Texto sobre Voce Mesmo
Validade
Já reparou no prazo de validade ?
Ontem mesmo tentando resolver um dilema .
Percorri toda a cidade.
Andei, e andei...
E nada de resolver este dilema.
Tu já se perguntou algum dia...
Será que teria amizade, prazo de validade?
Já dizia Bauman na sua tese da modernidade...
Ninguém é confiável nesta cidade.
Amizades se transformam.
Quando o outro já não mais se favorece.
E nessa insegurança toda uma sociedade padece.
Afundando na liquidez.
Escolho andar só..de vez.
Parafraseio sábio...antes só ,do que mal acompanhado.
E nessa de lobo solitário
Desbravo cada vez mais meu ser.
Quero ter honestidade...
Nem venha com parecer.
não me encaixo em sociedade com prazo de validade.
ESVAZIAMENTO ("A comunhão com o outro acontece no esvaziamento de si mesmo." — Tarik Markov)
Hoje, neste domingão de quarentena, estou um tanto reservado e reflexivo, mas sinto um despertar de meu lado afetuoso e que me conduz a abrir meu coração para uma pessoa que mereça confiança. Preciso desabafar para alguém! Ando muito na defensiva com relação a meus sentimentos. Será que se eu for sincero, atrairei a compreensão dela? O meu desejo é apenas socializar, para que possamos aproveitá-lo para nosso enriquecimento mútuo. Conversar, aprender juntos, consolidar o que nos poderá unir. Dois anos de pandemia, ainda estou só..., perdido no caminho e tentando voltar no tempo para quando eu era feliz e não sabia! Que amigos e filhos alguns atenderiam essa necessidade? Agora sou pai, por isso deixei de ser somente filho. As decepções de pai são menos doloridas, pois os filhos pagam pelos erros dos pais. Preciso de uma "mãe de peito"! Aquelas que me livraram da desnutrição já morreram desnutridas. Disse Charles Canela: "Se a sensação que fica é de esvaziamento ao se dar, está dando o que não pode."
" Ainda acredito no amor, mesmo sem esperança, com cicatrizes, com dor...
Movido a base de fé,
mantenho a cabeça erguida, de pé.
Sigo minha caminhada,
creio em Deus ,
algum dia encontrarei alguém ...
Que realmente mereça que andamos de mãos dadas, o sentimento seja puro e iremos mais além."
Surras da vida
Às vezes apanhamos da vida por consequência de nossos erros, mas mesmo a surra sendo dolorosa, voltamos a cometê-los novamente. Muitas vezes envolvendo as mesmas pessoas de outrora, outras, incluindo novos personagens, noutras, pior ainda, juntando todos os personagens ao mesmo tempo. O final disso tudo, todos nós já sabemos... a vida vai nos bater forte novamente.
Amor… Amores... AMAR...
Por neste viver todos Tal sentirmos;
mesmo antes de um cá nosso nascimento;
no havido em barriguinha em crescimento;
que bom é por AMOR, ao mundo virmos!
Vamos apreciar o que Os Tais são;
pra com tais nos podermos encontrar;
por Tais nada mais serem que um tão dar;
pra a todos, tão só dar; consolação!
O nosso primeiro ou O mais importante;
é o que a todos é dado, em Uma Alma;
ou A Fonte pra O Tal dar, que a tudo acalma;
bastando em este viver, ser andante!
Pois será dessa Tal que mui daremos;
se em nós Viva A soubermos conservar;
ou seja, bem Preparada pra O dar;
por ser O único dar, que levaremos.
O segundo, ou esse a nós da MÃE tão dado;
por já sido da Alma, da Tal saído;
é igualzinho a todo O em nós havido;
que tão temos, pra cá ser partilhado…
Pois sendo ELE entregue, à mãe natureza;
ou a um tal qualquer bichinho em ela andante;
tal como, entre nós mesmos, a um tratante;
será sempre um dar que a nós embeleza.
Por AMAR, nada mais ser: que um só DAR;
coitado/a em nós, do/a pobre narcisista;
que por tão gostar só da dele/a pista;
jamais a alguém se a Tido, O vai entregar!
Indo por tal, secar A Fonte em tal;
como a tão seca: o homicida ou o ladrão;
que em nós parece, nem ter coração!
quando o vemos, a fazer TANTO MAL.
Por tudo isso, O AMOR de Mãe, Pai, ou de irmão*;
nada tem de diferente, em ser dado;
por nessa forma de AMAR ser achado;
por ser dar, achado em satisfação!!!
Satisfação de um sentir, bem viva A Alma;
Satisfação de um sentir, partilhado;
Satisfação de um sentir, encontrado;
Satisfação de um sentir, que tão acalma.
