acordava a gente
com o chiado da vassoura de palha
varrendo o piso de chão batido e o cheiro
do café derramado no fogão à lenha.
Saudade eu tenho do cochichado
diário e constante de suas orações,
da leitura da Bíblia depois do almoço,
da missa do domingo de manhã...
Saudade eu tenho da minha infância,
de brincar na rua sem medo,
de estar cercada pela inocência
das outras crianças, que assim como eu,
só queriam ser feliz e sonhavam ser um super herói.
Saudade eu tenho de ter saudade
de alguma coisa boa deste presente...
- Relacionados
- Poemas sobre saudade para transformar ausência em palavra
- Frases para namorada que mostram o quanto ela é especial para você
- Frases de motivação: palavras para encontrar o incentivo que você precisa
- Frases de despedida para refletir sobre finais e recomeços
- Frases Bonitas sobre Saudades
- Charles Chaplin sobre a Vida
- Você é especial para mim: frases que tocam o coração