*que nada mais é que: o UM, que Pela Fonte a nós oferecida; tais somos!
Ser Borboleta 🦋
O meu sonho é ser uma borboleta...
Afinal ela se transforma, mesmo depois da dificuldade de sair do casulo, e sabe que para isso, é preciso passar por essa metamorfose.
E que no final das contas, de todo o esforço, terá um mundo lá fora a esperando...
Liberdade para ser que ela é por natureza...
Livre e solta!
Há quem a quer em uma redoma de vidro...
Ou espetada em um alfinete dentro de um quadro de vidro..
Ser exibida aos olhos de seus admirados colecionadores.
Mas ela não passou por tudo que passou, para se prender a um só momento, a um só propósito...
Ela veio para abrilhantar ainda mais a natureza e trazer mais beleza as flores.
Enfeita a paisagem,
quando em um melodioso balé dança em perfeita sintonia.
Leve...
Perfeita!
A deixem ser...
...ser Borboleta!
Borboletrando.
O PURO beijinho virtual…
Que linda é a pureza de um beijar;
mesmo sendo ele pra nós, virtual;
por toda a beleza, vinda do tal;
tão vir tão dar, a quem nele se achar!
Que bom é o sentir desse beijinho;
como o tão tido havido em seu criar;
tão tido para nos deliciar;
tão tido para nos dar seu carinho!
Que bom sermos pois dele um criador;
que bom é fazemo-lo a alguém chegar;
que bom partilharmos a tal grandeza!...
por ser tão bom sentirmos o sabor;
desse a ambos tido, para acarinhar;
nesse a ambos encontrar com tal pureza.
A escuridão e só mas uma parte da sua profunda alma sem graça de viver a vida
Mesmo com pessoas que se diz amigos ou mesmo você que se o mas engraçado
Mas cada um de nós carregamos os nossos próprios demônios da nossas vidas que nada mais nada menos o nosso próprio caráter ou nossa face do mal que temos a escuridão e simplesmente você
Que não sabe quem realmente é luz treva
Sem saber você é apenas mais uma peça
Nesse jogo chamado vida
Que muitos somos mudado de casa mas o chek mate vem do jogador que sabe jogar mas o jogo da vida
DHP
"Passatempo"
Odeio esse sentimento de estar em constante desentendimento comigo mesmo.
É como fosse eu parado no tempo, remoendo contextos e revivendo momentos.
Mas na verdade só estou em uma fase
de envolvimento com o que não é importante
nem o bastante
e só trás constrangimento.
Eu levo o sofrimento como um passatempo.
PRESENTE
Quando durmo
O pensamento flutua
E tudo se torna tão puro
Mesmo de olhos fechados
Vejo centenas de mariposas
E milhões de flores colorindo
O vasto campo do teu corpo.
Ouso a melodia da mãe natureza
Minha alma se alimenta
Do mel da tua beleza
E aos poucos tudo vai desaparecendo
E os olhos se abrem
Logo após... um frio cobre todo meu ser
E percebo...
Tudo não passa
De um lindo sonho que a noite me presenteou.
OSB 2002
Interagindo com os meus pensamentos;
Trocando ideias comigo mesmo em um expresso ferroviário,
Me deparei com jornalistas de todo mundo em um dos vagões.
Todos sentados,
Falavam de assuntos diversos.
Educadamente, apresentei-me a eles:
-Olá senhores!
Me chamo Sonhador,
E pergunto se vocês poderiam fazer uma matéria dos sonhos que sonhei.
Prosseguindo, fui falando:
-Senhores jornalistas!
Aqui quem vos fala é uma alma sonhadora, que clama por mudanças e com urgência de preferência.
Vamos todos mudar nossa história?
Ja passou da hora,
Vamos nos humilhar se preciso for...
Vejam bem!
Cada arte tem sua cor;
Cada cultura tem que ser respeitada;
Cada pesquisa tem que ser blindada;
Cada conhecimento tem que ter o seu auto valor.
Refletimos o que somos e o que estamos fazendo.
Hoje, nossos jovens por aí, estão se drogando, mendigando e se matando;
Os professores já perderam a moral.
Vamos icentivar a paz e o amor;
Vamos incentivar os estudos e se possível, buscar ferramentas precisas para darmos um bom teor.
Se vocês não sabem,
Sou vivido e viajado nesse mundo.
Tem pessoas que nunca tiveram a oportunidade de ler e muito menos escrever.
Não estou aqui falando somente de conhecimentos,
Estou falando de soluções que devem ser aplicadas e valorizadas.
Não estou também citando tradições,
Pois, já vi analfabetos super educados e bacharelados serem um poço de ignorância.
Sou humano, sou falho como muitos.
Mais o que vejo é um sistema que não está nem aí para nada e muito menos para arte.
Arte de ao menos ver e entender o que se passa com o próximo.
Valorizar senhores, não é apenas um ato de reconhecer o que aprendemos em casa ou na escola,
Valorizar em minha concepção, é agradecer pelo mínimo que se tem e buscar fazer dele o máximo com amor.
Tudo o que se vê é arte;
Tudo que vemos aqui, são vidas.
Temos que viver? Sim! Isso é um dever de todos.
Não sou mestre em literatura,.
Mas à arte literária, todos têm o direito de ter.
Querem uma prova?
Vão em algumas vicinais desse imenso chão brasileiro,
Verão que existem crianças que nunca viram e nem ouviram falar de um lápis se quer.
Estou citando apenas o Brasil,
Como jornalistas, verão que essa fatídica realidade faz parte do mundo inteiro.
Apliquem essa matéria por vocês filmada em algum canal de TV ou rádio,
E nem precisam me agradecer.
Construir é isso, é fazer,
É ser ao menos, humanos.
E para finalizar,
Comparo o que vivemos a
Geometria Matemática,
Pois hoje, lutamos por um espaço nesse mundo onde possamos nos encaixar;
Onde possamos mostrar o que aprendemos e sabemos;
Onde tenhamos a oportunidade de dignamente viver.
Para mim,
Tudo é flor da vida,
Que ao passar do tempo gera sementes que plantamos, regamos e colheremos os seus frutos.
Autor:Ricardo Melo
O Poeta que Voa
Equívoco
É companheiro,
Incontáveis são as peguntas que faço a mim mesmo.
Sabe,
Por vezes chego a conclusão que sou feito de extratos.
Outras vezes sou o varejo exposto nas prateleiras das feiras e supermercados.
Uma porção na boca dos julgadores.
Retalhos de tecidos nas mãos dos ateliês.
Uma parcela do tudo,
Outra parcela do nada.
Um seção de novela,
Um capítulo de um filme de comédia.
E um episódio no escuro cenário .
Um pedacinho de carne a deriva desejado por presas vorazes.
Um pedaço de papel colado na pipa que Voa no céu azulado,
Que ao perder pelo tempo, fica no chão rabiscado.
Uma frase desconexa da minha existência.
A outra com o sangue de origem.
Fui feito por etapas.
Cada mês que fui gerado no ventre de quem me deu a luz,
era uma mudança extraordinária.
Nasci inteiro.
Sem falhas e sem manchas.
Muitos queriam e querem me devorar.
Me sinto as vezes uma sobra.
Outras um completo palhaço.
Fragmentos ao pó.
Os restos de uma afiada navalha.
Estilhaços de vidros jogados.
Tudo são,
Retalhos de mim,
Tudo são minusculos pedaços....
Um xerox em papel colorido
E a outra em uma fotografia rasgada.
Uma dose que alimenta,
A outra que não é capaz de se saciar.
Uma semente,
Uma fração
Uma migalha,
Um equívoco acertado,
Que escreve um tema e deixa mal acabado....
Autor:Ricardo Melo
O Poeta que Voa
"Manhã"
acordo e sinto o mesmo
sem uma palavra levanto e me olho
sem reflexo no espelho
água no rosto e não enchergo nada
água no fogo e tão rápido acaba
ascendo o cigarro e penso no tempo
fervo como as bolhas que estouram
em pensamentos
passo meu café e não consigo ficar em pé
falta-me fé pois como seu Zé eu trabalho e ilario rio do meu salário
sento na calçada e espero ela ficar acordada
aguardo o abraço quente, seu cheiro que me prende
com os cabelos de laços em fatos me agrado com seus traços
o bom dia com olhar que não aceita amar
respiro e vivo contigo
mais uma xícara e o cigarro apagado
se transforma no vazio
a falta de marcas por dentro não condizem
com as mordidas na minha pele que comigo vivem
porque a saudade resguarda na lembrança
que vem ao ver o que marcou
no momento em que seu corpo soou
e seu olhar brilhou
não se encantou, travou
com a voz desafinada
que mesmo falhada disse cada palavra que faltava
como um dicionário de vida incapacitada
folhas com linhas quebradas
usou os próprios sinônimos
para ter menos falhas.
Quando Perguntamos Para Alguém; Entre Escolher o Futuro e o Passado. Sem Nem Mesmo Pensar Duas Vezes, Ela Escolherá O Futuro ! Por Que No Passado Elas Sofreram, E Jamais Queiram Lhes Lembrar De Tudo Que Aconteceu.
Mais Por Que Escolher Entre O Passado e o Futuro ?
Se Podemos Escolher O Presente, O Presente é Uma Dádiva, O Passado Já Foi Vívido, e o Futuro é Algo Inesperado.
Eu Escolho Viver O Presente, Pois o Passado Me Fez Ser Quem eu Sou, Os Erros, Os Acertos, As Dores, As Paixões e Tudo.
O Futuro Será Uma Versão Melhor De Mim No Presente.
Quando ela estava ao meu lado me sentia onipotente, pois do lado dela era todos os lugares ao mesmo tempo, vê-la partir me partiu em milhões de pedaços, estou até hoje me juntando, me recuperando, não me encaixo mais como antes, sempre fica sobrando espaços, e mesmo ainda me montando com estilhaços do que eu fui é dela que sinto falta, e nada que eu faça faz passar esse vazio, mas é isso, ela segue, e eu com mãos sangrando me alimento com palavras tecladas e poucos sons de sua voz com aquele sotaque simpático que nem dormindo me deixam.
24/08/2021
"Cicatrizes"
Sabe aquele sensação chata e ao mesmo tempo necessária de mexer no teu passado que por hora resolvido, mas por conta de curar a ferida de alguém que você ama tanto, você ter que cutucar e até reabrir a sua e perceber que doeu tanto a cicatriz da vida , mas em tempo passado?
Não sou a favor de mexer e muito menos cutucar ".Passado se fosse bom era presente."
Essa entrega insana e total de si mesmo à imagem, à opinião alheia, ao virtual... esvaziou a humanidade da essencialidade do seu "eu" e do viver bem coletivamente! O que resta, é este vazio existencial contemporâneo, os altos índices de depressão e esta escassez de valores e indivíduos sadios!
Estamos cada vez mais perdidos em nós mesmos e inaptos para a coletividade?
Sou estranha, entendi isso. Não sou de "pregar" uma vida sem problemas... mesmo que ame as soluções...
Atualmente entendi que sou:
Estranhamente feliz.
Porque aceitei que as dores fazem parte.
Estranhamente em paz!
Porque entendi que a paz não tem haver com não estar em guerra.
Estranhamente compreensiva.
Porque entendi que não posso gerar expectativa no outro.
Estranhamente forte.
Porque entendi que ainda serei frágil (até o último dia da minha vida)
Reconheci a beleza do sol/amanhecer. Porque entendi que passarei por noites.
Estranhamente humana. Parei de me cobrar mais do que posso (apenas por hoje)
Estranhamente... porque hoje em dia nos cobram ser felizes o tempo todo, e eu me permito reconhecer momentos de tristezas e de lutas.
E que tudo faz parte de estar viva.
Mas por hoje terminarei o dia estranhamente feliz, porque até os problemas do dia não me impediram de sorrir.
Texto de Deborah Surian
Poeta
Queria poder te explicar agora
mas tudo muda o tempo todo.
Mesmo o que tento contar, é em vão
a cabeça dá ordem o coração obedece.
Adentrar as noites em busca da engrenagem
construir ponte, sabe-se lá onde chega
a noite abstrata vende ilusão… e o poeta sonha
e a vida segue fora dos trilhos…
Ah, não queira entender o poeta! mil e uma...
se personifica e faz de cada dia uma estrófe
que se perde na neblina, se esconde para
novamente nascer depois dos arranhões.
Não se iluda com tantas e tantas carícias
se conseguir a nuance, terá a mais terna canção
que fala de amor, aí sim a entrega se completa.
Brida di Beenergan
Sendo o amor o perfume de uma mulher a fragrância que destila a paixão...
É o mesmo perfume que toma reinos e destronou reinos do além...
Sob a aparência do desejo o deserto da alma...
Que a muitas vezes é desconhecido o sentido de viver...
Pois sempre é assim mesmo seca aparece mais uma vez o frio da madrugada espanta o calor, com o desejo morto dos ventos frio da planície...
O ador da noite se espalha em meio ao riachos...
Formados pelas chuvas de inverno a alma esbraveja ao vento gelado...
Ao néctar das rosas sua vida paira sempre para sempre reluzente nós braços das brumas...
As luzes das cachoeiras afrontosas em gotas sussurrando sinuosas curvas...
E a gente não compreende porquê de tais momentos seriam o amor.
- Relacionados
- Poemas sobre saudade para transformar ausência em palavra
- Frases para namorada que mostram o quanto ela é especial para você
- Frases de motivação: palavras para encontrar o incentivo que você precisa
- Frases de despedida para refletir sobre finais e recomeços
- Frases Bonitas sobre Saudades
- Charles Chaplin sobre a Vida
- Você é especial para mim: frases que tocam o coração
